Conecte-se conosco

Cotidiano

Acreano representa o Brasil no mundial de para Jiu-Jitsu em Bangkok

Publicado

em

O paratleta Thomas Rodrigues, natural de Tarauacá, no Acre, embarcará nos próximos dias para Bangkok, na Tailândia, onde participará do Campeonato Mundial Caminho Paralímpico de Para Jiu-Jitsu. O evento ocorrerá entre 1º e 15 de novembro de 2025.

Organizado pela jiu-jitsu International Federation (JJIF), o torneio é o principal da modalidade e reúne atletas de elite de diversos países, incluindo categorias dedicadas a esportistas com deficiência. As competições serão realizadas no Indoor Stadium Huamark, um complexo esportivo tradicional em Bangkok, destacando o progresso da inclusão no jiu-jitsu internacional.

Rodrigues, que é cadeirante, tem se destacado em competições regionais e nacionais, o que lhe garantiu a vaga para representar o Brasil. Ele é o primeiro paratleta cadeirante do Acre a competir em um evento internacional desse porte, marcando um avanço para o esporte local

“Essa conquista tem um valor imenso. É a realização de um sonho construído com muito esforço, fé e dedicação. Estar entre os melhores do mundo é uma honra e uma responsabilidade enorme, porque levo comigo a bandeira do Acre e o sonho de muitas pessoas que acreditam que o esporte transforma vidas”, declarou o atleta.

O paratleta atribui sua trajetória ao apoio de familiares, amigos, patrocinadores e entidades públicas, que incentivam o esporte como meio de inclusão social. Sua participação no mundial reforça a relevância de investimentos no paradesporto, promovendo superação e representatividade

“Agora é foco total, mente leve e coração cheio de gratidão. Quero viver intensamente esse momento histórico e representar com orgulho cada pessoa que acreditou nesse sonho”, completou o paratleta.

 

Com informações de Blog do Accioly.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

Pai de Neymar revela que craque pensou em desistir do futebol: ‘Pra mim já deu’

Publicado

em

Atacante se recupera de lesão e deve perder início da temporada de 2026

Neymar Jr. e seu pai, empresário do jogador Reprodução/X

Decisivo na reta final do Brasileirão, o craque Neymar viveu uma temporada intensa com a camisa do Santos em 2025. Em meio a gols importantes e diferentes lesões, o camisa 10 chegou a revelar ao próprio pai que pensou em desistir do futebol após machucar o joelho na partida contra o Mirassol, nas últimas rodadas da competição nacional.

Durante uma entrevista ao canal Rafa Tecla T – Experiências reais, no YouTube, o pai e empresário do jogador comentou que conversou com Neymar após a partida e revelou detalhes do diálogo. Segundo ele, o camisa 10 do Santos chegou a pensar em desistir da cirurgia no joelho. Confira abaixo.

– Cheguei na casa do meu filho e perguntei como ele estava. Aí, ele já chega e me diz: “Ah, não aguento mais, vamos operar. Mas pai, nem sei se vale a pena operar, pra mim já deu”. Na hora que ele fala isso para mim, eu olho para ele e falo assim: “Po, já deu? Então para que vamos operar? Se você quiser operar para focar na sua recuperação e ficar bem, eu estou com você. Falta muito pouco, são só seis meses.” Ele vai para o jogo e a gente torcendo para nada dar errado. Ai, ele vai lá, faz o gol e olha para mim. Vou te dizer que foi incrível – disse o pai do craque.

No final de dezembro, Neymar passou por uma artroscopia no joelho esquerdo e deve desfalcar o Santos no início do Estadual. Fora de campo, Neymar também contribuiu com o clube ao viabilizar, por meio de parceiros contatados por seu pai, a reforma de espaços importantes, como o vestiário da Vila Belmiro e os centros de treinamento da base e do futebol feminino.

Neymar no Santos

Neymar retornou ao Santos no dia 31 de janeiro de 2025, após 12 anos atuando no exterior. Na última temporada, ajudou o time a se livrar do rebaixamento no Campeonato Brasileiro. O camisa 10 marcou 11 gols em 30 partidas, mas precisou conviver com quatro lesões, que o impediram de engatar uma sequência maior de jogos pela equipe da Baixada Santista.

