Cotidiano
Arena da Floresta recebe 28,57% dos jogos da temporada e menos da metade em relação a 2021
Estádio sedia 16 dos 56 jogos de 2022, 44,44% a menos que em 2021, quando recebeu 36 das 67 partidas. Clubes acreanos evitaram Arena da Floresta na Série D por motivo curioso
A Arena da Floresta, em Rio Branco (AC), recebeu 28,57% do total de jogos oficiais na atual temporada. Indisponível no primeiro turno do Campeonato Acreano e na Copa do Brasil, a praça esportiva sediou as partidas do segundo turno do estadual e das primeiras rodadas do Campeonato Brasileiro da Série D.
Conforme levantamento do ge, dos 56 jogos oficiais no Acre considerando Copa do Brasil, Campeonato Acreano, Série D e Campeonato Brasileiro Feminino da Série A3, a Arena da Floresta sediou 16 partidas. (Veja o levantamento completo no fim do texto)
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2021/R/N/FpDEL3QTAcGxiAorqabA/91091b9f-092a-4bba-80d8-2a90adeffb74.jpg)
Arena da Floresta, em Rio Branco (AC) — Foto: Arquivo pessoal/Manoel Façanha
Ao todo foram 14 jogos pelo returno do estadual e dois pela quarta divisão nacional, sendo o Humaitá o mandante em ambas oportunidades. O estádio também não recebeu a única partida no Acre pelo Brasileiro Feminino A3.
Em 2021, a Arena da Floresta havia sido mais usada pelos clubes acreanos. Naquela temporada, dos 67 partidas no Acre, 36 foram realizadas na Arena da Floresta. Ou seja, 53,73% do total.
Em comparação com a temporada passada, a Arena da Floresta recebeu 44,44% a menos de jogos.
Na atual temporada, ainda não houve a disputa do Copa do Brasil Sub-20 e nem da Copa Verde 2022. O único jogo do Acre na Copa do Brasil Sub-17 foi realizado fora do Acre.
Condições na Arena da Floresta
De acordo com o diretor de esportes da Secretaria Estadual de Educação, Cultura e Esportes (SEE), Júnior Santiago, a Arena da Floresta segue em plenas condições de receber partidas oficiais desde o início de abril.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2021/O/u/TYscy5QEONHFKoFNdUsg/d2700816-c038-42ab-ba1e-8b76ecb37dde.jpg)
Júnior Santiago, chefe do Departamento de Esportes do Acre — Foto: Kelton Pinho
Segundo Júnior Santiago, os jogos oficiais no Acre não foram realizados na Arena da Floresta por opção dos clubes. O estádio, no entanto, foi palco de treinamentos do Rio Branco-AC e Humaitá e dos próprios clubes visitantes durante a Série D.
Por opção mesmo não quiseram jogar. Teve algum jogo de brasileiro e depois eles optaram por não jogar mais lá e nós colocamos o calendário institucional pra gente não perder tempo, já que não teve uso dos clubes. Eles só usaram pra treinos. Todos os clubes, os clubes de fora.
— Júnior Santiago, diretor de esportes da SEE
Justificativa dos clubes
Um motivo curioso impulsionou a decisão do Humaitá e do Rio Branco-AC a não levarem seus jogos para Arena da Floresta na Série D: o custo para pintura do campo antes das partidas, que gira por volta de R$ 200.
– Foi opcional mesmo porque na Arena da Floresta tem algumas despesas que no campo da Federação não têm. A tinta do gramado tem que ser paga pelo clube – diz o presidente do Humaitá, Igor Cotta.
Rio Branco-AC e Humaitá foram os representantes do Acre na 1ª fase da Série D de 2022 — Foto: Arquivo pessoal/Manoel Façanha
– É muito complicado na Arena da Floresta. Pra ter uma ideia, o cara que quer que a gente leve tinta para pintar o gramado – destaca o presidente do Rio Branco-AC, Valdemar Neto.
O Rio Branco-AC está na segunda fase da Série D e vai receber no jogo de volta o Pacajus no próximo domingo (31), às 19h (de Brasília), no estádio Florestão, na capital. O Humaitá foi eliminado na primeira fase.
Total de jogos na Arena da Floresta
2022
Campeonato Acreano (39/14)
Copa do Brasil (2/0)
Série D (14/2)
Brasileiro Feminino A3 (1/0)
Total: 56 jogos
Total na Arena da Floresta: 16 jogos
2021
Campeonato Acreano (44/25)
Série D (14/8)
Copa do Brasil Sub-20 (2/0)
Copa do Brasil Sub-17 (1/0)
Brasileiro Feminino A2 (3/0)
Copa do Brasil (0/0)
Copa Verde (3/3)
Total: 67 jogos
Total na Arena da Floresta: 36 jogos
Comentários
Cotidiano
Federação Acreana de Futebol cai para 23ª posição em ranking nacional da CBF
FFAC perde uma posição para a federação do Tocantins, que superou a vantagem de pontos do Acre na última temporada

