Acre
Vice-governadora Mailza recebe título de Cidadã Senamadureirense

Foto: Neto Lucena/Secom
“Honrada, recebo esse título da Câmara Municipal com dois sentimentos. Primeiro, de reconhecimento ao trabalho que desenvolvi aqui em Sena Madureira quando fui senadora da República. E segundo, de compromisso de seguir trabalhando para essa cidade tão especial, agora no Executivo acreano. Muito obrigada. Nunca me esquecerei deste dia”, declarou emocionada a vice-governadora do Acre, Mailza Assis, na noite desta terça-feira, 24, ao receber o Título de Cidadã Senamadureirense.
A proposta da Mesa Diretora, por meio do presidente, vereador Charmes Diniz, foi em reconhecimento aos relevantes serviços prestados pela chefe de Estado ao município e teve aprovação dos vereadores.
A entrega foi feita na primeira Sessão Solene de 2025 do Legislativo Municipal e foi marcada pela entrega de Moções de Aplauso e títulos a personalidades que contribuem com o município. A sessão foi realizada no auditório da Escola Messias Rodrigues, no bairro Pista.
Após se tornar Cidadã Senamadureirense, a vice-governadora, que também é titular da Secretaria de Estado de Assistência e Direitos Humanos (SEASDH), disse se orgulhar da honraria. “Hoje, esse carinho se transforma em um título que não cabe numa placa. Porque o que recebo é muito mais que uma homenagem: é um laço de pertencimento. É como se eu tivesse nascido de novo, agora com raízes fincadas nessa terra tão amada”, analisou Mailza.
De acordo com Diniz, o reconhecimento é merecido ao trabalho desenvolvido pela vice-governadora ao longo da sua vida pública, “que faz com maestria, comprometimento, dedicação e responsabilidade”.
A vereadora Lays Mayra Marques enfatizou que a sessão reconhece o trabalho das pessoas que trabalham pelo município e adotaram Sena como sua terra natal.

Foto: Neto Lucena/Secom
Faça chuva ou faça sol, frio ou calor, garis e margaridas cuidam de Sena e merecem reconhecimento
Maria de Fátima Barroso, que há 21 anos trabalha como margarida na Praça do Centro e é moradora do bairro Cafezal, recebeu Moção de Aplauso. Aos 60 anos e mãe de três filhos, expressou a emoção do reconhecimento pelo serviço que presta diariamente.
“É um momento de felicidade. Me sinto agraciada pelo reconhecimento, não só por mim, mas por meus outros colegas, por estar representando os garis e margaridas”, afirmou, lembrando que seu trabalho é essencial para as cidades, a saúde, o bem-estar de todos. E deixou um alerta: “Bom seria que ninguém jogasse lixo nas ruas”.
A presidente do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária (Deracre), Sula Ximenes, primeira mulher a comandar o órgão em 60 anos de existência, igualmente recebeu o título de Moção de Aplauso, pelos trabalhos prestados ao município. “As ruas de Sena estão recapeadas graças ao trabalho de uma mulher atuante, que faz as as coisas acontecerem”, disse a vereadora Elissandra Matos.
Entregas de equipamento e parcerias trazem bons resultados à população
Em seu mandado de senadora, Mailza destinou mais de R$ 19 milhões em emendas ao município. No início da gestão de vice-governadora, ao lado do governador Gladson Camelí, entregou a sede própria para o Centro de Referência em Assistência Social (Cras), construído com recurso de emenda.
Além disso, a gestora também entregou um veículo para a Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social (Semcias) computadores, cadeiras, impressoras e materiais permanentes.
Ao ser homenageada, relembrou de uma ação marcante do governador Gladson Camelí: a construção da Ponte Frei Paolino Baldassari, que integra o Primeiro ao Segundo Distrito da cidade, inaugurada em 2023, e a entrega da nova sede da Defensoria Pública do Estado do Acre (DPE/AC) para o município.
Destacou ainda que o governo do Acre está sempre presente com políticas de proteção às mulheres. A Polícia Civil do Acre (PCAC), tem acompanhado o funcionamento do programa Bem-Me-Quer, iniciativa voltada ao atendimento integral de mulheres, crianças e adolescentes vítimas de violência.
A solenidade contou com a presença do vice-prefeito Elvis Dany, do deputado estadual Tio Pablo, vereadores, representantes da sociedade civil e moradores da região, que prestigiaram a entrega da honraria à vice-governadora.
Empresários e empresárias, entidades filantrópicas, lideranças de igrejas evangélicas e católicas, figuras públicas, professores e personalidades também foram homenageados.
Comentários
Acre
MDB realiza “agenda de escuta” em Brasiléia para fortalecer base eleitoral no Alto Acre
MDB percorre municípios do Acre em “agenda de escuta” neste sábado (17) o encontro foi em Brasiléia para fortalecer base antes da campanha de 2026

