Conecte-se conosco

Extra

Coluna da Maria Coutinho

Publicado

em

Brasil, poesia em verde cinza!

Na Amazônia, quando o dia nasce noite e o sol sangrando aparece, é prenuncio de intensas queimadas.

A cegueira é latente…

…e a audição comprometida. Em nome do reino há fogo, matando todos as vidas.

Nossa mata chora…

…nossa fauna vai embora. Nas labaredas os ritos, fazem cinza nossa flora.

Somos filhos do sistema…

…e frutos da tirania, a extremidade traz o caos onde deveria ser poesia.

País em chamas, Brasil!

Nesse meio século de vida, minha memória reúne lembranças das queimadas destruindo a mata densa. Conheço de perto a cultura incendiaria em clareiras e pastos. A ganancia, arrogância e a ignorância humana sempre foi   impiedosa.

Gaia e o Caos

Os estragos são irreparáveis. Não se vê planejamento para o desenvolvimento e a conservação da biodiversidade. A vegetação nativa está reduzindo, animais morrendo, rios desaparecendo e os prejuízos chegando. Sofremos com grandes enchentes e rigorosas secas. A mãe-terra permanece danificada e o planeta furioso, responde com evento extremos.

Agosto é mês de desgosto…

…setembro e outubro não são diferentes. Período seco, estação de queimadas na região amazônica. Nessa época os focos de incêndios aumentam, o calor é infernal, céu cinzento, cheiro intenso de fumaça e os jardins ressecam cobertos por tisnas.

Somos parte desse ato…

…as doenças respiratórias aparecem. Quando chove abafa o tempo, o ar fica pesado, adoecendo a população e animais. Inalamos fumaça, os olhos marejam, ardem, vem a indisposição, cefaleia, agitação e a irritação etc.

Não há paz…

…nem sabedoria. Nesse inferno escaldante, os senhores do fogo ignoram vidas e afligem almas. Quando a chama abaixa em território devastado, tem cadáveres em cinzas e gritos silenciados. O cenário é chocante, é perverso. Precisamos de política ambiental efetiva urgente!

O “Dia do Fogo”                                                                                           

Parece irracional, a união de pessoas para transformar seu País em labaredas. Acreditar no ato insano de protesto, ocorrido em 10 de agosto do ano em curso por agricultores em municípios no estado do Pará, dói? Mentes alienadas usam o método como limpa de pastagem ou de áreas recém-desmatadas.

 

Os dados…

…das agências, Institutos e sistemas de monitoramento ao desmatamento, mostram que entre janeiro e julho de 2019, os focos de queimadas superaram o índice nos últimos quatro anos. O Instituto de Pesquisa Ambiental (IPAM) e da Universidade Federal do Acre (UFAC) relacionam o aumento dos focos de queimadas ao desmatamento, contraponto a tese de ocorrência natural.

Período de estiagem é….

…propício para o aumento das queimadas. O Acre em sete meses de 2019, ocupou o quinto lugar. O nível crítico ambiental em razão da cultura da queima foi de 50%, no início de agosto. Rio Branco foi considerado o município mais atingido, seguido por Sena Madureira, Tarauacá Feijó e Manoel Urbano. Na região do Alto Acre, o município de Assis Brasil aparece liderando as queimas.

O Exército contra o fogo.

Na operação denominada “Verde Brasil”, o exército já lançou por meio de aeronaves mais de 210.000 mil litros de água contendo fogo. Entre Rondônia e Acre também houveram autuações ambientais e detidos por porte ilegal de arma. As ações das tropas via terrestre permanecem mapeando a região afetada e inibindo queimas.

Fonte: oriobranco.net, terra.com.br.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Extra

PolíciaCivil fecha ‘Boca do Índio’ na “Favelinha” com mais de 80 pedras de crack em Epitaciolândia

Publicado

em

Operação conjunta das polícias Civil e Militar resultou na apreensão de drogas, maconha e objetos trocados por entorpecentes

Uma operação realizada na manhã desta quarta-feira (11) pelas polícias Civil e Militar de Epitaciolândia resultou no fechamento de um ponto de venda de drogas na comunidade conhecida como “Favelinha” e na prisão de um suspeito por tráfico.

A ação foi desencadeada após investigação conduzida pela equipe da Delegacia de Polícia Civil do município, que vinha monitorando a movimentação no local diante de denúncias sobre intensa comercialização de entorpecentes na região.

Durante a chegada das viaturas, os policiais abordaram um homem identificado como Davi Ariane da Silva, 36 anos, conhecido pelo apelido de “Índio”. Segundo a polícia, ele tentou se esconder ao perceber a presença da equipe. Na revista pessoal, foram encontradas mais de 80 pedras de crack, já fracionadas e prontas para venda.

Após o flagrante, o suspeito foi preso e levou os agentes até a residência onde morava. No imóvel, os policiais localizaram mais uma porção de crack e oito invólucros de maconha. Também foram apreendidos diversos objetos que, conforme relato do próprio suspeito, teriam sido trocados por drogas — prática recorrente no tráfico.

