fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Com apoio de Petecão, bancada do Acre se reúne com Renan para acelerar PEC

Publicado

em

Bancada federal e sindicalistas se encontram com presidente do Senado para pedir aceleração de PEC que regulariza situação de servidores sem concurso (Foto:Agência Senado)

Bancada federal e sindicalistas se encontram com presidente do Senado para pedir aceleração de PEC que regulariza situação de servidores sem concurso (Foto:Agência Senado)

O presidente do Senado, Renan Calheiros, recebeu na tarde desta terça-feira (4) a visita do senador Sérgio Petecão (PSD-AC) e de um grupo de deputados federais do Acre. Eles pediram apoio na tramitação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 54/1999, que está em análise na Câmara dos Deputados.

Do ex-deputado federal Celso Giglio (PTB-SP), a PEC prevê que o pessoal em exercício que não tenha sido admitido por concurso público passe a integrar quadro temporário cuja extinção se daria à medida que vagarem os cargos ou empregos dessas pessoas na administração pública.

Petecão disse que o grupo esteve mais cedo na Câmara dos Deputados, com o presidente Henrique Alves e com o líder do governo, deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), também para pedir apoio na tramitação da PEC.

O senador explicou que muitos servidores entraram sem concurso na administração pública depois da Constituição de 1988, e estão em situação irregular não por própria culpa, mas por conta da decisão de algum gestor público que viu a necessidade do estado nesse tipo de contratação.

Ele disse que a proposta atinge vários estados e pode efetivar cerca de 600 mil servidores no país.

No Acre, segundo Petecão, a medida pode regularizar a situação de 11 mil servidores, número que representa um terço do total de servidores no estado. Ele disse que há pessoas trabalhando há mais de 20 anos nessa situação e cobrou celeridade na tramitação da PEC. Conforme informou Petecão, o presidente Renan prometeu agilidade quando a proposta chegar ao Senado.

– A medida não vai onerar o estado ou país, pois os servidores estão na ativa. No entanto, uma possível demissão desses servidores inviabilizaria o estado do Acre. Não podemos deixar que o estado pare – afirmou.

Agência Senado

Comentários

Continue lendo

Acre

“Nossa vocação é agrícola e ainda vamos ser gigantes”, diz Márcio Bittar durante visita à Expoacre 2025

Publicado

em

Senador prestigia estandes antes do show de Gusttavo Lima e elogia organização e crescimento do evento

O senador Márcio Bittar (União Brasil) marcou presença na noite deste domingo (27) na 50ª edição da Expoacre, em Rio Branco. Acompanhado da esposa, Thaís, Bittar visitou diversos estandes antes de assistir ao aguardado show do cantor Gusttavo Lima.

Durante a visita, o parlamentar elogiou a organização do evento e parabenizou o governador Gladson Cameli (PP) pelo empenho em fortalecer a feira. Ao comentar o crescimento da participação empresarial — com aumento de 25% no número de expositores em relação a 2024 — Bittar afirmou que o Acre tem potencial para se destacar nacionalmente.

“Essa festa mostra o que o Acre ainda pode ser. Nossa vocação é agrícola e nós seremos grandes”, declarou o senador, destacando a importância da Expoacre como vitrine para o desenvolvimento econômico do estado.

Comentários

Continue lendo

Acre

Gladson Cameli chega entusiasmado à Expoacre 2025 e convida população: “Parque está seguro e bem organizado”

Publicado

em

Governador destaca parceria com a iniciativa privada e celebra os 50 anos da maior feira agropecuária do Acre

O governador do Acre, Gladson Cameli (PP), marcou presença logo cedo na abertura da 50ª edição da Expoacre 2025, neste domingo (27), no parque de exposições de Rio Branco. Chegando de helicóptero da Polícia Militar, Cameli demonstrou entusiasmo com a estrutura do evento e convidou a população a participar da tradicional feira agropecuária do estado.

“Minha expressão é de gratidão. Quero dizer que é para a população vir. O parque está seguro, está bem organizado, toda a equipe está empenhada para que a gente possa ter essa grande exposição em sua edição 50”, afirmou o governador.

Cameli também elogiou o empenho da equipe de governo e a colaboração com a iniciativa privada na realização do evento. “É um trabalho de dias, diários, onde toda a equipe governamental e a iniciativa privada estão comprometidas em celebrar esses 50 anos de história da Expoacre”, declarou.

A feira reúne atrações culturais, exposições agropecuárias, rodadas de negócios, gastronomia e shows nacionais, sendo considerada uma vitrine do potencial econômico e cultural do Acre.

 

Comentários

Continue lendo

Acre

Incêndio em prédio abandonado no bairro Bosque mobiliza bombeiros

Publicado

em

Um incêndio de grandes proporções atingiu um prédio comercial desativado na manhã deste sábado (27), na Rua José de Melo, no bairro do Bosque, em Rio Branco (AC). O imóvel, que vinha sendo ocupado irregularmente por pessoas em situação de rua, ficou parcialmente destruído pelas chamas.

Segundo testemunhas, a fumaça começou a ser vista por volta das 9h, saindo pelas janelas do segundo andar do prédio. Pouco tempo depois, o fogo se alastrou rapidamente, exigindo a intervenção do Corpo de Bombeiros, que enviou três viaturas ao local.

A área foi isolada para garantir a segurança de pedestres e evitar que o incêndio atingisse imóveis vizinhos, incluindo hospitais e repartições públicas. Apesar da intensidade das chamas, não houve registro de feridos.

De acordo com relatos preliminares, o incêndio teria começado em um cômodo onde havia colchões, restos de madeira e outros materiais inflamáveis utilizados pelos ocupantes do prédio. Moradores da região acreditam que uma fogueira improvisada pode ter provocado o fogo. “A estrutura já estava comprometida e havia riscos claros. Era questão de tempo para algo assim acontecer”, comentou um morador.

A Polícia Militar também esteve no local, auxiliando no isolamento da área. O imóvel, que já havia sido alvo de denúncias por uso irregular, reforça a preocupação.

o sobre a falta de políticas públicas voltadas para a população em situação de rua e a ocupação de prédios abandonados em Rio Branco.

As causas do incêndio ainda serão investigadas pelas autoridades competentes.

Comentários

Continue lendo