fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Prefeitura de Rio Branco está presente na Transacreana com incentivos agrícolas

Publicado

em

Na Transacreana a prefeitura também está presente com incentivos agrícolas na agricultura familiar. No ramal Cai N’água, são 14 produtores assistidos com 2 hectares em área produtiva. Cada produtor recebeu 40 toneladas de calcário e 8.400 de fertilizantes.

As áreas produtivas foram mecanizadas, por meio do programa de mecanização. São 28 ha de área mecanizada. Toda a produção é vendida na Central de Abastecimento de Rio Branco (Ceasa) e nas feiras livres dos bairros. Toda logística de transporte e distribuição dos produtos é feita pela prefeitura.

A produtora Creuza Ferreira é uma das produtoras da agricultura familiar assistida pela gestão. Em sua área de terra ela produz mandioca, abóbora, milho e hortaliças em geral. Aqui usa a mão de obra familiar na produção. O filho e a nora estão diariamente na lida, seja na limpeza ou no preparo dos produtos para a comercialização.

“Antes da fertilização do solo a produção era pequena. Hoje com o apoio do fertilizante, a nossa produção aumentou de 60% a 80%. Não só nas quantidades, mas também no tamanho dos produtos. Os pepinos deram melhor, a abóbora também rendeu. E também nós vamos utilizar essa terra, que já está adubada. Vamos tirar o milho, tirar o jerimum, e aí a gente vai colocar o feijão de corda para aproveitar o adubo que está na terra”, explicou Creuza.

Creuza: “Nós nunca tivemos o apoio de adubo, de calcário” (Foto: Evandro Derze/Assecom)

Dona Creuza afirmou ainda que só conseguiu alcançar essa qualidade na produção, graças ao incentivo que a Prefeitura de Rio Branco deu a ela.

“Nós nunca tivemos o apoio de adubo, de calcário. Nossa terra era muito fraca. A prefeitura está sempre nos apoiando e foi quem nos forneceu, desde a mecanização até o adubo, o fertilizante. A gente está aproveitando isso para ter uma melhoria no rendimento da nossa produção”, complementou.

Lucas: “O pessoal da prefeitura está ajudando muito a gente” (Foto: Evandro Derze/Assecom)

O Lucas é o braço direito da mãe dele no plantio, no cultivo, no manejo e na comercialização do produto.

“O pessoal da prefeitura está ajudando muito a gente. Ajudou com o calcário, com a adubo e também com o escoamento do produto. De primeiro a gente tinha muita dificuldade, o produto estragava no roçado e hoje a gente está tendo essa parceria com o pessoal da prefeitura e eles estão ajudando a gente para melhorar financeiramente e ajudar.”

Matias: “A produção da dona Creuza era pequena, frutos pequenos, tamanho reduzido” (Foto: Evandro Derze/Assecom)

O engenheiro agrônomo da Seagro, Marcos Matias, informou que a produção de qualidade da dona Creuza já é resultado da presença da assistência técnica da prefeitura no campo.

“A produção da dona Creuza era pequena, frutos pequenos, tamanho reduzido, qualidade que não dava muito valor comercial. Aqui foi usado o plantio consorciado para aproveitar a área no caso milho e abóbora tipo canhão. Na área ela vai utilizar também para a rotação de cultura com o feijão calpique que o pessoal conhece muito pelo feijão de corda”, enfatizou.

Ainda no ramal Cai N’água na Transacreana, visitamos o seu Manoel Augustino. Ele é produtor de mandioca, milho, banana e outras culturas da agricultura familiar.  Ele é frequentemente visitado em sua propriedade pelos engenheiros e técnicos agrícolas da prefeitura.

Manuel: “Nunca tinha acontecido isso”(Foto: Evandro Derze/Assecom)

“Eu tenho milho, feijão. Acho que aqui na transacreana, só quem planta feijão aqui sou eu. Eu tenho um camburão de feijão. Depois que eu passei a receber os adubos, minha produção melhorou e muito a qualidade. Eu agradeço o prefeito. Nunca tinha acontecido isso.”

O seu Manuel aplicou toda a orientação técnica dada a ele pelos técnicos da Seagro no plantio consorciado de mandioca, milho, banana e abacaxi, obedecendo todo o espaçamento recomendado.

“Ele adota a questão do manejo das bananeiras. Daqui uns dois, três meses o milho sai, fica a mandioca e a banana e depois uns seis meses sai a mandioca e fica a banana que dura mais dois, três anos para frente. Quer dizer, é uma forma deles aproveitarem o espaço que tem.”

