Geral
Com oito ouros, Acre conquista 14 medalhas nas Paralimpíadas Universitárias, em São Paulo
Gigliane Paiva e Débora Oliveira obtém melhores resultados nas provas individuais no atletismo. Ricardo Campos e Rita de Cássia, ambos do interior do estado, ganham ouro na bocha
O Acre conquistou resultados expressivos nas Paralímpiadas Universitárias 2021. 13 paratletas representaram o estado nas disputas no CT da Confederação Paralímpica do Brasil, em São Paulo (SP), entre a última quinta-feira (16) e domingo (19), na capital paulista, e conquistaram juntos 14 mealhas, sendo oito de ouro.

Acre conquista 14 medalhas nas Paraolimpíadas Universitárias, em São Paulo — Foto: Arquivo pessoal/Vladmilson Maia
Um dos principais destaques da delegação foi Gigliane Paiva (classe T-36), que faturou três outros nas provas de 100m, 200m e 400m. Débora Oliveira (classe TF-20) também obteve três conquistas individuais com dois ouros no salto em distância e 400m, e prata no arremesso de peso. (Veja todos resultados no fim desta matéria)
Também foram destaques na competição dois paratletas do interior do Acre: Renato Campos, do município de Assis Brasil, e Rita de Cássia, da cidade de Cruzeiro do Sul. Ambos garantiram medalha de ouro na bocha.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2021/7/l/LPVYj0TiqtkbOVVcKImA/93d6e7c7-5530-4304-a415-454b3a94dac9.jpg)
Paratleta Débora Oliveira (centro) foi medalhista nas Paralimpíadas Universitárias, em São Paulo — Foto: Arquivo pessoal/Vladmilson Maia
– Foi a primeira competição pós-pandemia. Conseguimos fazer essa competição com apoio do departamento de esportes, não foi fácil, não foi simples. O sistema de bolha foi implantado no CT Paralímpico, ninguém pôde entrar, ninguém pôde sair. O importante é que as coisas estão voltando – destaca o chefe da delegação acreana, Geison Morais.
Os professores Antônio Manoel, Clodoaldo Campos, Raquel Thompson e Shirley Lessa compuseram a comissão técnica da Bocha. Antônio Clodoaldo e Geison Morais comandaram o atletismo e natação, respectivamente. Vladmilson Maia e Paulo Augusto foram os responsáveis pela equipe de basquete em cadeiras de rodas. Júnior Santigado representou o Departamento de Esportes do Acre.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2021/s/z/nyM1WtT3mQCi5BgfAJAQ/img-20210919-wa0017.jpg)
Rebeca Campos faturou três medalhas nas Paralimpíadas Universitárias, em São Paulo — Foto: Arquivo pessoal/Geison Morais
Os jogos paralímpicos universitários visam estimular a participação dos estudantes com deficiência física, visual e intelectual em atividades esportivas de todas as Instituições de Ensino Superior (IES) do Brasil. Em 2020, a competição não foi promovida por causa das restrições impostas pela pandemia da Covid-19.
Resultados Paralimíadas Universitárias
Atletismo
Débora Oliveira – Classe T/F-20 – Uninort
Ouro – Salto em Distância
Ouro – 400m
Prata – Arremesso de Peso.
Gigliane Paiva – Classe T-36 – Uninort
Ouro – 100m
Ouro – 400m
Ouro – 200m
Zaquel da Silva – Classe T-47 – Ufac
5° lugar – 100m
7° Lugar – 400m
4° Lugar – 200m
Natação
Rebeca Campos – Classe S-14 – Uninort
Ouro – 200m Livre
Prata – 200m Medley
Bronze – 100m Borboleta
Bocha
Afonso Nemetala – Classe BC-02 – Prata
Uninort
Rita de Cassia – Classe BC-01 – Ouro
Faveni
José Alrismar – Classe BC-04 – Prata
Ufac
Emilson Farias – Classe BC-03 – 4º lugar
Ufac
Ricardo Campos – Classe BC-03 – Ouro
Unopar
Basquete em cadeira de rodas
Ufac – Bronze
Comentários
Geral
PM de folga impede assalto e prende dois homens após família ser feita refém em Cruzeiro do Sul
Suspeitos foram baleados e detidos após invadir residência no bairro 25 de Agosto; quatro criminosos participaram da ação.

