fbpx
Conecte-se conosco

Cotidiano

Arquiteta diagnosticada com novo coronavírus no AC deixa alerta: ‘evite estar nas ruas’

Publicado

em

Paciente está isolada em casa e foi infectada pelo vírus em São Paulo. Ela disse que não teve contato com familiares.

Rose Moretto, de 50 anos, cumpre quarentena em casa na capital do Acre — Foto: Reprodução/Rede Amazônica Acre

Por G1 AC — Rio Branco

Uma das 7 pacientes diagnosticadas com a Covid-19 em Rio Branco, Rose Moretto, de 50 anos, gravou um vídeo para Rede Amazônica fazendo um alerta e pedindo que as pessoas evitem sair de casa durante a pandemia do novo coronavírus.

Ela diz que ficou sabendo da notícia pelas redes sociais, o que a deixou triste e assustada. “Passei dois dias meio triste com a notícia, cansada. Não foi fácil saber da forma que fiquei sabendo”, começa falando no vídeo.

A mulher foi infectada pelo vírus ao participar de uma feira de arquitetura em São Paulo e voltou no fim de semana para Rio Branco. Ela e outro arquiteto, também diagnosticado com o vírus, contaram que tomaram todos os cuidados necessários tanto no hotel, como no avião.

“Durante o voo todo, dentro do hotel, usamos máscaras, tivemos a precaução de nos cuidar. A gente não tinha ideia que tinha contraído esse vírus, mas a gente veio de máscara se cuidando, mas também cuidando de alguém que pudesse estar perto da gente, então dentro do voo trocamos várias vezes (de máscara)”, contou.

Rose disse ainda que ao chegar em Rio Branco não teve contato com mais ninguém. O carro dela estava no estacionamento do aeroporto, ela foi para casa e, na segunda (16), foi ao pronto-socorro com os sintomas para fazer o exame, que atestou positivo para Covid-19.

“Estou em quarentena absoluta e sem contato nenhum com parente, familiar, com funcionários, com ninguém. Estou tomando algumas medicações, como dipirona, mas está bem fraco já, estou me sentindo bem e queria deixar um alerta: ‘fiquem em casa, evitem de estar nas ruas, evitem estar por aí sem necessidade’”, orienta.

O boletim atualizando da Secretaria de Saúde do Acre confirmou, até esta sexta-feira (20), 7 casos do novo coronavírus em Rio Branco. Dez ainda estão em análise.

Tanto o governo do Acre, como a Prefeitura de Rio Branco decretaram situação de emergência e um pedido de calamidade pública feito pelo governo foi aprovado pelos deputados do Acre.

Para avaliar o documento do governo, a Aleac convocou os parlamentares para votarem o pedido em uma sessão extraordinária marcada para às 10h desta sexta (20). Caso seja aprovado, o decreto deve ser válido até 31 de dezembro de 2020.

Para obedecer a recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS), a Aleac informou que a sessão será realizada de portas fechadas para evitar aglomeração.

Governo decidiu antecipar salário dos servidores nesta quinta-feira (19) — Foto: Marcos Vicentti/Secom

Antecipação do salário

Além do pedido, o governador anunciou também, como ação devido à pandemia de Covid-19, a antecipação do salário dos servidores estaduais.

A decisão foi tomada durante reunião dos representantes dos secretários de Planejamento e Gestão (Seplag) e da Fazenda (Sefaz) com representantes das agências bancárias.

Os primeiros servidores a receber o pagamento serão os da Saúde. O cronograma de pagamento vai ser definido a partir de quarta (25).

O governo aconselhou que os servidores, que precisem ir até uma agência bancária retirar o dinheiro procurem atendimento de forma parcelada sem aglomerações.

Situação de emergência

Na terça-feira (17), o governador do Acre, Gladson Cameli, decretou situação de emergência devido à pandemia de Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. O decreto 5.465, válido por 30 dias e podendo ser prorrogado, aponta ainda que as recomendações valem até que a emergência em saúde prevaleça, assim como determinou o Ministério da Saúde.

O mundo vive uma pandemia de Covid-19, declarada desde a quarta (11) pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Três dos quatro casos da doença confirmados no Acre foram reconhecidos pelo Ministério da Saúde nesta quinta-feira (19).

