Conecte-se conosco

Geral

Após registrar abstenção de 65,2%, candidatos fazem provas do segundo dia do Enem Digital em Rio Branco

Publicado

em

Após registrar abstenção de 65,2%, candidatos fazem provas do segundo dia do Enem Digital em Rio Branco — Foto: Iryá Rodrigues/G1

Por G1 AC

O segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio Digital (Enem) ocorre neste domingo (6) após o estado registrar uma alta abstenção no primeiro dia. Dos 1.154 inscritos, apenas 402 compareceram no primeiro dia de provas , outros 752 candidatos inscritos não fizeram as provas.

O Acre conta com 41 laboratórios, distribuídos em nove instituições de Rio Branco. Neste segundo dia de provas, os candidatos devem resolver 90 questões de ciências da natureza e matemática.

Os portões dos locais de aplicação serão abertos às 9h30 (horário do Acre) e fecham às 11h e as provas começam às 12h30. O término da aplicação deste domingo será às 16h30.

Cuidados

Todos os participantes precisam comparecer ao local de provas utilizando máscara para proteção contra a Covid-19. A máscara deve cobrir totalmente o nariz e a boca do participante, desde a sua entrada até sua saída do local de provas. Será permitido levar máscaras reservas para troca durante a aplicação.

Os inscritos que apresentarem sintomas na véspera (após as 12h) ou no dia da prova não deverão comparecer ao exame. Nesses casos, os participantes também poderão solicitar a reaplicação. Em situações como essas, o sistema para recebimento da documentação comprobatória estará aberto após o fim da aplicação do Enem Digital, entre 8 e 12 de fevereiro, mesmo período para pedidos de participantes que se sentiram prejudicados por incidentes logísticos durante o exame. A reaplicação ocorrerá em provas impressas, independentemente da versão em que o participante estava inscrito (impressa ou digital).

O candidato também não pode escrever de levar um documento de identificação.

Abstenções

A primeira experiência de um Enem digital, que tem prazo de 5 anos para atingir 100% dos estudantes, teve um número alto de faltosos. Segundo balanço divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelas provas, a taxa de abstenção no Acre foi de 65,2%.

Dos 1.154 candidatos inscritos para fazer o Enem digital, em Rio Branco, 402 compareceram aos locais de prova. Ao todo, 752 candidatos inscritos não fizeram o exame.

A taxa de abstenções do exame na versão digital foi ainda maior que nos domingos anteriores, quando as provas foram impressas. No primeiro dia do Enem impresso no Acre, segundo o Inep, o índice de faltosos foi de 51,5% do total de 40.674 inscritos. Já no segundo dia, que ocorreu no último dia 24 de janeiro, a taxa de abstenção foi de 54,8%.

Enem digital

Por ser a versão piloto, as provas vão ser feitas apenas na capital acreana, Rio Branco, nos laboratórios de informática das seguintes instituições:

  1. Escola Estadual Profª Heloísa Mourão Marques – bairro Aeroporto Velho;
  2. Escola Estadual Profº Humberto Soares da Costa – bairro José Augusto;
  3. Instituto de Educação Loureço Filho – bairro Vila Ivonete;
  4. Centro Universitário U:Verse – antiga FAAO;
  5. Centro Universitário Uninorte – bairro Jardim Europa;
  6. Centro Universitário Estácio de Rio Branco – bairro da Paz;
  7. Escola Estadual Padre Diogo Feijó – bairro Floresta;
  8. Instituto Federal do Acre (Ifac) – Campus Rio Branco
  9. Senai – Escola Cel. Auton Furtado – bairro Cadeia Velha

O cronograma segue o mesmo da versão impressa do exame. Nesse primeiro domingo (31), foram aplicadas 45 questões objetivas de Linguagens e Códigos e 45 de Ciências Humanas, além da redação. A duração máxima para realização da prova foi de 5h30.

