Cotidiano
Buscando recursos, projeto social de jiu-jítsu vai realizar 3º Curso de Defesa Pessoal para Mulheres
Escola do Jiu-jítsu promove capacitação neste sábado, na Escola Glória Perez, em Rio Branco, às 16h. Inscrição custa R$ 20. Recursos são revestidos em benefícios para alunas do projeto social
A Escola do Jiu-jítsu vai realizar o 3º Curso Básico de Defesa Pessoal para Mulheres. A capacitação será ministrada por alunas do projeto social, neste sábado (16), na Escola Glória Perez, em Rio Branco (AC), a partir das 16h. As interessadas não precisam ter conhecimento em artes marciais.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2022/k/P/adW6rFSOibmmTb19Az2A/a313b485-c029-4f20-beda-341c9ebe474f.jpg)
Alunas do projeto social Escola do Jiu-jítsu promovem 3º Curso de Defesa Pessoal para Mulheres — Foto: Arquivo pessoal/Joamerson Andrade
De acordo com o coordenador e fundador do projeto social, Joamerson Andrade, a capacitação tem como objetivo ensinar mulheres as técnicas de defesa pessoal por meio do jiu-jítsu, além de arrecadar recursos para alunas da Escola do Jiu-Jítsu. As inscrições custam R$ 20.
– É a necessidade mesmo de dar o acesso às mulheres sobre defesa pessoal. O jiu-jítsu como arte marcial é muito utilizado e muito bom pra prática da defesa pessoal. As técnicas do jiu-jítsu são facilmente adaptáveis e próprias pra defesa pessoal – explica.
Os recursos arrecadados com a capacitação serão revestidos em benefícios para as próprias alunas, servindo para custear inscrições em campeonatos, pagar materiais de treino e demais despesas com o esporte.
3º Curso Básico de Defesa Pessoal para Mulheres — Foto: Divulgação
O curso terá 2h de duração e está dividido em dois módulos com 1h cada. Além do conhecimento teórico básico, haverão demonstrações práticas das técnicas em possíveis situações reais de defesa pessoal. As inscrições podem ser feitas no dia do curso.
A última edição da capacitação foi realizada no primeiro semestre deste ano na Universidade Federal do Acre (Ufac), em Rio Branco. O projeto social Escola do Jiu-jítsu existe há sete anos e atende mais de 50 alunos na capital acreana.
Comentários
Cotidiano
Gauchão: Grêmio e Juventude empatam pelo jogo de ida da semifinal
Grêmio e Juventude empataram em 1 x 1, na Arena, neste domingo (15/2), no primeiro duelo da semifinal do Campeonato Gaúcho
Grêmio e Juventude empataram, neste domingo (15/2), por 1 x 1, no primeiro jogo da semifinal do Campeonato Gaúcho. A bola rolou com mando do Tricolor, na Arena. Com este resultado o duelo está igualado e as equipes entrarão em campo na volta sem vantagem. A segunda partida será disputada no próximo domingo (22/2), no Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul.
O Grêmio saiu na frente da disputa, com gol ainda no primeiro tempo. Mas o Juventude reagiu na etapa seguinte, para correr atrás do prejuízo e desbancar a vantagem Tricolor.
As redes balançaram pela primeira vez na partida por meio de uma grande jogada, aos 39 minutos do primeiro tempo. Willian utilizou da experiência no futebol europeu e cruzou quase do meio campo. A bola preciou apenas triscar na cabeça de Tetê, para entrar no ângulo esquerdo do gol de Jandrei.
Mesmo como visitante, o Juventude buscou e encontrou o empate. A qualidade também não faltou pelo lado do Jaconero. Na marca do meio de campo, Gabriel Pinheiro tocou para Patryck, que invadiu sozinho pelo lado esquerdo. O meio-campista conduziu a bola até a área e chutou firme para deixar sem chances de bloqueio por Weverton.
No final do segundo tempo, o Juventude teve uma baixa e um desfalque para a partida de volta. Índio foi expulso após a análise do VAR decretar conduta violenta do jogador contra o adversário.
Comentários
Cotidiano
Educação do Acre avança na conectividade de escolas rurais e indígenas
A Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE) amplia o acesso à internet nas escolas rurais e indígenas. Das 411 escolas dessas modalidades em nosso Estado, 186 já estão conectadas, uma demonstração de cuidado com da política de inclusão digital dessas comunidades por parte do governo do Estado.
A expansão dessa conexão é viabilizada por meio de contratos firmados pela SEE e a partir da utilização de fibras ópticas e satelital, além da adesão a programas do governo federal voltados à conectividade educacional. “São recursos que reforçam o compromisso com uma educação de qualidade”, enfatiza o chefe do departamento de tecnologias educacionais e da informação (Detei) da SEE, José Carlos Batista de Souza Neto.
Municípios como Bujari, Porto Acre, Acrelândia, Xapuri, Assis Brasil, Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima, Rio Branco e Manoel Urbano já tiveram escolas rurais e indígenas contempladas com conectividade. Até o mês de março a meta é contemplar mais 21 escolas.
Entre as 45 escolas já contempladas com conexão via satélite estão a João de Deus Rodrigues, União e Progresso, Santa Maria III, São Pedro, Gaston de Oliveira, Cajueiro, Santa Rita, Central do Espalha, Nova vida, Estrela da Floresta, Águas do Acre, Alto Alegre, Vitória e Primeiro de Maio.

Técnicos trabalham para garantir conexões em escolas de difícil acesso do Estado. Foto: cedida/Detei
“Os desafios são muito significativos, já que muitas dessas escolas estão localizadas em regiões remotas, de dificílimo acesso sendo necessário, em alguns caso, o deslocamento de mais de um dia de barco para que as nossas equipes possam realizar as instalações”, destaca o chefe de departamento.
Ele explica o planejamento técnico é muito específico para viabilizar a futura conexão educacional.
“Mesmo diante das barreiras geográficas e estruturais, a expansão segue avançando. Nossa meta é alcançar 100% das escolas da rede estadual conectadas até o final de 2026, ampliando as oportunidades educacionais e fortalecendo o uso de tecnologias no processo de ensino-aprendizagem em todas as regionais do nosso Estado”, afirmou.
Além da conectividade das escolas rurais e indígenas, o governo do Acre, por meio da SEE, também irá garantir 33 laboratórios de informática para as escolas integrais, já incluindo as 25 que foram aprovadas para essa modalidade esse ano. “Nossa meta é fechar 100% das escolas de ensino médio com laboratórios agora em 2026”, garante o chefe do Detei.
Comentários
Cotidiano
Flamengo vence Botafogo e garante vaga para semifinal do Carioca
O placar terminou em 2 x 1 para o time rubro-negro. Os gols foram de Paquetá e Pulgar. Pelo Botafogo, Alexander Barboza descontou
Com a vitória, o Rubro-Negro credenciou-se para enfrentar o Madureira nas semifinais do Cariocão. Vale lembrar que esta fase será disputada em jogos de ida e volta.






Você precisa fazer login para comentar.