Geral
Coluna Social desta semana trás pra vocês o que aconteceu de melhor
HOMENAGEM
Francisco Pinheiro Gadelha (CHICO DINO )
Senhor ‘Chico Dino’, nordestino que adotou a cidade DE Brasiléia desde que veio na década de 20 como soldado da borracha, chegou em nossa terra se apaixonou e nunca mais volto para sua cidade natal.
Veio para o Acre como muito outros na esperança de vida melhor como “Soldado da Borracha” e conseguiu. Segundo testemunhos, ‘Seu Chico’ andava em ramais tortuosos e até abriu alguns na garra para poder escoar a borracha num caminhão. Foi casado com ‘Dona’ Olinda Gadelha, que foi professora e até prefeita do Município e hoje encontra-se residindo no nordeste.
Com o passar do tempo e decadência da borracha, Seu Chico limitou-se a cuidar de seus negócios, pessoa de semblante humilde sempre era visto indo e vindo de bicicleta com seu chapéu de palha, de seu pequeno sítio localizado na BR 317 na Estrada do Pacífico. Mesmo assim, dizia ser uma pessoa rica pelo fato poder ir pelo menos duas vezes por ano ao Nordeste.
Seu Chico Dino como era conhecido , era um senhor muito alegre, que adorava brincar em todas as noites do Carnaval Fantasiado Emília, Homem-Aranha, Batman, Palhaços, Pierrôs, Bailarinas, Lacraia entre outras tantas e Brincar com as crianças, trazendo muita alegria para todos.
Chico Dino Faleceu em outubro no ano de 2008 no dia 29 de outubro.
É com um enorme carinho que nós do Alto Acre lembramos do seu CHICO DINO, que está em um ótimo lugar.
Festa Cantina Goiânia… foi bom demais!
5 jeitos diferentes de usar camisa xadrez
O revival da década de 90 traz de volta um dos grandes ícones da moda grunge: a camisa xadrez! Veja 5 maneiras de incorporar a peça ao look e fique por dentro da tendência
Invista em modelos maiores, com silhueta mais ampla, e use a camisa como se fosse um vestido. Para dar um ar mais feminino, aposte no comprimento mini e combine a peça comsapatos de salto, sandálias ou sapatilhas.
Adote a tendência boyish e combine a camisa xadrez com peças e acessórios tipicamente masculinos, como os oxfords, coturnos e calças jeans mais desgastadas. Vale também dar preferência as modelagens mais amplas, que dão um ar mais casual e despojado ao look
Usar a camisa amarrada na cintura é uma ótima forma de finalizar as produções. Além de funcionar como um detalhe a mais, o truque também é ótimo para dar uma cara mais urbana e street para os looks.
Uma das tendências fortes da moda grunge é usar a camisa aberta sobre uma camiseta . Na hora de apostar, vale brincar com os volumes e usar peças mais amplas na parte de cima, e mais justinhas na parte de baixo.
Outra forma de dar um ar mais delicado e até retrô para os looks é investir nos nózinhos na ponta da camisa. O melhor é que, como o cropped esté super em alta, você ainda reúne mais de uma tendência em um só look.
Você estiloso!
Que o mês de Outubro seja repleto de coisas boas.
Galera é o seguinte… vocês é Estilosa? Gosta de se vestir bem? Conhece alguém que seja? Então essa é pra vocês .
A coluna Social vai escolher as fotos mais TOP e lança aqui, se você conhece alguém e quer, que essa pessoa participe, fofoca pra gente.
É só entra em contato no face da Thay Tavares, mandar uma mensagem com a foto e nome!
E vamos escolher os 2 Looks Fashion da semana :*
Aniversariante da semana
Nemora Bistes 31/09
Pierre Lorenzo 31/09
Vanessa Vidal 31/09
Maria Luiza 01/10
Felipe Victor 02/10
Cleice Carvalho 02/10
Ayja Matarazzo 02/10
Adna Samara 02/10
Carlos Camacho 02/10
Cayo Castro 03/10
Alef correia 03/10
Alexandre Oliveira 03/10
Muriá Moraes 03/10
Hayana Alves 04/10
Chiquinha Alvez 04/10
Andressa Alercio 04/10
Comentários
Geral
Tentativa de invasão à Secretaria de Agricultura termina em furtos a residências em Tarauacá
Uma tentativa de invasão à sede da Secretaria Municipal de Agricultura de Tarauacá, registrada na madrugada desta terça-feira (23), acabou resultando em uma sequência de furtos em residências localizadas nas proximidades do órgão público.
Segundo informações apuradas, a ação criminosa ocorreu por volta das 4h30, na Rua Floriano Peixoto. Suspeitos ainda não identificados teriam usado um instrumento conhecido como “tesourão” para tentar forçar os portões da secretaria. Apesar das investidas, o imóvel não chegou a ser arrombado.
A principal suspeita é de que o objetivo dos criminosos fosse furtar kits de farinha, além de barcos e motores que estavam sob a responsabilidade da secretaria e seriam destinados a associações de produtores rurais do município.
Após não conseguirem acessar o prédio público, os suspeitos passaram a agir na vizinhança. Conforme relatos de moradores, eles escalaram muros de residências e furtaram diversos objetos, entre eles botas, ferramentas, roupas e até galinhas.
A Polícia foi acionada e realizou diligências na região para tentar identificar e localizar os autores dos crimes. Até o momento, ninguém foi preso e o caso segue sob investigação.
As autoridades orientam que os moradores da área redobrem a atenção e comuniquem qualquer informação que possa contribuir para a elucidação do caso.
Comentários
Geral
TJAC acata pedido da OAB/AC e recomenda a juízes e juízas a liberação de alvarás e RPVs
O corregedor-geral de Justiça, o desembargador Nonato Maia, acatou o pedido da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/AC) e recomendou a todas as unidades do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) que promovam a liberação de alvarás e Requisições de Pequeno Valor (RPVs) antes do recesso.
A decisão, tomada no Processo Administrativo nº 0013086-63.2025.8.01.0000 nesta segunda-feira, 15, destaca o caráter alimentar dos valores, principalmente no final do ano.
“Diante do exposto, acolho parcialmente o pedido formulado pela Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional do Acre, para recomendar aos juízes e juízas de Primeiro Grau que, no exercício de sua autonomia jurisdicional, avaliem a viabilidade de priorizar a análise e a expedição das Requisições de Pequeno Valor (RPVs), especialmente aquelas já conclusas e aptas à liberação, antes do início do recesso forense”, decidiu o magistrado.
Assim como no TJAC, o presidente da Seccional acreana, Rodrigo Aiache, solicitou também ao Tribunal Regional do Trabalho (TRT14) e à Justiça Federal a possibilidade de um mutirão ou força-tarefa.
Comentários
Geral
Unidade Penitenciária de Senador Guiomard celebra a formatura de alunos do ensino regular
A representante da Secretaria de Estado de Educação, Márcia Fittipaldy, coordena a escola que funciona dentro do presídio de Senador Guiomard. Ela acompanhou cada etapa até a entrega do tão sonhado certificado dos alunos e disse que o momento é de comemoração

