Acre
Candidatos ao governo do Acre divergem sobre pesquisas
Com informações do ac24horas
Os quatro candidatos a governador do Acre divergem sobre as pesquisas dos institutos Delta e Ibope, divulgadas na TV Gazeta e TV Acre, respectivamente, e repercutidas amplamente na imprensa acreana.
Sebastião Viana, do PT, que nas duas pesquisas aparece como reeleito diz que os números são para ele um objeto de análise.
“As pesquisas, para mim, são sempre um item de observação, mas elas não influenciam em absolutamente nada o meu compromisso de estar perto das pessoas, de aprender com elas e ouvi-las. Numa hora de eleição é mais intenso ainda o diálogo para ouvir os conselhos, as reflexões, as opiniões e, a partir disso, tentar traduzir isso num grande aprendizado para poder fazer mais do que a gente tenta no dia a dia. Mesmo o resultado sendo positivo, temos que continuar trabalhando”, diz o petista.
O candidato do PT aparece com 46% nos números do Ibope e na pesquisa do Instituto Delta tem 41%. Os dois institutos dão vitória a Sebastião contra o tucano Marcio Bittar num eventual 2º turno.
Márcio Bittar (PSDB), quis comentar apenas a pesquisa da agência Delta em que ele aparece com 20%. No Ibope o tucano tem 19%. Para o candidato do PSDB os números apontam que no Acre haverá 2° turno.
“Estou muito satisfeito. Quero relembrar que eu me pauto pela Delta, que vem acertando todas as pesquisas de opinião pública nós últimos anos no Acre. A Delta tem sido o instituto responsável por fazer com que as outras tentem acertar mais, sabe”, disse Bittar.
Já Tião Bocalom (DEM), não acredita em nenhuma das duas pesquisas. O candidato democrata foi direto ao dizer que “as pesquisas tentam induzir as pessoas ao erro. Mas o povo não cai mais nessa. Todas as duas pesquisas são mentirosas”, disparou.
Segundo o Ibope, Bocalom tem 19% das intenções de votos. Já a Delta diz que se a eleições fossem hoje o ex-prefeito de Acrelândia teria 17%. Ele aparece em terceiro nas duas pesquisas.
O lanterna Antonio Rocha (Psol), que pontua 2% no Ibope e 0,48% na Delta, diz que “essas pesquisas não condizem com a realidade”. “Fora da realidade. Não é isso que estamos vendo e ouvindo nas ruas”, comenta o candidato.
Comentários
Acre
PGE publica diretrizes para concessão de auxílio financeiro a procuradores e servidores

Foto: Procuradoria-Geral do Estado do Acre
A Procuradoria-Geral do Estado do Acre (PGE) publicou, nesta sexta-feira, 5, duas portarias que estabelecem as diretrizes para concessão de bolsas de auxílio financeiro e ressarcimento destinados à participação de procuradores e servidores em eventos de capacitação no exercício de 2026. As medidas constam nas portarias PGE nº 816/2025 e PGE nº 817/2025, ambas assinadas pela procuradora-geral do Estado, Janete Melo d’Albuquerque Lima de Melo.
Bolsa para Procuradores – Portaria PGE nº 816/2025
A Portaria nº 816 estabelece o valor máximo do auxílio financeiro para participação dos procuradores no 52º Congresso Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal, que será realizado de 9 a 12 de novembro de 2026, em Curitiba (PR), promovido pela ANAPE. O valor fixado é de R$ 10 mil, destinado a custear inscrição, transporte, hospedagem e alimentação, conforme prevê a Resolução PRES/CPGE nº 10/2010.
Segundo o documento, todos os procedimentos referentes à seleção e concessão do auxílio serão regulamentados pelo Centro de Estudos Jurídicos da PGE, seguindo os critérios previstos na normativa interna da instituição. O pagamento será feito pelo Fundo Orçamentário Especial da Procuradoria, conforme legislação vigente.
Bolsa para Servidores – Portaria PGE nº 817/2025
A Portaria nº 817 define as regras para concessão de auxílio financeiro voltado aos servidores do quadro de apoio da PGE que participarem de cursos, seminários e eventos de qualificação profissional ao longo de 2026. O valor máximo para essas bolsas será de R$ 2.500 por servidor, cobrindo inscrição, deslocamento, hospedagem e alimentação.
A concessão obedecerá critérios de proporcionalidade conforme o número de servidores em cada órgão interno:
órgãos com até 5 servidores: 1 bolsa disponível;
órgãos com 6 a 10 servidores: 2 bolsas;
órgãos com mais de 10 servidores: 3 bolsas.
Os eventos deverão ter relação direta com as atribuições exercidas pelos servidores em suas unidades de lotação. A seleção será preferencialmente feita por edital, considerando a disponibilidade financeira do Fundo Orçamentário Especial e o número de interessados.
Planejamento e transparência
As duas portarias se baseiam no Programa Anual de Capacitação 2026 da PGE, já aprovado e previsto no Plano Plurianual 2024–2027, além da proposta orçamentária do Estado para o próximo ano. Os documentos destacam ainda a política de valorização profissional e a necessidade de promover gestão por competências e capacitação contínua.

Comentários
Acre
Acre tem sexta-feira de tempo instável e risco de chuvas fortes em todas as regiões do estado
Previsão indica clima abafado, alta umidade e precipitações pontuais, algumas intensas, de leste a oeste do Acre; temperaturas variam entre 22°C e 32°C.

Foto: Sérgio Vale


Você precisa fazer login para comentar.