Para 2024, a prefeitura já adquiriu 3 mil toneladas de calcário. Todos os fertilizantes necessários para tornar as propriedades mais produtivas também já foram adquiridos. Os produtores que se enquadram dentro do perfil da agricultura familiar que desejam fazer parte do programa podem procurar a Secretaria Municipal de Agropecuária (Seagro) no Centro de Abastecimento de Rio Branco (Ceasa).

Fonte: Prefeitura de Rio Branco – AC

Comentários

Continue lendo

Acre

Você sabe até que ponto o termômetro vai cair nesta terça-feira na fronteira

Publicado

em

Já, as mínimas, ao amanhecer de quarta-feira e de quinta-feira, deverão oscilar entre 16 e 18ºC, em Rio Branco e Brasileia

A temperatura na quarta-feira e na quinta-feira, deverão oscilar entre 16 e 18ºC, em Rio Branco e Brasileia. Foto: arquivo

Uma onda de frio polar chega ao Acre nesta terça-feira (14), provocando chuvas com possibilidade de temporais e queda moderada da temperatura, caracterizando a primeira friagem do ano em território acreano. A informação do pesquisador meteorológico Luis Alberto Alpire, mais conhecido como o Senhor do Clima, na Bolívia.

________________

Em Rio Branco, os primeiros ventos dessa onda polar chegam por volta das 10h. Em Brasileia, os ventos chegam um pouco mais cedo, por volta das 8h. Já, em Cruzeiro do Sul, mais fraca, a massa de ar polar começará a chegar durante a noite para o dia seguinte.

________________

Assim, esta terça-feira será com tempo frio e ventilado, cujas temperaturas máximas, durante o dia, deverão ficar abaixo de 24ºC, com o céu encoberto e chuvas a qualquer hora, na capital e nos demais municípios do leste e do sul do estado. Já, as mínimas, ao amanhecer de quarta-feira e de quinta-feira, deverão oscilar entre 16 e 18ºC, em Rio Branco e Brasileia. No vale do Juruá, as mínimas, nos dias seguintes, deverão ficar entre 19 e 21ºC.

“Nesta terça-feira o dia será com muito frio, o maior do ano na região centro-leste da Bolívia”, confirmou Luis Alberto Alpire, mais conhecido como o Senhor do Clima, onde indicar que o mínimo esperado para a cidade de Santa Cruz de La Sierra, que fica ao norte com o departamento de Beni e com o Brasil, a temperatura de 13 graus Celsius afetando para baixo a temperatura na fronteira da regional Perla Del Acre, com Epitaciolândia e Brasiléia”.

Alberto Alpeire ressaltou ainda mais, da mesma forma, espera-se uma leve garoa, mas rajadas de ventos de sul que atingirão 50 quilômetros por hora; “o que reduzirá a sensação térmica na capital Santa Cruz, na Bolívia”.

Sobre a temperatura no acre, durante a tarde, teremos fortes chuvas no estado. À noite, pancadas de chuva acompanhadas por trovoadas isoladas no Vale do Juruá. Nas demais regiões do estado, apenas possibilidade de chuva, em cidades como Rio Branco, Sena Madureira e Epitaciolândia.

A temperatura mínima fica em torno de 18°C, em Porto Acre, a máxima prevista é de 32ºC, em Cruzeiro do Sul. A umidade relativa do ar varia entre 55% e 95%. A temperatura na quarta-feira e na quinta-feira, deverão oscilar entre 16 e 18ºC, em Rio Branco e Brasileia.

Comentários

Continue lendo

Acre

Registre-se: o acesso à cidadania pelo direito de existir

Publicado

em

Por

Ação realizada no Acre pelo Poder Judiciário é iniciada em Sena Madureira com atendimento aos povos originários e vai contemplar reeducados que estão em cinco presídios do estado

Com 30 anos de idade, até o dia de hoje, Marcelo Lopes Jaminawa só tinha como documento que comprovava sua existência, o Registro Administrativo de Nascimento de Indígena (RANI), instituído pelo Estatuto do Índio, Lei nº 6.0001 de 19 de dezembro de 1973, que serve como documento para solicitar o Registro Civil.

Morador da Aldeia Santana, no Purus, ele foi em busca do primeiro documento que realmente lhe dará o direito de acessar serviços e políticas públicas municipais, estaduais e federais.

Junto à esposa e filho, Marcelo foi um dos atendidos do Registre-se, ação que celebra a Semana Nacional do Registro Civil, uma iniciativa instituída pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que está em sua segunda edição e no Acre é promovida pela administração do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), por meio da Corregedoria-Geral da Justiça (Coger) e Projeto Cidadão.