Onze detentos receberam certificado de conclusão do ensino médio. Foto: cedida
O governo do Acre, por meio do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), celebrou nesta terça-feira, 23, os resultados de um trabalho voltado para a educação, feito dentro dos presídios do Acre. Após um ano inteiro de dedicação e compromisso, tanto da equipe educacional quanto dos alunos, 11 detentos, que cumprem pena na Unidade Penitenciária de Senador Guiomard, concluíram com êxito o ensino fundamental.
Arthur Nascimento, diretor da Unidade, disse que ao todo, 95 presos estudam na Escola Veiga Cabral. Ele destacou que a educação é um direito de todos e, para o detento, uma ferramenta fundamental no processo de reinserção social.

Noventa e cinco presos estudam na Escola Veiga Cabral em Senador Guiomard. Foto: Zayra Amorim
A representante da Secretaria de Estado de Educação, Márcia Fittipaldy, coordena a escola que funciona dentro do presídio de Senador Guiomard. Ela acompanhou cada etapa até a entrega do tão sonhado certificado dos alunos e disse que o momento é de comemoração.
“Hoje é um dia de celebração, de encerramento do ano letivo, com muitas conquistas aqui na escola, porque nós temos onze alunos formando no ensino fundamental. Além disso, durante este ano nós conseguimos estruturar a escola, com ares-condicionados, bebedouros, banheiros nas salas de aula, e tudo isso é fruto de um trabalho sério e comprometido que temos feito dentro dos presídios.”
Para o detento D.S., que cumpre pena desde 2017, receber seu certificado de conclusão do ensino fundamental é um privilégio. “Eu tive o privilégio de estar concluindo o meu ensino fundamental. Quero agradecer primeiramente a Deus, depois eu quero agradecer a oportunidade ao estabelecimento penal, ao seu Mário, aos policiais penais e ao diretor do presídio por estarem sempre com a gente, porque pra gente que ganha essa oportunidade de estar se ressocializando através da educação, isso é muito importante, muito obrigado por esse voto de confiança.”

Detendo agradeceu a oportunidade recebida. Foto: cedida







































Você precisa fazer login para comentar.