Geral
Com oito ouros, Acre conquista 14 medalhas nas Paralimpíadas Universitárias, em São Paulo
Gigliane Paiva e Débora Oliveira obtém melhores resultados nas provas individuais no atletismo. Ricardo Campos e Rita de Cássia, ambos do interior do estado, ganham ouro na bocha
O Acre conquistou resultados expressivos nas Paralímpiadas Universitárias 2021. 13 paratletas representaram o estado nas disputas no CT da Confederação Paralímpica do Brasil, em São Paulo (SP), entre a última quinta-feira (16) e domingo (19), na capital paulista, e conquistaram juntos 14 mealhas, sendo oito de ouro.
Um dos principais destaques da delegação foi Gigliane Paiva (classe T-36), que faturou três outros nas provas de 100m, 200m e 400m. Débora Oliveira (classe TF-20) também obteve três conquistas individuais com dois ouros no salto em distância e 400m, e prata no arremesso de peso. (Veja todos resultados no fim desta matéria)
Também foram destaques na competição dois paratletas do interior do Acre: Renato Campos, do município de Assis Brasil, e Rita de Cássia, da cidade de Cruzeiro do Sul. Ambos garantiram medalha de ouro na bocha.
– Foi a primeira competição pós-pandemia. Conseguimos fazer essa competição com apoio do departamento de esportes, não foi fácil, não foi simples. O sistema de bolha foi implantado no CT Paralímpico, ninguém pôde entrar, ninguém pôde sair. O importante é que as coisas estão voltando – destaca o chefe da delegação acreana, Geison Morais.
Os professores Antônio Manoel, Clodoaldo Campos, Raquel Thompson e Shirley Lessa compuseram a comissão técnica da Bocha. Antônio Clodoaldo e Geison Morais comandaram o atletismo e natação, respectivamente. Vladmilson Maia e Paulo Augusto foram os responsáveis pela equipe de basquete em cadeiras de rodas. Júnior Santigado representou o Departamento de Esportes do Acre.
Os jogos paralímpicos universitários visam estimular a participação dos estudantes com deficiência física, visual e intelectual em atividades esportivas de todas as Instituições de Ensino Superior (IES) do Brasil. Em 2020, a competição não foi promovida por causa das restrições impostas pela pandemia da Covid-19.
Resultados Paralimíadas Universitárias
Atletismo
Débora Oliveira – Classe T/F-20 – Uninort
Ouro – Salto em Distância
Ouro – 400m
Prata – Arremesso de Peso.
Gigliane Paiva – Classe T-36 – Uninort
Ouro – 100m
Ouro – 400m
Ouro – 200m
Zaquel da Silva – Classe T-47 – Ufac
5° lugar – 100m
7° Lugar – 400m
4° Lugar – 200m
Natação
Rebeca Campos – Classe S-14 – Uninort
Ouro – 200m Livre
Prata – 200m Medley
Bronze – 100m Borboleta
Bocha
Afonso Nemetala – Classe BC-02 – Prata
Uninort
Rita de Cassia – Classe BC-01 – Ouro
Faveni
José Alrismar – Classe BC-04 – Prata
Ufac
Emilson Farias – Classe BC-03 – 4º lugar
Ufac
Ricardo Campos – Classe BC-03 – Ouro
Unopar
Basquete em cadeira de rodas
Ufac – Bronze
Comentários
Geral
Motociclista e pedestre ficam feridos em acidente na Estrada de Porto Acre
Colisão ocorreu em trecho escuro e de pista estreita; vítimas foram socorridas e encaminhadas ao pronto-socorro
O motociclista Marcelo Gonçalves da Silva, de 42 anos, e o pedestre Lirvini Antony Gonçalves de Oliveira, de 20 anos, ficaram feridos após uma colisão na noite desta quinta-feira (30), na altura do km 30 da Rodovia AC-10, nas proximidades da Vila do Incra, em Porto Acre.
De acordo com relatos de moradores, Marcelo pilotava uma motocicleta Honda Fan 125 vermelha no sentido Porto Acre/Vila do Incra quando, ao fazer uma curva, atingiu Lirvini, que caminhava pelo acostamento a caminho de casa. A falta de iluminação e a pista estreita podem ter sido fatores que contribuíram para o acidente.
Com o impacto, o motociclista sofreu escoriações no rosto e nos braços, além de um traumatismo cranioencefálico (TCE) moderado e perda momentânea de consciência. Já Lirvini teve escoriações no joelho esquerdo e um edema com suspeita de fratura no tornozelo.
Motoristas que passavam pelo local prestaram socorro e acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Uma ambulância de suporte básico foi enviada para os primeiros atendimentos e encaminhou as vítimas ao pronto-socorro de Rio Branco, onde ambas foram internadas em estado estável.
A Polícia de Trânsito esteve no local para isolar a área e realizar a perícia. A motocicleta foi removida da rodovia após os procedimentos necessários.
Comentários
Geral
Polícia Militar prende homem em flagrante por tráfico de drogas em Tarauacá
Suspeito tentou se desfazer de entorpecentes ao avistar a guarnição, mas foi detido com 67 trouxinhas de cocaína
A Polícia Militar do Acre (PMAC) prendeu em flagrante, na noite desta quinta-feira (30), Pablo da Silva Oliveira, de 24 anos, por tráfico de drogas na Baixada do Habitasa, em Rio Branco. O suspeito havia chegado recentemente do município de Tarauacá e já possuía passagens pela polícia por tráfico e participação em organização criminosa.
Durante patrulhamento na Rua Bolívia, uma guarnição do 1° Batalhão avistou Pablo jogando um saco plástico por cima de uma cerca. Devido ao histórico de tráfico de drogas na região, os policiais imediatamente localizaram o material descartado e abordaram o suspeito.
Na revista, foram encontradas 37 trouxinhas de cocaína e um celular. Após uma busca mais detalhada no local, os policiais encontraram um pote contendo mais 30 invólucros da mesma substância, além de um invólucro de maconha e uma balança de precisão.
Diante das evidências, Pablo foi preso e conduzido à Delegacia de Flagrantes (DEFLA), onde ficará à disposição da Justiça.
Comentários
Geral
Jovem é agredido pelo irmão após discussão durante bebedeira em Rio Branco
Vítima foi atingida com um celular na cabeça e golpeada com cabo de enxada
Jackson Costa de Souza, de 20 anos, foi agredido pelo próprio irmão após uma discussão na noite desta quinta-feira (30), em uma residência no bairro 6 de Agosto, no Segundo Distrito de Rio Branco.
Segundo relatos de familiares, Jackson estava ingerindo bebida alcoólica quando decidiu ir até a casa do irmão. No local, uma discussão entre os dois começou e, em meio ao desentendimento, o irmão da vítima arremessou um celular contra sua cabeça, causando um corte profundo.
A briga evoluiu para uma luta corporal e, para se defender, o agressor pegou um cabo de enxada e golpeou Jackson, que sofreu ferimentos e reclamava de dores no quadril e nas costas.
Após a agressão, o jovem correu para a casa da mãe e pediu ajuda. Um motorista de aplicativo foi acionado e o levou ao pronto-socorro de Rio Branco, onde recebeu atendimento médico. Seu estado de saúde era estável.
A Polícia Militar e a Polícia Civil não foram acionadas, e o caso não será investigado.
Você precisa fazer login para comentar.