Acre
Deputado afirma que carros roubados passam pela fronteira sem nenhuma fiscalização
Nesta terça-feira (13), o deputado Heitor Júnior (PDT) pediu mais rigor por parte das forças de Segurança Pública do Acre no combate à criminalidade. Ele frisou que os números divulgados não condizem com a realidade vivenciada pelos acreanos. De acordo com ele, o sentimento de impunidade é latente.
“Venho falar sobre Segurança Pública. Infelizmente temos números que não condizem com a realidade atual da Segurança Pública do meu Estado. Quero fazer um apelo ao comandante da Polícia Militar para que continue com as abordagens nas rodovias. O pai de um assessor meu foi amordaçado e espancado e levaram a caminhonete dele. A marginalidade tomou conta da cidade, todos os bairros são afetados com a onda de violência das facções”, disse ele.
Heitor Júnior argumentou que enquanto esteve presidindo a Comissão de Segurança Pública da Aleac, sugeriu à Secretaria de Estado de Segurança Pública que determinasse abordagem em todos os veículos que se dirigiam à fronteira. Entretanto, segundo ele, o pedido não foi atendido. “Temos gravações mostrando que o carro foi levado para Trindade, na Bolívia, e a Polícia Civil e Militar ainda não fizeram nada. Cansei de falar o ano inteiro que independente de quem seja a pessoa teriam que parar todos os carros que seguem para a fronteira. Por que os carros passam sem nenhuma fiscalização na fronteira? Se tivermos isso não haveria esse comércio de carros. Já que no trecho de Plácido tem uma barreira, parem todos os carros. Se não tiver no nome do proprietário tem que investigar. Quantas pessoas vão morrer por conta da violência? Sinceramente, independente de ser da base do governo, eu tenho preocupação com a segurança da população. Senhor governador Tião Viana, o senhor é o comandante deste Estado, isso aqui não é um desabafo, não. Isso aqui é o medo da nossa população. Diariamente estamos enterrando os nossos jovens por conta dessas facções”, lamentou o deputado pedetista.
José Pinheiro
Agência Aleac
Comentários
Acre
Segurança Pública reforça buscas por idoso desaparecido no Ramal do Mutum, em Rio Branco
Equipes do Corpo de Bombeiros Militar do Acre (CBMAC), da Polícia Militar do Estado (PMAC), da Polícia Civil (PCAC) e do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) estão empenhadas nas buscas pelo aposentado Pedro Vilchez, de 87 anos, que está desaparecido há uma semana. A partir desta terça-feira, 27, a PCAC reforça as ações, em buscas que mobilizam familiares, amigos e voluntários.

A PCAC intensificou as investigações, com a atuação da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), que passou a conduzir o inquérito, coletar informações e ouvir testemunhas. O CBMAC atua com buscas ininterruptas ao longo da semana. No último domingo, 25, as equipes estiveram no Ramal do Mutum, em Rio Branco, realizando sobrevoos que contaram com o uso de um veículo aéreo não tripulado (Vant), operado pela Secretaria de Segurança Pública do Acre (Sejusp), com a presença de familiares no local.

O secretário de Segurança Pública, José Américo Gaia, destaca que todas as forças estão envolvidas na operação, trabalhando incansavelmente. “Sabemos da angústia da família neste momento; inclusive eles têm colaborado com as investigações, e estamos dedicando todas as nossas tecnologias nas buscas pelo senhor Pedro, inclusive com a utilização do Vant, que nos permite observar locais de difícil acesso. As buscas continuam”, afirma.

O último local onde Pedro foi visto foi o Ramal do Mutum, área que concentra, desde o fim de semana, os esforços das equipes, que cobrem regiões de difícil acesso por terra. De acordo com o segundo-tenente da Polícia Militar, Adalio Pontes, nas buscas pelo idoso, “as forças de segurança seguem atuando de forma integrada, com o objetivo de localizá-lo o mais rápido possível, garantindo apoio à família e contando com a colaboração da população”.

Outros órgãos também participam da operação, como o Grupo Especial de Fronteira (Gefron), o Batalhão de Policiamento Ambiental (BPA) e o Serviço de Inteligência da Polícia Militar, que monitoram redes sociais e possíveis pistas.

Entenda o caso
Pedro Vilchez desapareceu após sair de casa, no bairro Alto Alegre, na capital acreana, para comprar refrigerante e, desde então, não foi mais visto. O idoso mora em Boca do Acre, no Amazonas, com a filha, e está há cerca de quatro meses na capital, onde realiza tratamento de saúde. Possui problemas cardíacos e de audição.

Qualquer informação sobre o paradeiro de Pedro Vilchez pode ser comunicada à Polícia Civil ou ao Corpo de Bombeiros, pelo número 193, ou diretamente à família, pelo telefone (68) 99994-9881.
The post Segurança Pública reforça buscas por idoso desaparecido no Ramal do Mutum, em Rio Branco appeared first on Noticias do Acre.
Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA ACRE
Comentários
Acre
Brigadas de Segurança Cidadã são lançadas em Cobija para reforçar ações preventivas
Iniciativa da Polícia de Pando conta com apoio de autoridades locais e entidades civis para fortalecer a segurança da população
Sob a coordenação do coronel MSc. CAD. Erlan Monasterio Banegas, comandante departamental da Polícia de Pando, foram lançadas oficialmente as Brigadas de Segurança Cidadã no município de Cobija, na Bolívia. A iniciativa contou com a participação de autoridades municipais e marca o início de uma série de ações preventivas voltadas ao fortalecimento da segurança pública.
O trabalho está sendo desenvolvido de forma integrada entre a Polícia Boliviana, associações comerciais, sindicatos de mototaxistas e representantes de pais, reforçando a parceria entre as forças de segurança e a sociedade civil.
De acordo com a corporação, o principal objetivo das brigadas é intensificar a prevenção da criminalidade, ampliar a segurança em áreas estratégicas como mercados e escolas, além de promover maior tranquilidade e bem-estar à população do departamento de Pando, estado vizinho ao Acre.




















Você precisa fazer login para comentar.