Cotidiano
Acre perde posições e ocupa penúltimo lugar em ranking de infraestrutura

Foto: Whidy Melo
O Acre caiu duas colocações no Ranking de Competitividade dos Estados 2025, elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP), e agora ocupa a 26ª posição, à frente apenas do Amazonas. Em 2024, o estado estava na 24ª posição.
O levantamento mostra que a infraestrutura continua sendo um dos maiores entraves para a competitividade no País. Entre os principais fatores apontados estão o baixo nível de investimentos, a má alocação de recursos e as falhas regulatórias, que comprometem o desenvolvimento do setor.
O pilar de infraestrutura é o terceiro mais relevante do ranking, respondendo por 11,4% da nota final. Ele reúne indicadores de rodovias, energia, telecomunicações, saneamento e transporte aéreo, avaliando aspectos de acesso, custo e qualidade dos serviços. A pesquisa evidencia situações que vão desde a ausência total de infraestrutura até casos em que ela existe, mas apresenta baixa qualidade ou tarifas excessivamente altas, limitando a competitividade dos estados
O estudo também destaca que, enquanto o Brasil chegou a investir mais de 5% do PIB em infraestrutura nos anos 1970, esse índice caiu para pouco mais de 2% na última década. A queda reflete diretamente na dificuldade de estados como o Acre em melhorar seus indicadores.
Indicadores avaliados no pilar de infraestrutura
De acordo com o CLP, os indicadores avaliados no pilar de infraestrutura em 2025 incluem a acessibilidade e a qualidade dos serviços de telecomunicações (com dados da ANATEL e IBGE), o custo de combustíveis (ANP), o custo de saneamento básico (SINISA), a disponibilidade de voos diretos (ANAC), o acesso e o custo da energia elétrica, além da qualidade desse serviço. Também foram analisados a qualidade das rodovias (CNT) e o backhaul de fibra óptica (ANATEL).
Comentários
Cotidiano
Joaquin Assaf bate recorde estadual absoluto nos 100 metros livres

Foto arquivo pessoal: Joaquin ainda disputará três provas no Brasileiro
Joaquin Assaf(Miragina) bateu nesta quinta, 4, durante a disputa do Campeonato Brasileiro Júnior, no parque aquático do Flamengo, no Rio de Janeiro, o recorde estadual absoluto na prova dos 100 metros livres 54”18. A marca colocou o atleta acreano na 29ª colocação no torneio nacional.
“O Joaquin baixou 16 centésimos da sua marca e isso é um resultado expressivo. Poderia ter sido ainda melhor”, declarou o presidente da Federação Aquática do Estado do Acre (FAEA), professor Ricardo Sampaio.
50 borboleta
Joaquin Assaf disputa nesta sexta, 5, a prova dos 50 metros borboleta e a meta é novamente diminuir o tempo.
“A meta precisa ser baixar o tempo. É necessário realizar uma grande prova e esperar o resultado”, afirmou Ricardo Sampaio.
Comentários
Cotidiano
Equipe da APA termina na última colocação na Copa de Acesso 2025

Foto leofclemos.foto: Time acreano fechou a competição sem vitória
A equipe da Associação de Paratletas Acreanos(APA) terminou na última colocação na Copa de Acesso, competição promovida pela Confederação Brasileira de Basquetebol em Cadeira de Rodas(CBBC) em Niterói, no Rio de Janeiro.
O time acreano fez quatro jogos na primeira fase do torneio e foi derrotado pelas equipes do Coyotes, do Pará, Manaus, do Amazonas, Vida Ativa, de Rondônia, e Águia, do Amapá.
Atletas da Seleção
A APA fechou o evento nacional em 2024 na última posição e para 2025 contratou as atletas Gabriela Oliveira e Débora Costa, ambas da Seleção Brasileira, e mesmo com os reforços a equipe acreana não conseguiu vencer nenhuma partida.
ADESUL é campeã
A ADESUL, do Ceará, venceu o Coyotes, do Pará, por 58 a 49 e nesta quinta, 4, conquistou o título da Copa de Acesso.
Comentários
Cotidiano
Finais do Campeonato Estadual começam em Epitaciolândia

Foto Francisco Dinarte: Melhores equipes acreanas estarão em quadra na disputa do título
Começam nesta sexta, 5, a partir das 14 horas, no ginásio Wilson Pinheiro, em Epitaciolândia, as finais do Campeonato Estadual de Voleibol, no feminino e no masculino. O torneio terá representantes de todas as regiões do Estado.
“Iniciamos a competição com as disputas das fases regionais e, agora, chegamos no momento decisivo do torneio”, declarou o presidente da Federação Acreana de Voleibol (FEAV), professor João Petrolitano.
Grupos do feminino
A
AVQ
Jotas
Teles
Epitaciolândia
B
Tarauacá
Feijó
Cruzeiro do Sul
Mâncio Lima
Chaves do masculino
“A”
Feijó
Teles
Epitaciolândia
Tarauacá
“B”
Corpo
AVQ
Cruzeiro do Sul
Rodrigues Alves

Você precisa fazer login para comentar.