Apesar do formato digital, a redação continua manuscrita. Por isso, assim como na prova física, o candidato teve que levar caneta preta, de tubo transparente.

Medidas de segurança devido à pandemia

Segundo o Inep, as medidas de prevenção contra o novo coronavírus serão as mesmas para todos os lugares. Não haverá planejamento especial para os locais que estejam com aumento no número de casos.

Entre as medidas, estão:

  • Uso obrigatório de máscaras para candidatos e aplicadores;
  • Disponibilização de álcool em gel nos locais de prova e nas salas (a quantidade total só será conhecida após a aplicação do exame);
  • Recomendação de distanciamento social no deslocamento até as salas de provas;
  • Identificação de candidatos do lado de fora das salas, para evitar aglomeração – haverá marcações no piso para ter distanciamento, caso haja fila;
  • Contratação de um número maior de salas: na edição de 2019 foram 140 mil locais de aplicação; agora serão 200 mil
  • Salas de provas com cerca de 50% da capacidade máxima;
  • Candidatos idosos, gestantes e lactantes ficarão em salas com 25% da capacidade máxima;
  • Higienização das salas de aulas, antes e depois do exame.

A retirada da máscara poderá ser feita, segundo o protocolo, para alimentação, ingestão de líquidos e troca do item. É recomendado que o candidato leve máscaras reservas para trocar. Candidatos ainda devem levar documento de identidade com foto e caneta de cor preta e corpo transparente.

Cronograma do Enem 2020

  • Provas impressas: 17 e 24 de janeiro
  • Prova digital: 31 de janeiro e 7 de fevereiro
  • Reaplicação da prova: 24 e 25 de fevereiro
  • Resultados: a partir de 29 de março

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Geral

Tempo instável marca esta segunda-feira no Acre, com chuvas a qualquer hora

Publicado

em

Previsão indica pancadas pontuais, algumas intensas, e temperaturas amenas em todas as regiões do estado

A segunda-feira (30) será de tempo instável em todo o Acre, com predomínio de sol entre nuvens e ocorrência de chuvas ao longo do dia. De acordo com o portal O Tempo Aqui, as precipitações devem ser passageiras e pontuais, mas podem ocorrer com forte intensidade em áreas isoladas.

A instabilidade atmosférica também se estende a estados vizinhos da Região Norte, como Amazonas e Rondônia, além de regiões do Mato Grosso, da Bolívia (planícies) e do Peru (área de selva).

No leste e sul do estado, que incluem Rio Branco, Brasiléia e Sena Madureira, o tempo segue instável, porém ventilado. A previsão aponta sol, variação de nuvens e chuvas pontuais, que podem ser fortes em alguns locais. A probabilidade de chuvas intensas é média, enquanto a chance de temporais é muito baixa.

Nessas regiões, a umidade relativa do ar mínima deve variar entre 55% e 65% durante a tarde, e a máxima, entre 85% e 95% ao amanhecer. Os ventos sopram fracos a calmos, com rajadas moderadas, predominantemente da direção sudeste, com variações do sul e de leste. O risco de ventos fortes é considerado muito baixo.

Já no centro e oeste do estado, nas microrregiões de Cruzeiro do Sul e Tarauacá, o cenário também é de instabilidade, com temperaturas amenas e chuvas a qualquer hora do dia, podendo ser intensas em algumas áreas. A probabilidade de chuvas fortes é alta, enquanto a chance de temporais permanece baixa.

Nessas localidades, a umidade relativa do ar mínima deve oscilar entre 70% e 80% à tarde, e a máxima pode atingir entre 90% e 100% nas primeiras horas da manhã. Os ventos seguem fracos a calmos, com predominância da direção sudeste e variações de leste e sul, sem indicativo de risco significativo.

Temperaturas por região

Em Rio Branco, Senador Guiomard, Bujari e Porto Acre, as temperaturas mínimas devem variar entre 20°C e 22°C, enquanto as máximas ficam entre 27°C e 29°C ao longo do dia.

