Cotidiano
CRM flagra descarte de lixo irregular e falta de medicamentos em hospital de Sena Madureira
Diretor do hospital diz que soube dos fatos, também está apurando e que deve tomar providências.

Após fiscalização, CRM-AC encontra descarte de lixo irregular e falta de medicamentos em hospital no interior — Foto: Divulgação Ministério Público do Acre
Por Alcinete Gadelha e Iryá Rodrigues, G1 AC
O Hospital João Câncio,em Sena Madureira, no interior do Acre, foi alvo de uma fiscalização, na última quinta-feira (5), que constatou o descarte irregular de lixo hospitalar que está sendo jogado em uma fossa na área externa do hospital e a falta de medicamentos como dipirona, tramal, tenoxican e cefalotina.
A fiscalização foi feita pelo Conselho Regional de Medicina do Acre (CRM-AC) em conjunto com o Ministério Público do Acre (MP-AC). A unidade de saúde passa por obras de ampliação e reforma da estrutura física e tem atuado de forma precária em alguns setores, segundo o órgão.
A reportagem, Jairo Cassiano, diretor do hospital, disse que soube que também está apurando o fato e que deve tomar providências. E que alguns medicamentos já foram repostos.
“Estou sabendo que tem algumas coisas que não estão sendo feitas de uma forma adequada e estou apurando e vou tomar as providências, agora preciso primeiro ser notificado para eu poder saber”, disse.
O conselheiro do CRM, responsável pela fiscalização, Marcus Vinícius Yomura, disse que a fiscalização ocorreu após uma denúncia a respeito das condições sanitárias do hospital e que há uma rotina de fiscalização no local.
“Conforme foi documentado, averiguamos o problema da rede de lixo e de esgoto do hospital e para a gente acompanhar as obras. E também nós temos uma rotina de fiscalizações. O hospital de Sena Madureira é muito importante dentro da rede do estado porque ele está situado em uma cidade bem populosa e ele também acaba trabalhando como um hospital regional porque cobre Manoel Urbano, Santa Rosa do Purus e o pessoal de Boca do Acre”, explicou.
Medicamentos
O diretor do hospital disse ainda que nesta sexta-feira (6) esteve em Rio Branco e estava levando alguns medicamentos.
“Parte dos medicamentos já estão sendo levados para o município. Estou com o carro cheio. Medicamentos nós estamos com um problema que não é só o hospital de Sena é a Sesacre inteira, por causa de questões de contratos que já vinham de outras gestões e agora o governador está tendo essa dificuldade de comprar esse medicamento, mas o que estava faltando, reconheço que estava e sempre que falta uma agulha no hospital, eu registro em relatório”, esclareceu.
Cassiano ressaltou ainda que alguns problemas do hospital são históricos, mas que a gestão está trabalhando para resolver as questões que estão pendentes.
“Todas essas questões históricas, que não vão ser em seis meses que vou resolver, mas, agora quem responde sou eu. O que vamos fazer, estamos com um processo de ampliação e reforma para reparar os erros de outras gestões de outros governos. Minha intenção jamais é de omissão”, pontuou.

Hospital de Sena Madureira passa por fiscalização — Foto: Divulgação do Ministério Público do Acre
Melhorias
De acordo com a fiscalização do CRM, o hospital contratou três novos médicos para auxiliar no atendimento da unidade. E que a gestão tem trabalhado para mudar o fluxo para atendimentos de casos efetivos de urgência e emergência, deixando os casos menos complexos para as Unidades Básicas de Saúde.
Comentários
Cotidiano
Joaquin Assaf bate recorde estadual absoluto nos 100 metros livres

Foto arquivo pessoal: Joaquin ainda disputará três provas no Brasileiro
Joaquin Assaf(Miragina) bateu nesta quinta, 4, durante a disputa do Campeonato Brasileiro Júnior, no parque aquático do Flamengo, no Rio de Janeiro, o recorde estadual absoluto na prova dos 100 metros livres 54”18. A marca colocou o atleta acreano na 29ª colocação no torneio nacional.
“O Joaquin baixou 16 centésimos da sua marca e isso é um resultado expressivo. Poderia ter sido ainda melhor”, declarou o presidente da Federação Aquática do Estado do Acre (FAEA), professor Ricardo Sampaio.
50 borboleta
Joaquin Assaf disputa nesta sexta, 5, a prova dos 50 metros borboleta e a meta é novamente diminuir o tempo.
“A meta precisa ser baixar o tempo. É necessário realizar uma grande prova e esperar o resultado”, afirmou Ricardo Sampaio.
Comentários
Cotidiano
Equipe da APA termina na última colocação na Copa de Acesso 2025

Foto leofclemos.foto: Time acreano fechou a competição sem vitória
A equipe da Associação de Paratletas Acreanos(APA) terminou na última colocação na Copa de Acesso, competição promovida pela Confederação Brasileira de Basquetebol em Cadeira de Rodas(CBBC) em Niterói, no Rio de Janeiro.
O time acreano fez quatro jogos na primeira fase do torneio e foi derrotado pelas equipes do Coyotes, do Pará, Manaus, do Amazonas, Vida Ativa, de Rondônia, e Águia, do Amapá.
Atletas da Seleção
A APA fechou o evento nacional em 2024 na última posição e para 2025 contratou as atletas Gabriela Oliveira e Débora Costa, ambas da Seleção Brasileira, e mesmo com os reforços a equipe acreana não conseguiu vencer nenhuma partida.
ADESUL é campeã
A ADESUL, do Ceará, venceu o Coyotes, do Pará, por 58 a 49 e nesta quinta, 4, conquistou o título da Copa de Acesso.
Comentários
Cotidiano
Finais do Campeonato Estadual começam em Epitaciolândia

Foto Francisco Dinarte: Melhores equipes acreanas estarão em quadra na disputa do título
Começam nesta sexta, 5, a partir das 14 horas, no ginásio Wilson Pinheiro, em Epitaciolândia, as finais do Campeonato Estadual de Voleibol, no feminino e no masculino. O torneio terá representantes de todas as regiões do Estado.
“Iniciamos a competição com as disputas das fases regionais e, agora, chegamos no momento decisivo do torneio”, declarou o presidente da Federação Acreana de Voleibol (FEAV), professor João Petrolitano.
Grupos do feminino
A
AVQ
Jotas
Teles
Epitaciolândia
B
Tarauacá
Feijó
Cruzeiro do Sul
Mâncio Lima
Chaves do masculino
“A”
Feijó
Teles
Epitaciolândia
Tarauacá
“B”
Corpo
AVQ
Cruzeiro do Sul
Rodrigues Alves

Você precisa fazer login para comentar.