Ainda durante a ocorrência, usuários teriam comparecido ao local com a intenção de adquirir entorpecentes, reforçando, segundo a polícia, que o imóvel funcionava como ponto ativo de venda.

O homem foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil, juntamente com o material apreendido, e deverá responder pelo crime de tráfico de drogas.

A operação foi coordenada pelo delegado titular da unidade em Epitaciolândia. A Polícia Civil destacou a importância das denúncias anônimas no combate ao tráfico e reforçou que as informações repassadas pela população são tratadas com sigilo.

Comentários

Continue lendo

Extra

Polícia Civil prende foragido acusado de tentativa de homicídio em Xapuri

Publicado

em

A ordem judicial foi decretada em razão do descumprimento de medida protetiva concedida à ex-namorada do investigado.

Mandado foi cumprido na zona rural após descumprimento de medida protetiva; crime ocorreu em bar no bairro da Sibéria

A Polícia Civil do Acre (PCAC), por meio da Delegacia-Geral de Xapuri, cumpriu na manhã desta terça-feira (10) um mandado de prisão preventiva contra J.S.S., de 25 anos, que estava foragido da Justiça. A prisão ocorreu na zona rural do município, no Seringal Nova Esperança, colocação Maloca, onde o acusado residia.

A ordem judicial foi decretada em razão do descumprimento de medida protetiva concedida à ex-namorada do investigado. J.S.S. é acusado de tentativa de homicídio registrada na madrugada de 11 de janeiro deste ano, em um bar localizado no bairro da Sibéria, na região conhecida como “4 Bocas”, em Xapuri.

Vítima escapou por pouco. lâmina do canivete ficou a milímetros da artéria do pescoço.

Conforme o inquérito policial, o suspeito, armado com uma arma branca, teria atacado por ciúmes o comerciante conhecido como “Teodoro”, morador do bairro da Sibéria, ao ver a ex-namorada acompanhada de outra pessoa. A vítima foi atingida com um golpe no pescoço, e outras perfurações só não foram consumadas devido à intervenção dos seguranças do estabelecimento.

Após o crime, o autor fugiu e passou a ser considerado foragido. Durante o período em que esteve escondido, segundo a Polícia Civil, ele enviou mensagens ameaçadoras à ex-namorada, inclusive desafiando a Justiça, o que reforçou o pedido de prisão preventiva.

A prisão ocorreu na zona rural do município, no Seringal Nova Esperança, colocação Maloca, onde o acusado residia.

Diante dos fatos, o delegado Luccas Vianna representou pela prisão do acusado, que foi decretada pelo Judiciário e cumprida pela equipe de investigação coordenada pelo inspetor-chefe Eurico Feitosa. O preso foi encaminhado à delegacia para os procedimentos legais e permanece à disposição da Justiça.

Comentários

Continue lendo

Extra

Homem monitorado por tornozeleira eletrônica é executado a tiros em Rio Branco

Publicado

em

Vítima teria sido atraída para uma emboscada após cobrança de dívida; crime será investigado pela DHPP

Um homicídio com características de execução foi registrado por volta das 17h desta segunda-feira (9), na rua Içá, no bairro Ruilino 3, em Rio Branco. A vítima foi identificada como Francisco Costa das Chagas Filho, de 28 anos, que fazia uso de tornozeleira eletrônica.

De acordo com informações repassadas à polícia pela esposa da vítima, Francisco possuía uma dívida de alto valor e, durante a tarde, teria recebido uma ligação cobrando a quitação do débito. Segundo ela, o homem informou que dispunha apenas de R$ 14 mil. Após o contato, Francisco saiu de casa conduzindo um Volkswagen Golf, de cor branca, em direção ao local combinado.

A principal suspeita da polícia é de que a vítima tenha caído em uma emboscada. Ao chegar à rua Içá, Francisco teria sido levado para uma área de mata, onde foi executado com três disparos de arma de fogo, sendo um deles diretamente no coração.

Moradores da região relataram ter ouvido os tiros, mas ninguém saiu para verificar o ocorrido. O corpo só foi localizado após a esposa da vítima rastrear a localização do telefone celular de Francisco. No local, o veículo foi encontrado estacionado na via pública, enquanto o corpo estava em meio à vegetação.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado. Uma ambulância de suporte avançado, sob coordenação do médico Manoel Neto, esteve no local, mas os socorristas apenas puderam confirmar o óbito. A análise inicial apontou três perfurações por arma de fogo.

A Polícia Militar, por meio de equipes do 1º Batalhão, isolou a área para preservação da cena do crime. Investigadores da Equipe de Pronto Emprego (EPE) também estiveram no local colhendo informações preliminares.

O Departamento de Polícia Técnico-Científico (DPTC) foi acionado, e a equipe de plantão do Instituto Médico Legal (IML) realizou a perícia e a remoção do corpo.

O caso será investigado pela Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), que busca esclarecer a autoria e a motivação do crime.

Comentários

Continue lendo