Brasil
Zelensky afirma que vai se encontrar com Trump em Washington

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, afirmou que vai se reunir com o presidente dos EUA, Donald Trump, em Washington, na próxima segunda-feira (18), após “longa e substancial conversa” com Trump. Ele ainda declarou que planeja se encontrar com líderes europeus para discutir a cúpula do Alasca.
“A Ucrânia reafirma sua disposição de trabalhar com o máximo empenho para alcançar a paz. O presidente Trump informou sobre seu encontro com o líder russo e os principais pontos da discussão. É importante que a força dos Estados Unidos tenha impacto no desenvolvimento da situação”, disse Zelensky em um comunicado neste sábado (16) – o primeiro desde o encontro no Alasca, do qual foi excluído.
“Na segunda-feira, me encontrarei com o presidente Trump em Washington para discutir todos os detalhes sobre o fim da matança e da guerra. Sou grato pelo convite”, acrescentou.
As declarações ocorrem após uma longa conversa com o presidente americano, durante o voo de volta do Alasca. O gabinete de Zelensky confirmou que ele conversou com Trump neste de sábado. Trump pousou na Base Conjunta Andrews, em Maryland, pouco depois das 2h (horário de Brasília), após o encerramento de sua reunião com o presidente russo, Vladimir Putin.
De acordo com a secretária de imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt, o presidente americano passou grande parte do voo de seis horas ao telefone. Após o telefonema com Zelensky, Trump conversou com a OTAN.
Durante coletiva de imprensa conjunta com Putin, após o encontro de duas horas e meia, Trump prometeu manter conversas telefônicas com Zelensky e autoridades da OTAN. “Claro que ligarei para o nosso presidente Zelensky e lhe contarei sobre a reunião de hoje”, disse.
Encontro trilateral
O presidente ucraniano ainda afirmou apoiar a proposta do presidente americano, Donald Trump, para uma reunião trilateral entre Ucrânia, Rússia e Estados Unidos.
“A Ucrânia enfatiza que questões-chave podem ser discutidas no nível de líderes, e um formato trilateral é adequado para isso”, disse. “É importante que os europeus estejam envolvidos em todas as etapas para garantir garantias de segurança confiáveis, juntamente com os Estados Unidos”, acrescentou.
“Também discutimos sinais positivos do lado americano em relação à participação na garantia da segurança da Ucrânia”, destacou. “Continuamos a coordenar nossas posições com todos os parceiros. Agradeço a todos que estão ajudando.”
Comentários
Brasil
Criminosos são presos em flagrante por golpe da falsa entrega de exames

Dois homens foram presos, nessa terça-feira (3/2), enquanto tentavam aplicar o golpe conhecido como “falsa entrega de exame médico”, prática criminosa que tem como principais alvos pessoas idosas. A prisão ocorreu no bairo Fonseca, no Rio de Janeiro (RJ).
De acordo com a Polícia Civil, a ação teve inicio após uma vítima procurar a delegacia e relatar que sua esposa havia recebido uma ligação telefônica de um suposto hospital, informando que os exames médicos seriam entregues em sua residência mediante o pagamento por cartão bancário de uma taxa de R$ 5,99. Desconfiado da situação, o morador acionou a corporação.
Os policiais foram até o endereço e flagraram os homens chegando ao prédio em uma moto. Durante a abordagem, foram apreendidas quatro máquinas de cartão, dois aparelhos celulares e a motocicleta usada no crime, que estava com placa adulterada.
Ainda durante a ocorrência, os homens confessaram integrar um grupo criminoso do estado de São Paulo e informaram que recebiam uma porcentagem sobre os valores obtidos nas fraudes.
Os presos foram conduzidos à 78ª DP, onde foram autuados em flagrante pelos crimes de tentativa de estelionato, adulteração de sinal identificador da motocicleta e associação criminosa.
Fonte: Conteúdo republicado de METRPOLES - BRASIL
Comentários
Brasil
Simulador de aposentadoria do INSS é reativado

