Geral
Desenvolvimento do Acre passa por ações de infraestrutura do governo nos 22 municípios
O desenvolvimento do Acre nos últimos quatro anos passou por ações em infraestrutura promovidas pelo governo do Estado nos 22 municípios. As parcerias com as prefeituras para pavimentação e drenagem de uma rua, bem como a construção ou reforma de prédios públicos, levaram dignidade e conforto à população e salubridade aos servidores. Os investimentos para as realizações de obras contaram com o apoio financeiro do governo federal, de emendas parlamentares e de recursos próprios, além de convênios com diversas instituições.
Com um investimento de aproximadamente R$ 420 milhões, a Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra), promoveu melhorias nas vias urbanas e executou centenas de intervenções nas sedes das secretarias, instalações das áreas da saúde e segurança pública, além de instituições do Poder Judiciário em todo o estado.

Governo promoveu obras estruturantes como a construção do prédio horizontal do Pronto-Socorro. Foto: Luciano Sales/Seinfra
De acordo com o titular da Seinfra, Cirleudo Alencar, as ações foram realizadas de forma democrática em todo o Acre. “Verificamos os pontos mais críticos de cada cidade, para proporcionar mais eficiência nos atendimentos aos cidadãos que utilizam o serviço público e garantir trafegabilidade nas ruas”, ressaltou.
As obras da Seinfra geraram mais de oito mil postos de trabalhos para operários da construção civil. “A prioridade do governador Gladson Cameli é melhorar a vida das famílias. Umas das medidas é valorizar a mão de obra local e fomentar a economia de cada cidade”, frisou Alencar.
Pandemia fez Acre acelerar avanço na Saúde (covid-19)
No início de 2020, o coronavírus (covid-19) se alastrou pelo Acre e o atual governo enfrentou a maior pandemia do século XXI. A prioridade foi realizar obras voltadas para ampliar o atendimento às pessoas que foram infectadas com o vírus. Foram dois hospitais de campanhas construídos em 60 dias e que funcionam até hoje.
O governo promoveu as reformas e ampliações do Hospital Geral Dr. Abel Pinheiro Maciel Filho, em Mâncio Lima; Hospital-Geral do Alto Acre, em Brasileia; além do Pronto-Socorro e da Policlínica do Tucumã, em Rio Branco, e da Unidade Mista de Saúde da Vila Santa Luzia, em Cruzeiro do Sul. Outras obras estão em execução, como a reforma e ampliação do Hospital João Câncio Fernandes, em Sena Madureira, e de unidades de saúde em diversos municípios, como a da Unidade Mista de Saúde Ana Nery, em Plácido de Castro.
Nesta gestão, em janeiro de 2022, foi erguido o Memorial às Vítimas da Covid-19, no Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Acre (Into-AC). Foi uma forma justa e emocionante de o governo homenagear todas as pessoas que não resistiram à doença que devastou o mundo.
Segurança Pública e prédios da Justiça estruturados
A segurança pública foi outro setor bastante contemplado pela Seinfra. Os prédios das polícias Militar e Civil e do Corpo de Bombeiros foram reformados e adequados em diversos municípios, oferecendo atendimento digno aos usuários dos serviços e beneficiando milhares de servidores.

Uma das prioridades do governo foi fortalecer as estruturas da Segurança pública. Foto: Jean Lopes/Seinfra
Nas reformas e adequações das delegacias foram implantadas salas de acolhimento e proteção às mulheres vítimas de violência doméstica, e nos batalhões da PM e nas unidades dos Bombeiros dão-se importantes intervenções na estrutura.
Há um termo de compromisso com o Tribunal de Justiça para intervenções nos fóruns de todo o estado. As reformas da Cidade da Justiça, em Cruzeiro do Sul, e nos outros fóruns das comarcas do Juruá já foram inauguradas. A primeira sede própria da Defensoria Pública de Xapuri foi entregue totalmente adequada para atender os cidadãos que mais precisam.
Avenidas modernizadas, bairros urbanizados e cultura valorizada
As licitações do viaduto entre as avenidas Ceará e Getúlio Vargas e da urbanização da Orla do Quinze, em Rio Branco, foram homologadas neste final de 2022, contando com emendas dos deputados federais Alan Rick e Vanda Milani, respectivamente, além de recursos próprios do Estado. A ordem de serviço de ambos será assinada em breve.
O governo entrou de imediato em 18 municípios, realizando pavimentação nas ruas no período em que as cidades sofreram com a alagação. O serviço para levar dignidade à população alcançou os 22 municípios, levando asfalto para áreas centrais e bairros mais distantes.

