Conecte-se conosco

Cotidiano

Arsenal vence o Manchester City nos pênaltis e conquista a Supercopa da Inglaterra

Publicado

em

Image credit: Reuters

O time de Pep Guardiola vencia o jogo até os 56 minutos da etapa final quando levou o empate; taça abre calendário do futebol inglês

O Manchester City e o Arsenal disputaram o título da Supercopa da Inglaterra neste domingo (6), em Wembley. Essa primeira decisão, que abre a temporada inglesa, começou com tudo.

Em jogo de fim dramático, os Citizens saíram na frente, com um gol de Colin Palmer, aos 32 minutos do segundo tempo.

Mas o Arsenal foi buscar o empate, com um gol de Trossard nos acréscimos dos acréscimos, aos 56 minutos. Com isso, a decisão foi para os pênaltis. E deu Arsenal, que venceu por 4 a 1. De Bruyne e Rodri desperdiçaram suas respectivas penalidades.

Esse foi o 17º título de Supercopa do Arsenal. O time londrino venceu em 1930, 1931, 1933, 1934, 1938, 1948, 1953, 1991, 1998, 1999, 2002, 2004, 2014, 2015, 2017, 2020 e agora, em 2023.  E o Arsenal mantém a escrita. Afinal, decidiu o caneco da Supercopa contra o City em três oportunidades. Ganhou em todas: 1934, 2014 e agora, em 2023.

O City tem seis canecos. O time venceu em 1937, 1968, 1972, 2012, 2018 e 2019.

Arsenal melhor no primeiro tempo

O Manchester City teve a maior posse de bola. Mas o Arsenal foi bem mais perigoso. Afinal, Saka, pela direita, ganhou três disputas em cima do lateral Akanji e, em duas delas, deu a bola sob medida para Havertz. Mas o atacante não foi feliz. Dois chutes, duas defesas de Ortega. Na outra, Saka chutou cruzado, e a bola saiu. O City, por sua vez, só se arriscou em chutes de fora da área. Em um deles, quase saiu o “gol que Pelé não fez”: Rodri Arriscou da linha do meio de campo, aproveitando que o goleiro Ramsdale estava adiantado. Mas a bola tirou tinta do travessão.

Jogadores do Arsenal celebram o título da Supercopa da Inglaterra
Marc Atkins/Getty Images

Manchester City marca; mas Arsenal empata aos 56 minutos

Os 45 minutos finais foram de domínio do City. O Arsenal simplesmente não conseguiu uma finalização perigosa sequer, enquanto o “campeão de tudo” foi envolvendo o rival até chegar ao gol com três jogadores que começaram no bando. Aos 32, Palmer, que subistituiu Haaland (bem marcado, nada fez), aproveitou uma jogada iniciada por Foden e, ao receber de De Bruyne, ajeitou e chutou no ângulo. Nenhuma chance para Ramsdale. E o City não ampliou por causa do goleiro do Arsenal, que fez milagre em um chute de Foden.

O Arsenal foi para o abafa, e, no fim da prorrogação, aos 56 minutos, após um escanteio pela direita, a bola sobrou para Trossard, que limpou a jogada e chutou. A bola desviou em Akanji e matou o goleiro Ortega. Foi o gol do empate. Dessa forma, decisão nos pênaltis. O City perdeu dois, o Arsenal fez 100%.

Nas penalidades, deu Arsenal!

Odegaard, Trossard, Saka e Fabio Vieira marcaram para o Arsenal

Bernardo Silva marcaram para o Manchester City; mas De Bruyne cobrou no travessão, e Ramsdale defendeu a cobrança de Rodri.

O que é a Supercopa?

A Supercopa da Inglaterra, que é chamada de Community Shield, abre a temporada da elite inglesa. É disputada desde 1908 e põe frente a frente o campeão da Premier League e o campeão da Copa da Inglaterra. Como o Manchester City conquistou ambos os títulos na temporada passada, o Arsenal, vice-campeão do Campeonato Inglês, teve a chance de disputar o troféu.

Ficha técnica

Arsenal 1 x Manchester City (4 a 1 para o Arsenal nos pênaltis)

Supercopa da Inglaterra

Data: 6/8/2023
Local: estádio de Wembley, Londres (ING)

Árbitro: Stuart Attwell
Assistentes: Tim Wood e Dan Robathan
VAR: Michael Salisbury e Neil Davies

Cartões amarelos: Gabriel Martinelli, Partey, Havertz (ARS); Álvarez (MCI)
Gols: Colin Palmer, 32’/2ºT (0-1); Trossard (56′/2ºT)

Arsenal: Aaron Ramsdale; Ben White, Saliba, Gabriel Magalhães (Smith Rowe, 42’/2ºT) e Timber (Tierney, 30’/2ºT); Declan Rice (Nketiah, 36’/2ºT) e Thomas Partey; Saka, Odegaard e Gabriel Martinelli (Trossard, 30’/2ºT); Havertz (Fabio Vieira, 42/2ºT). Técnico: Mikel Arteta

