Conecte-se conosco

Cotidiano

Acre continua em estado de risco para Índice de Infestação Predial do Aedes aegypti

Publicado

em

Em 2019, foram intensificadas as visitas aos municípios e ações devem se repetir novamente este ano.

(Agência Rádio Mais)

O Acre teve 7.693 casos suspeitos de dengue, em 2019, e o Índice de Infestação Predial, para cada grupo de 100 mil habitantes, ultrapassa 870 casos. No índice que avalia a infestação predial do mosquito transmissor, em uma escala de 0 a 6, o Acre aparece em situação de risco, com avaliação de 5,1.

________________

Os dados mostram que a população do estado precisa, em 2020, realizar o quanto antes ações de prevenção e combate a proliferação do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika. 

________________

É o que ressalta a Supervisora de Ações em Combate ao mosquito da Divisão de Vigilância Ambiental do Núcleo de Doenças de Transmissão Vetorial da Secretaria de Saúde do Acre, Érica Rodrigues.

“Porque a gente entra com a propaganda, entra com a informação, mas quem dá continuidade nas ações é a população”.

O órgão de saúde capacita profissionais e supervisiona as ações de cada município. Em 2019, foram intensificadas as visitas aos municípios e ações devem se repetir novamente este ano.

O funcionário público Rafael Bezerra, morador de Rio Branco, teve dengue duas vezes. Ele conta que os sintomas e efeitos da doença foram acentuados na segunda vez, em comparação com a primeira, comprovando o grau de intensificação da dengue em casos recorrentes, que pode, inclusive, levar a morte.

Rafael Bezerra, funcionário público de 31 anos em Rio Branco, no bairro Sobral.

“Suspeitei que seria dengue porque estava tendo bastante casos na cidade. O médico já tratou como dengue. A gente coletou sangue, né. Sete dias depois, confirmou”.

Vale lembrar que a melhor prevenção é evitar a proliferação do mosquito. Este ano, a população precisa cuidar da água armazenada, que pode se tornar possíveis criadouros, em diversas formas, seja vasos de plantas, galões, pneus, garrafas plásticas, piscinas sem uso e manutenção, por exemplo. Até mesmo tampas de garrafas, que são recipientes pequenos, podem virar um lugar para que o inseto se prolifere.

E você? Já combateu o mosquito hoje? A mudança começa dentro de casa. Proteja a sua família. Para mais informações, acesse saude.gov.br/combateaedes.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

Fortaleza desiste do Brasileiro A1 e Adesg pode entrar no A3 em 2026

Publicado

em

Foto Jhon Silva: Adesg pode “ganhar” uma vaga no Brasileiro

A diretoria do Fortaleza anunciou na segunda, 29, o encerramento das atividades do futebol feminino no clube para a temporada de 2026. A equipe cearense tinha uma vaga garantida na Série A1, mas com a desistência o Vitória, da Bahia, 5º colocado no Brasileiro A2, garante o acesso para a próxima temporada.

Adesg pode ser beneficiada

A descontinuidade do trabalho do Fortaleza gera mudanças nas três séries do Brasileiro. O acesso do Vitória abre uma vaga na Série A2 para o 5ª colocado da A3, o Pérolas Negras. Como o Pérolas Negras subiu, o 8º colocado da A3 em tese ganha uma vaga direta. Este clube seria o Operário, do Mato Grosso do Sul, mas a equipe foi desativada e não jogou o Campeonato Estadual, passando a vaga para o Galvez. As Imperatrizes conquistam o título Estadual e por isso a vaga pode ser do vice-campeão acreano, a Adesg.

Suspenso por dois anos

Com a desistência, o Fortaleza será suspenso das competições oficiais por dois anos. Uma possível volta em 2029 será na Série A3.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Santa Cruz vence o Rio Branco em jogo de preparação para o Estadual

Publicado

em

Foto Sueli Rodrigues: Santa Cruz e Rio Branco fizeram um amistoso bem disputado

O Santa Cruz venceu o Rio Branco por 1 a 0 nesta terça, 30, no Tonicão, em um jogo preparatório para a disputa do Campeonato Estadual. O volante João Marcos marcou o gol da partida ainda no primeiro tempo.

Santa Cruz mais estruturado

Com os trabalhos iniciados no começo de dezembro, o Santa Cruz mostrou um time mais estruturado taticamente. A equipe marca forte e tenta chegar no ataque trocando passes.

“Estamos aumentando o nível competitivo e físico dos atletas. Ficamos felizes com o desempenho, mas nunca satisfeito porque sabemos das dificuldades do Estadual e precisamos seguir o trabalho”, declarou o técnico do Santa Cruz, Sandro Resende.

Precisa de jogadores

Mesmo com o pouco tempo de treinamento, o Rio Branco apresentou um padrão tático bem definido com as características do técnico Ulisses Torres. Contudo, a equipe precisa de jogadores para reforçar e ter chance de lutar por uma vaga na semifinal.

“É o começo do trabalho. Precisamos evoluir muito ainda, mas estamos conscientes da missão e vamos tentar montar um time forte dentro das tradições do Rio Branco”, comentou Ulisses Torres.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Galvez e Vasco empatam em jogo amistoso visando o Estadual

Publicado

em

Foto Sueli Rodrigues: Galvez e Vasco intensificam a preparação para o Acreano e a Copa do Brasil

Galvez e Vasco empataram por 1 a 1 nesta quarta, 31, em um duelo amistoso como parte da preparação, das duas equipes, para a disputa do Campeonato Estadual. Juan Patrocínio marcou o gol do Imperador e Alê empatou para o Vasco.

Treinamento importante

O técnico Maurício Carneiro elogiou o desempenho do Galvez e espera um time forte na estreia do Estadual. O primeiro compromisso do Imperador será contra o São Francisco no dia 13 de janeiro, na Arena da Floresta.

“O Vasco joga de uma maneira diferente e por isso o treinamento foi satisfatório. Colocamos todos os atletas em campo e a ideia era movimentar o grupo. Ainda temos peças importantes para chegar”, disse Maurício Carneiro.

Equipe reserva

O Vasco atuou no amistoso com uma equipe reserva. A intenção do treinador Erick Rodrigues foi avaliar alguns atletas.

“O trabalho foi importante sob vários aspectos e, agora, é seguir tentando melhorar a equipe em todos os sentidos”, afirmou o comandante vascaíno.

Comentários

Continue lendo