Em 2026, o Peixe disputará a Copa Sul-Americana, além do Campeonato Paulista, do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil. O elenco santista se reapresenta nesta sexta-feira (2), no CT Rei Pelé, de olho na estreia no estadual, marcada para o dia 10 de janeiro, contra o Novorizontino, na Vila Belmiro. Visando o restante da temporada, Neymar deve desfalcar o Santos na disputa do Campeonato Paulista

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Sena Madureira está entre os 20 maiores rebanhos bovinos da Região Norte, aponta IBGE

Publicado

em

Município acreano ocupa a 19ª posição, com 586,6 mil cabeças de gado; Rio Branco aparece em 13º no ranking regional

Os dados confirmam a pecuária como uma das principais atividades econômicas do estado, sobretudo nos municípios do interior, onde a criação de bovinos representa a base de sustento de milhares de produtores rurais. Foto: ilustrativa 

O município de Sena Madureira, no interior do Acre, está entre os 20 maiores rebanhos bovinos da Região Norte em 2024, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Com um rebanho estimado em 586.666 cabeças, a cidade ocupa a 19ª colocação no ranking regional, que é liderado por São Félix do Xingu (PA), com mais de 2,5 milhões de bovinos.

Além de Sena Madureira, a capital acreana, Rio Branco, também aparece na lista, ocupando a 13ª posição, com 674.973 cabeças de gado. Os dados reforçam a importância da pecuária para a economia do estado, especialmente no interior, onde a criação de bovinos é a base da atividade agropecuária.

O ranking evidencia a concentração da pecuária na Amazônia Legal, com destaque para municípios do Pará e de Rondônia. A presença de Sena Madureira e Rio Branco na lista ressalta o papel do Acre no abastecimento regional e acentua a discussão sobre desenvolvimento sustentável, regularização ambiental e ganhos de produtividade no setor.

Sena Madureira é um município brasileiro do estado do Acre, sendo o terceiro município mais populoso do referido estado, ficando atrás apenas da capital Rio Branco e da cidade de Cruzeiro do Sul. Foto: captada 

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Receita Federal publica portaria com novas regras de ICMS que impactam municípios do Acre

Publicado

em

Medida altera procedimentos fiscais interestaduais; prefeituras e setor produtivo devem se adequar para evitar penalidades

Para cidades do interior do Acre que utilizam incentivos fiscais como estratégia para atrair indústrias, centros de distribuição e atividades comerciais. Foto: captada 

A Portaria nº 635 da Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil, publicada no Diário Oficial da União no último dia 31 de dezembro de 2025, definiu os critérios para a compensação financeira de benefícios fiscais do ICMS durante a transição da reforma tributária e trouxe impactos diretos para municípios acreanos que dependem de incentivos estaduais para estimular a economia local.

No Acre, a medida alcançou principalmente cidades que possuem regimes especiais ou programas de incentivo vinculados à circulação de mercadorias, à prestação de serviços e à atração de empreendimentos. Municípios como Brasiléia, Epitaciolândia e Cruzeiro do Sul aparecem de forma explícita na norma, por abrigarem áreas de livre comércio, que seguem com tratamento diferenciado e ficam fora do alcance da compensação prevista na reforma tributária, preservando seus incentivos fiscais específicos.

A portaria regulamenta a compensação financeira aos titulares de benefícios onerosos do ICMS, aqueles concedidos por prazo determinado e mediante contrapartidas, como geração de empregos, investimentos produtivos ou aplicação de recursos em infraestrutura. Esses benefícios, amplamente utilizados por municípios acreanos para fomentar o desenvolvimento econômico, serão reduzidos gradualmente entre 2029 e 2032, período em que poderá haver compensação aos contribuintes habilitados.

Para cidades do interior do Acre que utilizam incentivos fiscais como estratégia para atrair indústrias, centros de distribuição e atividades comerciais, a norma estabelece que apenas benefícios instituídos até 31 de maio de 2023 poderão ser analisados pela Receita Federal. Além disso, será necessário comprovar a repercussão econômica dos incentivos, como créditos presumidos de ICMS ou ganhos financeiros decorrentes da ampliação do prazo de pagamento do imposto.

Os contribuintes localizados nos municípios acreanos que se enquadrarem nos critérios terão prazo de 1º de janeiro de 2026 a 31 de dezembro de 2028 para solicitar a habilitação à compensação, por meio do sistema digital da Receita Federal. Cada benefício fiscal deverá ser objeto de um pedido específico, acompanhado de documentação que comprove a legalidade do incentivo e o cumprimento das contrapartidas exigidas pelo Estado.

A Receita Federal também prevê que os programas estaduais de incentivo, utilizados por municípios do Acre para estimular a economia local, passarão por análise técnica para verificar se atendem às exigências legais. Caso sejam considerados aptos, a União poderá reconhecer o direito à compensação financeira durante o período de transição do novo sistema tributário.

Comentários

Continue lendo