Extra
Após 12 horas, trio é condenado a 30 anos de prisão por morte de jovem em Brasiléia
Alexandre Lima, com vídeo de Almir Andrade
Com início por volta das 9h00 desta quarta-feira, dia 9, o júri comandado pelo juiz de direito, Clovis Lodi, ouviram as testemunhas de acusação e defesa sobre o caso do assassinato ocorrido no mês de maio passado, onde o jovem Lucas da Silva de Souza, de 17 anos, foi morto com vários tiros.
As investigações chegaram em três suspeitos que teria planejado e executado o plano, sendo que, o mandante do crime recaiu sobre Francisco dos Santos Coimbra, o ‘Rico’, que também é apontado como um dos líderes da facção criminosa chamada de ‘Bonde dos 13’.
Os executores, foram presos dias após o crime na Capital, com direito a perseguição e troca de tiros com os policiais. Passado cinco meses, os três foram a júri popular na comarca de Brasiléia, puderam acompanhar todo o desenrolar entre a promotoria e advogados de defesa.
Por volta das 21h45, o juiz iniciou a leitura das sentenças dos acusados sobre o caso. Iniciando por Felismom Lima e Samuel Silva, o Pé de Pato, ambos ouviram que o crime cometido eles, foi fixado em 30 anos sem atenuantes.
Já Francisco dos Santos Coimbra, o ‘Rico’, identificado como mandante e um dos líderes de facção, também foi condenado a cumprir 30 anos em regime fechado sem direito a atenuantes. Foi negado aos três, o direito de recorrer em liberdade.

Francisco, o ‘Rico’, foi identificado como um dos líderes da facção ‘Bonde dos 13’. Sua sentença também foi de 30 anos – Foto: Alexandre Lima
Plano de fuga e tentativa contra testemunha foi descoberto
Um dos pontos que chamou atenção neste júri, foi a tentativa de fuga planejada pelos três ainda dentro do presídio localizado na Capital. Antes de entrar na viatura, um revista foi realizada e foi localizado nas costas de Samuel, uma arma fabricada através de uma barra de ferro com ponta, chamada de ‘estoque’.
Já em Brasiléia, passaram por outra vistoria e foi localizado dentro da bermuda de Felismon, uma chave que abre algemas. Foi levantado que o plano seria partir para o ‘tudo ou nada’ dentro do Fórum e uma das testemunhas poderia ser ferida, ou morta.
Em seguida, o plano seria fugir rumo à Bolívia, mas não contavam com a experiência dos policiais militares que descobriram tudo. Com a ousadia por parte do trio, a tentativa pesou no julgamento. Por essa tentativa de fuga que levaria perigo para todos, o juiz determinou tratamento diferenciado aos três.
Devido a tentativa de fuga e possível envolvimentos de comparsas, um forte esquema de segurança foi montado no Fórum até o trio ouvir a sentença e serem conduzido ao presídio. A defesa disse que irá recorrer da pena. Já o Ministério Público, através da Promotora Maria Fátima, disse que a Justiça foi feita nesse caso.
Veja vídeo com Almir Andrade.
Matérias relacionadas:
Trio ligado ao ‘Bonde dos 13’ planejava emboscar policiais antes do júri
Jovem é morto a tiros em Brasileia e suspeitos estão foragidos
Forças de segurança prendem quadrilha que vinha praticando assaltos e homicídios na fronteira
Foragido da Justiça e perigoso, ‘Rico’ é preso na Capital acreana
Acusados de vários crimes, ‘Rico’ é transferido para presídio federal até julgamento
Comentários
Extra
Homem é baleado em tentativa de homicídio atrás de escola em Brasiléia
Criminosos em três motocicletas efetuaram disparos e fugiram; vítima foi socorrida pelo Samu
Uma tentativa de homicídio foi registrada na noite desta sexta-feira (13), por volta das 20h45, na Rua Ayrton Senna, no bairro Leonardo Barbosa, em Brasiléia. O crime ocorreu em via urbana, nos fundos da Escola Elson Dias Dantas.
De acordo com informações repassadas pela Polícia Militar, a guarnição foi acionada via Copom para averiguar uma ocorrência envolvendo disparos de arma de fogo. Ao chegar ao local, os policiais encontraram um homem caído ao solo, com uma perfuração na região do tórax, possivelmente provocada por tiro.
Testemunhas relataram que a vítima estava sentada sob uma árvore quando três motocicletas passaram pelo local. Os ocupantes efetuaram diversos disparos e fugiram em seguida, tomando rumo ignorado.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e realizou os primeiros atendimentos ainda no local. Em seguida, a vítima foi encaminhada ao hospital para avaliação médica.
A Polícia Militar realizou buscas nas imediações na tentativa de localizar os suspeitos, mas até o momento ninguém foi preso. O caso foi encaminhado à delegacia para adoção das medidas cabíveis e deverá ser investigado.
Comentários
Extra
Forças de segurança anunciam reforço no policiamento para o feriado de Carnaval no Alto Acre