O Ministério da Previdência Social, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e a Dataprev (Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência) reativaram, nesta quarta-feira (4/2), o simulador de aposentadoria, após a suspensão do serviço, desde o fim de semana, para manutenção e atualização tecnológica dos sistemas da Dataprev.
O sistema passou por uma migração para uma infraestrutura mais moderna, visando maior estabilidade e segurança, segundo o Ministério da Previdência Social.
O serviço gratuito pode ser usado por qualquer pessoa para estimar o tempo que falta para se aposentar.
A simulação leva em conta requisitos como idade e tempo de contribuição para a Previdência e considera as informações que estão na base de dados do INSS.
Caso o contribuinte queira mudar algum dado para nova simulação, como idade, sexo e tempo de contribuição com vínculos e períodos, basta clicar no desenho de um lápis, ao lado da informação, e clicar no ícone ‘Recalcular’.
O INSS alerta que o resultado em tela gerado pela calculadora vale somente para consulta da estimativa de tempo para se aposentar e não garante direito à aposentadoria.
Onde acessar
Os cidadãos podem encontrar o simulador de aposentadoria, no site oficial do INSS ou pelo aplicativo Meu INSS, disponível para Android e iOS.
Para acessar é preciso fazer o login com a conta Gov.br, por meio do número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) e senha.
No menu principal, no alto da página, onde está escrito “Do que você precisa?”, basta procurar por “simular aposentadoria”.
O sistema cruzará os dados do extrato de contribuições, e o simulador já está atualizado com as novas regras de transição estabelecidas pela reforma da Previdência, vigentes em 2026.
O resultado informará as opções de aposentadoria por idade e por tempo de contribuição, a idade do segurado, além de cálculo estimado da renda mensal inicial.
Fonte: Conteúdo republicado de METRPOLES - BRASIL
Comentários
Brasil
MPF recomenda que aposentados sejam prioridade em ressarcimento do Master

O Ministério Público Federal (MPF) recomendou, nessa terça-feira (3/2), que os aposentados e pensionistas que tiveram descontos indevidos em crédito consignado sejam priorizados no processo de liquidação do Banco Master, sob a justificativa de alta probabilidade de insuficiência de dinheiro no banco.
A orientação foi enviada aos liquidantes do Master, Eduardo Félix Bianchini e Sebastião Márcio Monteiro, designados para a função pelo Banco Central (BC), e ao Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS).
“Diante da alta probabilidade de insuficiência de recursos das instituições em liquidação, bem como da necessidade de garantir a devolução de recursos subtraídos ilicitamente dos consumidores afetados pela contratação indevida de empréstimos consignados, deve-se garantir que, no quadro geral de credores, o montante destinado a eventuais restituições seja preservado”, diz o documento do MPF.
A Procuradoria instalou dois inquéritos relacionados ao Master, o primeiro apura possíveis fraudes na concessão de crédito consignado e ou outro a tentativa de aquisição de parte do banco pelo Banco de Brasília (BRB).
O Master foi liquidado pelo Banco Central após fraudes em sua carteira de ativos. Com a liquidação, as atividades param imediatamente e o patrimônio fica indisponível.
No documento enviado para os liquidantes, os procuradores afirmam que o INSS detectou 250 mil contratos de crédito consignado com Master e que apontam indícios de irregularidade.
“Considerando a inviabilidade de centenas de milhares de aposentados e pensionistas lesados fazerem o pedido de reconhecimento da dívida, o MPF recomendou que o INSS solicite, junto à autoridade liquidante do Master, a habilitação dos créditos extraconcursais e que as autoridades responsáveis pela liquidação reconheçam a dívida e reservem valores para que a devolução aos aposentados e pensionistas seja realizada de forma prioritária”, disse o MPF em nota.
Fonte: Conteúdo republicado de METRPOLES - BRASIL

Você precisa fazer login para comentar.