Conecte-se conosco

Cotidiano

Arsenal vence o Manchester City nos pênaltis e conquista a Supercopa da Inglaterra

Publicado

em

Image credit: Reuters

O time de Pep Guardiola vencia o jogo até os 56 minutos da etapa final quando levou o empate; taça abre calendário do futebol inglês

O Manchester City e o Arsenal disputaram o título da Supercopa da Inglaterra neste domingo (6), em Wembley. Essa primeira decisão, que abre a temporada inglesa, começou com tudo.

Em jogo de fim dramático, os Citizens saíram na frente, com um gol de Colin Palmer, aos 32 minutos do segundo tempo.

Mas o Arsenal foi buscar o empate, com um gol de Trossard nos acréscimos dos acréscimos, aos 56 minutos. Com isso, a decisão foi para os pênaltis. E deu Arsenal, que venceu por 4 a 1. De Bruyne e Rodri desperdiçaram suas respectivas penalidades.

Esse foi o 17º título de Supercopa do Arsenal. O time londrino venceu em 1930, 1931, 1933, 1934, 1938, 1948, 1953, 1991, 1998, 1999, 2002, 2004, 2014, 2015, 2017, 2020 e agora, em 2023.  E o Arsenal mantém a escrita. Afinal, decidiu o caneco da Supercopa contra o City em três oportunidades. Ganhou em todas: 1934, 2014 e agora, em 2023.

O City tem seis canecos. O time venceu em 1937, 1968, 1972, 2012, 2018 e 2019.

Arsenal melhor no primeiro tempo

O Manchester City teve a maior posse de bola. Mas o Arsenal foi bem mais perigoso. Afinal, Saka, pela direita, ganhou três disputas em cima do lateral Akanji e, em duas delas, deu a bola sob medida para Havertz. Mas o atacante não foi feliz. Dois chutes, duas defesas de Ortega. Na outra, Saka chutou cruzado, e a bola saiu. O City, por sua vez, só se arriscou em chutes de fora da área. Em um deles, quase saiu o “gol que Pelé não fez”: Rodri Arriscou da linha do meio de campo, aproveitando que o goleiro Ramsdale estava adiantado. Mas a bola tirou tinta do travessão.

Jogadores do Arsenal celebram o título da Supercopa da Inglaterra
Marc Atkins/Getty Images

Manchester City marca; mas Arsenal empata aos 56 minutos

Os 45 minutos finais foram de domínio do City. O Arsenal simplesmente não conseguiu uma finalização perigosa sequer, enquanto o “campeão de tudo” foi envolvendo o rival até chegar ao gol com três jogadores que começaram no bando. Aos 32, Palmer, que subistituiu Haaland (bem marcado, nada fez), aproveitou uma jogada iniciada por Foden e, ao receber de De Bruyne, ajeitou e chutou no ângulo. Nenhuma chance para Ramsdale. E o City não ampliou por causa do goleiro do Arsenal, que fez milagre em um chute de Foden.

O Arsenal foi para o abafa, e, no fim da prorrogação, aos 56 minutos, após um escanteio pela direita, a bola sobrou para Trossard, que limpou a jogada e chutou. A bola desviou em Akanji e matou o goleiro Ortega. Foi o gol do empate. Dessa forma, decisão nos pênaltis. O City perdeu dois, o Arsenal fez 100%.

Nas penalidades, deu Arsenal!

Odegaard, Trossard, Saka e Fabio Vieira marcaram para o Arsenal

Bernardo Silva marcaram para o Manchester City; mas De Bruyne cobrou no travessão, e Ramsdale defendeu a cobrança de Rodri.

O que é a Supercopa?

A Supercopa da Inglaterra, que é chamada de Community Shield, abre a temporada da elite inglesa. É disputada desde 1908 e põe frente a frente o campeão da Premier League e o campeão da Copa da Inglaterra. Como o Manchester City conquistou ambos os títulos na temporada passada, o Arsenal, vice-campeão do Campeonato Inglês, teve a chance de disputar o troféu.

Ficha técnica

Arsenal 1 x Manchester City (4 a 1 para o Arsenal nos pênaltis)

Supercopa da Inglaterra

Data: 6/8/2023
Local: estádio de Wembley, Londres (ING)

Árbitro: Stuart Attwell
Assistentes: Tim Wood e Dan Robathan
VAR: Michael Salisbury e Neil Davies

Cartões amarelos: Gabriel Martinelli, Partey, Havertz (ARS); Álvarez (MCI)
Gols: Colin Palmer, 32’/2ºT (0-1); Trossard (56′/2ºT)

Arsenal: Aaron Ramsdale; Ben White, Saliba, Gabriel Magalhães (Smith Rowe, 42’/2ºT) e Timber (Tierney, 30’/2ºT); Declan Rice (Nketiah, 36’/2ºT) e Thomas Partey; Saka, Odegaard e Gabriel Martinelli (Trossard, 30’/2ºT); Havertz (Fabio Vieira, 42/2ºT). Técnico: Mikel Arteta

