Cotidiano
Com 507 registros, Acre é o 2º estado com menor número de acidentes no trabalho em 2020, diz estudo
Levantamento é do Observatório de Segurança e Saúde do Trabalho do Ministério Público do Trabalho (MPT) e da Organização Internacional do Trabalho (OIT), divulgado dia 1º de maio. Dos 507 acidentes registrados em 2020, quatro acabaram em mortes.

Em todo Brasil, mais de 446 mil pessoas sofreram acidentes enquanto trabalhavam — Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação
Por Aline Nascimento
Em 2020, 507 pessoas sofreram acidente de trabalho no Acre.
O dado, do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho do Ministério Público do Trabalho (MPT) e da Organização Internacional do Trabalho (OIT), deixou o estado acreano em segundo lugar no ranking com o menor registro de acidentes.
A capital acreana, Rio Branco, é a cidade com mais registro de acidentes no trabalho no Acre. Segundo o estudo, ano passado 399 pessoas sofreram algum acidente enquanto trabalhavam. O levantamento foi divulgado no sábado (1º), Dia do Trabalhador.
No Brasil, o número de acidentes foi de mais 449 mil ano passado. O país tem uma taxa de 6 óbitos a cada 100 mil empregos formais entre 2012 e 2020.
Na distribuição geográfica, São Paulo concentra 35% dos acidentes de trabalho notificados, com 148.103 casos. Logo em seguida aparece Minas Gerais com 46.109 (11%) e Rio Grande do Sul 37.169 (9%).
O levantamento traz dados ainda de acidentes de trabalho registrados no Acre entre 2002 e 2020. Em 18 anos, o estado acreano registrou mais de 15 mil acidentes de trabalho, sendo os maiores números foram registrados entre 2009 e 2015.

Eduardo Nascimento, de 21 anos, morreu em 2020 no primeiro dia de trabalho no Acre — Foto: Arquivo da família
Mortes no trabalho
Sobre o número de mortes, dos 507 acidentes registrados no Acre ano passado quatro resultaram em óbitos. No período avaliado, de 2022 a 2020, 113 pessoas morreram no estado acreano vítimas de acidentes no trabalho.
Um dos óbitos registrados em 2020 foi o de Eduardo Nascimento, de 21 anos, após ele cair de um andaime de 3 metros de altura em uma obra no bairro Jardim de Alah, em Rio Branco. Na época, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) informou que o jovem morreu ainda no local do acidente devido ao trauma da queda.
A família contou que era o primeiro dia de trabalho do jovem, que estava ajudando na cobertura da obra. Nascimento, segundo os familiares, trabalhava com bicos e sempre arrumava uma forma de ganhar dinheiro.
No Brasil, o total de pessoas que morreram enquanto trabalhavam foi de 1,9 mil. Entre os países do G20, o Brasil ocupa a segunda colocação em mortalidade no trabalho, apenas atrás do México (primeiro colocado), com oito óbitos a cada 100 mil vínculos de emprego entre 2002 e 2020
Comentários
Cotidiano
Galvez vence o Andirá e assume 3ª colocação no Estadual

Foto Sueli Rodrigues: Galvez e Andirá fizeram um duelo de classificados
O Galvez venceu o Andirá por 1 a 0 nesta sexta, 11, no Florestão, e assumiu a 3ª colocação com 16 pontos na fase de classificação no Campeonato Estadual Sub-20. O atacante Matheus marcou o gol da vitória do Imperador ainda no primeiro tempo do jogo.
Fechou participação
A vitória diante do Andirá fechou a participação do Galvez na primeira fase do torneio. O Imperador vai esperar a partida do Vasco na terça, 15, na Arena da Floresta para saber se ficará em 3º ou na 4ª colocação.
Andirá em 7º
Com a derrota o Andirá permanece na 7ª colocação, mas ainda irá jogar contra o Vasco. Se vencer o confronto, o Morcego poderá fechar a primeira fase na 6ª posição.
Últimos jogos
Vasco x Andirá e Náuas x Plácido de Castro. Essas duas partidas serão realizadas na terça, 15, na Arena da Floresta, e os resultados irão definir o emparceiramento dos confrontos da fase de quartas de final.
Os duelos eliminatórios estão programados para os dias 19 e 20 deste mês, no Florestão.
Comentários
Cotidiano
Independência enfrenta o Humaitá com obrigação de vitória

Foto Sueli Rodrigues: Ancelmo será um dos titulares do Tricolor contra o Humaitá
Independência e Humaitá fazem neste sábado, 12, a partir das 17 horas, na Arena da Floresta, o confronto acreano da primeira fase do Campeonato Brasileiro da Série D. O Tricolor soma 18 pontos e é o 3º do grupo A1. O Humaitá é o lanterna da chave com 1 ponto.
Obrigação de vitória
O Independência fechou a preparação nessa sexta, no Marinho Monte, com um treino de bolas paradas. Fabrício, na defesa, e Robert, no ataque, e vencer é fundamental para o Independência se aproximar ainda mais da classificação.
Sem motivação
O Humaitá entra em campo “sem motivação”. A equipe não vence no Brasileiro da Série D desde 2023 e tem a pior campanha entre os times na disputa em 2025.
Trio de Minas Gerais
Um trio de Minas Gerais comanda Independência e Humaitá. Wanderson Alves será o árbitro e terá como auxiliares Ricardo Junio e Marcyano da Silva.
Outra partida
Na outra partida do grupo A1 neste sábado, o Trem recebe o GAS, de Roraima, no estádio Zerão, em Macapá, no Amapá.
Comentários
Cotidiano
Assermurb e Preventório estreiam no 2º turno do Estadual Sub-18

Foto Sueli Rodrigues: A atacante Bruna (bola) acredita em um Preventório mais forte
Assermurb e Preventório se enfrentam neste sábado, 12, a partir das 15h40, no Florestinha e estreiam no segundo turno do Campeonato Estadual Feminino Sub-18. As duas equipes estão no grupo A e quem dará um passo importante para garantir uma vaga na semifinal.
Tentar recuperação
Depois da derrota na final do primeiro turno, o Preventório vai em busca da recuperação para seguir na disputa do título;
A técnica Flávia Fernandes terá o elenco completo para um duelo difícil.
Você precisa fazer login para comentar.