Criança sorri ao ser beneficiada por obra do governo. Foto: Jean Lopes/Seinfra
A todo vapor estão as obras de urbanização nos bairros Placas e Ouricuri e na Estação Experimental, na capital, englobando pavimentação, calçadas, ciclovias, iluminação pública de LED, coleta de esgoto, contenção dos igarapés Fundo e Fidêncio, com proteção ambiental e plantio de grama, aliados à acessibilidade a partir do saneamento.
Além disso, promoveu no Parque da Maternidade os serviços de recapeamento asfáltico, sinalização horizontal e vertical, nova iluminação, poda de árvores e revitalização das ciclovias, calçadas e da Concha Acústica. A Seinfra ergueu também a Escola de Gastronomia e Hospitalidade, na Cidade do Povo, contemplando a capital com a implantação de diversos cursos e geração de trabalhos.
A construção do Centro de Eventos de Feijó garantiu um espaço cultural com estrutura adequada e moderna para comportar grandes públicos nos festivais realizados na cidade. A área de 500 metros possui portal de entrada, palco, restaurantes e estacionamento.
As obras de construção do sambódromo de Mâncio Lima, na Avenida Alameda das Águas, seguem de forma intensa, com previsão de serem entregues até o fim de janeiro. A avenida passa por reestruturação e modernização, visando melhorias na pista e instalações sanitárias, além da construção de um portal e de espaços destinados a restaurantes e arquibancadas, para atender ao público.
A Avenida Coronel Mâncio Lima, na região central de Cruzeiro do Sul, passa por obras que visam recuperar toda a sua estrutura, com serviços no asfalto, calçada, ciclovia, rampa e iluminação pública, além da reforma das quadras esportivas.
Em fase final de conclusão, a revitalização e recomposição da Avenida Brasil, em Sena Madureira, visa modernizar e aperfeiçoar a mobilidade urbana do município.

