fbpx
Conecte-se conosco

Acre

AC tem 35 mil alunos fora da escola; encontro busca reverter quadro

Publicado

em

Dados são do último Censo do IBGE.
Secretários de Educação se reuniram para discutir problemática.

G1

O tema foi debatido em reunião realizada em Cruzeiro do Sul (Foto: Vanísia Nery/ G1)

O tema foi debatido em reunião realizada em Cruzeiro do Sul (Foto: Vanísia Nery/ G1)

Durante a campanha “Fora da Escola. Não Pode!”, promovida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), em Cruzeiro do Sul, nesta quarta-feira (20), foram apresentados os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) no Censo, destacando que mais 35 mil crianças e adolescentes, na faixa etária de 4 a 17 anos, estão fora da sala de aula no Acre.

A discussão fez parte do 1º Encontro do Ciclo de Seminários promovido pela União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) com a intenção de reverter o número de crianças e adolescentes que estão sem estudar.

Em Rio Branco, capital do Acre, são mais de 10 mil que estão nesta situação. Em Cruzeiro do Sul, segunda maior cidade do estado, os dados contabilizam 2.974 crianças e adolescentes, sendo desses 51% de negros, 50,2% do sexo feminino e 45,7% são da zona rural. Em Tarauacá, município que possui a quarta maior população do estado, com mais de 35 mil habitantes, 23,9% das crianças e jovens estão fora da sala, totalizando 3.272.

Durante a apresentação da campanha, participaram gestores, coordenadores, técnicos em gestão, e secretários de educação de 11 municípios do Acre. O secretário de educação municipal de Cruzeiro do Sul. Ivo Galvão, afirma que o município está tomando ações que devem reverter os números.

Gestores se reuniram para debater problemática (Foto: Vanísia Nery/ G1)

Gestores se reuniram para debater problemática (Foto: Vanísia Nery/ G1)

“A secretaria, desde 2009, tem uma estratégia para trazer esses alunos de volta para a escola, onde tem alunos nós abrimos turmas seja dentro de uma escola, seja construindo escola, ou espaços alternativos. O importante é oferecer uma oportunidade para essas crianças e discutir uma educação de qualidade para que eles sejam diferentes daqueles que reclamam que não tiveram essa condição”, falou o secretário, que acredita que no próximo senso esse número de alunos fora da sala de aula tenha diminuído.

De acordo com o vice-presidente da Undime, Orleilson Ferreira, atualmente 250 mil crianças e adolescentes frequentam as escolas do Acre, relacionado a esse número, o Acre possui 14% dessa classe sem frequentar a escola.

“Nosso maior objetivo com esse encontro é discutir coletivamente estratégias que venham a garantir a educação como um direito de todos e garantir que todas as crianças e adolescentes estejam em permanência na escola. A educação é direito de todos e isso é um princípio constitucional que cada município brasileiro tem que garantir, e a cobrança vem da própria comunidade. Nós precisamos discutir estratégias para garantir efetivamente a presença dessas crianças na escola”, relatou.

A campanha “Fora da Escola. Não Pode!” pretende, além de inserir as crianças e adolescentes na escola, oferecer a permanência e a qualidade no ensino.

“O Unicef vem para o Acre na perspectiva que os secretários de Educação municipais façam uma adesão à campanha para que a gente possa colocar todas as crianças que estão fora, dentro da escola. Essa não é uma campanha só de acesso, mas de qualidade na educação, pois não basta também só colocar na escola, precisa garantir a permanência e a qualidade da aprendizagem”, relatou a representante do Unicef, Carolina Velha.

O município com o menor percentual de crianças e adolescentes sem estudar no Acre é Rodrigues Alves, com 10%, totalizando um número de 570, já o maior número é registrado no município de Santa Rosa do Purus , com 643 levando à 35,6% esse percentual. Durante o seminário serão discutidos ainda temas como plano pedagógico, aplicação da provinha Brasil, Educação Infantil 100% inclusiva, entre outros.