Em Brasileia, Epitaciolândia, Xapuri, Capixaba e Assis Brasil, as mínimas oscilam entre 20°C e 22°C, e as máximas, entre 29°C e 31°C.

Em Plácido de Castro e Acrelândia, os termômetros devem registrar mínimas entre 20°C e 22°C, e máximas entre 28°C e 30°C.

Nos municípios de Sena Madureira, Manuel Urbano e Santa Rosa do Purus, as mínimas variam entre 21°C e 23°C, com máximas entre 27°C e 29°C.

Em Tarauacá e Feijó, a previsão indica mínimas entre 21°C e 23°C, e máximas entre 27°C e 29°C.

Já em Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves, as mínimas devem oscilar entre 21°C e 23°C, e as máximas, entre 26°C e 28°C.

Por fim, em Marechal Thaumaturgo, Porto Walter e Jordão, as mínimas ficam entre 21°C e 23°C, e as máximas, entre 26°C e 28°C.

Comentários

Continue lendo

Geral

Bombeiro é velado no quartel em Cruzeiro do Sul

Publicado

em

Está sendo velado no quartel do Corpo de Bombeiros Militar de Cruzeiro do Sul, na Avenida 25 de Agosto,o corpo do 2º Sargento Isnard, que morreu neste domingo, 29, durante o cumprimento de missão de mergulho no Rio Juruá. O velório ocorre desde a noite de domingo, reunindo familiares e amigos.

O comando da corporação ainda não esclareceu a situação da morte do militar durante a ação que acabou com o óbito dele. A Nota divulgada cita que ele morreu durante um mergulho.

“É com profundo pesar que o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Acre (CBMAC) comunica o falecimento do 2º SGT BM Isnard, lotado no 4º BEPCIF, ocorrido neste domingo, 29 de março de 2026, durante o cumprimento de missão de mergulho, em serviço, no município de Cruzeiro do SulDesde o primeiro momento da ocorrência, todos os esforços operacionais e de socorro foram imediatamente empregados, inclusive com o deslocamento de equipe de saúde por via fluvial para interceptação da embarcação e realização de suporte avançado ainda durante o percurso até a cidade. Não obstante a pronta resposta das equipes de resgate e a mobilização do atendimento hospitalar, o militar não resistiu.A perda do 2º SGT BM Isnard enluta toda a Corporação. Seu compromisso com o serviço, sua coragem no cumprimento do dever e sua dedicação à missão de proteger vidas deixam um legado de honra que permanecerá na memória do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Acre.O Comando do CBMAC , através do 4º BEPCIF , permanece prestando assistência aos familiares neste momento de dor e despedida.O CBMAC manifesta sua mais profunda solidariedade à família, aos amigos e a todos os irmãos de farda, rendendo continência à memória de um bombeiro militar que honrou, com bravura, o juramento de “Vidas Alheias e Riquezas Salvar”.

Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Acre – CBMAC
Rio Branco – AC, 29 de março de 2026”, cita a Nota.

Comentários

Continue lendo

Geral

Homem é preso por descumprir medida protetiva em Cruzeiro do Sul

Publicado

em

Suspeito foi detido em flagrante após causar transtornos na casa da esposa, segundo a Polícia Militar

Um homem identificado como Madson, de 34 anos, foi preso em flagrante no último sábado (28), em Cruzeiro do Sul, por descumprimento de medida protetiva de urgência. A ocorrência foi registrada no bairro Cruzeirão.

De acordo com a Polícia Militar, a guarnição foi acionada por familiares da vítima, uma mulher de 55 anos, que possui medida protetiva contra o suspeito. Ainda segundo os relatos, o homem, que seria dependente químico, voltou a apresentar comportamento alterado no local.

Diante da situação, os policiais deram voz de prisão ao suspeito, que foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil, onde foram realizados os procedimentos cabíveis.

Comentários

Continue lendo