Extra
Coronavirus: Prefeitos do Acre participam de conferência via internet com Gladson

Por meio de videoconferência, Gladson ouviu principais anseios da maioria dos prefeitos acreanos Foto: Diego Gurgel/Secom
Durante toda a tarde desta quarta-feira, dia 1º, cerca de 16 prefeitos do Acre estiveram em uma vídeo conferencia com o governador do Acre, Gladson Cameli, para enfim, tratar do problema que vem assolando o País, o coronavirus (Covid-19).
Como se era de esperar, a pauta se referia ao problema que vem crescendo tanto na Capital, quanto no interior. Os municípios de Epitaciolândia, Brasiléia, Xapuri e Assis Brasil especificamente, tiveram uma atenção em especial por estarem na fronteira com a Bolívia e Peru.
A preocupação com os brasileiros que estudam e moram nos países vizinhos estão sendo tratados com os dois países, para encontrar uma maneira que possam retornar com segurança dentro das normas da vigilância sanitária. Foi informado que aproximadamente 500 estão a espera de uma solução.

Prefeito de Epitaciolândia, Tião Flores, acompanhado de secretários durante videoconferência – Foto: Alexandre Lima
Na fronteira com a Bolívia e o Peru, os municípios de Brasiléia, Epitaciolândia e Assis Brasil, estão preocupados com a falta de equipamentos médicos nos leitos do hospital regional Raimundo Chaar. Hoje tem apenas 12 disponíveis, além de material para os profissionais que estão atuando no combate ao vírus.
Os prefeitos; Tião Flores (Epitaciolândia), Fernanda Hassem (Brasiléia) e Antonio Barbosa, o Zum (Assis Brasil), receberam uma atenção especial por parte do governador Gladson Cameli, no tocante a fronteira, onde convidou todos par uma reunião em seu gabinete nesta quinta-feira, dia 2.

Prefeita Fernanda Hassem juntos com profissionais de saúde e secretários de Brasiléia – Foto: Assessoria.
Destacou que estaria se reunindo com o vice-presidente Mourão, para tratar da questão sobre a fronteira, para reforçar a segurança. Em relação aos comércios que estão infringindo o Decreto e estão aumentando os preços dos produtos e não tem uma fiscalização concreta por parte do MPAC na fronteira.
A prefeita de Brasileia, Fernanda Assem, reportou as ações que estão sendo desempenhadas pela prefeitura municipal e reivindicou a instalação de mais leitos e respiradores pulmonares no Hospital Regional do Alto Acre. Assim como a contratação imediata de médicos e outros profissionais da área da saúde para a unidade hospitalar. Os mesmos anseios também foram compartilhados pelo prefeito de Epitaciolândia, Tião Flores.

Prefeito de Feijó, Kiefer Cavalcante, secretário de Saúde, Alysson Bestene, governador Gladson Cameli e prefeita de Rio Branco, Socorro Neri, em videoconferência para debater pandemia da Covid-19 Foto: Diego Gurgel/Secom.
Ao fim da reunião, o governador Gladson Cameli agradeceu o empenho da bancada federal e afirmou aos prefeitos que mais de R$ 73 milhões em recursos foram destinados pelos deputados e senadores para ajudar o Acre na luta contra à Covid-19.
“Saibam que o governo está fazendo tudo que pode para o bem da nossa população. Queremos salvar vidas e tenho certeza que vamos alcançar nosso objetivo. Estou à disposição de todos os prefeitos para dialogar e ajudar naquilo que for possível. Saibam que a nossa prioridade número um é o enfrentamento a essa pandemia do coronavírus”, finalizou o governador Cameli.
Veja vídeos:
Comentários
Extra
Mulher sofre fraturas após ser atropelada por motociclista que fugiu do local em Brasiléia
Com Marcus José e Kelinton Diogo
A trabalhadora Geane Freitas Teixeira, de 39 anos, foi vítima de um acidente de trânsito no início da noite deste sábado (12), na Avenida Manoel Marinho Montes, em Brasiléia. Geane foi atropelada por uma motocicleta quando deixava uma lanchonete, nas proximidades de onde havia parado para tomar um açaí.
De acordo com informações, a vítima saía em sua moto — modelo Kingo, de placa boliviana — quando foi atingida por outro motociclista, que trafegava em alta velocidade. Com o impacto, Geane foi arremessada ao solo e sofreu fraturas na tíbia e na fíbula da perna esquerda.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e realizou os primeiros socorros no local. Em seguida, ela foi encaminhada ao Hospital Regional do Alto Acre – Raimundo Chaar, onde recebeu os atendimentos iniciais.
Segundo funcionários da unidade, Geane integra a equipe de limpeza do hospital, mas estava de folga no momento do acidente. Devido à gravidade das fraturas, a paciente será transferida para Rio Branco, onde deverá passar por cirurgia, assim que for regulada pela Central de Vagas.
Testemunhas informaram que o condutor da motocicleta modelo Honda, responsável pelo atropelamento, fugiu sem prestar socorro à vítima. As autoridades policiais investigam o caso e trabalham para identificar o motociclista e apurar as circunstâncias do acidente.
O caso será encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Brasiléia, que deve adotar as medidas legais cabíveis.
Comentários
Extra
TIROS EM QUADRA: Pânico em Brasiléia deixa dois feridos durante jogo de futsal