Manchester City: Ortega; Walker, Rúben Dias e Akanji; Rodri, Bernardo Silva e Mateo Kovacic (De Bruyne, 20’/2ºT); Grealish (Fodemn, 13’/2ºT), Álvarez e Haaland (Colin Palmer, 20’/2ºT). Técnico: Pep Guardiola

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

Yuri Alberto marca, dá assistência e Corinthians é campeão em cima do Vasco

Publicado

em

Camisa 9 fez o primeiro e depois deu passe para Memphis marcar o gol do título; Nuno Moreira havia empatado para o Cruzmaltino

Corinthians vence Vasco e levanta tetra da Copa do Brasil no Maracanã – Alexandre Battibugli/PLACAR

Placar

O Maracanã lotado foi palco de uma consagração histórica neste domingo, 21. O Corinthians venceu o Vasco por 2 a 1 e se sagrou tetracampeão da Copa do Brasil. Após o empate sem gols no jogo de ida, o time paulista soube neutralizar a posse de bola adversária e foi letal nas oportunidades criadas, contando com gols de Yuri Alberto e de Memphis para fechar a temporada 2025 com a taça na mão.

Eficiência alvinegra e reação cruzmaltina

A primeira etapa desenhou o cenário tático da decisão: o Vasco, empurrado por sua torcida, buscava o controle da posse, chegando a ter 56% do tempo com a bola, mas encontrava dificuldades para furar o bloqueio adversário. O Corinthians, por sua vez, apostava na organização defensiva e na velocidade. A estratégia funcionou aos 18 minutos. Matheuzinho achou um belo lançamento para Yuri Alberto, que dominou com categoria e bateu cruzado para abrir o placar.

Yuri Alberto marcou para o Corinthians contra o Vasco – Alexandre Battibugli/PLACAR

O gol deu tranquilidade aos visitantes, que quase ampliaram pouco depois, quando o mesmo Yuri Alberto desperdiçou uma chance clara cara a cara com o goleiro. O castigo pela oportunidade perdida veio no fim do primeiro tempo. Aos 41, Gómez fez boa jogada pela esquerda e cruzou para Nuno Moreira, que subiu sozinho para empatar e recolocar o Vasco no jogo, explodindo o Maracanã antes do intervalo.

Nuno Moreira marcou no Vasco x Corinthians pela final da Copa do Brasil – Divulgação/Vasco

Memphis decide e drama no apagar das luzes

O segundo tempo manteve a tensão elevada, com o Vasco tentando pressionar, mas esbarrando na solidez defensiva do time de Dorival Júnior. O lance capital do título nasceu de uma jogada coletiva aos 62 minutos. Breno Bidon iniciou a construção, Matheuzinho acionou Yuri Alberto na área e o camisa 9, desta vez servindo de garçom, tocou para Memphis apenas empurrar para o gol vazio, decretando o 2 a 1.

Memphis Depay marcou segundo gol da vitória do Corinthians – Reprodução/Instagram/Corinthians

Nos minutos finais, o Vasco se lançou ao ataque no desespero em busca do empate que levaria a decisão para os pênaltis. O goleiro Hugo Souza apareceu bem para defender uma bomba de Rayan, mas o momento mais dramático ocorreu nos acréscimos. Aos 50 minutos do segundo tempo, GB teve a bola do jogo: livre na área, com o gol à mercê, o atacante vascaíno finalizou por cima do travessão, desperdiçando a última chance de sobrevivência. Com o apito final, a festa foi alvinegra no Rio de Janeiro.

Lista de campeões da Copa do Brasil 

  • Cruzeiro – 6 títulos (1993, 1996, 2000, 2003, 2017 e 2018)
  • Grêmio – 5 títulos (1989, 1994, 1997, 2001 e 2016)
  • Flamengo – 5 títulos (1990, 2006, 2013, 2022 e 2024)
  • Palmeiras – 4 títulos (1998, 2012, 2015 e 2020)
  • Corinthians – 4 títulos (1995, 2002, 2009 e 2025)
  • Atlético-MG – 2 títulos (2014 e 2021)
  • São Paulo – 1 título (2023)
  • Fluminense – 1 título (2007)
  • Internacional – 1 título (1992)
  • Athletico-PR – 1 título (2019)
  • Vasco – 1 título (2011)
  • Santos – 1 título (2010)
  • Sport – 1 título (2008)
  • Criciúma – 1 título (1991)
  • Juventude – 1 título (1999)
  • Santo André – 1 título (2004)
  • Paulista – 1 título (2005)

Corintianos exibem a medalha de campeão da Copa do Brasil – Alexandre Battibugli/PLACAR

 

Corinthians é tetracampeão da Copa do Brasil em 2025 – Alexandre Battibugli/PLACAR

 

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Flamengo não vai disputar a Copinha em 2026; entenda

Publicado

em

Tetracampeão do principal torneio de base do Brasil, o Rubro-negro não terá time sub-20 B como em outros anos

Bicampeão da Libertadores sub-20, Flamengo não disputará a Copinha – Fonte: Instagram/@flamengo

Placar

O Flamengo não vai jogar a Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2026. Tetracampeão do principal torneio de base do Brasil, o Rubro-negro quer os garotos sub-20 no Campeonato Carioca. Diferentemente de outras edições, a diretoria acabou com o time sub-20 B, que disputava a Copinha.