Governo segue com desenvolvimento de todos os municípios de forma democrática. Foto: Jean Lopes/Seinfra
Em Senador Guiomard, são 39 ruas em dez bairros que passam ao mesmo tempo por operações como terraplanagem, drenagem e aplicação do revestimento asfáltico, além das manutenções de sarjeta e meio-fio. A extensão total é de aproximadamente 12 mil metros.
O governo do Acre concluiu as obras de piçarramento do Ramal São Francisco, em Assis Brasil, além da pavimentação de importantes vias da cidade. O projeto para a reforma da praça central já foi aprovado.
Foram concluídas as obras de revitalização e readequação estrutural da rotatória das Oito Bocas, na Vila do V, em Porto Acre, onde também foi iniciada a obra de modernização do sistema de captação, tratamento e distribuição de água no município, para ampliar o acesso das comunidades à água tratada.
As obras de infraestrutura do governo do Acre chegaram aos 22 municípios atendendo às prioridades de cada cidade.
- Foto: Jean Lopes/Seinfra
- Foto: Jean Lopes/Seinfra
- Foto: Jean Lopes/Seinfra
- Foto: Jean Lopes/Seinfra
- Foto: Jean Lopes/Seinfra
- Foto: Jean Lopes/Seinfra
- Foto: Jean Lopes/Seinfra
- Foto: Jean Lopes/Seinfra
- Foto: Jean Lopes/Seinfra
- Foto: Jean Lopes/Seinfra
- Foto: Jean Lopes/Seinfra
- defaulFoto: Jean Lopes/Seinfrat
- defaultFoto: Jean Lopes/Seinfra
- defaulFoto: Jean Lopes/Seinfrat
- Foto: Jean Lopes/Seinfra
- Foto: Jean Lopes/Seinfra
- Foto: Jean Lopes/Seinfra
- Foto: Jean Lopes/Seinfra
- Foto: Jean Lopes/Seinfra
- Foto: Jean Lopes/Seinfra
- Foto: Jean Lopes/Seinfra
- Foto: Jean Lopes/Seinfra
- Foto: Jean Lopes/Seinfra
- Foto: Jean Lopes/Seinfra
- Foto: Jean Lopes/Seinfra
- Foto: Jean Lopes/Seinfra
- Foto: Jean Lopes/Seinfra
- Foto: Jean Lopes/Seinfra
- Foto: Jean Lopes/Seinfra
- Foto: Jean Lopes/Seinfra
Comentários
Geral
Democracia Cristã se reorganiza no Acre e anuncia nova Executiva com foco em protagonismo político
O Partido da Democracia Cristã (DC) inicia um novo ciclo político no Acre com a posse de sua nova Executiva Estadual. A reestruturação segue as diretrizes da Executiva Nacional e marca uma fase de atuação mais estratégica, pragmática e voltada ao fortalecimento institucional da sigla no estado.
À frente do partido assume o experiente líder político Walter Damasceno, que passa a comandar o DC com a missão de ampliar o diálogo, fortalecer alianças e preparar o partido para os desafios eleitorais que se aproximam. A vice-presidência será ocupada pelo ex-deputado Edvaldo Souza, jornalista com trajetória consolidada no acre enquanto a Secretaria-Geral ficará sob a responsabilidade do empresário Gladson Menezes, reconhecido por sua capacidade de articulação e experiência na formação de chapas competitivas.
Segundo Walter Damasceno, a nova Executiva chega com o compromisso de construir um projeto político sólido, alinhado às demandas da sociedade acreana. “Vamos ocupar nosso espaço com responsabilidade, defender propostas concretas e trabalhar pelo desenvolvimento do Acre, sempre colocando o povo em primeiro lugar”, afirmou.
Para Gladson Menezes, o Democracia Cristã entra em uma nova fase, pautada pela democracia interna, participação coletiva e abertura para novas lideranças. Ele destaca que o partido já trabalha na construção de nominatas fortes e na apresentação de candidaturas competitivas, incluindo projetos para a Câmara Federal, ampliando a representatividade do Acre em Brasília.
O presidente nacional do DC, João Caldas, reforça que o partido passa por um realinhamento em todo o país, com foco na modernização, fortalecimento das bases estaduais e ampliação de espaços políticos. Segundo ele, a Executiva nomeada no Acre conta com total respaldo da direção nacional para firmar parcerias estratégicas e consolidar um projeto político consistente no estado.
Dentro dessa agenda de fortalecimento institucional, o presidente estadual Walter Damasceno deverá cumprir, nos próximos dias, uma série de compromissos políticos, incluindo reunião com a vice-governadora do Acre, Mailza Assis, para dialogar sobre pautas de interesse do estado e possíveis convergências políticas.
Da Assessoria
Comentários
Geral
Internet nas salas de aula: Acre acelera conexão das escolas públicas e projeta cobertura total até 2026
Dell Pinheiro
O Acre dá passos firmes para reduzir a desigualdade digital na educação e já colhe resultados concretos. Mais de 600 escolas públicas de educação básica no estado passaram a contar com acesso à internet, beneficiando diretamente estudantes, professores e equipes pedagógicas. A iniciativa integra o programa Escolas Conectadas, ação do Governo Federal que busca transformar a rotina escolar por meio da conectividade.
Com esse avanço, o Acre acompanha o desempenho nacional, onde 68% das escolas públicas brasileiras já estavam conectadas em 2025. A expectativa para o próximo ano é de um salto ainda maior: a meta do programa é levar internet a todas as escolas acreanas, com a inclusão de outras 828 unidades, além de alcançar as 138 mil escolas públicas existentes no país.
A estratégia não se limita à instalação de equipamentos. O foco é promover o uso educacional das tecnologias digitais, estimular novas práticas pedagógicas, apoiar a capacitação de professores e ampliar o acesso dos alunos a plataformas de aprendizagem, conteúdos digitais e ferramentas que favoreçam a inovação no ensino.
Avanço do programa no Brasil
Segundo o governo federal, somente em 2025, aproximadamente 22,8 mil escolas passaram a ter acesso à internet por meio de políticas públicas coordenadas pelo Ministério das Comunicações, com apoio de instrumentos como o Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust) e a Entidade Administradora da Conectividade de Escolas (Eace). As ações reforçam a política de inclusão digital na educação básica em todo o território nacional.
O programa Escolas Conectadas prevê um investimento total de cerca de R$ 9 bilhões, dos quais R$ 6,5 bilhões são provenientes do Novo PAC. Desde o lançamento da iniciativa, em setembro de 2023, mais de R$ 3 bilhões já foram destinados à conexão de escolas estaduais e municipais em todas as regiões do Brasil.
Comentários
Geral
Diarista sofre choque elétrico, queimaduras e queda de quatro metros durante serviço em Rio Branco
Acidente ocorreu no bairro Nova Estação enquanto trabalhador realizava troca de telhado; vítima foi levada ao centro cirúrgico
O diarista Francisco de Oliveira Lopes, de 60 anos, sofreu um choque elétrico, queimaduras e caiu de uma altura aproximada de quatro metros na manhã deste sábado (24), enquanto realizava um serviço na Rua Macapá, no bairro Nova Estação, em Rio Branco.
De acordo com informações de testemunhas, Francisco havia sido contratado para substituir o telhado de um apartamento de dois pavimentos. Durante o trabalho, ao manusear uma placa de zinco, o material acabou encostando acidentalmente na rede de alta tensão, provocando uma descarga elétrica no trabalhador.
Com o impacto do choque, o diarista perdeu o equilíbrio e caiu na parte interna do imóvel, chegando a danificar o forro da residência. Ele sofreu queimaduras de primeiro e segundo graus em decorrência do acidente.
Moradores acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que enviou inicialmente uma motolância para os primeiros socorros e, em seguida, uma ambulância de suporte avançado. Após receber atendimento no local, Francisco foi encaminhado ao Pronto-Socorro de Rio Branco em estado de saúde estável, mas precisou ser levado às pressas ao centro cirúrgico para a realização de procedimentos em razão das queimaduras.
Após o acidente, a fiação de alta tensão permaneceu exposta no local. Até o fechamento desta matéria, a concessionária Energisa ainda não havia comparecido para realizar o isolamento da área e o restabelecimento do fornecimento de energia elétrica.













































Você precisa fazer login para comentar.