fbpx
Conecte-se conosco

Extra

Vídeo: Nutricionista do Acre se destaca em nutrição neonatal e ganha reconhecimento internacional

Publicado

em

Janilda Moraes, natural do Acre, é uma renomada nutricionista especialista em nutrição neonatal, uma área rara que se dedica ao cuidado de bebês prematuros. Seu trabalho começou a ganhar destaque no Estado da Paraíba, onde se tornou referência. Posteriormente, o Conselho Regional de Nutrição (CRN) a lançou como uma das principais especialistas do Nordeste. Seu curso de nutrição neonatal alcançou mais de 4 mil nutricionistas na região.

Com o tempo, o nome de Janilda Moraes se espalhou por todo o Brasil. Atualmente, ela tem alunos em várias regiões do país, ensinando outros nutricionistas a trabalharem nessa área especializada. No ano passado, seu trabalho ganhou projeção internacional quando o Ministério da Saúde do Brasil a indicou para representar o País no primeiro congresso internacional sobre prematuridade na Argentina. O evento contou com a presença de representantes do México, Paraguai, Uruguai, Argentina, Costa Rica e Brasil.

Durante o congresso, Janilda apresentou o trabalho desenvolvido no Brasil, o que resultou em um convite para escrever um capítulo sobre bancos de leite humano em um livro que está sendo finalizado por um grupo de profissionais da América Latina.

Recentemente, a Comissão de Neonatologia do México, da cidade de Guaraca, que enfrenta dificuldades com a sobrevivência de bebês prematuros, reconheceu o valor do trabalho de Janilda e solicitou sua capacitação. Estão previstas duas agendas para treinamentos, em agosto e novembro, que poderão ocorrer presencialmente ou online.

Janilda Moraes possui 15 anos de experiência trabalhando na maternidade referência estadual da Paraíba, em João Pessoa, consolidando sua carreira e impactando positivamente a nutrição neonatal no Brasil e na América Latina.

A profissional concedeu entrevista o Talk Show ‘Oaltoacre Entrevista’, onde falou do assunto, fazendo um resumo do seu trabalho que está trazendo para o seu estado natal.

Veja abaixo.

Comentários

Continue lendo

Extra

Julho terá bandeira amarela na conta de luz, define Aneel

Publicado

em

Acréscimo será de R$ 1,88 a cada 100 kW/h consumido

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou que a conta de luz terá acréscimo de R$ 1,88 a cada 100 kW/h consumidos no mês de julho. A cobrança adicional vai ocorrer por causa do acionamento da bandeira tarifária amarela.

Segundo a agência, a previsão de chuva abaixo de média e a expectativa de aumento do consumo de energia justificam a tarifa extra. O alerta foi publicado na sexta-feira (28).

“Essa é a primeira alteração na bandeira desde abril de 2022. Ao todo, foram 26 meses com bandeira verde. Com o sistema de bandeiras, o consumidor consegue fazer escolhas de consumo que contribuem para reduzir os custos de operação do sistema, reduzindo a necessidade de acionar termelétricas”, afirmou a Aneel.

A previsão de escassez de chuvas e as temperaturas mais altas no país aumentam os custos de operação do sistema de geração de energia das hidrelétricas. Dessa forma, é necessário acionar as usinas termelétricas, que possuem custo maior.

Criado pela Aneel em 2015, o sistema de bandeiras tarifárias sinaliza o custo real da energia gerada, possibilitando aos consumidores o bom uso da energia elétrica. O cálculo para acionamento das bandeiras tarifárias leva em conta, principalmente, dois fatores: o risco hidrológico e o preço da energia.

As bandeiras tarifárias funcionam da seguinte maneira: as cores verde, amarela ou vermelha (nos patamares 1 e 2) indicam se a energia custará mais ou menos em função das condições de geração, sendo a bandeira vermelha a que tem um custo maior, e a verde, o menor.