Sede da Federação de Futebol do Acre (FFAC), anexa ao estádio Florestão, em Rio Branco. Foto: internet
A Federação de Futebol do Acre (FFAC) caiu uma posição no Ranking Nacional das Federações 2026, divulgado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), e agora ocupa a 23ª colocação entre as 27 entidades estaduais. Com 2.306 pontos, a FFAC foi ultrapassada pela Federação Tocantinense de Futebol, que somou 2.435 pontos.
A queda está relacionada ao desempenho do time tocantinense Tocantinópolis-TO, que superou a vantagem de 136 pontos que o Acre mantinha na temporada anterior. A melhor colocação histórica da FFAC ocorreu em 2018, quando chegou ao 18º lugar, impulsionada pela campanha do Atlético Acreano, que quase alcançou o acesso à Série B.

Comentários
Cotidiano
Eriano Santos avalia amistosos e espera evolução na Copinha

Foto arquivo pessoal: Eriano Santos acredita em uma grande campanha do Galvez
O técnico Eriano Santos avaliou de maneira positiva os amistosos do Galvez visando à disputa da Copa São Paulo de 2026. O Imperador foi derrotado pelo Tanabi, América e Mirassol, todos de São Paulo, e pelo Nacional, do Amazonas.
“Se formos olhar pelos resultados, não foi bom. Precisamos avaliar os amistosos pelo condicionamento físico, entrosamento, evolução e por esses aspectos foi muito bom. Essa iniciativa da nossa diretoria é inédita e os resultados podem ser satisfatórios”, comentou Eriano Santos.
Reta final
Com um treino regenerativo nesta quarta, 24, em São José de Rio Preto, São Paulo, o elenco do Galvez começou a reta final de treinamentos para a Copinha. O Imperador estreia no torneio no dia 2 de janeiro contra o Votuporanguense, de São Paulo.
Comentários
Cotidiano
Diretoria da Adesg antecipa 1º pagamento do elenco e quer grande campanha

Foto Manoel Façanha: Paulinho do Cras quer garantir todas as condições para os atletas
O presidente da Adesg, Paulinho do Cras, confirmou nesta quarta, 24, o pagamento, de maneira antecipada, dos dias trabalhados de dezembro do elenco profissional.
“Resolvemos antecipar o pagamento por causa do Natal. Essa é uma data importante para todas as famílias e o nosso objetivo é garantir as condições ideais dos atletas”, declarou Paulinho do Cras.
Ganha folga
Os jogadores da Adesg realizaram um treinamento nesta quarta e ganham uma folga nesta quinta, 25.
“Estamos trabalhando forte desde o início da preparação e por isso a comissão técnica resolveu garantir um descanso no dia 25. Voltamos ao trabalho na sexta(26)”, disse o diretor de futebol, Erismeu Silva.
Estreia no dia 15
A Adesg enfrenta o Humaitá no dia 15 de janeiro, na Arena da Floresta, no jogo de estreia no Campeonato Estadual. O leão terá mais 21 dias de treinamentos.

Você precisa fazer login para comentar.