Conecte-se conosco

Brasil

Apenas 3,9% dos alunos do Acre concluem estudos com aprendizado adequado em português e matemática

Publicado

em

Dados foram divulgados pelo Anuário Brasileiro da Educação Básica 2025 na última quinta-feira (26). Estado tem mais de 248 mil matrículas, mas enfrenta baixos índices de aprendizagem

Menos da metade das escolas brasileiras estão conectadas à internet, aponta levantamento. Foto: Reprodução/TV Globo

O Acre possui 1.516 escolas, 10.826 professores e 248.340 matrículas na educação básica, segundo o Anuário Brasileiro da Educação Básica 2025, da ONG Todos Pela Educação, divulgado na última quinta-feira (25).

No entanto, apesar da rede atender milhares de estudantes, os indicadores mostram que a qualidade da aprendizagem e a infraestrutura das instituições ainda são desafios urgentes.

A situação se agrava no âmbito do ensino médio, com menos de 4% dos alunos com desenvolvimento adequado em português e matemática no término dos estudos, o equivalente a pouco mais de 1,5 mil alunos. O número está abaixo da média nacional, que é de 4,5%.

“O Ensino Médio é a etapa mais crítica da Educação Básica, com altos índices de evasão e níveis de aprendizagem ainda bastante baixos, refletindo problemas estruturais históricos que foram agravados pela pandemia de covid-19”, destacou o estudo.

Dos 248 mil alunos matriculados no Acre, 137.459 estão na rede estadual, 93.388 na municipal, 14.062 na rede privada e 3.431 em instituições federais.

Educação infantil

Na pré-escola, 82 de cada 100 crianças ingressam regularmente. O estado tem 645 escolas, 2.205 professores e 39.167 matrículas, sendo 94,7% da rede municipal.

Apesar do avanço no acesso, apenas 15,8% das escolas de educação infantil contam com parque infantil, um espaço importante para o desenvolvimento das crianças.

Distribuição de matrículas na educação infantil no Acre
Índices correspondem à fase pré-escolar

Fonte: Anuário Brasileiro da Educação Básica 2025

Ensino fundamental

Nos anos iniciais (até o 5º ano), 86 de cada 100 alunos concluem até os 12 anos. Porém, só 37,5% apresentam aprendizagem adequada em português e matemática.

Atualmente, o Acre possui 1.142 escolas, 2.661 professores e 81.085 matrículas, sendo a maioria municipal (54,9%).

Distribuição de matrículas no ensino fundamental I no Acre
Índices correspondem às séries iniciais, do 1º ao 5º ano

Fonte: Anuário Brasileiro da Educação Básica 2025

Já nos anos finais (até o 9º ano), a situação é ainda mais preocupante: apenas 12,5% dos estudantes têm aprendizado adequado em português e matemática.

O índice de conclusão até os 16 anos é de 76 em cada 100 alunos. São 662 escolas, 4.377 professores e 61.416 matrículas, sendo 82,6% estaduais.

Distribuição de matrículas no ensino fundamental II no Acre
Índices correspondem às séries finais, do 6º ao 9º ano

Fonte: Anuário Brasileiro da Educação Básica 2025

A falta de estrutura é outro obstáculo. Somente 13% das escolas dos anos iniciais têm sala de leitura ou biblioteca, 11,8% contam com laboratório de informática e 6,7% dispõem de laboratório de ciências.

Ensino médio

Nos anos finais da educação básica, apenas 55 de cada 100 alunos concluem essa etapa até os 19 anos, e só 3,9% finalizam os estudos com aprendizado adequado em português e matemática.

O estado tem 293 escolas, 2.393 professores e 40.079 matrículas. A maioria das instituições pertence à rede estadual (89,2%).

Distribuição de matrículas no ensino médio no Acre
Índices correspondem do 1º ao 3º ano

Fonte: Anuário Brasileiro da Educação Básica 2025

Em termos de infraestrutura, 25,6% das escolas oferecem laboratório de informática, 24,2% têm laboratório de ciências e 25,6% possuem quadra de esportes.

