fbpx
Conecte-se conosco

Cotidiano

Após decisão do STF, Hemoacre muda protocolo e aceita doação de sangue por homens gays

Publicado

em

Antes, só era permitida doação se homossexuais passassem um ano sem relações sexuais com outros homens.

Após decisão do STF, Hemoacre muda protocolo e aceita doação de sangue por homens gays — Foto: Reprodução/Rede Amazônica Acre

Por Iryá Rodrigues

Após decisão recente do Superior Tribunal Federal (STF) que derrubou as restrições à doação de sangue por homens gays, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Acre (Hemoacre) mudou o protocolo e passou a aceitar as doações dos homossexuais.

Em maio, a Corte decidiu que normas do Ministério da Saúde e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que limitam a doação de sangue por homens que fizeram sexo com outros homens são inconstitucionais.

Antes, o Ministério da Saúde e Anvisa só permitiam a doação sanguínea se homossexuais passassem o período de um ano sem relações sexuais com outro homem. A decisão do STF derruba a proibição e garante que homens gays, bissexuais e mulheres trans passem pela triagem clínica regular feita a todos os demais doadores voluntários.

Sobre se houve um aumento na procura para doação de sangue após a mudança no protocolo, a enfermeira da captação do Hemoacre, Késia Nogueira, disse que ainda é recente e que, portanto, não é possível fazer esse tipo de análise.

A mudança no protocolo, segundo ela, foi apenas a retirada de uma pergunta do questionário feito com os doadores para saber se os homens tinham tido relação sexual com pessoa do mesmo sexo nos últimos 12 meses.

“Mudou na semana passada e, na verdade, foi apenas uma pergunta que foi retirada do nosso questionário que é estabelecido pelo Ministério da Saúde. Então, a partir do momento que a gente retira essa pergunta, a gente não tem como mensurar o gênero e se houve aumento nas doações”, disse a enfermeira.

Os critérios para doação continuam os mesmos, isto é, ter idade entre 16 e 69 anos, se menor de 18 anos precisa estar acompanhado de um responsável; pesar mais de 50 kg; não ter ingerido álcool nas últimas 24 horas; estar em boas condições de saúde.

A enfermeira informou ainda que o Hemoacre tem mantido contato com a Associação de Homossexuais do Acre (Ahac) para buscar estratégias de divulgação da nova medida.

“Estamos conversando com o representante do movimento LGBT+ e pretendemos divulgar nas redes sociais, compartilhar com o pessoal sobre esse assunto, porque tem muita gente que ainda não está sabendo”, afirmou Késia.

A reportagem tentou contato com o presidente da Ahac, Germano Marino, mas até última atualização desta reportagem não obteve resposta.

Estoque de sangue

Apesar de ter ficado com estoque crítico em meio à pandemia do novo coronavírus, a enfermeira informou que o banco de sangue apresentou melhora em junho, mês de incentivo à doação de sangue.

Para facilitar e incentivar ainda mais as doações, o Hemoacre lançou um aplicativo chamado ‘Sangue Amigo’, para o sistema Android e IOS, onde é possível fazer o agendamento da doação, saber qual tipo sanguíneo está em menor quantidade no estoque e o local mais próximo para fazer a doação.

“A gente continua com agendamento por telefone e tem a opção também do aplicativo que tem tido uma boa aceitação. Essa última semana tivemos uma equilibrada no estoque, com apoio de algumas empresas e também do Exército que tem nos ajudado. Então estamos conseguindo manter estável o estoque. Mas, continuamos fazendo chamamento do pessoal que é O+”, concluiu a enfermeira.

Para fazer o agendamento pelo celular, o doador só precisa baixar o app na loja, e depois cria um conta de usuário e em seguida pesquisa o Hemonúcleo mais próximo por meio do CEP, o aplicativo vai mostrar o Hemoacre e é só clicar na opção agendar.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Após tomar vinho, Lexa brinca, dança e escorrega em aeroporto: ‘O vinho humilha’

Publicado

em

Por

Lexa publicou um vídeo nas suas redes sociais, nesta quinta-feira (25), no qual aparece levemente alterada após ingerir bebida alcóolica, durante uma escala realizada em Paris, França, no retorno de sua viagem à Ásia.

No registro, publicado no seu perfil do Instagram, a cantora surge dançando no meio do aeroporto, enquanto uma pessoa toca piano; tropeça, chegando a quase cair no chão; se divertindo ao montar em um carrinho para sua mala e; segura uma garrafa de vinho vazia, ao lado de um amigo. Na legenda, brincou: “O vinho humilha”. ‘

No campo de comentários, é claro, os seguidores de Lexa se divertiram. “Me passa o nome do vinho Lexa? Tô precisando, kkkkkkk…”, brincou uma. “O vinho entra e a humilhação grita 😂”, brincou mais uma. “Quero o nome desse vinho mulher kkk”, diss uma terceira. Confira:

Fonte: TOP FAMOSOS

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Jotas vence a AABB e conquista o título do Estadual Sub-16

Publicado

em

Foto FEAV: Jotas segue com a tradição de conquistar títulos no vôlei acreano

A Jotas derrotou a AABB por 3 sets a 0, com parciais 25×7, 25×12 e 25×8, nesta terça, 23, no ginásio do Meta, e conquistou o título do Campeonato Estadual Sub-16 de Vôlei Feminino.

“Fechamos o primeiro evento da temporada. A intenção é movimentar as categorias de base no primeiro semestre porque na sequência teremos as competições escolares”, declarou o diretor técnico da Federação Acreana de Voleibol (FEAV), Delmerson Abreu.

Próximo torneio

De acordo com Delmerson Abreu, a próxima competição da temporada indoor será o Estadual Sub-18.

“Vamos realizar o congresso técnico do Sub-18 e programar o início. Essas competições também servirão de base para a formação das seleções para a disputas dos torneios nacionais”, explicou o dirigente.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Independência fecha preparação e Eric Rodrigues vai manter equipe

Publicado

em

Foto Manoel Façanha: Eric e o auxiliar Faísca querem conter a ansiedade dos atletas.

Com um treino leve na manhã desta quarta, 24, no Marinho Monte, o Independência fechou a preparação para o jogo contra o São Francisco. A partida será disputada nesta quinta, 25, a partir das 17h30, no Florestão e se vencer o Tricolor voltará a ser campeão acreano depois de 25 anos.

A equipe será a mesma do clássico contra o Rio Branco com o atacante Lequinho atuando como volante ao lado de Cabeludo.

“Vamos manter a equipe. Fizemos um bom treinamento e agora é descansar para tentar conquistar o título”, disse Eric Rodrigues ao phdesporteclube.com.br

Reclamou da tabela

Mesmo muito próximo de conquistar o título, Eric Rodrigues fez duras críticas a Federação de Futebol do Estado Acre (FFAC) por causa da tabela do segundo turno.

“A tabela foi feita para beneficiar o Rio Branco e o Humaitá. Realizamos grandes partidas e chegamos na última rodada dependendo somente do nosso resultado. Rio Branco e Humaitá serão obrigados a realizar um jogo onde algum ficará sem calendário”, declarou o treinador do Tricolor de Aço.

Manter a tranquilidade

Para o atacante Lequinho, o Independência precisa manter a tranquilidade no jogo decisivo.

“Essa é uma partida importante para todos no Independência. Trabalhamos duro para chegarmos neste momento e não podemos vacilar”, afirmou Lequinho.

Comentários

Continue lendo