fbpx
Conecte-se conosco

Flash

Ação e reação: Condutor de carro morre após reagir a prisão é atirar contra policiais

Publicado

em

Marcos Ferreira da Costa, de 42 anos, foi ferido após trocar tiros com policiais e não resistiu ao ferimento, morrendo dentro de um veículo de luxo. A ocorrência, que mobilizou um grande número de PMs, aconteceu na por volta das 23 horas de sábado, 6, na região do 2º Distrito da Capital.

A Polícia Militar foi acionada para atender uma ocorrência de disparo de arma de fogo e averiguar que o ocupante de um veículo modelo Honda Civic, de cor preto e placa QTJ-9C39, havia efetuado 7 tiros contra uma travesti nas proximidades do Estádio Arena da Floresta, mas a vítima não foi atingida.

O informante relatou ao CIOSP que um homem em carro, modelo Civic de cor preta, teria feito vários disparos contra uma travesti, na Via Chico Mendes.

Uma das viaturas, que foi mobilizada para atender a possível tentativa de assassinato, localizou o veículo e teve início uma perseguição., mas o condutor desobedeceu a ordem de parada.

Durante a fuga, os policiais acertaram o pneu do CIVIC, nas proximidades da UPA do 2º Distrito, na Via Chico Mendes.

De acordo com informações, mesmo cercado, o motorista teria atirado contra os PMs. Na troca de tiros Marcos Ferreira foi atingido com um disparo na região do peito e, não resistiu ao ferimento. Ele morreu dentro do Civic. O local foi isolado pela Polícia Militar. Depois da perícia de local, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal. Os policiais envolvidos na ocorrência prestaram depoimento na Delegacia de Flagrantes.

Uma arma da Polícia Militar foi apreendida. A previsão é que o inquérito do caso seja finalizado em 30 dias.

Comentários

Continue lendo

Flash

Sebrae oferece consultoria personalizada para pequenos negócios

Publicado

em

Next step is a selling

Agentes empresariais visitam MEI’s, ME e EPP para identificar pontos de melhoria e propor soluções

Identificar pontos de melhoria e propor soluções eficazes é fundamental para garantir a sustentabilidade e o crescimento das empresas. Pensando nisso, o Sebrae no Acre oferece um serviço gratuito e personalizado para microempreendedores individuais (MEI), microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP), por meio do atendimento de Agentes Empresariais do projeto ‘Sebrae na sua Empresa’.

Esses profissionais capacitados realizam visitas diretamente às empresas, com o objetivo de entender os desafios enfrentados no dia a dia da gestão e propor soluções práticas para aprimorar o desempenho dos negócios. O atendimento é 100% personalizado e voltado para as reais necessidades de cada empresa.

De acordo com Elen Drago, analista do Sebrae no Acre, a iniciativa fortalece o relacionamento com os empreendedores e promove um atendimento mais próximo e contínuo. “Estabelecemos um relacionamento sólido e duradouro com os empresários, oferecendo soluções de valor e integrando-os à jornada de relacionamento com o Sebrae”, destaca.

Atualmente, sete agentes empresariais atuam na cidade de Rio Branco. Os contatos desses profissionais estão disponíveis nos destaques do perfil oficial do Sebrae no Acre no Instagram (@sebraenoacre).

Como funciona

O processo é simples e eficiente. O agente empresarial realiza uma visita ao estabelecimento e aplica um diagnóstico detalhado da gestão da empresa. A partir dessa análise, são oferecidas orientações sobre boas práticas, ferramentas de gestão e soluções que podem ser implantadas para melhorar a operação, reduzir custos, aumentar a produtividade e potencializar os resultados.

Além disso, os agentes orientam sobre as melhores oportunidades para impulsionar o crescimento da empresa, sempre com foco na melhoria contínua e na sustentabilidade do negócio. Com essa iniciativa, o Sebrae no Acre reforça seu compromisso com o fortalecimento do empreendedorismo local, promovendo o desenvolvimento sustentável das empresas e contribuindo diretamente para a geração de empregos e o crescimento econômico da região.

Conheça mais sobre o ‘Sebrae na sua Empresa’ acessando o site sebrae.com.br/sebraenasuaempresa. Informações e outros serviços estão disponíveis pelo atendimento digital pelo Whats App 0800 570 0800.

Comentários

Continue lendo

Flash

Morre aos 64 anos o empresário José Carlos Castilho, fundador da Frios Vilhena

Publicado

em

Referência no ramo alimentício, ele lutava contra um câncer e faleceu em casa, ao lado da família

Faleceu na madrugada desta quarta-feira (16), aos 64 anos, o empresário José Carlos Castilho, vítima de complicações decorrentes de um câncer. Castilho era fundador da Frios Vilhena, empresa que há 34 anos atua na distribuição e representação de produtos alimentícios refrigerados no estado do Acre.

Zé Carlos, como era carinhosamente conhecido, faleceu em sua residência, em Rio Branco, sob os cuidados da família. O velório ocorre na Capela do Cemitério Morada da Paz, na Estrada do Calafate. O sepultamento está previsto para as 11h30.

