Geral
Com rio abaixo de 1 metro, barco com equipe do programa Luz para Todos em Sena Madureira
Equipes estavam a caminho da Comunidade Santa Ana, na zona rural de Sena Madureira, quando o barco encalhou e servidores da Energisa tiveram que empurrar a embarcação.

Barco encalhou no meio do Rio Iaco, na zona rural de Sena Madureira. Foto: Reprodução
A falta de chuva e o baixo nível dos rios no Acre têm dificultado também a viagem de barco dos servidores terceirizados da Energisa, companha de energia elétrica, até o interior do estado. Imagens gravadas por uma equipe que está na zona rural instalando luz elétrica em comunidades ribeirinhas e indígenas mostram os trabalhadores com o barco encalhado no meio do Rio Iaco, em Sena Madureira.
O manancial marcou 0,83 metro no município. Na mesma época no ano passado, o rio estava com 1,39 metro. Os dados são da Defesa Civil Municipal.
O vídeo, enviado com exclusividade nesta semana, foi gravado no final de junho, quando a equipe tentava chegar na Comunidade Santa Ana, zona rural de Sena Madureira, e levava placas solares para instalação nas comunidades. A equipe composta por seis servidores de uma empresa terceirizada deve atender 1,8 mil famílias, sendo 700 indígenas.
O eletricista Cosmo Nascimento de Araújo estava na embarcação que encalhou e disse que ele e os colegas tiveram que entrar na água no meio do rio e empurrar o barco. Isso tudo com a água abaixo dos joelhos. Eles saíram de Rio Branco no dia 25 de junho e chegaram no dia 27 na comunidade.
“Estávamos no meio do rio, a água dá abaixo do joelho. O canto mais fundo ‘dá no joelho’. Esse tempo é muito perigoso porque tem a questão de arraia. Nosso meio nessa é época é com elas. A gente fica em um alojamento, a empresa aluga uma casa, e diariamente a gente sobe e desce o rio atendendo os clientes”, explicou o eletricista sobre o vídeo.
Ainda segundo o eletricista, a viagem para as comunidades rurais, no período de seca, são sempre cheias de desafios, incluindo barco encalhado, animais, balseiros, dentre outros.
“Quando o rio está cheio a viagem é mais rápida. A gente vem ali por Assis Brasil, pelo Ramal do Icuriã. Quando vem por Sena [Madureira] é mais demorado”, contou.
Comentários
Geral
PM prende homem acusado de furtar mercadorias de caminhão arrombado em Sena Madureira
Suspeito foi encontrado em casa abandonada com alimentos, bebidas e utensílios roubados; material foi recuperado e entregue à Polícia Civil

De acordo com informações da PM, o caminhão, pertencente a uma empresa distribuidora, estava estacionado em via pública quando teve os cadeados rompidos durante a madrugada. Foto: captada
A Polícia Militar do Acre (PMAC) prendeu na manhã desta sexta-feira (13) um homem suspeito de furtar mercadorias de um caminhão de distribuição após arrombar a traseira do veículo no Centro de Sena Madureira. Todo o material levado foi recuperado e apresentado à Polícia Civil.
O caminhão, pertencente a uma empresa distribuidora, estava estacionado em via pública quando teve os cadeados rompidos durante a madrugada. Ao amanhecer, o motorista percebeu o arrombamento e acionou a PM.
Com base em denúncias de moradores, que relataram ter visto um homem carregando sacos com alimentos para uma casa abandonada nas proximidades, policiais do 8º Batalhão localizaram o suspeito no endereço indicado. Ele estava em posse de diversos produtos furtados, incluindo alimentos, bebidas e utensílios.
Ao notar a chegada da polícia, o homem tentou fugir, mas foi rapidamente detido. Ele recebeu voz de prisão e foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Sena Madureira, junto com todo o material recuperado. A ocorrência foi registrada como furto qualificado por rompimento de obstáculo.
Comentários
Geral
Sargento do Bope morre em acidente grave na BR-317 em Senador Guiomard
Edson Barros colidiu com um caminhão estacionado à noite, sofreu múltiplos ferimentos e não resistiu; ele retornava de serviço em Capixaba quando ocorreu a batida

Sargento Edson Barros, do Bope, morreu após se envolver em um grave acidente de trânsito na BR-317, nas proximidades do posto de fiscalização do Grupo Especial em Fronteiras (Gefron), no município de Senador Guiomard. Foto: captada
O sargento Edson Barros, do Batalhão de Operações Especiais (Bope) da Polícia Militar do Acre, morreu na noite desta sexta-feira (12) após se envolver em um grave acidente de trânsito na BR-317, nas proximidades do posto de fiscalização do Grupo Especial em Fronteiras (Gefron), em Senador Guiomard.
De acordo com informações das autoridades, o policial retornava de um serviço em Capixabadirigindo um Fiat Strada prata quando, em um trecho com pouca iluminação, não percebeu um caminhão estacionado e colidiu violentamente na traseira do veículo pesado.
O impacto causou trauma no peito e múltiplos ferimentos no corpo do sargento. Uma guarnição do Gefron socorreu a vítima e iniciou procedimentos de reanimação, mas ele não resistiu aos ferimentos e teve o óbito confirmado no local.
A Polícia Militar e a PRF isolaram a área para a perícia técnica. O corpo foi removido e encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML). O acidente reforça a preocupação com a segurança viária em trechos escuros e mal sinalizados da BR-317, rodovia que conecta municípios do interior acreano.

Apesar das tentativas de socorro, o policial militar não resistiu aos ferimentos e teve o óbito constatado ainda no local do acidente. Foto: captada
Comentários
Geral
Acre tem menor desigualdade do país em calçadas entre áreas com e sem favelas, aponta IBGE
Dados do Censo 2022 mostram que proximidade nos percentuais não indica boa infraestrutura, mas sim precariedade generalizada nas vias urbanas do estado.

Foto: Google Maps/ Reprodução

Você precisa fazer login para comentar.