Conecte-se conosco

Geral

Desenvolvimento do Acre passa por ações de infraestrutura do governo nos 22 municípios

Publicado

em

O desenvolvimento do Acre nos últimos quatro anos passou por ações em infraestrutura promovidas pelo governo do Estado nos 22 municípios. As parcerias com as prefeituras para pavimentação e drenagem de uma rua, bem como a construção ou reforma de prédios públicos, levaram dignidade e conforto à população e salubridade aos servidores. Os investimentos para as realizações de obras contaram com o apoio financeiro do governo federal, de emendas parlamentares e de recursos próprios, além de convênios com diversas instituições.

Com um investimento de aproximadamente R$ 420 milhões, a Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra), promoveu melhorias nas vias urbanas e executou centenas de intervenções nas sedes das secretarias, instalações das áreas da saúde e segurança pública, além de instituições do Poder Judiciário em todo o estado.

Governo promoveu obras estruturantes como a construção do prédio horizontal do Pronto-Socorro. Foto: Luciano Sales/Seinfra

De acordo com o titular da Seinfra, Cirleudo Alencar, as ações foram realizadas de forma democrática em todo o Acre. “Verificamos os pontos mais críticos de cada cidade, para proporcionar mais eficiência nos atendimentos aos cidadãos que utilizam o serviço público e garantir trafegabilidade nas ruas”, ressaltou.

As obras da Seinfra geraram mais de oito mil postos de trabalhos para operários da construção civil. “A prioridade do governador Gladson Cameli é melhorar a vida das famílias. Umas das medidas é valorizar a mão de obra local e fomentar a economia de cada cidade”, frisou Alencar.

Pandemia fez Acre acelerar avanço na Saúde (covid-19)

No início de 2020, o coronavírus (covid-19) se alastrou pelo Acre e o atual governo enfrentou a maior pandemia do século XXI. A prioridade foi realizar obras voltadas para ampliar o atendimento às pessoas que foram infectadas com o vírus. Foram dois hospitais de campanhas construídos em 60 dias e que funcionam até hoje.

O governo promoveu as reformas e ampliações do Hospital Geral Dr. Abel Pinheiro Maciel Filho, em Mâncio Lima; Hospital-Geral do Alto Acre, em Brasileia; além do Pronto-Socorro e da Policlínica do Tucumã, em Rio Branco, e da Unidade Mista de Saúde da Vila Santa Luzia, em Cruzeiro do Sul. Outras obras estão em execução, como a reforma e ampliação do Hospital João Câncio Fernandes, em Sena Madureira, e de unidades de saúde em diversos municípios, como a da Unidade Mista de Saúde Ana Nery, em Plácido de Castro.

Nesta gestão, em janeiro de 2022, foi erguido o Memorial às Vítimas da Covid-19, no Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Acre (Into-AC). Foi uma forma justa e emocionante de o governo homenagear todas as pessoas que não resistiram à doença que devastou o mundo.

Segurança Pública e prédios da Justiça estruturados

A segurança pública foi outro setor bastante contemplado pela Seinfra. Os prédios das polícias Militar e Civil e do Corpo de Bombeiros foram reformados e adequados em diversos municípios, oferecendo atendimento digno aos usuários dos serviços e beneficiando milhares de servidores.

Uma das prioridades do governo foi fortalecer as estruturas da Segurança pública. Foto: Jean Lopes/Seinfra

Nas reformas e adequações das delegacias foram implantadas salas de acolhimento e proteção às mulheres vítimas de violência doméstica, e nos batalhões da PM e nas unidades dos Bombeiros dão-se importantes intervenções na estrutura.

Há um termo de compromisso com o Tribunal de Justiça para intervenções nos fóruns de todo o estado. As reformas da Cidade da Justiça, em Cruzeiro do Sul, e nos outros fóruns das comarcas do Juruá já foram inauguradas. A primeira sede própria da Defensoria Pública de Xapuri foi entregue totalmente adequada para atender os cidadãos que mais precisam.

Avenidas modernizadas, bairros urbanizados e cultura valorizada

As licitações do viaduto entre as avenidas Ceará e Getúlio Vargas e da urbanização da Orla do Quinze, em Rio Branco, foram homologadas neste final de 2022, contando com emendas dos deputados federais Alan Rick e Vanda Milani, respectivamente, além de recursos próprios do Estado. A ordem de serviço de ambos será assinada em breve.

O governo entrou de imediato em 18 municípios, realizando pavimentação nas ruas no período em que as cidades sofreram com a alagação. O serviço para levar dignidade à população alcançou os 22 municípios, levando asfalto para áreas centrais e bairros mais distantes.