Mas para acontecer, a ação conta também com a parceria do Executivo estadual, por meio da Polícia Civil, com o Instituto de Identificação, e do Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen), além da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), e a Associação dos Notários e Registradores (Anoreg), com o Cartório de Sena Madureira.

Nesta segunda-feira, 13, primeiro dia do Registre-se, que vai até a sexta-feira, 17, o município de Sena Madureira foi o local de lançamento,  contemplado com uma atividade voltada somente aos povos originários, na qual os Jaminawa que moram também em Manoel Urbano e Boca do Acre, foram atendidos. A segunda ação foi para atender os reeducandos do Presídio do Quinari, no município de Senador Guiomard.

A presidente do TJAC, desembargadora Regina Ferrari, agradece aos parceiros, que somaram esforços em prol da população. “O Registre-se” é mais do que uma simples prestação de serviço; é um ato de inclusão, de reconhecimento da dignidade de cada indivíduo e de sua pertença a uma sociedade justa e igualitária. Com muito orgulho lançamos mais uma edição desta iniciativa, que tem a missão de empoderar nossos cidadãos, fortalecer nossa sociedade e construir um futuro mais justo e inclusivo para todos os acreanos”, ressaltou Ferrari.

O corregedor-geral da Justiça, desembargador Samoel Evangelista, também falou da importância da ação. “É uma semana dedicada a essa atividade, que tem como prioridade as pessoas mais vulneráveis, neste caso, a população carcerária e indígena. Muitos vezes encontramos pessoas com idade já avançada, que não tem um Registro de Nascimento, e dessa forma não pode acessar um programa de atendimento, qualquer benefício. Aquilo que as vezes é muito pouco para quem possui, para esse cidadão que não tem, é muito”.

A decana da Corte acreana, desembargadora Eva Evangelista, coordenadora do Projeto Cidadão, que tem atuado na ação, também prestigiou a abertura dos atendimentos do Registre-se, agradecendo os parceiros e frisando a ação como imprescindível.

“O Projeto Cidadão é a maior demonstração de compromisso social do Judiciário e também da necessidade de nossa gente, que muitas vezes fica isolada e não consegue acessar os serviços que lhe são direitos. Esta ação realizada com apoio dos parceiros, torna tudo isso possível e contribui imensamente com essas pessoas”, disse a desembargadora.

O prefeito de Sena Madureira, Mazinho Serafim, agradeceu pela ação do Poder Judiciário acreano no município e reforço que a prefeitura estará sempre disponível para toda atividade em prol da população.

De 14 a 17, os atendimentos continuam em uma programação que contemplará os reeducandos que estão nos presídios de Sena Madureira, Tarauacá, Cruzeiro do Sul e Rio Branco.

Fonte: Tribunal de Justiça – AC

Comentários

Continue lendo

Acre

Governo promove obras de manutenção para readequação da ala de UTI na Fundhacre

Publicado

em

Por

O governo do Estado dará início nos próximos dias, na Fundação Hospital Estadual do Acre (Fundhacre), às obras de manutenção predial na ala de UTI para promover um melhor ambiente de atendimento aos pacientes e de trabalho aos servidores.

Obras devem ser concluídas em, aproximadamente, 45 dias. Foto: Gleison Luz/Fundhacre

A expectativa é de que as obras durem cerca de 45 dias, integrando uma série de melhorias que a atual gestão tem realizado ao longo das últimas semanas. Em abril deste ano, a Fundhacre já havia disponibilizado nove novos leitos clínicos – cinco na ala geriátrica e quatro em uma das enfermarias da unidade – a partir da readequação das instalações, proporcionando o melhor uso dos recursos públicos.

Presidente da Fundhacre, Ana Beatriz Souza, destaca que as melhorias visam o bem-estar dos pacientes. Foto: Gleison Luz/Fundhacre

“Nossa equipe está trabalhando a todo vapor para que a Fundhacre possa atender em sua capacidade máxima, por isso estamos fazendo essa reforma, visando o bem-estar dos pacientes. Em abril, conseguimos abrir nove leitos clínicos e estamos felizes em poder proporcionar essa melhoria também na ala da UTI”, ressaltou a presidente da Fundhacre, Ana Beatriz Souza.

O diretor executivo da Fundhacre, Wanderson Bragança, ponderou que a obra deve ser entregue até o final do mês de junho. “É mais um grande passo na melhoria da prestação de serviço à população. Nossa equipe está empenhada em concluir a obra o quanto antes, e a expectativa é de que no final de junho possamos entregar a ala de UTI, totalmente adequada para o bem-estar dos pacientes”, finalizou.

Fonte: Governo AC

Comentários

Continue lendo