Extra 1
A mulher, o pagador de contas e o doido – Coluna do Felix
A mulher, o pagador de contas e o doido
O presidente do Equador Lenín Moreno, disse frase chocante para muitos, estes dias. Falou que as mulheres só denunciam assédio quando vem de uma pessoa feia, depois pediu desculpas. Comentei em meu trabalho com uma colga, logo uma mulher se meteu e disse que isso não era verdade, que segundo suas observações e leituras, os homens não estão sabendo lidar com o espaço em que mulher está alcançando em todos os lugares sociais, que isso o incomoda, que a história de que mulheres mais velhas tem o fogo diminuído é uma inverdade, que não precisam de reposição hormonal, que isso foi uma invenção masculina, para encobrir que os homens já não respondem sexualmente e se despediu apertando minha mão dizendo, prazer mulher do século XXI.
Não disse nada, apenas concordei, pode ser um lado da verdade sim, mas há também um traço de preconceito às avessas. O que houve com a masculinidade e a feminibilidade nos dias atuais? Lembrei-me de uma música antiga de Pepeu Gomes: “Ser um homem masculino, não afeta o meu lado feminino”. Homens cada vez mais femininos, sobrancelhas tiradas, depilados, limpeza de pele, outros cuidados, por outro lado mulheres masculinizadas em musculatura, vestimentas e comportamentos grosseiros. Aí um festival de nomes novos: hétero, homo, bi, pan, afetivos, assexual para tentar definir o universo.
Sou velho, tradicional, acredito que os homens devem ser limpos e no máximo perfumados com Leite de Rosas, pós-barba, roupas não muito coloridas, que gostem de mulheres, mas que não as desrespeitem, que gostem de futebol, bebam cerveja, contem piadas bestas, sejam ciumentos, nada contra aos afeminados ou masculinizadas de toda ordem, cada um é o que é, quem sou eu para julgar.
Quanto às mulheres, não nego que queria chegar logo nessa parte do texto, como são lindas, as mulheres femininas, bem cuidadas, cheirosas, sei que isso dá um trabalhão, mas que coisa perfeita aquele caminhar rebolando sem exagero, o sorriso. O cabelo comprido, bem cuidado e um olhar desmonta a gente. Sou fã delas.
Nunca duvidei do poder das mulheres, e me irrita um pouco esse feminismo doentio que muitas vezes se apresenta, com crucifixo enfiados no traseiro entre outras imagens terríveis. As frases de que o homem é o cabeça da família e a mulher é o pescoço que comando para onde deve olhar ou ir o homem, verdade. Pobre do homem, quando jovem pensa consigo, vou sair de casa para minha mãe não mandar em mim, sai não demora casa e a mulher passa a mandar nele, depois a filha.
Hoje o homem, macho alfa, sofre, não sabe como agir, caso não se amolde aos novos tempos, ferrou. Sobre os mais velhos, de meia idade, sofrem com um novo tipo de mulheres, as chamadassugar babys, tiram até as calças deles, não só no sentido literal, mas também financeiro, são aproveitadoras do século XXI, parafraseando minha amiga do início do texto. No âmbito doméstico, o pobre homem transforma-se em pagador de contas, fazedor de raiva para as mulheres, e invariavelmente são taxados de imprestáveis. Já aparecem as mulheres bem casadas, para defender seus maridos, dizendo que eles são companheiros perfeitos, e que estes não possuem desvio de caráter, juro que acredito e parabenizo-as por isso.
Os homens têm culpa no cartório? Sim. Desleixam-se, engordam, ficam carecas, ficam amuados, não gostam de sair, gostam de ficar em casa com calção de time e chinelos, não compram roupas novas, perdem a autoestima, mulheres novas não olham para ele. Ele olha para elas como quando olha para um carrão, desses de ricos, nunca vão ter, nem nascendo de novo, nem na outra vida. Tem os bebem todo final de semana, até se urinar, riem alto e vão dormir roncando ao lado da esposa que sofre.
Manter a dignidade é muito difícil, nos tornamos, agora me incluo, um ser asqueroso, velho, que dá em cima das mocinhas inocentes e indefesas, será mesmo assim? Elas riem de nós nas conversas com as amigas. Tudo que disse até aqui é um outro lado da verdade, você leitor, pode até discordar, mas é uma face dela.