Um dos feridos foi liberado após ser atendido no hospital em Brasiléia.
Atiradores em moto disparam contra multidão, atingindo jogadores e causando terror no bairro Leonardo Barbosa
Com Marcus José e Keliton Diogo
Dois homens foram feridos a tiros na noite deste sábado (12) em Brasiléia, no Bairro Leonardo Barbosa, durante um jogo de futsal que reunia diversas pessoas, incluindo mulheres e crianças. O ataque, perpetrado por dois indivíduos em uma motocicleta, transformou um momento de lazer em cenas de pânico e correria.
Testemunhas relataram que o atirador juntamente com o condutor, chegaram em uma moto e um deles sacou uma arma, efetuando múltiplos disparos “a esmo” em direção à quadra de esportes. Dois jogadores foram atingidos nas pernas e foram levados ao hospital Raimundo Chaar em Brasiléia.
Uma das vítimas, R. C. S. de L., de 29 anos, foi atingido na panturrilha direita e, ao tentar fugir e pular um muro, sofreu uma luxação no ombro o deixando com suspeita de fratura na clavícula, permanecendo em observação médica. A outra vítima, J. F., também de 29 anos, foi atingido na panturrilha direita, mas sem gravidade, e foi liberado após receber atendimento no pronto-socorro.
As Polícias Civil e Militar foram acionadas e estão investigando o caso. As primeiras informações indicam que o ataque pode ter sido um incidente isolado, já que nenhuma das vítimas possui envolvimento conhecido com grupos criminosos.
As autoridades realizam rondas na região na tentativa de localizar os suspeitos e esclarecer as motivações do crime.
Comentários
Extra
Fronteira do amor: Casal é flagrado em ato sexual em plena avenida comercial de Brasiléia
Um casal em situação de vulnerabilidade social foi flagrado mantendo relações sexuais em via pública na noite desta sexta-feira (11), em Brasiléia, na fronteira do Acre. A cena ocorreu na calçada de um prédio comercial na Avenida Manoel Marinho Montes, considerada uma das mais movimentadas da cidade e principal polo comercial do município.
Imagens feitas por populares mostram o casal em pleno ato, sem qualquer preocupação com o movimento intenso de veículos e pedestres. O local onde o caso ocorreu é conhecido por ser frequentado por usuários de substâncias entorpecentes, situação que já havia sido denunciada anteriormente por moradores e comerciantes da região.
O vídeo, que circulou amplamente em grupos de aplicativos de mensagens, gerou indignação nas redes sociais e reacendeu o debate sobre a ausência de políticas públicas voltadas à saúde mental, ao tratamento de dependência química e ao acolhimento de pessoas em situação de rua no município.
Até o momento, não há confirmação se o caso foi formalmente comunicado às autoridades policiais ou ao Ministério Público. A expectativa da população é que o poder público tome providências para coibir esse tipo de situação em via pública.
MATÉRIA RELACIONADA:
Vídeo: Onda de usuários de drogas preocupa comerciantes e moradores em Brasiléia
Você precisa fazer login para comentar.