Criança sorri ao ser beneficiada por obra do governo. Foto: Jean Lopes/Seinfra

A todo vapor estão as obras de urbanização nos bairros Placas e Ouricuri e na Estação Experimental, na capital, englobando pavimentação, calçadas, ciclovias, iluminação pública de LED, coleta de esgoto, contenção dos igarapés Fundo e Fidêncio, com proteção ambiental e plantio de grama, aliados à acessibilidade a partir do saneamento.

Além disso, promoveu no Parque da Maternidade os serviços de recapeamento asfáltico, sinalização horizontal e vertical, nova iluminação, poda de árvores e revitalização das ciclovias, calçadas e da Concha Acústica. A Seinfra ergueu também a Escola de Gastronomia e Hospitalidade, na Cidade do Povo, contemplando a capital com a implantação de diversos cursos e geração de trabalhos.

A construção do Centro de Eventos de Feijó garantiu um espaço cultural com estrutura adequada e moderna para comportar grandes públicos nos festivais realizados na cidade.  A área de 500 metros possui portal de entrada, palco, restaurantes e estacionamento.

As obras de construção do sambódromo de Mâncio Lima, na Avenida Alameda das Águas, seguem de forma intensa, com previsão de serem entregues até o fim de janeiro. A avenida passa por reestruturação e modernização, visando melhorias na pista e instalações sanitárias, além da construção de um portal e de espaços destinados a restaurantes e arquibancadas, para atender ao público.

A Avenida Coronel Mâncio Lima, na região central de Cruzeiro do Sul, passa por obras que visam recuperar toda a sua estrutura, com serviços no asfalto, calçada, ciclovia, rampa e iluminação pública, além da reforma das quadras esportivas.

Em fase final de conclusão, a revitalização e recomposição da Avenida Brasil, em Sena Madureira, visa modernizar e aperfeiçoar a mobilidade urbana do município.

Governo segue com desenvolvimento de todos os municípios de forma democrática. Foto: Jean Lopes/Seinfra

Em Senador Guiomard, são 39 ruas em dez bairros que passam ao mesmo tempo por operações como terraplanagem, drenagem e aplicação do revestimento asfáltico, além das manutenções de sarjeta e meio-fio. A extensão total é de aproximadamente 12 mil metros.

O governo do Acre concluiu as obras de piçarramento do Ramal São Francisco, em Assis Brasil, além da pavimentação de importantes vias da cidade. O projeto para a reforma da praça central já foi aprovado.

Foram concluídas as obras de revitalização e readequação estrutural da rotatória das Oito Bocas, na Vila do V, em Porto Acre, onde também foi iniciada a obra de modernização do sistema de captação, tratamento e distribuição de água no município, para ampliar o acesso das comunidades à água tratada.

As obras de infraestrutura do governo do Acre chegaram aos 22 municípios atendendo às prioridades de cada cidade. 

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Geral

Terça-feira será de calor, tempo abafado e chuvas pontuais em todo o Acre

Publicado

em

Sol entre nuvens predomina no estado; temperaturas podem chegar a 34°C em algumas regiões

FOTO: SÉRGIO VALE

O tempo segue quente e abafado em todo o Acre nesta terça-feira (30), com predomínio de sol entre nuvens e ocorrência de chuvas rápidas e isoladas, segundo informações do portal O Tempo Aqui. A influência de instabilidades em áreas da Região Norte e Centro-Oeste do país, especialmente em Rondônia e Mato Grosso, contribui para o cenário climático observado no estado.

Condições por região

No leste e sul do Acre, que abrangem as microrregiões de Rio Branco, Brasileia e Sena Madureira, o dia será marcado por sol, variação de nuvens e pancadas isoladas de chuva, com baixa probabilidade de eventos intensos. A umidade relativa do ar deve variar entre 50% e 60% durante a tarde, chegando a 85% a 95% ao amanhecer. Os ventos sopram fracos ou calmos, predominando do norte, com variações de noroeste e nordeste.

No centro e oeste do estado, incluindo as microrregiões de Cruzeiro do Sul e Tarauacá, o cenário é semelhante, com tempo quente, abafado e chuvas pontuais. A umidade mínima fica entre 60% e 70% à tarde, enquanto a máxima varia de 85% a 95% nas primeiras horas do dia. Os ventos seguem fracos a calmos, também predominando do quadrante norte.

Temperaturas nos municípios

Em Rio Branco, Senador Guiomard, Bujari e Porto Acre, as temperaturas mínimas variam entre 22°C e 24°C, com máximas entre 31°C e 33°C.

Nos municípios de Brasileia, Epitaciolândia, Xapuri, Capixaba e Assis Brasil, as mínimas ficam entre 21°C e 23°C, e as máximas entre 31°C e 33°C.

Em Plácido de Castro e Acrelândia, os termômetros devem marcar mínimas de 22°C a 24°C e máximas de 31°C a 33°C.

Para Sena Madureira, Manuel Urbano e Santa Rosa do Purus, a previsão indica mínimas entre 22°C e 24°C, com máximas mais elevadas, podendo alcançar entre 32°C e 34°C.