Não darei a receita de ser perfeito, pois não a tenho, nem sou. Quanto ao amor, ele existe, mas está tão escondido, tão bem guardado, que a maioria dos casais, preferem não abrir a caixa de Pandora, não querem sofrer. E vão vivendo. Sempre lembro da letra da música do Raul, “eu devia estar contente…mas eu acho tudo isso um saco.”
Das cantadas infames: Ele: oi, você é casada, tem namorado, mora aqui perto, tem filhos? Ela: Você trabalha no IBGE? Ele: Não. Por quê? Ela: fazendo tantas perguntas. Não lembro de outras agora, mas que complicado as relações humanas. Eu saí do Facebook, porque não aguentava mais tanta lição de moral de pessoas que eu conheço e que não a tem. O outro motivo não vou contar, vocês já sabem. Outra coisa que me irritava era o monitoramento de todos, como pode comentar isso ou aquilo, não pode dar coração na foto da moça, entre outras, vão para caixa prego bando de peste. Já passou a raiva, voltei a meu estado de loucura usual.
Como sabem sou bem brincalhão, uma vez uma pessoa disse que eu não tive adolescência, refleti bastante sobre, quis ser sério, mas me dá dor de cabeça, sabe. Outra pessoa disse que sou bipolar, eu pensei, eu sou é doido mesmo. Minha esposa notou minha agitação nas fotos da formatura, todos sérios e eu fazendo mungangos, caretas e macaquices, fiquei preocupado mesmo com minha pessoa, porque já sou velho, não é?
Comentários
Extra 1
Sesacre confirma morte de criança por dengue e anuncia emergência sanitária no Acre
No interior, Cruzeiro do Sul é um dos municípios mais afetado; aumento alarmante de casos preocupa autoridades de saúde.
A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) confirmou, nesta quarta-feira (8), a morte de uma criança de 9 anos em Cruzeiro do Sul devido a complicações da dengue. Durante coletiva de imprensa, o secretário de Saúde, Pedro Pascoal, anunciou que o estado deve oficializar nos próximos dias a situação de emergência em decorrência do aumento expressivo de casos da doença.
De acordo com o Relatório Epidemiológico, o Acre registrou 6.346 casos prováveis de dengue até a 52ª semana de 2024, representando um aumento de 19,3% em relação ao ano anterior. Desse total, 4.300 casos foram confirmados, com 24 evoluindo para a forma grave da doença. Outro óbito já havia sido registrado no fim de dezembro.
As cidades de Rio Branco, Cruzeiro do Sul e Epitaciolândia seriam as mais afetadas, concentrando a maior parte das notificações. O secretário destacou que o decreto de emergência será publicado no Diário Oficial em breve, com o objetivo de intensificar as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti e de assistência aos infectados.
Com a publicação do decreto, o estado poderá mobilizar mais recursos para ações emergenciais, incluindo mutirões de limpeza, reforço na assistência médica e campanhas de conscientização da população. As autoridades pedem colaboração da sociedade no combate ao mosquito transmissor, eliminando possíveis focos de proliferação em residências e áreas urbanas.
Comentários
Extra 1
Xapuri lança Operação “Cidade bem cuidada” a poucos dias do início da Festa de São Sebastião
No próximo dia 11 de janeiro, Xapuri vivencia mais uma vez uma das maiores festas religiosas do Acre, o Novenário de São Sebastião, que atrai milhares de pessoas para a cidade, entre romeiros e turistas. Atenta a isso, a nova gestão municipal colocou nas ruas nesta segunda-feira, 6, a operação “Cidade bem cuidada”, que tem o objetivo de mudar o cenário deixado pela administração anterior, que foi de ruas sujas e coleta de lixo suspensa.
No lançamento da operação, o prefeito Maxsuel Maia reuniu o seu secretariado e convidou a população e servidores para uma solenidade onde os equipamentos disponíveis foram mostrados e o trabalho oficialmente anunciado. Vereadores e alguns representantes de secretarias estaduais também participaram do ato que teve a execução dos hinos Nacional e Xapuriense pela banda de música municipal Dona Júlia Gonçalves Passarinho.
O prefeito destacou que apesar de a quantidade de equipamentos não ser a desejada, a realidade não é motivo para que a gestão não realize o melhor trabalho possível. “Queríamos ter toda a rua aqui, até a praça Getúlio Vargas, repleta de máquinas, mas não é essa a nossa realidade. Faremos agora com o que temos e nos prepararemos para fazermos melhor depois”, disse o gestor.