O empresário teve sua trajetória de vida marcada por dedicação à família e ao trabalho. Com espírito empreendedor, ele se tornou uma figura respeitada no meio empresarial acreano.

A perda de Zé Carlos deixa um legado de trabalho, resiliência e contribuição ao desenvolvimento do setor alimentício no estado.

Comentários

Continue lendo

Flash

Em Brasileia, governo do Acre realiza consultas para atualização da repartição de benefícios do Programa de Incentivo a Serviços Ambientais do Carbono

Publicado

em

Durante a cerimônia de abertura do processo de consultas para atualização da repartição de benefícios do Programa de Incentivo a Serviços Ambientais, iniciado nesta terça-feira, 15, em Brasileia, contemplando a regional Alto Acre, o governo do Estado flexibilizou protocolos dando destaque na apresentação das irmãs indígenas Francisca e Nayla Manchineri, com um canto na língua nativa, bem como a poesia do produtor da Reserva Extrativista Chico Mendes, Xandão Maciel:

Francisca e Nayla Manchineri realizaram uma cantoria manchineri durante solenidade de abertura. Foto: Ingrid Kelly/Secom

“Precisamos plantar e colher, ter uma reforma agrária ecológica justa para não ser necessário ninguém pedir para comer”, indica, na prática, o Estado dando voz à implementação da política pública ambiental, conforme anseiam as comunidades tradicionais.

Liderança da Reserva Extrativista Chico Mendes, Xandão Maciel. Foto: Ingrid Kelly/Secom

As atividades do processo de consultas para atualização da repartição de benefícios do Programa de Incentivo a Serviços Ambientais do Carbono – ISA Carbono, do Sistema de Incentivo a Serviços de Ambientais (Sisa), a  serem realizadas nas cinco regionais do Acre são coordenadas pelo Instituto de Mudanças Climáticas (IMC), pelas secretarias de Estado dos Povos Indígenas (Sepi), do Meio Ambiente (Sema), de Planejamento (Seplan), da Fazenda (Sefaz) e pela Companhia de Desenvolvimento e Serviços Ambientais (CDSA).

A estratégia de repartição de benefícios, em vigor desde 2012, foi construída de forma participativa com a sociedade acreana, a partir de Consultas Livres, Prévias e Informadas (CLPIs), mas com o passar dos anos surgiram novos desafios, demandas das comunidades e também oportunidades de captação de recursos que tornam necessária sua revisão.

Povos Indígenas da Regional Alto Acre participam dos dois dias de consulta para atualização do REDD+ Jurisdicional do Acre. Foto: Ingrid Kelly/Secom

Nesse sentido, a presidente do IMC, Jaksilande Araújo, relembra que, no Fórum Participativo, realizado em dezembro do ano passado, povos indígenas, extrativistas, ribeirinhos e agricultores familiares das cinco regionais do Acre dialogaram e definiram a metodologia para a realização das consultas públicas para atualização da repartição de benefícios do Programa Isa Carbono:

”Nessas consultas iniciadas hoje para atualização da repartição de benefícios o governo irá reforçar o diálogo direto com as comunidades tradicionais, garantindo que suas contribuições sejam incorporadas à proposta de atualização da repartição de benefícios”.

Presidente do IMC, Jaksilande Araújo, destaca a importância da escuta para o recebimento das contribuições do ISA Carbono: Foto: Ingrid Kelly/Secom

A secretaria de Povos Indígenas, Francisca Arara, destacou a presença de lideranças e membros das comunidades indígenas Jaminawa e Manchineri, que habitam a região do Alto Acre, lembrando que a atualização faz parte de um processo iniciado há 15 anos.

Secretária dos Povos Indígenas, Francisca Arara, destaca respeito às populações tradicionais e povos indígenas. Foto: Ingrid Kelly/Secom

O Sistema de Incentivo a Serviços Ambientais (Sisa) é uma das principais políticas públicas do Acre para a proteção e valorização do meio ambiente, por meio de incentivos para conservação, recuperação e incremento dos serviços ambientais, esclareceu o secretário de Estado do Meio Ambiente, Leonardo Carvalho, lembrando que, por intermédio do ISA Carbono, do Sisa, que se deu a primeira transação financeira para implementação do Programa Global REM.

Leonardo Carvalho, secretário do Meio Ambiente, reforça compromisso do governo com a escuta participativa. Foto: Ingrid Kelly/Secom

“Para seguir desempenhando nosso papel com a responsabilidade de trazer as comunidades, abrir espaço para apresentação de demandas e propostas, recebemos total autonomia por parte do governador Gladson Camelí, que sempre defende que cuidar do planeta é cuidar das pessoas”, disse o secretário.

Lucas Manchineri, coordenador da Câmara Temática Indígena (CTI), do Sisa. Foto: Ingrid Kelly/Secom

O coordenador da Câmara Temática Indígena, Lucas Manchineri, avalia que o programa já coloca em prática iniciativas que geram benefícios e segue sendo aprimorado de acordo com as reivindicações feitas pelos povos indígenas.

“Só temos a agradecer ao governo por chamar para a discussão, viabilizar, criar condições para que essa parceria em prol da preservação ambiental aconteça na prática”, frisou.

 

Comentários

Continue lendo