Geral
Com orçamento reduzido, vereadores de Brasiléia tentam aprovar remanejamento de apenas 1% para 2023
A sessão extraordinária realizada na manhã desta terça-feira, poderá ser um divisor de águas com mudanças radicais para 2023.
A oposição apresentou uma proposta de apenas 1% de remanejamento do orçamento para 2023, onde poderá prejudicar principalmente o povo da zona rural.
A proposta que foi bastante criticada pelo executivo, seria a primeira apresentada na história política do Município, onde poderá inviabilizar muitos dos trabalhos em pastas importante como saúde, obras e agricultura, vice-versa.
O vereador Leonir de Castro (PT), que pouco fala na Câmara, criticou severamente o projeto apresentado uma vez que mora na zona rural, que poderão ser prejudicados por não ter como consertar de urgência, por exemplo, uma ponte pode quebrar e demorar meses para ser consertada à espera de aprovação dos vereadores. O dinheiro de uma das pastas que tem verba sobrando, poderá resolver esse problema rapidamente.
Está previsto o valor aproximado de R$ 104 milhões, a proposta seria ao menos de 20% do orçamento de 2023. Muitos serviços serão engessados como terceirizados, já que terá uma perca significativa para o próximo ano.
Para 2023, Brasiléia já começa tendo uma perca de 5 milhões. Segundo foi informado, para 2022 que está terminando, o orçamento foi de pouco mais de 119 milhões e teve um remanejamento de 30% aprovado pelos atuais vereadores.
Ao contrário que muitos tentam passar para a população, os trabalhos realizados pela prefeitura têm suas prestações declaradas no Portal da Transparência.
Segundo o vereador Marquinho Tibúrcio (MDB), disse que seria o momento de deixar as questões pessoais de lado, pois, o projeto apresentado não vai afetar a prefeita Fernanda Hassem, e sim, a população de um modo geral.
A exemplo, se tem o município vizinho de Epitaciolândia que vem trabalhando com essa proposta de 1% aprovado pela oposição por dois anos seguidos, engessando muitas pastas, emperrando algumas melhorias possam ser feitas com verbas que deverão ser devolvidas, caso não sejam aplicadas de alguma forma.
Para alguns vereadores que sempre usam da frase “estamos trabalhando para o povo”, as fiscalizações tendem a continuar junto ao Executivo, independente da aprovação do orçamento.
Já o remanejamento, caso venham precisar para uma emergência, poderá levar ao menos dois a três meses para ser aprovado. E uma comunidade poderá ficar isolada esses meses a espera da aprovação.
Comentários
Geral
Homem é espancado e esfaqueado após discussão com vizinho no Segundo Distrito de Rio Branco
Josué Silva Lima, de 56 anos, foi brutalmente agredido e esfaqueado após uma discussão com um vizinho, na noite deste domingo (13), na Travessa da Alegria, no bairro Recanto dos Buritis, região do Segundo Distrito de Rio Branco.
De acordo com informações repassadas pela Polícia Militar, a vítima havia consumido bebida alcoólica quando se desentendeu com o vizinho. O bate-boca evoluiu para violência física, e o suspeito, munido de uma ripa de madeira, passou a agredir Josué com vários golpes. Em seguida, o agressor também desferiu duas facadas — uma na cabeça e outra, profunda, no antebraço direito.
Mesmo gravemente ferido, Josué conseguiu correr por alguns metros, mas acabou caindo em via pública. Familiares que presenciaram a cena acionaram imediatamente a Polícia Militar e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Uma ambulância de suporte avançado foi enviada e prestou os primeiros socorros, conduzindo o homem ao Pronto-Socorro de Rio Branco, onde seu estado de saúde foi classificado como estável.
Guarnições do 2º Batalhão da PM realizaram buscas na região e colheram informações com moradores, mas o autor das agressões fugiu e ainda não foi localizado.
A Polícia Civil, por meio da Equipe de Pronto Emprego (EPE), já iniciou as investigações. O caso foi encaminhado para a Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), que ficará responsável por apurar a tentativa de homicídio e prender o agressor.
Comentários
Geral
Adolescente de 15 anos morre afogado em açude na zona rural de Porto Acre
Raylan Wenny visitava a família da namorada quando tentou atravessar o açude a nado; Polícia Civil investigará o caso
Um adolescente identificado como Raylan Wenny, de 15 anos, morreu afogado na tarde deste sábado (12), em um açude localizado no Projeto de Assentamento Tocantins, zona rural de Porto Acre, no interior do Acre. O jovem, morador da região do São Francisco, havia ido visitar a família da namorada quando ocorreu o acidente.
De acordo com informações de amigos e familiares, após o almoço, Raylan saiu da residência e foi até um açude próximo para se banhar. Durante a tentativa de atravessar o manancial nadando, acabou se afogando. Familiares da namorada ainda tentaram prestar socorro, mas, ao retirá-lo da água, o adolescente já estava sem vida.
A Polícia Militar foi acionada e confirmou a ocorrência ao chegar ao local, isolando a área até a chegada da equipe da Polícia Técnico-Científica. Peritos criminais e agentes de necropsia realizaram os procedimentos no local e encaminharam o corpo para o Instituto Médico Legal (IML), em Rio Branco. Após os exames, o corpo foi liberado para a família realizar o velório e sepultamento.
Raylan era integrante do Grupo Raízes da Capoeira, que publicou uma nota de pesar ainda na noite de sábado. Na mensagem, o grupo lamentou a perda e destacou a alegria e o comprometimento do jovem durante os treinos e apresentações.
Embora a morte seja tratada, a princípio, como acidental, a Polícia Civil de Porto Acre investigará o caso para esclarecer completamente as circunstâncias da tragédia.
Comentários
Geral
Homem é preso por tráfico de drogas no bairro Eldorado
Um homem foi preso em flagrante por tráfico de drogas na tarde desse sábado (12), durante uma operação realizada por equipes do Batalhão de Operações Especiais (Bope) da Polícia Militar do Acre, no bairro Eldorado, em Rio Branco.
A ação contou com a atuação de policiais da Companhia de Policiamento de Choque (CpChoque) e da Companhia de Operações Especiais (COE). Os militares avistaram um indivíduo saindo de uma residência com um volume suspeito no bolso. Ao notar a aproximação das viaturas, o homem tentou fugir, mas foi rapidamente alcançado e abordado.
Durante a revista pessoal, os policiais encontraram uma pequena bolsa preta contendo seis trouxinhas de substância análoga à cocaína, duas pequenas barras de material semelhante à maconha e uma quantia em dinheiro.
Ao observar o interior da casa de onde o suspeito havia saído, os policiais visualizaram, pelas frestas, um saco com três tijolos de uma substância aparentando ser maconha. Ao ser questionado, o homem confessou ser o proprietário do entorpecente e informou que a chave do imóvel estava em seu bolso.
Com acesso à residência, os policiais localizaram os três tijolos de maconha, além de um invólucro contendo substância análoga à cocaína, duas balanças de precisão, materiais utilizados para embalar drogas e um carregador de pistola.
O suspeito foi conduzido à Delegacia de Flagrantes (Defla) junto com todo o material apreendido, onde foi autuado por tráfico de drogas. O caso seguirá sob investigação da Polícia Civil.
Você precisa fazer login para comentar.