Cotidiano
Celebrando a diversidade cultural do Acre, baile infantil emociona adultos e crianças no Carnaval da Família 2024
O Carnaval da Família 2024, evento promovido pelo governo do Acre, encantou moradores e visitantes com sua rica variedade de manifestações artísticas e culturais nesta segunda-feira, 12. Este ano, uma das atrações mais marcantes foi o baile infantil, onde crianças e seus familiares se divertiram em um ambiente seguro e animado.

Uma das manifestações mais notáveis foi o Marupiara Jabuti-Bumbá, uma expressão artística contemporânea que surgiu em 2005, em Rio Branco. Foto: Neto Lucena/ Secom
Este ano o baile foi marcado por expressões culturais regionais, mostrando toda a diversidade cultural e celebrando tradições acreanas. Jabuti-Bumbá, Marujada Brig Esperança e o maracatu Nação Pé Rachado fizeram os olhos de crianças e responsáveis brilharem e reviverem a extensa cultura local.

Com enredos que abordam figuras históricas e lendas locais, como Chico Mendes e Nossa Senhora Seringueira. Foto: Clemerson Ribeiro/Anac
Uma das manifestações mais notáveis foi o Marupiara Jabuti-Bumbá, uma expressão artística contemporânea que surgiu em 2005, em Rio Branco. Inspirado no folguedo Bumba-meuboi, esse espetáculo destaca as peculiaridades locais do Acre, incluindo o uso do jabuti como personagem principal, simbolizando a luta pela preservação da floresta amazônica. Com enredos que abordam figuras históricas e lendas locais, como Chico Mendes e Nossa Senhora Seringueira, o Marupiara Jabuti-Bumbá encantou o público com suas canções e danças, que também incorporam elementos da religião popular Santo Daime.

Outra atração de destaque foi a Marujada Brig Esperança. Foto: Clemerson Ribeiro/Anac
Outra atração de destaque foi a Marujada Brig Esperança, um folguedo de cultura popular originário de Cruzeiro do Sul, que conta a história de uma embarcação a vapor em meio a um motim. Com músicas, danças e dramatizações, essa manifestação cultural, trazida para Rio Branco na década de 1970, é considerada um Patrimônio Imaterial do Estado do Acre, graças ao trabalho dos mestres Aldenor da Costa e Chico do Bruno.

Artista popular, Patrícia Helena, participou das apresentações da Marujada e do Jabuti-Bumbá. Foto: Neto Lucena/ Secom
“Convidamos as pessoas, por meio da apresentação, para para exercer uma cultura, aprender sobre essa cultura e para que as pessoas tenham um diferencial no cotidiano”, afirma a artista popular, Patrícia Helena, integrante da Marujada e do Jabuti-Bumbá. “Eu posso ter a arte como uma forma de desenvolvimento emocional, pessoal e social, e é justamente isso que a gente proporciona a união entre as pessoas de diversas classes sociais”, conclui.

Maracatu Nação Pé Rachado, único grupo de Maracatu de baque virado atuante na capital acreana. Foto: Neto Lucena/ Secom
Além disso, o Maracatu Nação Pé Rachado, único grupo de Maracatu de baque virado atuante na capital acreana, trouxe sua energia contagiante para as ruas durante o Carnaval da Família. Originado de uma oficina voltada para mulheres, esse grupo não apenas promove a cultura negra no estado, mas também contribui para a luta antirracista, valorizando as produções artísticas e intelectuais da população negra.

Carnaval da Família 2024 reafirmou o compromisso do governo do Acre com a valorização e preservação de sua rica herança cultural. Foto: Neto Lucena/ Secom
Com uma programação diversificada e inclusiva, o Carnaval da Família 2024 reafirmou o compromisso do governo do Acre com a valorização e preservação de sua rica herança cultural, proporcionando momentos de alegria e celebração para todas as idades e origens.
Comentários
Cotidiano
Diretoria do Galvez confirma as contratações de Marcos Júnior e Caíque