O Brasil contabiliza mais de 600 infectados pela doença e sete mortes até quinta (19).

A reportagem organizou uma lista com as alterações informadas pelas instituições. Ela será atualizada sempre que uma nova mudança for divulgada.

Como evitar o contágio

  • Cobrir a boca e nariz ao tossir ou espirrar;
  • Utilizar lenço descartável para higiene nasal;
  • Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
  • Não compartilhar objetos de uso pessoal;
  • Limpar regularmente o ambiente e mantê-lo ventilado;
  • Lavar as mãos por pelo menos 20 segundos com água e sabão ou usar antisséptico de mãos à base de álcool;
  • Deslocamentos não devem ser realizados enquanto a pessoa estiver doente;
  • Quem for viajar aos locais com circulação do vírus deve evitar contato com pessoas doentes, animais (vivos ou mortos), e a circulação em mercados de animais e seus produtos.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Wanessa Camargo fala sobre atitude de bailarina no BBB 24: ‘Nem olhou para ela’

Publicado

em

Por

Wanessa Camargo, cantora e ex-participante do Big Brother Brasil 24, ficou preocupada no reality ao encontrar a bailarina Monique Soares, que era de sua banda, e não ter sido cumprimentada.

Em tom de brincadeira, Wanessa disparou: “Achei que ela tinha me abandonado. Ela não olhou na minha cara!”. Em seguida, dando risada e abraçando a cantora, Monique respondeu: “Para, eu não podia, estava trabalhando”.

Para explicar o caso aos seguidores, a filha de Zezé Di Camargo disse: “A Monique me ligou no meu aniversário, a gente se falou, tenho intimidade com a Monique e ela não olhou na minha cara”. “Eu fiquei olhando para ela e ela não fez um bico, não fez nada, era como se não me conhecesse”, finalizou.

Fonte: TOP FAMOSOS

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Após ‘BBB 24’, Fernanda e Pitel ganham programa no Multishow: ‘Contratadas!’

Publicado

em

Por

Pitanders, podem comemorar! A Globo anunciou nesta quarta-feira (24), no evento gexperience, que Fernanda Bande e Giovanna Pitel são as mais novas contradas pela emissora.

As ex-participantes do ‘Big Brother Brasil’ ganharão um programa no Multishow, com estreia marcada já para o primeiro semestre de 2024.

Mais detalhes sobre a novidade não foram revelados, mas, segundo a colunista Carla Bittencourt, do portal Notícias da TV, a atração televisiva comandava pela dupla pode ser um talk show em que elas fofocam na cama, em referência ao tempo que passaram no quarto Gnomo do ‘BBB 24’.

Fonte: TOP FAMOSOS

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Ex de Lucas Buda, comemora marco impressionante nas redes sociais: ‘Bilhão’

Publicado

em

Por

Mesmo sem participar do “BBB 24“, Camila Moura, ex-esposa de Lucas Henrique, fez um grande sucesso entre o público do reality. Tanto que, na última quarta-feira (24), a professora usou suas redes sociais para celebrar um marco impressionante que conquistou nas redes.

Através de seus stories, Camila publicou um print do grupo que tem com sua equipe de assessoria e mostrou que havia acabado de ter um bilhão de impressões em sua conta no Instagram: “Tô muito feliz, meu Deus, tu és maravilhoso! Vocês têm noção que eu alcancei a marca de 1 bilhão de impressões?”.

“Sério, sou muito grata a deus e a todos vocês que me acompanham e me dão força aqui. Isso tudo é muito novo para mim, e vocês estão tornando isso cada vez mais especial! Obrigada 1 bilhão de vezes”, completou ela no post.

Vale lembrar que Camila ficou famosa após seu ex-marido entrar no “BBB 24“. Em certo momento do confinamento, o ex-brother começou a dar em cima de Giovanna Pitel, o que causou ciúmes em sua, até então, esposa, que usou as redes para desabafar e anunciar o fim do casamento. As proporções foram ficando cada vez maiores a ponto de, em certo momento, Camila contabilizar mais seguidores do que Lucas, que era quem estava no programa. Confira:

Fonte: TOP FAMOSOS

Comentários

Continue lendo