A operação de limpeza da cidade envolve as estruturas das secretarias de Infraestrutura, Agricultura e Meio Ambiente, principalmente, mas servidores de outras pastas também estão inseridos de alguma maneira nos trabalhos que não têm prazo para serem encerrados. “Apenas quando devolvermos a condição que a população deseja”, afirmou o secretário de Infraestrutura Urbana e Rural, J. Cacau.
A medida de realizar a operação emergencial de limpeza é fruto da primeira reunião de planejamento da equipe da gestão “Construindo o futuro”, que foi realizada no último sábado, 4, nas dependências do Núcleo da Universidade Federal do Acre (Ufac) no município, voltada para os primeiros 100 dias de administração.
Comentários
Extra 1
Carlinho do Pelado é diplomado prefeito de Brasiléia
Em uma cerimônia marcada por emoção e agradecimentos, Carlinho do Pelado foi diplomado como prefeito de Brasiléia nesta quarta-feira (11), ao lado do vice-prefeito eleito, Amaral do Gelo, e dos vereadores eleitos e reeleitos para a legislatura 2025-2028. A solenidade, realizada em um espaço reservado para poucos convidados, simbolizou a oficialização do mandato do novo chefe do Executivo municipal.
O evento contou com a presença de importantes autoridades, como o desembargador Júnior Alberto, presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC), o juiz Clóvis de Souza Lodi, presidente da 6ª Zona Eleitoral, a ex-prefeita Fernanda Hassem, o presidente da Câmara de Vereadores, Marcos Tibúrcio, e um representante do Ministério Público Eleitoral, além de familiares e convidados.
De mecânico a prefeito
Com uma trajetória política de perseverança, Carlinho do Pelado celebrou a conquista do quinto diploma da Justiça Eleitoral do Acre. Antes de assumir o cargo de prefeito, Carlinho foi vereador por dois mandatos e vice-prefeito também por duas gestões. Agora, o filho de um mecânico, que seguiu a profissão do pai, vê o sonho de ser prefeito de sua cidade natal se concretizar.
Visivelmente emocionado, Carlinho destacou o apoio de sua família, que ele considera seu “alicerce”, e fez uma homenagem especial à ex-prefeita Fernanda Hassem, a quem se referiu como “amiga, irmã de coração e parceira de muitos anos na política”.
“Minha amiga e irmã de coração e parceira nos mandatos de muitos anos, saiba Fernanda Hassem, que você terá um parceiro e irmão real”, declarou o novo prefeito.
Carlinho também agradeceu o apoio do governador Gladson Cameli e, ao receber o diploma das mãos do presidente do TRE-AC, Júnior Alberto, destacou: “Não seria eu se não dissesse: para os que não acreditavam, aqui está!”, erguendo o diploma e sendo aplaudido pelos presentes.
Reconhecimento e despedida
A ex-prefeita Fernanda Hassem, que fez parte da administração municipal por oito anos, reforçou o discurso de parceria com Carlinho, destacando sua lealdade e companheirismo ao longo dos anos. “Sempre esteve ao meu lado nos bons e maus momentos em Brasiléia, especialmente no cuidado com o povo”, afirmou.
O evento também marcou a despedida do juiz Clóvis de Souza Lodi da 6ª Zona Eleitoral, que não continuará atuando na regional do Alto Acre. Durante seu discurso, ele reconheceu o trabalho dos servidores da Justiça Eleitoral que atuaram em regiões de difícil acesso e parabenizou o Exército Brasileiro pelo apoio na realização do pleito. O magistrado se despediu ressaltando que, mesmo distante, manterá as amizades construídas ao longo dos anos de atuação no Judiciário local.
Nova fase para Brasiléia
Com o diploma em mãos e o compromisso de honrar o cargo, Carlinho do Pelado assume a missão de comandar Brasiléia a partir de 1º de janeiro de 2025. Seu desafio será dar continuidade ao trabalho realizado por Fernanda Hassem, além de enfrentar as demandas e necessidades de uma cidade que busca desenvolvimento e melhorias na infraestrutura e nos serviços públicos.
O município, que faz parte da região do Alto Acre, terá Carlinho e Amaral do Gelo à frente da administração pelos próximos quatro anos. Os novos gestores prometem atuar de forma integrada, com diálogo e proximidade com a população.
Você precisa fazer login para comentar.