Manchester City: Ortega; Walker, Rúben Dias e Akanji; Rodri, Bernardo Silva e Mateo Kovacic (De Bruyne, 20’/2ºT); Grealish (Fodemn, 13’/2ºT), Álvarez e Haaland (Colin Palmer, 20’/2ºT). Técnico: Pep Guardiola

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

Sexta-feira será de tempo instável e alta probabilidade de chuva em todo o Acre

Publicado

em

Previsão indica pancadas fortes, elevada umidade e risco de temporais isolados em diversas regiões do estado

O tempo permanece instável nesta sexta-feira (13) em todo o Acre, com previsão de chuvas a qualquer hora do dia, que podem ser fortes em diversas áreas. As informações são do portal O Tempo Aqui, que aponta elevada umidade do ar e condições favoráveis para temporais isolados.


🌧️ Leste e sul do estado

Nas microrregiões de Rio Branco, Brasiléia e Sena Madureira, o tempo segue instável, com chuvas a qualquer momento e alta probabilidade de precipitações intensas. A chance de temporais é considerada média.

A umidade relativa do ar mínima varia entre 70% e 80% durante a tarde, enquanto a máxima pode atingir entre 90% e 100% ao amanhecer. Os ventos sopram fracos, predominantemente do noroeste, com variações do norte e oeste. A probabilidade de ventos fortes é baixa.


🌦️ Centro e oeste do estado

Nas microrregiões de Cruzeiro do Sul e Tarauacá, a previsão também indica tempo instável, com chuvas que podem ser intensas. A probabilidade de chuvas fortes é alta e a de temporais é média.

A umidade mínima varia entre 65% e 75% à tarde, e a máxima entre 90% e 100% ao amanhecer. Os ventos são fracos, vindos do norte, com variações de noroeste e nordeste.


🌡️ Temperaturas por região

• Rio Branco, Senador Guiomard, Bujari e Porto Acre: mínimas entre 21°C e 23°C; máximas entre 27°C e 29°C.
• Brasiléia, Epitaciolândia, Xapuri, Capixaba e Assis Brasil: mínimas entre 21°C e 23°C; máximas entre 26°C e 28°C.
• Plácido de Castro e Acrelândia: mínimas entre 21°C e 23°C; máximas entre 26°C e 28°C.
• Sena Madureira, Manuel Urbano e Santa Rosa do Purus: mínimas entre 22°C e 24°C; máximas entre 27°C e 29°C.
• Tarauacá e Feijó: mínimas entre 22°C e 24°C; máximas entre 29°C e 31°C.
• Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves: mínimas entre 22°C e 24°C; máximas entre 28°C e 30°C.
• Marechal Thaumaturgo, Porto Walter e Jordão: mínimas entre 22°C e 24°C; máximas entre 29°C e 31°C.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Federação Aquática oficializa calendário da temporada de 2026

Publicado

em

Foto FAEA: Estadual começa no dia 28 de março na piscina da AABB

A Federação Aquática do Estado do Acre(FAEA) oficializou o calendário de competições de 2026. A primeira etapa do Campeonato Estadual de Natação abre a temporada no dia 28 de março, na piscina da AABB.

“Teremos nove eventos durante o ano e esse é um número considerável. Os técnicos das equipes participaram da elaboração do calendário e isso foi importante”, declarou o presidente da FAEA, professor Ricardo Sampaio.

Torneios fora 

Os nadadores acreanos deverão disputar a Copa Bolpebra em Porto Maldonado, no Peru, Jogos Escolares Brasileiros, Jogos da Juventude e Copa Rondônia.

“Não programamos a Copa Norte e Campeonato Brasileiro porque a participação necessita de índices e também de patrocínio. Vamos ter um ano bem movimentado”, avaliou o presidente.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Delegação do Guaporé chega no domingo e visa duelo na Copa do Brasil

Publicado

em

Foto PHD: Márcio Parreiras espera um duelo equilibrado na Arena

A delegação do Guaporé, de Rondônia, desembarca em Rio Branco no domingo, 15, e na quarta, 18, enfrenta o Galvez pela primeira fase da Copa do Brasil. O jogo será disputado, a partir das 19 horas, na Arena da Floresta, e quem vencer garante uma vaga na segunda fase do torneio nacional.

“Sabemos da qualidade do Galvez, mas estamos em um bom momento. O futebol de Rondônia aposta na força e o acreano é mais técnico, vamos ter uma grande partida”, avaliou o técnico do Guaporé, Márcio Parreiras.

Joga no sábado

O Guaporé enfrenta o União Cacoalense, em Cacoal, no sábado, 14, fora de casa.

“Conseguimos uma vitória diante do Barcelona e vamos para mais uma partida difícil. A meta é realizar um grande jogo fora de casa”, declarou o treinador.

Comentários

Continue lendo