Número de crianças e adolescentes fora da escola  e porcentagem em relação ao número de crianças estudando:

Acrelândia – 672 – 16,3%
Assis Brasil – 439 – 22,4%
Brasiléia – 1.255 – 18,8%
Bujari – 442 – 16%
Capixaba – 467 – 15,1%
Cruzeiro do Sul – 2.974 – 11,2%
Epitaciolândia – 586 – 12,3%
Feijó – 2.790 – 23,1%
Jordão – 951 – 33,6%
Mâncio Lima – 578 – 10,5%
Manoel Urbano – 853 – 29,5%
Marechal Thaumaturgo – 1017 – 16,6%
Plácido de Castro – 722 – 12,7%
Porto Walter – 643 – 16,2%
Rio Branco – 10.350 – 10,9%
Rodrigues Alves – 570  – 10%

Comentários

Continue lendo

Acre

Inscrições para pesquisas com potencial de inovação de mestres e doutores estão prorrogadas até 9 de março

Publicado

em

Podem participar mestres, mestrandos, doutores e doutorandos de diversas áreas

Foi prorrogado para o dia 9 de março o prazo de inscrições para o novo ciclo da jornada Catalisa ICT, programa do Sebrae que tem como objetivo transformar pesquisas com potencial de inovação em soluções de impacto para a sociedade. O edital é voltado para mestres e doutores, com pesquisas concluídas ou em andamento, e que participem desde o primeiro ciclo do programa.

Serão selecionadas cerca de 2 mil pesquisas com potencial de inovação, terão apoio até 300 planos de inovação e até 150 deeptechs serão atendidas. Ao longo de 24 meses, os participantes contarão com capacitação, mentorias, eventos de conexão e, nas etapas subsequentes, receberão fomento para desenvolver suas pesquisas em soluções práticas.

A ação é promovida pelo Sebrae em parceria com diversas entidades do ecossistema nacional de inovação com o objetivo de acelerar negócios inovadores de base tecnológica, além de promover a aproximação entre universidades e mercado.

Catalisa

O Catalisa usa os princípios da inovação aberta para conectar pessoas e organizações com o objetivo de gerar soluções, abrir mercados e ampliar as trocas de conhecimento entre empresas, governos, instituições de ensino e demais players do ecossistema de inovação brasileiro.

Há quatro linhas de atuação: Catalisa HUB, Catalisa Corp, Catalisa ICT e Catalisa GOV. Entre as vantagens do Catalisa para os participantes, destacam-se: acesso à inteligência coletiva para resolver problemas; redução de custos, tempo e riscos dos seus projetos de inovação; e desenvolvimento de novos negócios a partir de pesquisas de base tecnológica.

Para obter mais informações e se inscrever no programa, acesse sebrae.com.br/catalisaict. Em caso de dúvidas, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

Comentários

Continue lendo

Acre

Mototaxista brasileiro é gravemente ferido em atropelamento na Bolívia; motorista embriagado é preso

Publicado

em


Adevâncio Chaves da Conceição, de 55 anos, foi transferido para o Acre após ser atingido por caminhonete. Outras vítimas bolivianas também foram socorridas.

Um grave atropelamento ocorrido na última terça-feira (04) na cidade de Porvenir, a cerca de 30 km da capital da Bolívia, deixou várias pessoas feridas, entre elas o brasileiro Adevâncio Chaves da Conceição, de 55 anos. O mototaxista, que trabalha na região, estava parado em um ponto quando foi atingido por uma caminhonete dirigida por um motorista embriagado. Além do brasileiro, outras pessoas bolivianas também foram atropeladas.

As vítimas bolivianas foram socorridas e encaminhadas a hospitais locais. Já Adevâncio, que sofreu trauma no tórax e múltiplas escoriações pelo corpo, foi atendido inicialmente no Hospital Regional de Brasiléia, no Acre. Devido à gravidade dos ferimentos, ele foi transferido na noite desta quinta-feira (06) para o Pronto-Socorro de Rio Branco, onde permanece em estado estável.

O motorista da caminhonete foi preso pelas autoridades bolivianas, e o caso segue sob investigação. O incidente reforça os riscos de acidentes causados por motoristas embriagados e a importância de medidas preventivas para garantir a segurança nas vias.

Comentários

Continue lendo

Acre

PRF apreende 3 kg de Skunk e prende suspeitos em operação tática na BR-317

Publicado

em

Motocicleta tentou fugir de barreira policial; droga foi arremessada na vegetação durante perseguição. Detidos foram encaminhados à Polícia Civil de Xapuri-AC.

No fim da tarde desta quinta-feira (06/02), uma equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizava uma operação de fiscalização na BR-317 quando flagrou uma motocicleta que tentou fugir ao avistar a barreira policial. Após um acompanhamento tático, os agentes conseguiram interceptar o veículo.

Durante a perseguição, um pacote foi arremessado na vegetação e, com o apoio do Grupo Especial de Fiscalização de Fronteira (GEFRON-AC), foram encontrados 3 kg de Skunk, uma potente variedade de cannabis.

Os dois ocupantes da moto foram detidos e encaminhados à Polícia Civil de Xapuri-AC. A ação reforça o compromisso das forças de segurança no combate ao tráfico de drogas e na proteção da população, especialmente em regiões estratégicas como a fronteira do Acre.

Comentários

Continue lendo