Conecte-se conosco

Cotidiano

Após decisão do STF, Hemoacre muda protocolo e aceita doação de sangue por homens gays

Publicado

em

Antes, só era permitida doação se homossexuais passassem um ano sem relações sexuais com outros homens.

Após decisão do STF, Hemoacre muda protocolo e aceita doação de sangue por homens gays — Foto: Reprodução/Rede Amazônica Acre

Por Iryá Rodrigues

Após decisão recente do Superior Tribunal Federal (STF) que derrubou as restrições à doação de sangue por homens gays, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Acre (Hemoacre) mudou o protocolo e passou a aceitar as doações dos homossexuais.

Em maio, a Corte decidiu que normas do Ministério da Saúde e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que limitam a doação de sangue por homens que fizeram sexo com outros homens são inconstitucionais.

Antes, o Ministério da Saúde e Anvisa só permitiam a doação sanguínea se homossexuais passassem o período de um ano sem relações sexuais com outro homem. A decisão do STF derruba a proibição e garante que homens gays, bissexuais e mulheres trans passem pela triagem clínica regular feita a todos os demais doadores voluntários.

Sobre se houve um aumento na procura para doação de sangue após a mudança no protocolo, a enfermeira da captação do Hemoacre, Késia Nogueira, disse que ainda é recente e que, portanto, não é possível fazer esse tipo de análise.

A mudança no protocolo, segundo ela, foi apenas a retirada de uma pergunta do questionário feito com os doadores para saber se os homens tinham tido relação sexual com pessoa do mesmo sexo nos últimos 12 meses.

“Mudou na semana passada e, na verdade, foi apenas uma pergunta que foi retirada do nosso questionário que é estabelecido pelo Ministério da Saúde. Então, a partir do momento que a gente retira essa pergunta, a gente não tem como mensurar o gênero e se houve aumento nas doações”, disse a enfermeira.

Os critérios para doação continuam os mesmos, isto é, ter idade entre 16 e 69 anos, se menor de 18 anos precisa estar acompanhado de um responsável; pesar mais de 50 kg; não ter ingerido álcool nas últimas 24 horas; estar em boas condições de saúde.

A enfermeira informou ainda que o Hemoacre tem mantido contato com a Associação de Homossexuais do Acre (Ahac) para buscar estratégias de divulgação da nova medida.

“Estamos conversando com o representante do movimento LGBT+ e pretendemos divulgar nas redes sociais, compartilhar com o pessoal sobre esse assunto, porque tem muita gente que ainda não está sabendo”, afirmou Késia.

A reportagem tentou contato com o presidente da Ahac, Germano Marino, mas até última atualização desta reportagem não obteve resposta.

Estoque de sangue

Apesar de ter ficado com estoque crítico em meio à pandemia do novo coronavírus, a enfermeira informou que o banco de sangue apresentou melhora em junho, mês de incentivo à doação de sangue.

Para facilitar e incentivar ainda mais as doações, o Hemoacre lançou um aplicativo chamado ‘Sangue Amigo’, para o sistema Android e IOS, onde é possível fazer o agendamento da doação, saber qual tipo sanguíneo está em menor quantidade no estoque e o local mais próximo para fazer a doação.

“A gente continua com agendamento por telefone e tem a opção também do aplicativo que tem tido uma boa aceitação. Essa última semana tivemos uma equilibrada no estoque, com apoio de algumas empresas e também do Exército que tem nos ajudado. Então estamos conseguindo manter estável o estoque. Mas, continuamos fazendo chamamento do pessoal que é O+”, concluiu a enfermeira.

Para fazer o agendamento pelo celular, o doador só precisa baixar o app na loja, e depois cria um conta de usuário e em seguida pesquisa o Hemonúcleo mais próximo por meio do CEP, o aplicativo vai mostrar o Hemoacre e é só clicar na opção agendar.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

Adesg começa trabalhos técnicos e intensifica treinos visando a estreia

Publicado

em

Foto Glauber Lima: Elenco da Adesg trabalha somente em dois período nesta quinta(18)

Preparação física e treinos técnicos. O técnico Rodrigo Deião acelera a preparação da Adesg e começa a pensar na montagem do Leão para a estreia no Campeonato Estadual. O primeiro compromisso da equipe de Senador Guiomard será na quinta, 15 de janeiro, contra o Humaitá, na Arena da Floresta.

“Precisamos evoluir na parte física e tática. Monto minhas equipes de maneira ofensiva e assim será a Adesg”, declarou Rodrigo Deião.

Treinamento tático

Rodrigo Deião comanda um treinamento tático nesta sexta, 18, a partir das 15 horas, no Frotão, e vai começar a definir os titulares do Leão.

Mais duas peças

O diretor de futebol da Adesg, Erismeu Silva, afirmou faltar duas peças para o fechamento do elenco.

“Temos carências ainda e estamos avaliando. Vamos trabalhar para encontrar esses jogadores”, afirmou Erismeu Silva.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Éden Barros reforça comissão técnica do Rio Branco no Estadual

Publicado

em

Foto arquivo pessoal: Éden Barros é uma contratação importante do Estrelão

A diretoria do Rio Branco acertou a contratação de Éden Barros. O profissional chega para trabalhar como auxiliar técnico de Ulisses Torres e vai reforçar a comissão Mais Querido no Estadual.

“O Rio Branco tem objetivos e podemos ajudar a construir um grande trabalho. O Estadual é uma competição difícil e precisamos ter foco total”, comentou Éden Barros.

Dois períodos 

O elenco do Rio Branco trabalha em dois períodos nesta quinta, 18, na sequência da primeira semana de preparação para o Campeonato Estadual. O primeiro confronto do Estrelão no torneio será contra o Vasco, no dia 17 de janeiro, no Tonicão.

Melhorar o elenco

A diretoria do Rio Branco precisa aumentar o investimento e tentar a contratação de atletas mais experientes. Após os primeiros treinos essa foi uma avaliação geral no José de Melo.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Neto Pessoa recebe homenagem da Federação de Futebol

Publicado

em

Foto FFAC: Neto Pessoa foi homenageado pelo presidente Adem Araújo no gramado do Tonicão

O atacante Neto Pessoa, um dos destaques da Chapecoense na conquista do acesso para a Série A do Campeonato Brasileiro, recebeu nesta quarta, 17, uma homenagem da Federação de Futebol do Estado do Acre (FFAC).

“Precisamos valorizar os nossos talentos. O Neto é uma referência para os nossos jovens e essa é uma homenagem justa. Os bons exemplos precisam ser reconhecidos”, declarou o presidente da FFAC, Adem Araújo.

Muito orgulho

Neto Pessoa conquistou com a Chape um acesso inédito na carreira e agradeceu o reconhecimento do presidente Adem Araújo.

“Essa homenagem é motivo de muito orgulho. Esse é o reconhecimento do meu trabalho e ser lembrado na sua terra torna isso ainda mais especial. Espero por um futuro com muitos atletas acreanos brilhando em nível nacional”, declarou Neto Pessoa.

Comentários

Continue lendo