Em Tarauacá e Feijó, as temperaturas mínimas variam entre 22°C e 24°C, e as máximas entre 31°C e 33°C.

No Vale do Juruá, que inclui Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves, as mínimas ficam entre 22°C e 24°C, com máximas de 31°C a 33°C.

Já em Marechal Thaumaturgo, Porto Walter e Jordão, a previsão aponta mínimas entre 22°C e 24°C e máximas entre 31°C e 33°C.

Comentários

Continue lendo

Geral

Justiça decreta prisão preventiva de jovem acusado de assaltos a motoristas de aplicativo em Rio Branco

Publicado

em

Companheira é solta com medidas cautelares após audiência de custódia no Fórum Criminal

A Justiça do Acre decretou a prisão preventiva de Kaio Mysael Souza França, de 19 anos, apontado como um dos envolvidos em assaltos a dois motoristas de aplicativo ocorridos em Rio Branco. A decisão foi proferida pelo juiz da Vara Estadual das Garantias durante audiência de custódia realizada na tarde desta segunda-feira (29), no Fórum Criminal da capital.

Na mesma audiência, a Justiça concedeu liberdade provisória a Ester Lima de Souza, também de 19 anos. Apesar da homologação do flagrante, a jovem deverá cumprir medidas cautelares, como recolhimento domiciliar no período noturno e proibição de deixar a cidade sem autorização judicial, conforme divulgado pela TV 5.

Prisão e dinâmica dos crimes

Kaio Mysael e Ester Lima foram presos na madrugada do último domingo pela Polícia Militar. O casal é acusado de participação em dois assaltos contra motoristas de aplicativo, ocorridos entre a noite de sábado e a madrugada de domingo.

Segundo informações das autoridades, o primeiro crime teve como vítima um motorista que teve o veículo roubado. O automóvel foi posteriormente abandonado pelos suspeitos após um dos pneus furar. Em seguida, os assaltantes teriam solicitado uma nova corrida por aplicativo, rendendo outro condutor.

Durante a segunda ação, o motorista conseguiu reagir e fugir, enquanto o veículo acabou sendo localizado pela Polícia Militar. Na tentativa de escapar, os suspeitos perderam o controle do carro e colidiram, sendo presos em seguida.

Com a decisão judicial, Kaio Mysael permanece preso preventivamente, enquanto Ester Lima responderá ao processo em liberdade, sob restrições impostas pela Justiça. A Polícia Civil do Acre tem prazo de 10 dias para concluir o inquérito e encaminhar o caso ao Judiciário.

Comentários

Continue lendo

Geral

Helicóptero do CIOPAER salva homem ferido por motosserra em área isolada de Cruzeiro do Sul

Publicado

em

Resgate aeromédico reduziu trajeto de até 12 horas de barco para cerca de 50 minutos no rio Juruá Mirim

O helicóptero do Centro Integrado de Operações Aéreas (CIOPAER), com base em Cruzeiro do Sul, realizou mais um resgate que salvou vidas nesta segunda-feira (29). A aeronave foi fundamental para socorrer um homem vítima de um grave acidente com motosserra no rio Juruá Mirim, reduzindo um deslocamento que poderia levar até 12 horas de barco para cerca de 50 minutos, entre ida e volta.

A vítima, identificada como José Costa da Silva, de 40 anos, sofreu um corte profundo na altura do joelho após a motosserra prender na madeira e retornar contra seu corpo, provocando intensa hemorragia. O acidente ocorreu enquanto ele serrava madeira em uma comunidade de difícil acesso na região da Cachoeira do Açaí.

Moradores acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) por meio do novo serviço de atendimento via WhatsApp. A equipe foi transportada até o local pelo helicóptero do CIOPAER, da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), e realizou o resgate aeromédico até o Hospital do Juruá, onde o paciente recebeu atendimento especializado.

Segundo o diretor clínico do SAMU, Gabriel Marcos Barbosa, a rapidez da operação foi decisiva. “O paciente apresentava uma hemorragia que poderia levá-lo à morte. Conseguimos chegar a tempo, estancar o sangramento e entregá-lo com vida e sem riscos”, afirmou.

O comandante da aeronave, Nayck Trindade, explicou que a missão foi priorizada devido à gravidade do ferimento. “O sangramento era massivo. Chegamos em aproximadamente 25 minutos e pousamos em uma área de cerca de 20 metros quadrados, próxima à vítima”, relatou.

Com esse atendimento, chega a nove o número de resgates aeromédicos realizados desde a instalação da base do CIOPAER em Cruzeiro do Sul. A parceria entre SAMU e CIOPAER, aliada ao acionamento via WhatsApp, tem ampliado e agilizado o atendimento a emergências em regiões isoladas do Vale do Juruá.

Comentários

Continue lendo