Major da Polícia Militar e comandante do 5º Batalhão do Alto Acre Tales Rafael (e), juntamente com o delegado Érick Maciel (d), coordenador regional da Polícia Civil no Alto Acre, falar da segurança na quina carnavalesca na regional.
Polícia Militar e Polícia Civil garantem atuação integrada, fiscalização no trânsito e reforço nas unidades durante o feriado prolongado
Os coordenadores da Segurança Pública na regional do Alto Acre concederam coletiva à imprensa para detalhar o planejamento operacional durante o período carnavalesco nas cidades de Brasiléia, Epitaciolândia e Xapuri.
O comandante do 5º Batalhão da Polícia Militar, major Thales Rafael, destacou que o esquema de segurança vem sendo estruturado com antecedência e contará com reforço de efetivo vindo de Rio Branco. Segundo ele, o objetivo é garantir maior sensação de segurança à população e aos visitantes que devem circular na região durante o feriado prolongado.
O oficial informou que haverá policiamento reforçado tanto em eventos privados, como o que ocorre em Brasiléia, quanto no Carnaval público de Xapuri, programado para cinco noites, de sexta-feira a terça-feira. Além disso, haverá atuação nos bairros e na área central das cidades.
O comandante também enfatizou que o trânsito será alvo de fiscalização rigorosa, com foco na prevenção de acidentes. A orientação é clara: quem for dirigir não deve consumir bebida alcoólica. O policiamento contará com viaturas, equipes móveis e atendimento pelo 190. Denúncias também poderão ser feitas pelo 181, canal da Polícia Civil.
Já o delegado Érick Maceil, coordenador regional da Polícia Civil no Alto Acre, ressaltou que, apesar de não haver Carnaval público em Brasiléia, haverá festa privada e grande movimentação na fronteira, especialmente em razão das festividades em Cobija, na Bolívia. Ele destacou que a região é turística e deve receber visitantes de Rio Branco e de outras localidades ao longo dos cinco dias de feriado.
De acordo com o delegado, as delegacias da região — especialmente em Epitaciolândia — estarão preparadas para possível aumento no volume de ocorrências. Haverá reforço de efetivo e alinhamento estratégico com a Polícia Militar e também com as forças de segurança bolivianas.
Outro ponto abordado foi a fiscalização quanto à presença de crianças e adolescentes nas festividades, em cumprimento às determinações judiciais. A Polícia Civil dará apoio ao Ministério Público e ao Conselho Tutelar para assegurar que as restrições sejam respeitadas.
As forças de segurança reforçaram que o planejamento integrado busca prevenir ocorrências e garantir tranquilidade para quem pretende aproveitar o Carnaval ou visitar a região durante o período festivo.
Comentários
Extra
Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresa do Acre – AVISO DE LICITAÇÃO
Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresa do Acre – AVISO DE LICITAÇÃO
AVISO DE LICITAÇÃO
- OBJETO
Aquisição de pastas executivas, tamanho a4, em couro sintético, personalizadas, conforme especificações constantes neste edital e seus anexos.
- RECEBIMENTO E ABERTURA DAS PROPOSTAS.
Local da realização: www.redeempresas.com.br;
Término do prazo para envio de propostas: 27 de fevereiro de 2026 às 10h45min;
Início da sessão de disputa de preço: 27 de fevereiro de 2026 às 11h.
Será sempre considerado o horário de Brasília.
- ESCLARECIMENTOS DE DÚVIDAS.
Questionamentos poderão ser encaminhados ao SEBRAE/AC, somente por escrito pelo e-mail [email protected], aos cuidados da Comissão de Licitação, até 02 (dois) dias úteis antes da data de abertura da sessão pública.
Rio Branco-AC, 13 de fevereiro de 2026.









Você precisa fazer login para comentar.