Conecte-se conosco

Cotidiano

“Antes, estávamos lutando para que o vírus não chegasse, agora a luta é para que ele não se alastre”, diz o secretário Wágner Menezes.

Publicado

em

O município de Xapuri entrou em estado de alerta total com a confirmação dos primeiros registros de casos positivos para o novo coronavírus.

Por Raimari Cardoso 

“Antes, estávamos lutando para que o vírus não chegasse à nossa cidade, agora a luta é para que ele não se alastre”, diz o secretário Wágner Menezes.

_______________

Xapuri não tem internações entre os 11 casos de coronavírus confirmados na cidade

Entre a última segunda-feira (27/4) e a sexta-feira (30/4), a Secretaria Municipal de Saúde computou 11 casos de Covid-19 levando a cidade para a quarta colocação no ranking acreano de infecções confirmadas.

Uma das consequências imediatas da nova situação foi a adesão da população às máscaras de pano, cuja utilização obrigatória para a entrada e permanência em órgãos públicos, estabelecimentos comerciais e outros locais de aglomeração de pessoas, já havia sido decretada por decretos editados tanto pelo governo do estado quanto pela prefeitura municipal.

Outra norma que não vinha sendo cumprida à risca era a disponibilização de uma barreira física nos caixas dos supermercados, assim como a disponibilização de água e sabão na entrada dos estabelecimentos para que os clientes lavassem as mãos antes de ir às compras. Essas medidas foram verificadas pela reportagem nos principais mercados de Xapuri.

A Secretaria Municipal de Saúde informou que tem disponibilizado equipes de servidores da prefeitura, assim como da Vigilância Sanitária Municipal, para a fiscalização e conscientização da população quanto a importância das medidas.

“Antes, estávamos lutando para que o vírus não chegasse à nossa cidade, agora a luta é para que ele não se alastre”, diz o secretário Wágner Menezes.

A boa notícia, até o momento, é que nenhuma das 11 pessoas que testaram positivo para o novo coronavírus na cidade estão hospitalizadas.

“Todos os pacientes estão em casa, em isolamento, sendo monitorados por nossas equipes, que telefonam periodicamente para verificar como estão”, garante o subsecretário de saúde de Xapuri, Daniel Lima.

Até a última atualização do boletim municipal sobre a Covid-19, as equipes de saúde de Xapuri monitoravam 114 casos suspeitos, sendo que desses, 44 apresentavam sintomas de gripe.

36 casos haviam sido notificados à Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre), dos quais 24 tinham sido descartados. 11 foram confirmados como positivos e 1 ainda se encontra em análise.

Em reunião, realizada um mês atrás, na Câmara de Vereadores, o prefeito Ubiracy Vasconcelos e o secretário de saúde, Wágner Menezes, pediram o empenho e a união dos representantes da sociedade e população no rigoroso cumprimento das normas impostas por decreto municipal e enfatizaram a gravidade do momento que a saúde do país e do Acre atravessam.

Foto: Uma reunião, realizada um mês atrás, na Câmara de Vereadores do município

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

Diretoria do Rio Branco acerta o retorno do atacante Raphael

Publicado

em

Foto Sueli Rodrigues: Raphael disputou o Estadual Sub-20 pelo Estrelão

O atacante Raphael, um dos destaques da equipe Sub-20, seguirá no Rio Branco para a disputa do Campeonato Estadual 2026. O atleta desembarca na capital acreana no próximo dia 8 para ser integrado ao restante do elenco.

“Voltar ao Rio Branco para atuar no profissional é uma grande oportunidade. Sabemos das metas do clubes e vou tentar ajudar marcando muitos gols”, declarou Raphael.

Segue com preparação

O elenco do Rio Branco realizou nesta sexta, 26, mais um trabalho físico sob o comando do professor Selcimar Maciel. “Vamos aproveitar todos dias. Se tivermos um dia chuvoso, faremos trabalhos físicos na academia”, disse Selcimar Maciel.

1º Amistoso

O Rio Branco deve enfrentar o Santa Cruz no próximo dia 30, no CT do Cupuaçu, no primeiro amistoso da fase de preparação. O Estrelão joga contra o Vasco no sábado, 17 janeiro, no Tonicão, na estreia do Estadual 2026.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Acre terá quase 30 dias de feriados e pontos facultativos em 2026

Publicado

em

Os servidores do Poder Executivo do Acre terão, em 2026, um total de 26 dias de folga entre feriados nacionais, feriados estaduais e pontos facultativos. A distribuição dessas datas ao longo do ano possibilita períodos prolongados de descanso em diferentes meses, como janeiro, fevereiro, abril, maio, setembro, novembro e dezembro.

O calendário foi definido em decreto do governo do Acre, publicado no Diário Oficial do Estado, na última segunda-feira, 22, que organiza o funcionamento dos órgãos públicos estaduais ao longo do próximo ano. Conforme o documento, apenas os serviços considerados essenciais devem manter funcionamento regular nas datas previstas como feriado ou ponto facultativo.

Apesar do grande número de dias de folga, alguns feriados cairão em finais de semana. O Dia Internacional da Mulher e a Proclamação da República, por exemplo, serão em um domingo.

Por outro lado, datas como o Dia do Trabalho, o Dia da Consciência Negra e o Natal coincidem com uma sexta-feira, favorecendo a formação de feriado prolongado.

No período do Carnaval, o governo estadual estabeleceu ponto facultativo por três dias consecutivos, segunda, terça e quarta-feira de Cinzas, impactando diretamente o funcionamento das repartições públicas e a rotina administrativa nesse intervalo.

Ao longo do ano, o calendário inclui datas como a Confraternização Universal, em 1º de janeiro, além de feriados estaduais tradicionais, como o Dia do Católico, o Dia do Evangélico, o Aniversário do Estado do Acre, o Tratado de Petrópolis e o Dia da Amazônia.

Também constam feriados nacionais como Tiradentes, Independência do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, Finados e Natal e pontos facultativos na véspera de Natal, no dia 24, feriado nacional no dia 25, e ponto facultativo na véspera de Ano Novo, no dia 31.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Próximo passo do projeto do novo estádio do Flamengo pode levar quatro anos

Publicado

em

Luiz Eduardo Baptista, presidente rubro-negro, detalhou o processo junto à Prefeitura

 

Fonte: CNN

Comentários

Continue lendo