Acre
Assis Brasil: em busca de parcerias, Dr. Betinho se reúne com Tião Viana
O prefeito levou em mãos várias cópias de ofícios com pedidos pontuais de ajuda ao governador petista.

A reunião foi realizada no gabinete civil do governador e contou com a presença dos assessores governamentais/Foto: Gina Menezes
Buscar uma parceria entre poder público municipal e estadual que resulte na melhoria de vida da população de Assis Brasil.
Foi com esta finalidade que o prefeito de Assis Brasil (distante 345 km de Rio Branco), Dr. Betinho(PSDB), se reuniu na manhã de segunda-feira (25) com o governador do Estado,Tião Viana (PT).
A reunião foi realizada no gabinete civil do governador e contou com a presença dos assessores governamentais Raimundo Angelim, Dudé Lima e Francisco Nepomuceno, e do médico Jakson Ramos, que estava acompanhando o prefeito.
O prefeito levou em mãos várias cópias de ofícios com pedidos pontuais de ajuda ao governador petista, em casos específicos na administração tucana naquele município.
Betinho afirmou que o momento é de parceria e busca de ajuda, independente da cor partidária.
“Nosso município é pequeno, carente, e nossa população merece que deixemos para trás todo e qualquer tipo de ranço político. A hora é de buscar parcerias para tirar Assis Brasil do meio das dificuldades em que se encontra”, declarou.
O governador Tião Viana(PT) afirmou que o governo do Estado está pronto para firmar um trabalho de parceria e que as diferenças ideológicas por conta das filiações partidárias não interferirão na construção de uma agenda conjunta para ajudar Assis Brasil.
“Na época da eleição, agente pode discutir e debater à vontade; mas agora, é hora de trabalharmos juntos, e o Estado estará pronto a cumprir seu papel”, declarou.
Algumas demandas levadas pelo prefeito foram atendidas de imediato pelo governador Tião Viana, como é ocaso do reforço policial e de um delegado titular, solicitados para permanecerem na cidade.
Atualmente, o delegado que presta atendimento em Assis Brasil mora em Brasileia.
Tião Viana ligou imediatamente para o secretário de Polícia Civil Emílson Farias e marcou uma conversa com ele para que seja tratada, especificamente, a questão daquela cidade.
Além da demanda da segurança pública, o prefeito tratou, também, sobre questões relacionadas à área de saúde, como é o caso da contratação de mais um médico para realizar atendimento naquele município.
O governador se comprometeu em acolher os pedidos específicos trazidos pelo prefeito e se dispôs a trabalhar, em conjunto, buscando parcerias que resultem na geração de emprego e renda e na valorização dos índios que moram em áreas isoladas.
Comentários
Acre
PGE publica diretrizes para concessão de auxílio financeiro a procuradores e servidores

Foto: Procuradoria-Geral do Estado do Acre
A Procuradoria-Geral do Estado do Acre (PGE) publicou, nesta sexta-feira, 5, duas portarias que estabelecem as diretrizes para concessão de bolsas de auxílio financeiro e ressarcimento destinados à participação de procuradores e servidores em eventos de capacitação no exercício de 2026. As medidas constam nas portarias PGE nº 816/2025 e PGE nº 817/2025, ambas assinadas pela procuradora-geral do Estado, Janete Melo d’Albuquerque Lima de Melo.
Bolsa para Procuradores – Portaria PGE nº 816/2025
A Portaria nº 816 estabelece o valor máximo do auxílio financeiro para participação dos procuradores no 52º Congresso Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal, que será realizado de 9 a 12 de novembro de 2026, em Curitiba (PR), promovido pela ANAPE. O valor fixado é de R$ 10 mil, destinado a custear inscrição, transporte, hospedagem e alimentação, conforme prevê a Resolução PRES/CPGE nº 10/2010.
Segundo o documento, todos os procedimentos referentes à seleção e concessão do auxílio serão regulamentados pelo Centro de Estudos Jurídicos da PGE, seguindo os critérios previstos na normativa interna da instituição. O pagamento será feito pelo Fundo Orçamentário Especial da Procuradoria, conforme legislação vigente.
Bolsa para Servidores – Portaria PGE nº 817/2025
A Portaria nº 817 define as regras para concessão de auxílio financeiro voltado aos servidores do quadro de apoio da PGE que participarem de cursos, seminários e eventos de qualificação profissional ao longo de 2026. O valor máximo para essas bolsas será de R$ 2.500 por servidor, cobrindo inscrição, deslocamento, hospedagem e alimentação.
A concessão obedecerá critérios de proporcionalidade conforme o número de servidores em cada órgão interno:
órgãos com até 5 servidores: 1 bolsa disponível;
órgãos com 6 a 10 servidores: 2 bolsas;
órgãos com mais de 10 servidores: 3 bolsas.
Os eventos deverão ter relação direta com as atribuições exercidas pelos servidores em suas unidades de lotação. A seleção será preferencialmente feita por edital, considerando a disponibilidade financeira do Fundo Orçamentário Especial e o número de interessados.
Planejamento e transparência
As duas portarias se baseiam no Programa Anual de Capacitação 2026 da PGE, já aprovado e previsto no Plano Plurianual 2024–2027, além da proposta orçamentária do Estado para o próximo ano. Os documentos destacam ainda a política de valorização profissional e a necessidade de promover gestão por competências e capacitação contínua.

Comentários
Acre
Acre tem sexta-feira de tempo instável e risco de chuvas fortes em todas as regiões do estado
Previsão indica clima abafado, alta umidade e precipitações pontuais, algumas intensas, de leste a oeste do Acre; temperaturas variam entre 22°C e 32°C.

Foto: Sérgio Vale


Você precisa fazer login para comentar.