Cotidiano
Violência no Brasil mata 1800% mais policiais do que a guerra no Afeganistão
Especialista em Inteligência Estratégica e Segurança, Ricardo Gennari, fala sobre mortes recorrentes de policiais brasileiros
A violência só cresce no mundo, também atingindo os policiais. Entre as regiões do país, o Sudeste foi a que contabilizou quantitativamente maior número de mortes: Rio de Janeiro (104), São Paulo (60), Pará (37), Ceará (25) e Pernambuco (24). Esse cenário se repete por todo o Brasil, diariamente os profissionais comparecem fardados em cemitérios para prestar homenagens a colegas de trabalho.
De acordo com o anuário do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), 371 policiais foram assassinados no Brasil em 2017; a maioria de forma violenta, no trabalho ou mesmo durante as suas folgas. Em apenas cinco anos, aproximadamente 1.770 foram mortos. Infelizmente, isso mostra que o Brasil tem dificuldades em garantir a segurança até dos policiais.
Segundo o especialista em Inteligência Estratégica e Segurança, Ricardo Gennari, “perdemos as contas de quantos atos violentos estamos presenciando. Lamentavelmente, o mundo está inseguro e as políticas públicas estão a cada dia mais ineficientes. O que virá amanhã? ”, diz.
A polícia brasileira não é somente a que mais morre vítima do crime, mas também é a que mais mata. As intervenções policiais são necessárias, no entanto é preciso repensar a forma de atuação, sendo necessário o investimento nas políticas preventivas, evitando ao máximo, colocar o policial no combate direto como temos visto.
Gennari afirma, “esses profissionais são guardiões da Nação. Se forem desmoralizadas ou abatidos da forma que temos assistido não restará nenhuma solução de segurança e o país estará entregue à criminalidade sem ninguém para defender a população”, conclui. A violência está vindo de todos os lados, quem deve proteger a sociedade é a mesma que está sendo morta de maneira cruel. Essa questão é complexa e depende de uma atuação integrada de diferentes atores para conseguir melhorias.
Comunicação & Marketing - Valéria Abreu
Comentários
Cotidiano
Humaitá é goleado pelo Trem e continua sem vencer no Brasileiro

Foto Lucas Silva: Humaitá foi completamente dominado no Zerão
O Humaitá foi goleado pelo Trem por 5 a 1 nesta quarta, 14, no estádio Zerão, em Macapá, no Amapá, e segue sem vencer no Campeonato Brasileiro da Série D.
19 jogos sem vencer
O Humaitá completou em Macapá a “incrível” marca de 19 partidas sem vencer no Campeonato Brasileiro da Série D, são 18 derrotas e um empate. A última vitória foi em 16 de julho de 2023.
Elenco retorna
O elenco do Humaitá retorna nesta quinta, 15, à capital acreana e no domingo, 28, enfrenta o GAS, de Roraima, na Arena da Floresta.
Próxima rodada
Manaus/AM x Manauara/AM
Águia/PA x Tuna Luso/PA
Humaitá/AC x GAS
Trem x Independência
Classificação
1º Tuna Luso/PA 9 Pts
2º Manauara/AM 8 Pts
3º Águia/PA 8 Pts
4º Independência/AC 7 Pts
5º Trem/AP 5 Pts
6º Manaus/AM 5 Pts
7º GAS/RR 1 Pt
8º Humaitá/AC 0 Pt
Comentários
Cotidiano
Volante Luiz Henrique é contratado pelo Athletico Paranaense

Foto arquivo pessoal: Luiz Henrique é um volante com marcação forte e boa saída de bola
O volante Luiz Henrique, uma das crias do Santa Cruz, acertou com Athletico Paranaense para a sequência da temporada de 2025. O atleta chega em Curitiba para atuar em um dos melhores clubes formadores do Brasil.
No futebol de Goiás
A diretoria do Santa Cruz acertou o empréstimo do volante no início da temporada com o Estrela, de Goiás, e o objetivo foi garantir uma maior visibilidade. As boas atuações de Luiz Henrique no Goiano Sub-15 despertaram o interesse do Corinthians, Barra, de Santa Catarina, e Athlético Paranaense. A melhor proposta do Furacão determinou o acordo.
Fica com percentagem
A diretoria do Santa Cruz tem um modelo de negociação definida e fica com uma porcentagem dos direitos federativos do atleta em uma negociação futura.
Comentários
Cotidiano
Náuas e Galvez fazem um confronto de invictos no Estadual

Foto Sueli Rodrigues: O volante Pesharro (d) será um dos titulares do Imperador
Náuas e Galvez fazem nesta quinta, a partir das 16 horas, no Florestão, um duelo isolado pela fase de classificação do Campeonato Estadual Sub-20. As duas equipes chegam invictas para o confronto.
Náuas mais forte
Depois da goleada diante do Independência na estreia, o Cristiano Menezes comandou treinamentos e fez ajustes no Náuas.
“A ideia é termos uma equipe mais forte tanto na parte tática quanto mental. O jogo contra o Galvez vai ser importante por vários aspectos”, comentou o treinador.
Terceira vitória
Eriano dos Santos manteve a base do Galvez e o objetivo é a conquista da terceira vitória no Estadual.
“Sabemos da qualidade do nosso adversário, mas vencer significa um grande passo em busca da classificação. Esse é o primeiro objetivo”, afirmou o técnico.