Dois homens foram presos na noite desta quinta-feira (4) após invadirem uma residência e fazerem uma família refém durante um assalto no bairro 25 de Agosto, em Cruzeiro do Sul. A ação foi interrompida por um policial militar que estava de folga, que reagiu ao ser abordado por um dos suspeitos armados. Um dos detidos, identificado como Cauã, foi baleado na perna, e o outro, Jarlisson, sofreu um ferimento no supercílio. Ambos receberam atendimento médico e foram conduzidos à Delegacia de Polícia Civil.
Segundo relatos das vítimas, quatro assaltantes armados com pistolas entraram na casa e fizeram a família — incluindo uma criança — refém. Eles procuravam ouro e joias, por saberem que a moradora comercializava esses itens. Durante a ação, as vítimas foram algemadas, e a mulher chegou a ser enforcada para revelar onde supostamente guardava o ouro. Sem encontrar os objetos desejados, o grupo fugiu levando relógios, pulseiras, celulares e cerca de R$ 2 mil em dinheiro.
Durante as buscas, a Polícia Militar foi informada de que um colega havia contido dois suspeitos nas proximidades. O PM relatou que estava em frente à própria residência quando viu três indivíduos correndo. Ao perceber que um deles portava uma pistola e apontava em sua direção, reagiu e efetuou um disparo que atingiu Cauã.
Com a dupla, os policiais apreenderam sete relógios, uma pulseira, um perfume, dinheiro, dois celulares e uma pistola Taurus modelo .838, com 13 munições intactas. As vítimas reconheceram os dois como participantes do roubo.
Os outros envolvidos na ação criminosa ainda não foram localizados.
Comentários
Geral
Justiça do Acre funciona em regime de plantão nesta segunda (8)

Foto: TJAC/assessoria
O Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) informa que não haverá expediente nas unidades jurisdicionais e administrativas na próxima segunda-feira, 8 de dezembro, em virtude do feriado do Dia da Justiça.
A data é comemorada desde 1940, mas sua primeira celebração oficial ocorreu somente dez anos mais tarde, por iniciativa da Associação dos Magistrados Brasileiros. A Lei 1.408, de 1951, criou o Dia da Justiça como feriado forense em todo o território nacional.
O atendimento das demandas emergenciais, no âmbito do primeiro e segundo graus de jurisdição, ocorrerá em regime de plantão, conforme escala definida. A relação de magistradas, magistrados, servidoras e servidores plantonistas pode ser consultada na aba Plantão Judiciário do portal do TJAC ou diretamente pelo link: https://www.tjac.jus.br/spj/.
Os prazos processuais que tenham início ou término durante o feriado serão automaticamente prorrogados para o primeiro dia útil subsequente, garantindo segurança e continuidade à tramitação processual.
Fonte: Ascom/TJAC
Comentários
Geral
Acusado de homicídio em disputa entre facções volta a júri popular nesta quinta em Rio Branco
Raimundo Fernandes Silva, que havia sido condenado a mais de 21 anos de prisão em 2022, passa por novo julgamento após anulação da sentença pelo TJAC.
Raimundo Fernandes Silva, acusado de homicídio qualificado, voltou a sentar no banco dos réus na manhã desta quinta-feira (5), na 2ª Vara do Tribunal do Júri e Auditoria Militar de Rio Branco. Ele é apontado como o autor do assassinato de Alessandro da Silva Santos, ocorrido em 2018. A sessão teve início às 8h30, no Fórum Criminal, e o resultado do julgamento deve ser conhecido no início da tarde.
O réu chegou a ser condenado em fevereiro de 2022 a 21 anos, 10 meses e 15 dias de prisão, em regime fechado. No entanto, a defesa recorreu ao Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), alegando que testemunhas consideradas essenciais não haviam sido ouvidas, o que poderia alterar o entendimento dos jurados.
A Câmara Criminal acolheu o recurso e anulou a sentença, determinando um novo julgamento.
Segundo a denúncia do Ministério Público, o crime ocorreu na noite de 8 de agosto de 2018, em meio a uma disputa entre facções criminosas. Alessandro da Silva Santos foi surpreendido quando chegava em casa, no bairro Tancredo Neves, por um homem armado com uma espingarda de grosso calibre e executado com vários disparos.
Raimundo Fernandes Silva foi indiciado pela Delegacia de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP) e não compareceu à sessão do júri realizada em 2022, quando acabou condenado pela primeira vez.
Fonte: PCAC

Você precisa fazer login para comentar.