Comentários

Continue lendo

Extra

24 horas: Acreano conquista três títulos no Campeonato Nacional de Jiu-Jitsu no RJ

Publicado

em

Leonardo Calid, de 39 anos, foi campeão em três categorias em 24 horas no campeonato carioca, berço do jiu-jitsu brasileiro – Foto: cedida

O Acre tem se destacado nas artes marciais nos últimos anos, com atletas locais competindo em campeonatos de Jiu-Jitsu em vários estados do Brasil e almejando competições internacionais, como o UFC.

Um exemplo recente é o atleta Alexangelo Sussuarana, conhecido como Panda, que iniciou sua carreira no Jiu-Jitsu em Brasiléia. Sussuarana conquistou títulos importantes, como Campeão Internacional Quirguistão PRO, Campeão Paulista de Jiu-Jitsu, Campeão Sul-Americano de Jiu-Jitsu, e Campeão Internacional Taça São Paulo. Além disso, ele também se destacou no Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu em São Paulo, no ginásio do Ibirapuera.

Calid dominou e ganhou a medalha na categorias Faixa Preta Adulto Peso Médio Sem Kimono – Foto: cedida

Outro atleta acreano, Leonardo Calid, de 39 anos, filho de Dona Arlinda Maria Vidal Calid que é natural de Brasiléia, foi o grande campeão na categoria Faixa Preta Peso Médio do Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu Sem Kimono, realizado no sábado (29). No domingo (30), Calid dominou mais duas categorias: Faixa Preta Adulto Peso Médio Sem Kimono e Faixa Preta Master 2 Médio de Kimono, trazendo três medalhas para o Acre. Com cerca de 2000 atletas inscritos em várias categorias, a competição ocorreu no Bom parque Olímpico de Deodoro – Rio de Janeiro (RJ), organizada pela Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu.

Calid, que pratica o esporte há 26 anos, expressou sua satisfação com os resultados: “Hoje a sensação é de que todo o esforço valeu a pena e foi um ano de preparação para essas competições. O Acre tem um potencial gigantesco”.

Ele retorna ao Acre na primeira semana de julho para visitar sua mãe e, em seguida, irá para a Bolívia para participar de vários seminários, onde compartilhará sua trajetória e ministrará aulas de Jiu-Jitsu.

O atleta agradeceu sua família, seu Sensei Henrique Machado da Gracie Barra Amazonas, seus alunos da Gracie Barra Acre, e seus patrocinadores: Rosas Farma, Move Reabilitação, Dr. Rodrigo Minuano, Bernardo Jr., Dr. Gustavo Musial, e o nutricionista Willian Cogo.

Comentários

Continue lendo

Extra

Homem é encontrado morto e carro carbonizado: Polícia investiga execução brutal em área de mata no Loteamento Fahart

Publicado

em

Na madrugada deste domingo (30), um homem ainda não identificado foi encontrado morto em um carro carbonizado em uma área de mata do Loteamento Fahart, na região do Segundo Distrito de Rio Branco.

Policiais Militares do 2° Batalhão relataram que, durante um patrulhamento de rotina, avistaram algo em chamas na área de mata. Ao se aproximarem, encontraram uma pessoa caída próxima ao carro em chamas, com os braços amarrados, boca amordaçada e com a cabeça ensanguentada.

Os PMs acionaram rapidamente o Corpo de Bombeiros Militar do 2° Batalhão, que conseguiu apagar as chamas do veículo. Em seguida, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi chamado e enviou uma ambulância de suporte avançado. No entanto, ao chegarem ao local, os paramédicos constataram que a vítima já estava morta.

A área foi isolada pelos militares, que também solicitaram a presença da perícia criminalística. Após os procedimentos de praxe, o corpo da vítima foi removido e encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) para exames cadavéricos e de identificação pela papiloscopia. O corpo apresentava sangramento e lesões na cabeça, possivelmente causadas por disparos de arma de fogo. O veículo, um Chevrolet/Prisma de cor preta e placa NRP-4A37, da cidade de Porto Velho (Rondônia), estava completamente carbonizado.

O caso está sendo investigado inicialmente pelos agentes da Polícia Civil da Equipe de Pronto Emprego (EPE) e, posteriormente, será conduzido pela Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

Comentários

Continue lendo