O principal motivo que fez o Flamengo escolher não disputar o campeonato de juniores foi o atual calendário. O Flamengo finalizou sua temporada na última quarta-feira, 17, quando foi superado pelo PSG na final da Copa Intercontinental.

Caso optasse por jogar o Campeonato Carioca com a equipe profissional, o elenco teria menos de um mês de descanso, visto que o início do torneio será em 11 de janeiro. Vale pontuar que, diferente das últimas temporadas, o começo do Brasileirão será em paralelo ao estadual. A primeira rodada da competição nacional será no 28 de janeiro.

A equipe sub-20 vem de bons resultados nas últimas competições que disputou em sua categoria. É bicampeã da Libertadores e da Copa Intercontinental de sua categoria. Na última rodada do Brasileirão deste ano, a equipe sub-20 do rubro-negro entrou em campo contra o Mirassol e empatou em 3 a 3 com o time do interior paulista.

Veja todos os campeões da Copinha

  • 11 títulos – Corinthians (1969, 1970, 1995, 1999, 2004, 2005, 2009, 2012, 2015, 2017 e 2024)
  • 5 títulos – Fluminense (1971, 1973, 1977, 1986 e 1989)
  • 5 títulos – Internacional (1974, 1978, 1980, 1998 e 2020)
  • 5 títulos – São Paulo (1993, 2000, 2010, 2019 e 2025)
  • 4 títulos – Flamengo (1990, 2011, 2016 e 2018)
  • 3 títulos – Atlético-MG (1975, 1976 e 1983)
  • 3 títulos – Santos (1984, 2013 e 2014)
  • 2 títulos – Nacional de São Paulo (1972 e 1988)
  • 2 títulos – Palmeiras (2022 e 2023)
  • 2 títulos – Ponte Preta (1981 e 1982)
  • 2 títulos – Portuguesa (1991 e 2002)
  • 1 título – América-MG (1996)
  • 1 título – América de São José do Rio Preto (2006)
  • 1 título – Cruzeiro (2007)
  • 1 título – Figueirense (2008)
  • 1 título – Guarani (1994)
  • 1 título – Juventus-SP (1985)
  • 1 título – Marília (1979)
  • 1 título – Paulista (1997)
  • 1 título – Roma-SP (2001)
  • 1 título – Santo André (2003)
  • 1 título – Vasco da Gama (1992)

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Fecha a conta: todos os campeões de 2025 no Brasil

Publicado

em

Temporada do futebol brasileior chegou ao fim com a definição do vencedor da Copa do Brasil; veja lista de quem levantou taça

Time posado do Corinthians para final contra o Vasco pela Copa do Brasil – Alexandre Battibugli/PLACAR

A temporada de 2025 do futebol brasileiro chegou ao fim neste domingo, 21. Após a disputa da final da Copa do Brasil, que terminou com o título do Corinthians, todos os campeões foram definidos.

PLACAR separou a lista; confira:

  • Copa do Brasil: Corinthians
  • Brasileirão Série A: Flamengo
  • Copa Libertadores: Flamengo
  • Brasileirão Série B: Coritiba
  • Brasileirão Série C: Ponte Preta
  • Brasileirão Série D: Barra-SC
  • Copa Verde: Paysandu
  • Copa do Nordeste: Bahia
  • Acre: Independência
  • Alagoas: CRB
  • Amapá: Trem
  • Amazonas: Amazonas
  • Bahia: Bahia
  • Ceará: Ceará
  • Distrito Federal: Gama
  • Espírito Santo: Rio Branco-ES
  • Goiás: Vila Nova
  • Maranhão: Maranhão
  • Mato Grosso: Primavera
  • Mato Grosso do Sul: Operário-MS
  • Minas Gerais: Atlético Mineiro
  • Pará: Remo
  • Paraíba: Sousa
  • Paraná: Operário-PR
  • Pernambuco: Sport
  • Piauí: Piauí
  • Rio de Janeiro: Flamengo
  • Rio Grande do Norte: América de Natal
  • Rio Grande do Sul: Internacional
  • Rondônia: Gazin Porto Velho
  • Roraima: GAS
  • Santa Catarina: Avaí
  • São Paulo: Corinthians
  • Sergipe: Confiança
  • Tocantinense: a definir

Comentários

Continue lendo