fbpx
Conecte-se conosco

Cotidiano

Com 507 registros, Acre é o 2º estado com menor número de acidentes no trabalho em 2020, diz estudo

Publicado

em

Em todo Brasil, mais de 446 mil pessoas sofreram acidentes enquanto trabalhavam — Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação

Por Aline Nascimento

Em 2020, 507 pessoas sofreram acidente de trabalho no Acre.

O dado, do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho do Ministério Público do Trabalho (MPT) e da Organização Internacional do Trabalho (OIT), deixou o estado acreano em segundo lugar no ranking com o menor registro de acidentes.

A capital acreana, Rio Branco, é a cidade com mais registro de acidentes no trabalho no Acre. Segundo o estudo, ano passado 399 pessoas sofreram algum acidente enquanto trabalhavam. O levantamento foi divulgado no sábado (1º), Dia do Trabalhador.

No Brasil, o número de acidentes foi de mais 449 mil ano passado. O país tem uma taxa de 6 óbitos a cada 100 mil empregos formais entre 2012 e 2020.

Na distribuição geográfica, São Paulo concentra 35% dos acidentes de trabalho notificados, com 148.103 casos. Logo em seguida aparece Minas Gerais com 46.109 (11%) e Rio Grande do Sul 37.169 (9%).

O levantamento traz dados ainda de acidentes de trabalho registrados no Acre entre 2002 e 2020. Em 18 anos, o estado acreano registrou mais de 15 mil acidentes de trabalho, sendo os maiores números foram registrados entre 2009 e 2015.

Eduardo Nascimento, de 21 anos, morreu em 2020 no primeiro dia de trabalho no Acre — Foto: Arquivo da família

Mortes no trabalho

Sobre o número de mortes, dos 507 acidentes registrados no Acre ano passado quatro resultaram em óbitos. No período avaliado, de 2022 a 2020, 113 pessoas morreram no estado acreano vítimas de acidentes no trabalho.

Um dos óbitos registrados em 2020 foi o de Eduardo Nascimento, de 21 anos, após ele cair de um andaime de 3 metros de altura em uma obra no bairro Jardim de Alah, em Rio Branco. Na época, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) informou que o jovem morreu ainda no local do acidente devido ao trauma da queda.

A família contou que era o primeiro dia de trabalho do jovem, que estava ajudando na cobertura da obra. Nascimento, segundo os familiares, trabalhava com bicos e sempre arrumava uma forma de ganhar dinheiro.

No Brasil, o total de pessoas que morreram enquanto trabalhavam foi de 1,9 mil. Entre os países do G20, o Brasil ocupa a segunda colocação em mortalidade no trabalho, apenas atrás do México (primeiro colocado), com oito óbitos a cada 100 mil vínculos de emprego entre 2002 e 2020

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Galvez vence o Andirá e assume 3ª colocação no Estadual

Publicado

em

Foto Sueli Rodrigues: Galvez e Andirá fizeram um duelo de classificados

O Galvez venceu o Andirá por 1 a 0 nesta sexta, 11, no Florestão, e assumiu a 3ª colocação com 16 pontos na fase de classificação no Campeonato Estadual Sub-20. O atacante Matheus marcou o gol da vitória do Imperador ainda no primeiro tempo do jogo.

Fechou participação

A vitória diante do Andirá fechou a participação do Galvez na primeira fase do torneio. O Imperador vai esperar a partida do Vasco na terça, 15, na Arena da Floresta para saber se ficará em 3º ou na 4ª colocação.

Andirá em 7º

Com a derrota o Andirá permanece na 7ª colocação, mas ainda irá jogar contra o Vasco. Se vencer o confronto, o Morcego poderá fechar a primeira fase na 6ª posição.

Últimos jogos

Vasco x Andirá e Náuas x Plácido de Castro. Essas duas partidas serão realizadas na terça, 15, na Arena da Floresta, e os resultados irão definir o emparceiramento dos confrontos da fase de quartas de final.

Os duelos eliminatórios estão programados para os dias 19 e 20 deste mês, no Florestão.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Independência enfrenta o Humaitá com obrigação de vitória

Publicado

em

Foto Sueli Rodrigues: Ancelmo será um dos titulares do Tricolor contra o Humaitá

Independência e Humaitá fazem neste sábado, 12, a partir das 17 horas, na Arena da Floresta, o confronto acreano da primeira fase do Campeonato Brasileiro da Série D. O Tricolor soma 18 pontos e é o 3º do grupo A1. O Humaitá é o lanterna da chave com 1 ponto.

Obrigação de vitória

O Independência fechou a preparação nessa sexta, no Marinho Monte, com um treino de bolas paradas. Fabrício, na defesa, e Robert, no ataque, e vencer é fundamental para o Independência se aproximar ainda mais da classificação.

Sem motivação

O Humaitá entra em campo “sem motivação”. A equipe não vence no Brasileiro da Série D desde 2023 e tem a pior campanha entre os times na disputa em 2025.

Trio de Minas Gerais

Um trio de Minas Gerais comanda Independência e Humaitá. Wanderson Alves será o árbitro e terá como auxiliares Ricardo Junio e Marcyano da Silva.

Outra partida 

Na outra partida do grupo A1 neste sábado, o Trem recebe o GAS, de Roraima, no estádio Zerão, em Macapá, no Amapá.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Assermurb e Preventório estreiam no 2º turno do Estadual Sub-18

Publicado

em

Foto Sueli Rodrigues: A atacante Bruna (bola) acredita em um Preventório mais forte

Assermurb e Preventório se enfrentam neste sábado, 12, a partir das 15h40, no Florestinha e estreiam no segundo turno do Campeonato Estadual Feminino Sub-18. As duas equipes estão no grupo A e quem dará um passo importante para garantir uma vaga na semifinal.

Tentar recuperação

Depois da derrota na final do primeiro turno, o Preventório vai em busca da recuperação para seguir na disputa do título;

A técnica Flávia Fernandes terá o elenco completo para um duelo difícil.

Comentários

Continue lendo