Foto arquivo pessoal: Marcos Júnior chega no Imperador como uma grande contratação
O presidente do Galvez, Igor Oliveira, confirmou nesta sexta, 26, as contratações do meia Marcos Júnior, ex-São Bernardo de São Paulo, e do atacante Caíque, ex-Humaitá. Os dois atletas devem desembarcar em Rio Branco na primeira semana de janeiro e são as últimas contratações antes do início do Campeonato Estadual.
“O Marcos Júnior fez a base no São Paulo e jogou na Ponte Preta. O Caíque vem do Amazonas e atuou no Rio Branco e no Humaitá”, declarou Igor Oliveira.
Dois períodos
O elenco do Galvez trabalha neste sábado, 27, em dois períodos no CT do Imperador. O técnico Maurício Carneiro começa a realizar trabalhos táticos e a meta é a montagem da equipe. O Imperador estreia no Estadual contra o São Francisco, no dia 13 de janeiro, na Arena da Floresta.
Amistoso na terça
Depois de enfrentar o Independência, o Galvez fará o segundo amistoso visando o Campeonato Estadual na terça. 30, contra o Vasco, na Fazendinha.
Comentários
Cotidiano
Diretoria do Rio Branco acerta o retorno do atacante Raphael

Foto Sueli Rodrigues: Raphael disputou o Estadual Sub-20 pelo Estrelão
O atacante Raphael, um dos destaques da equipe Sub-20, seguirá no Rio Branco para a disputa do Campeonato Estadual 2026. O atleta desembarca na capital acreana no próximo dia 8 para ser integrado ao restante do elenco.
“Voltar ao Rio Branco para atuar no profissional é uma grande oportunidade. Sabemos das metas do clubes e vou tentar ajudar marcando muitos gols”, declarou Raphael.
Segue com preparação
O elenco do Rio Branco realizou nesta sexta, 26, mais um trabalho físico sob o comando do professor Selcimar Maciel. “Vamos aproveitar todos dias. Se tivermos um dia chuvoso, faremos trabalhos físicos na academia”, disse Selcimar Maciel.
1º Amistoso
O Rio Branco deve enfrentar o Santa Cruz no próximo dia 30, no CT do Cupuaçu, no primeiro amistoso da fase de preparação. O Estrelão joga contra o Vasco no sábado, 17 janeiro, no Tonicão, na estreia do Estadual 2026.
Comentários
Cotidiano
Acre terá quase 30 dias de feriados e pontos facultativos em 2026

Os servidores do Poder Executivo do Acre terão, em 2026, um total de 26 dias de folga entre feriados nacionais, feriados estaduais e pontos facultativos. A distribuição dessas datas ao longo do ano possibilita períodos prolongados de descanso em diferentes meses, como janeiro, fevereiro, abril, maio, setembro, novembro e dezembro.
O calendário foi definido em decreto do governo do Acre, publicado no Diário Oficial do Estado, na última segunda-feira, 22, que organiza o funcionamento dos órgãos públicos estaduais ao longo do próximo ano. Conforme o documento, apenas os serviços considerados essenciais devem manter funcionamento regular nas datas previstas como feriado ou ponto facultativo.
Apesar do grande número de dias de folga, alguns feriados cairão em finais de semana. O Dia Internacional da Mulher e a Proclamação da República, por exemplo, serão em um domingo.
Por outro lado, datas como o Dia do Trabalho, o Dia da Consciência Negra e o Natal coincidem com uma sexta-feira, favorecendo a formação de feriado prolongado.
No período do Carnaval, o governo estadual estabeleceu ponto facultativo por três dias consecutivos, segunda, terça e quarta-feira de Cinzas, impactando diretamente o funcionamento das repartições públicas e a rotina administrativa nesse intervalo.
Ao longo do ano, o calendário inclui datas como a Confraternização Universal, em 1º de janeiro, além de feriados estaduais tradicionais, como o Dia do Católico, o Dia do Evangélico, o Aniversário do Estado do Acre, o Tratado de Petrópolis e o Dia da Amazônia.
Também constam feriados nacionais como Tiradentes, Independência do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, Finados e Natal e pontos facultativos na véspera de Natal, no dia 24, feriado nacional no dia 25, e ponto facultativo na véspera de Ano Novo, no dia 31.


































Você precisa fazer login para comentar.