Rede e profissionais

Na docência, a rede estadual concentra o maior número de profissionais, com 5.823 professores, seguida pela municipal (4.695), privada (718) e federal (299).

Entre os gestores, são 883 municipais, 629 estaduais, 43 da rede privada e apenas 7 federais.

Estrutura básica

O levantamento também mostra problemas de infraestrutura em todas as etapas da educação básica no Acre. 15,8% das escolas não possuem banheiro, 36,1% não têm acesso à água potável e 85% não contam com rede de esgoto.

Em relação à energia elétrica, 36,7% das instituições não estão ligadas à rede. Além disso, quase metade das salas de aula (40,7%) não são climatizadas.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Brasil

Em busca de força política, Flávio repete tática de Bolsonaro em 2018

Publicado

em

Jair e Flávio Bolsonaro

Reprodução/Redes sociais

Em busca de força política, o senador e pré-candidato à Presidência da RepúblicaFlávio Bolsonaro (PL-RJ) tenta repetir táticas de campanha de seu pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), em 2018, para ganhar musculatura entre eleitores e, principalmente, o apoio de políticos do Centrão.

No último mês, durante uma série de encontros com empresários e representantes do mercado financeiro, o filho mais velho do ex-presidente afirmou que pretende anunciar, durante a campanha, nomes que indicará para assumir ministérios caso ganhe. Ele ainda afirmou que pensa em nomes na mesma linha do ex-ministro da Economia do governo Bolsonaro, Paulo Guedes, para ocupar a Fazenda.


O que deu certo na campanha de 2018

  • A estratégia de adiantar nomes da equipe foi usada por Bolsonaro quando concorreu ao Planalto em 2018. Durante o período de campanha, o líder de direita revelou que Paulo Guedes seria ministro da Economia em seu governo caso fosse eleito para ocupar o cargo mais alto do Executivo;
  • À época, a “pré-indicação” foi vista como um aceno ao mercado financeiro, que também resistia a Bolsonaro;
  • Bolsonaro se elegeu e indicou o economista para ser ministro da Economia.

Flávio também revelou recentemente que pensa em indicar seu irmão, o ex-deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), para assumir o Ministério das Relações Exteriores (MRE) caso seja eleito. A atitude foi vista como precipitada no campo político.

Apesar de ter dado certo para Bolsonaro em 2018, a estratégia reciclada por Flávio é vista como arriscada em 2026, visto que alguns nomes defendidos por Flávio são preteridos por caciques do Centrão e por representantes do mercado financeiro.

Indicado por Bolsonaro, o parlamentar ainda enfrenta resistência do Centrão ao seu nome. Nos bastidores, o grupo comandado por PSD, PP, União e Republicanos ainda sonha com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), no palanque.

Fonte: Conteúdo republicado de METRPOLES - BRASIL

Comentários

Continue lendo

Brasil

Tornado atinge região metropolitana de Curitiba e assusta moradores

Publicado

em

tornado são josé dos pinhais

Reprodução/Redes sociais

O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) registrou um tornado, na tarde deste sábado (10/1), em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba (PR). O fenômeno atingiu o bairro Guatupê. Assista:

De acordo com o serviço, a classificação do fenômeno ainda depende de visitas técnicas que serão realizadas ao longo do fim de semana.

“A análise também inclui dados de radares meteorológicos e dados coletados pela Defesa Civil”, completou o Simepar em comunicado.

Diversos vídeos compartilhados nas redes sociais mostraram o momento da formação do fenômeno, que deixou casas destelhadas no município. Moradores também registraram imagens impressionantes de uma nuvem em funil.

O tornado ainda provocou a queda de árvores. Autoridades trabalham fazendo o levantamento dos danos e das áreas atingidas. Até o momento, já foram registradas pela Defesa Civil, em Curitiba, pelo menos 57 quedas de árvores e galhos.

Segundo as informações da Companhia Paranaense de Energia Elétrica (Copel), 10 mil casas estão sem energia em São José dos Pinhais.

