Acre
Desprezado pelos comunistas, PSDC não apoiará Perpétua
“O PSDC se exime da candidatura de Perpétua Almeida ao Senado”, disseram os deputados Eber Machado e Edvaldo Souza, após uma reunião no início da noite de quarta-feira (2), na Casa Rosada. Os parlamentares afirmam que foram menosprezados pelos dirigentes do PCdoB – que fecharam aliança com o PTB.
Os democratas cristãos se reuniram com o conselho da FPA para decidir se PSDC e PCdoB caminhariam juntos na disputa por cadeiras na Aleac. Os dirigentes do PSDC acreditavam que existia um pré-acordo com os comunistas, mas foram surpreendidos pela negativa de Edvaldo Magalhães (PCdoB).
“Ele desprezou nosso apoio e ainda afirmou que o presidente do PCdoB, Moisés Diniz, não tem autonomia para falar pelo partido, quando Moisés chegou a bater o martelo na aliança. Estamos nos sentindo livres para todas as decisões de direcionamento que fortaleçam o partido”, destaca Eber Machado.
Edvaldo Souza descartou participar da campanha pela vaga no Senado. “O PSDC se exime desta candidatura do PCdoB ao Senado. A decisão é dos deputados e dos dirigentes do partido, tendo em vista que a parceria não aconteceu. Nos sentimos humilhados pelo PCdoB”, destaca o deputado.
Os parlamentares reclamam que os comunistas ocuparam posição de destaque na chapa majoritária da FPA – mas não abrem mão de nenhum espaço para os demais partidos da coligação. O PCdoB por sua vez, diz que uma aliança com o PSDC que tem dois deputados afastaria os potenciais candidatos comunistas.
Os comunistas escolheram se coligar com o PTB que tem apenas o deputado Chico Viga, como candidato. A análise é que o PCdoB consiga manter as duas cadeiras na Aleac e ajudar Viga, um aliado de primeiro momento da FPA, a emplacar mais um mandato de deputado estadual.
Comentários
Acre
Hemoacre suspende atendimento para manutenção nesta segunda

Nesta segunda-feira, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Acre (Hemoacre) não terá atendimento ao público. A suspensão ocorre em razão da realização de serviços de dedetização e manutenção elétrica na unidade.
De acordo com o Hemoacre, as intervenções fazem parte do cronograma de manutenção preventiva e têm como objetivo garantir a segurança, as condições sanitárias e a qualidade dos serviços prestados à população.
O atendimento será retomado normalmente na terça-feira, com funcionamento no horário habitual, das 7h às 18h.
Comentários
Acre
TCE-AC estabelece novas regras para execução de emendas parlamentares a partir de 2026
Resolução amplia exigências de transparência, rastreabilidade e controle social sobre o uso de recursos públicos

Comentários
Acre
Feijó decreta recesso administrativo de final de ano

A Prefeitura de Feijó publicou o Decreto nº 257, de 11 de dezembro de 2025, que estabelece o recesso administrativo de final de ano no âmbito da Administração Pública Municipal. A medida tem como objetivo organizar o funcionamento dos órgãos municipais durante o período festivo, garantindo o planejamento interno e a continuidade dos serviços essenciais. O documento foi publicado na edição do Diário Oficial nesta segunda-feira, 15.
De acordo com o decreto, o recesso seguirá o seguinte calendário: 24 de dezembro, ponto facultativo; 25 de dezembro, feriado nacional de Natal; 26 de dezembro (sexta-feira), ponto facultativo; 29 e 30 de dezembro, ponto facultativo; 31 de dezembro, ponto facultativo; 1º de janeiro, feriado nacional de Confraternização Universal; e 2 de janeiro (sexta-feira), ponto facultativo. Nos dias 27 e 28 de dezembro, assim como 3 e 4 de janeiro, por se tratarem de sábado e domingo, não haverá expediente administrativo. O retorno das atividades normais está previsto para o dia 5 de janeiro de 2026.
O decreto ressalta que, durante o período de recesso, não haverá paralisação dos serviços essenciais, que deverão funcionar normalmente conforme escalas definidas pelos respectivos secretários municipais.
Ainda conforme o documento, as secretarias municipais deverão organizar escalas de trabalho para assegurar o atendimento mínimo necessário e evitar prejuízos ao andamento dos processos administrativos.


Você precisa fazer login para comentar.