fbpx
Conecte-se conosco

Cotidiano

Celebrando a diversidade cultural do Acre, baile infantil emociona adultos e crianças no Carnaval da Família 2024

Publicado

em

O Carnaval da Família 2024, evento promovido pelo governo do Acre, encantou moradores e visitantes com sua rica variedade de manifestações artísticas e culturais nesta segunda-feira, 12. Este ano, uma das atrações mais marcantes foi o baile infantil, onde crianças e seus familiares se divertiram em um ambiente seguro e animado.

Uma das manifestações mais notáveis foi o Marupiara Jabuti-Bumbá, uma expressão artística contemporânea que surgiu em 2005, em Rio Branco. Foto: Neto Lucena/ Secom

Este ano o baile foi marcado por expressões culturais regionais, mostrando toda a diversidade cultural e celebrando tradições acreanas. Jabuti-Bumbá, Marujada Brig Esperança e o maracatu Nação Pé Rachado fizeram os olhos de crianças e responsáveis brilharem e reviverem a extensa cultura local.

Com enredos que abordam figuras históricas e lendas locais, como Chico Mendes e Nossa Senhora Seringueira. Foto: Clemerson Ribeiro/Anac

Uma das manifestações mais notáveis foi o Marupiara Jabuti-Bumbá, uma expressão artística contemporânea que surgiu em 2005, em Rio Branco. Inspirado no folguedo Bumba-meuboi, esse espetáculo destaca as peculiaridades locais do Acre, incluindo o uso do jabuti como personagem principal, simbolizando a luta pela preservação da floresta amazônica. Com enredos que abordam figuras históricas e lendas locais, como Chico Mendes e Nossa Senhora Seringueira, o Marupiara Jabuti-Bumbá encantou o público com suas canções e danças, que também incorporam elementos da religião popular Santo Daime.

Outra atração de destaque foi a Marujada Brig Esperança. Foto: Clemerson Ribeiro/Anac

Outra atração de destaque foi a Marujada Brig Esperança, um folguedo de cultura popular originário de Cruzeiro do Sul, que conta a história de uma embarcação a vapor em meio a um motim. Com músicas, danças e dramatizações, essa manifestação cultural, trazida para Rio Branco na década de 1970, é considerada um Patrimônio Imaterial do Estado do Acre, graças ao trabalho dos mestres Aldenor da Costa e Chico do Bruno.

Artista popular, Patrícia Helena, participou das apresentações da Marujada e do Jabuti-Bumbá. Foto: Neto Lucena/ Secom

“Convidamos as pessoas, por meio da apresentação, para para exercer uma cultura, aprender sobre essa cultura e para que as pessoas tenham um diferencial no cotidiano”, afirma a artista popular, Patrícia Helena, integrante da Marujada e do Jabuti-Bumbá. “Eu posso ter a arte como uma forma de desenvolvimento emocional, pessoal e social, e é justamente isso que a gente proporciona a união entre as pessoas de diversas classes sociais”, conclui.

Maracatu Nação Pé Rachado, único grupo de Maracatu de baque virado atuante na capital acreana. Foto: Neto Lucena/ Secom

Além disso, o Maracatu Nação Pé Rachado, único grupo de Maracatu de baque virado atuante na capital acreana, trouxe sua energia contagiante para as ruas durante o Carnaval da Família. Originado de uma oficina voltada para mulheres, esse grupo não apenas promove a cultura negra no estado, mas também contribui para a luta antirracista, valorizando as produções artísticas e intelectuais da população negra.

Carnaval da Família 2024 reafirmou o compromisso do governo do Acre com a valorização e preservação de sua rica herança cultural. Foto: Neto Lucena/ Secom

Com uma programação diversificada e inclusiva, o Carnaval da Família 2024 reafirmou o compromisso do governo do Acre com a valorização e preservação de sua rica herança cultural, proporcionando momentos de alegria e celebração para todas as idades e origens.

Comentários

Cotidiano

Plácido de Castro bate o Náuas e estreia com vitória no Estadual

Publicado

em

O Plácido de Castro derrotou o Náuas por 1 a 0 na tarde deste domingo, 3, no Florestão, e estreou com vitória no Campeonato Estadual. O atacante Chico, ainda no primeiro tempo, decidiu o confronto para o Tigre.

Resumo da partida

Com um time formado por jogadores experientes, o Plácido de Castro começou dominando o jogo e criando oportunidades. A equipe fez 1 a 0 e poderia ter ampliado.

Na segunda etapa, o Náuas passou a jogar melhor e perdeu oportunidades para empatar.

Fala, Ismael!

“Estávamos precisando jogar. Fizemos um bom primeiro tempo e poderíamos ter conquistado uma vitória com um placar maior. Plácido é uma equipe de tradição e o nosso primeiro objetivo é classificar para o returno”, declarou o atacante Ismael.

Náuas desconcentrado

Para o goleiro Jorge, o Náuas pagou pela desconcentração na primeira etapa da partida.

“Falhamos no gol e demoramos para entrar na partida. Ainda tentamos o empate, mas infelizmente não foi possível”, disse o goleiro.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Antônio Frota: um campeão nos circuitos e trilhas por acidente

Publicado

em

Foto PHD: Antônio Frota é um dos destaques do time Honda para a temporada

Não é exagero dizer que o ciclista Antônio Frota, 50, um dos melhores do Norte, é um campeão por acidente. O atleta começou a pedalar por causa de uma lesão grave na perna em um acidente de jet sky.

“Passei três meses em uma cadeira de rodas por causa do acidente. Minha esposa (Raquel Frota) sugeriu a bicicleta para ajudar e acelerar o processo de recuperação. Consegui me recuperar e não parei mais de pedalar”, disse Antônio Frota.

Muitos títulos

Antônio Frota é um dos principais atletas do time Honda para a disputa da temporada de 2024. Atual campeão acreano de velocidade, o atleta tem conquistas no mountain bike e também em eventos fora do Estado como no Norte/Nordeste.

“Disputei algumas das principais provas do ciclismo brasileiro com resultados importantes. O esporte requer um trabalho duro e vamos para mais uma temporada em busca de mais conquistas”, afirmou o ciclista.

Última temporada

Antônio Frota não fala em deixar as pistas e trilhas, mas essa deve ser a última temporada na categoria Elite.

“Tenho minha empresa e a família também pede mais tempo. O ciclismo hoje faz parte da minha vida e a ideia iniciar é diminuir os treinamentos e as competições”, declarou Frota.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Amigos Solidários e Xavier Maia ganham jogos equilibrados na Copinha

Publicado

em

Foto Manoel Façanha: Boas partidas marcaram mais uma rodada no ginásio do Sesc

Partidas equilibradas marcaram a rodada, da categoria Sub-14, na fase de classificação da 9ª Copinha Arasuper de Futsal, nesSe sábado, 2, no ginásio do Sesc.

Os Amigos Solidários venceram o Real Madrid por 3 a 1 no primeiro confronto da programação e na segunda partida, o Xavier Maia bateu o Fênix por 3 a 2.

Sub-12

Furacão do Norte B 7 x 1 Cruz Azul

AME 3 x 2 Fênix

Sub-10

Furacão do Norte 5 x 2 Xavier Maia

Comentários

Continue lendo






Em alta