Toda a região leste do Paraná, incluindo a área de Curitiba, foi atingida por fortes temporais no final da tarde deste sábado, com ventos que chegaram a cerca de 70 km/h, de acordo com a Defesa Civil.

As atividades culturais do Verão Paraná, que ocorrem nas praias, foram canceladas devido às condições climáticas.

Tornado deixa 6 mortos

Em novembro do ano passado, a passagem de um tornado causou destruição e mortes em Rio Bonito do Iguaçu, no Centro-Sul do Paraná. De acordo com a Defesa Civil, a.

O governado Ratinho Júnior (PSD) afirmou, nesta noite, que o tornado foi classificado como de nível 3, com ventos que podem chegar a mais de 250 km/h.

O fenômeno chegou acompanhado de chuva intensa, granizo e ventos fortes, pegando parte da população de surpresa.

Segundo o chefe do Núcleo Regional da Defesa Civil Estadual, mais da metade do município foi afetada, com danos estruturais severos em residências e prédios públicos.

Fonte: Conteúdo republicado de METRPOLES - BRASIL

Comentários

Continue lendo

Brasil

CNH: saiba se você tem direito à renovação automática

Publicado

em

Imagem colorida da tela aplicativo CNH do Brasil

Deivid Souza

A renovação automática da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) começou a valer nesta sexta-feira (9/1) e passa a beneficiar motoristas classificados como “bons condutores” e com “ficha limpa”. O Metrópoles explica quem tem direito à medida e quais são as regras para se enquadrar.

A mudança vale somente para a renovação digital da CNH. Motoristas que desejarem receber o documento na versão física precisarão solicitar a emissão junto ao Detran do estado de origem e pagar uma taxa. O valor varia conforme o estado.


Saiba regras para se enquadrar na medida

  • Para ter direito à renovação automática, o condutor não pode ter cometido infrações com pontuação na CNH nos 12 meses anteriores ao vencimento do documento. Além disso, é necessário estar na faixa etária entre 20 e 50 anos.
  • No caso de motoristas com idade entre 50 e 70 anos, a renovação automática poderá ser concedida apenas uma única vez. Já condutores acima dos 70 anos não são beneficiados pela medida, mesmo que não tenham registrado infrações no período exigido.
  • A renovação automática será aplicada aos motoristas cadastrados no Registro Nacional Positivo de Condutores (RNPC), sistema que reúne condutores sem infrações pontuadas nos últimos 12 meses. Nesses casos, a CNH será atualizada diretamente no sistema assim que o documento vencer.

Entenda obrigatoriedade de renovação da CNH

Condutores com idade entre 20 a 50 anos deverão renovar a CNH obrigatoriamente a cada 10 anos.  Nesse caso, a cada década pode acontecer a renovação automática se o motorista não tiver cometido infrações.

Condutores com 70 anos ou mais não podem realizar a renovação automática. A renovação deve ser realizada a cada três anos.

Medida entra em vigor e benefícia 370 mil condutores

Segundo o governo federal, o Executivo começa a emitir nesta sexta as renovações de forma gratuita. A medida entra em vigor com efeito retroativo, desde 10 de dezembro, quando foi assinada a medida provisória (MP) que instituiu a renovação automática.

Com a mudança, o condutor beneficiado pela renovação automática não precisará ir até o Detran. Ele apenas vai receber notificação sobre a confirmação do benefício. O documento novo estará disponível no aplicativo CNH do Brasil.

Será enviada a seguinte mensagem ao condutor:

“O governo do Brasil, por meio do Ministério dos Transportes e do programa CNH do Brasil, renovou automaticamente sua CNH, sem taxas e sem novos exames. Obrigado por dirigir com responsabilidade e ajudar a salvar vidas”.

O diretor do Departamento de Regulação, Fiscalização e Gestão da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), Basílio Militane, afirmou que cerca de 370 mil condutores devem ser beneficiados com a renovação automática da CNH. O número corresponde àqueles que tiveram o documento vencido desde o lançamento da renovação automática da CNH, no último dia 10 e na última quarta-feira (7/1).

Fonte: Conteúdo republicado de METRPOLES - BRASIL

Comentários

Continue lendo