Geral
Assaltante é ferido com um tiro após tentar ferir policial
O assaltante Antônio Francisco do Nascimento de Aguiar, de 42 anos, foi ferido com um tiro após roubar uma mulher na praça do Skate Parque e tentar ferir com uma faca um Policial Penal na noite desta sexta-feira, 17, na Rua São Paulo, bairro Dom Giocondo, em Rio Branco.
De acordo com informações da Polícia, Antônio em posse de uma faca abordou uma mulher e seus dois filhos que estavam sentando no banco da praça do skate parque e subtraiu o celular da mulher. Desesperada as crianças começaram a gritar e o criminoso fugiu em uma bicicleta.
Quando o bandido chegou na rua São Paulo, em frente ao Cemitério São João Batista, ele foi abordado por vários populares e tentou ferir com a faca várias pessoas. Um Policial Penal que passava no local ao ver a situação puxou sua arma de fogo e deu voz de prisão a Antônio, mas ele reagiu e quando tentou ferir com a faca o Policial foi atingindo com um tiro no calcanhar e caiu.
O criminoso foi desarmado e preso. A Polícia Militar foi acionada e em seguida acionou a ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), os Paramédicos prestaram os primeiros atendimentos ao assaltante e em seguida o encaminharam ao Pronto-Socorro de Rio Branco em estado de saúde estável.
Após receber o atendimento Médico no hospital Antônio foi encaminhado à Delegacia de Flagrantes (Defla) para os devidos procedimentos.
Comentários
Geral
Acre participa de encontro de secretários de Segurança Pública do Brasil para alinhar novas estratégias e fortalecer manutenção da ordem
A Secretária de Estado e Justiça da Segurança Pública do acre (Sejusp) participa da 96ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Secretários de Segurança Pública (Consesp). O encontro tem como objetivo discutir soluções inovadoras e trocar experiências bem sucedidas no enfrentamento a criminalidade durante os dias 12 a 15, em Manaus.

Acre participa da 96ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Secretários de Segurança Pública (Consesp) Foto: Cedida
Encontro reuniu representantes de todas as unidades da federação para discutir soluções inovadoras e trocar experiências bem-sucedidas no enfrentamento à criminalidade. Foto: cedidaA programação acontece no centro de convenções Vasco Vasques, onde reúne os secretários de segurança pública de todo o Brasil. A abertura do evento foi marcada com apresentações sobre gestão do fundo nacional de segurança pública, combate ao contrabando, uso de inteligência policial e integração de dados e tecnologias. Entre os destaques, o Sistema Vigia, apresentado pelo Mato Grosso, e a Pesquisa Nacional sobre Sistemas de Radiocomunicação, conduzida pelo Acre, se mostraram exemplos de boas práticas que poderão ser replicadas em todo o país.
O titular da segurança pública do Acre, José Américo Gaia, afirma que participar ativamente da reunião ordinária do Consesp é fundamental para o fortalecimento da segurança pública do Acre. “ Aqui, temos a oportunidade de conhecer e trocar experiências objetivas com outros estados, compartilhar os avanços que estamos conquistando e, principalmente, construir soluções conjuntas para enfrentar a criminalidade de forma mais eficiente”.

Evento reúne representantes da segurança pública para discutir estratégias e fortalecer a integração entre os estados Foto: Cedida
O evento também abriu espaço para parcerias estratégicas com órgãos como a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), a Polícia Federal (PF) e entidades do setor privado, visando ampliar a capacidade de resposta e aumentar a percepção de segurança nas ruas. Durante a programação, os secretários foram convidados pelo governo do Amazonas a prestigiar a cerimônia de entrega de novas viaturas operacionais para as Polícias Civil e Militar do estado, fortalecendo a frota e a presença policial nas comunidades.

Vista geral da reunião do Consesp, que reuniu secretários de Segurança Pública de todos os estados para troca de experiências e alinhamento de políticas nacionais de segurança. Foto: Cedida
Além das discussões técnicas, os participantes visitaram o Centro de Cooperação Policial Internacional da Amazônia e acompanharam o 19º Encontro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, espaço voltado ao debate sobre políticas públicas, inovação e integração entre forças de segurança.
Comentários
Geral
Polícia Militar intercepta carregamento de contrabando cigarro no Ramal Novo Horizonte, em Vila Campinas
Condutor de 31 anos foi preso e levado à delegacia; além dos cigarros, policiais encontraram celulares, documentos e dinheiro em espécie

O automóvel conduzido por G.S.C., de 31 anos. Na vistoria, os militares localizaram 26 caixas de cigarros — cada uma com 25 maços — totalizando 650 maços do produto. Foto: cedida
Durante patrulhamento de rotina no Ramal Novo Horizonte, na altura do km 01, a Polícia Militar de Vila Campinas apreendeu, nesta semana, um carregamento de cigarros contrabandeados. A ação ocorreu durante abordagens a veículos que trafegavam pela via.
De acordo com a corporação, um automóvel Chevrolet Classic, de cor vermelha e placas M*-**2, conduzido por G.S.C., de 31 anos, foi parado para fiscalização. Na vistoria, os militares localizaram 26 caixas de cigarros — cada uma com 25 maços — totalizando 650 maços do produto.
O condutor recebeu voz de prisão e foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Plácido de Castro para os procedimentos legais.
Além da carga ilícita, foram apreendidos três aparelhos celulares — dois da marca Motorola, em funcionamento, e um da marca Xiaomi, sem uso —, uma mochila com pastas e documentos que, segundo o suspeito, pertenciam a seu açougue em Rio Branco, uma máquina de cartão e R$ 102 em espécie.
Segundo a polícia, o uso de algemas foi necessário devido ao comportamento agitado e nervoso do homem, como forma de preservar a integridade dele e dos agentes.
A PM destacou que, após a revitalização da estrada, o Ramal Novo Horizonte se tornou um importante corredor para o escoamento da produção local, mas também vem sendo utilizado para a prática de crimes como tráfico de drogas, contrabando e roubos. A corporação reforçou que continuará intensificando as ações de fiscalização para garantir segurança e tranquilidade aos moradores da região.

Segundo a polícia, o uso de algemas foi necessário devido ao comportamento agitado e nervoso do homem, como forma de preservar a integridade dele e dos agentes. Foto: captada
Comentários
Geral
Homem morre após cair de poste em tentativa de ligação clandestina em Rio Branco
Acidente ocorreu na manhã desta quarta-feira (13) no bairro Vitória, região do São Francisco. Vítima era eletricista conhecido na comunidade há vários anos
Antônio Edson da Silva, de 49 anos, morreu na manhã desta quarta-feira (13) após cair de um poste de energia elétrica na Rua Luiz Gonzaga, bairro Vitória, em Rio Branco. Segundo moradores, Edson utilizava uma escada para tentar realizar uma ligação clandestina quando, inesperadamente, o equipamento se deslocou, provocando a queda de cerca de 15 metros.
Uma unidade de suporte avançado do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionada, mas, ao chegar, os socorristas constataram que a vítima já estava sem vida. Policiais militares do 3° Batalhão isolaram a área para o trabalho da perícia.
O corpo foi removido por agentes de necropsia e encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML), onde passará por exames. Edson era conhecido na região por atuar como eletricista há muitos anos. A Polícia Civil abriu investigação para esclarecer as circunstâncias do acidente.
Você precisa fazer login para comentar.