Presidente estadual Vagner Sales confirma escolha em entrevista; partido também discute nomes para deputado estadual, a ser divulgado em breve. Foto: captada
Lideranças, correligionários e presidentes municipais do MDB de Brasiléia, Epitaciolândia, Xapuri e Assis Brasil reuniram-se neste sábado (17) na Câmara de Vereadores de Brasiléia para discutir a estratégia do partido nas eleições de 2026. O encontro contou com a presença do presidente estadual, Vagner Sales, da deputada Antonia Sales (MDB) e de nomes históricos da legenda no estado.
Vagner Sales afirmou que o MDB vive uma fase de “reorganização política” e busca “ouvir cada membro do partido” antes de definir alianças. “Só entramos em aliança se tiver espaço de peso na disputa em outubro”, declarou. Ele confirmou conversas com a vice-governadora Mailza Assis (PP), destacando que o interesse do partido é contribuir com um “projeto de governo voltado à população que mais precisa”.
A reunião faz parte de uma agenda de escuta ativa que o MDB está realizando nos municípios acreanos, com o objetivo de fortalecer a base partidária e definir posicionamentos antes do início oficial da campanha, e em abril consolidar as tratativas do partido, quando os nomes ao governo do estado devem estar consolidados.

MDB define Leila Galvão como candidata a deputada federal pelo Alto Acre em 2026. Foto: captada
O presidente estadual do MDB, Vagner Sales, confirmou em entrevista exclusiva ao portal oaltoacre.com que o partido já definiu a ex-prefeita e deputada estadual Leila Galvão como pré-candidata a deputada federal pela regional do Alto Acre nas eleições de 2026. A decisão foi tomada em comum acordo entre as lideranças municipais da legenda.
Vagner Sales também adiantou que o MDB já tem nomes em discussão interna para a disputa a deputado estadual, e que a escolha será divulgada em breve pelo diretório municipal de Brasiléia. O anúncio ocorre após reunião estratégica realizada neste sábado (17) na Câmara de Vereadores de Brasiléia, que reuniu presidentes e lideranças do MDB na região.
A definição reforça o movimento de reorganização do partido no estado, que tem realizado uma agenda de escuta ativa nos municípios e mantém conversas com a vice-governadora Mailza Assis (PP) sobre possíveis alianças para as eleições.
A estratégia do MDB acreano é consolidar suas bases municipais antes das definições estaduais de aliança, que devem ocorrer a partir de abril.

Encontros visam definir posicionamentos e alinhar estratégias; partido já definiu Leila Galvão como candidata a deputada federal pelo Alto Acre. Foto: captada
Veja vídeos entrevista:
Comentários
Acre
Governador Gladson Camelí acompanha subida do Rio Acre e reforça ações de apoio às famílias
O major Roger Santos, comandante da operação de desastre hidrológico em Rio Branco, informou que já está em funcionamento o posto de comando integrado, reunindo Defesa Civil municipal e estadual, Corpo de Bombeiros e demais secretarias

O governador Gladson Camelí acompanhou neste sábado, 17, a elevação do nível do Rio Acre, em Rio Branco, e destacou as ações dos órgãos de Comando e Controle para reduzir os impactos da cheia sobre a população. Ele também fez um apelo à colaboração e empatia dos moradores diante do momento crítico, reforçando que a união é essencial para evitar danos maiores.
Na Gameleira, o major Roger Santos, comandante da operação de desastre hidrológico em Rio Branco, apresentou ao governador as medidas adotadas para atender a população atingida na capital e confirmou que, às 16h, o nível do manancial já havia alcançado 14,40 metros. As cotas de alerta e de transbordo do Rio Acre são de 13,50 metros e 14 metros, respectivamente.
No fim de dezembro, o governo do Acre decretou situação de emergência em seis municípios atingidos pela elevação do nível dos rios. Desde então, o Estado vem apoiando as Defesas Civis municipais de Tarauacá, Feijó, Santa Rosa do Purus, Rio Branco, Plácido de Castro e Porto Acre, por meio de ações integradas de monitoramento e assistência humanitária.

Prioridade tem sido amenizar impactos e garantir segurança das pessoas, destacou o governador. Foto: Diego Gurgel/Secom
“Estamos trabalhando para evitar que mais pessoas precisem deixar suas casas e sofram prejuízos. A tendência é de baixa, mas, diante do volume de chuvas, precisamos manter ações de governo para reduzir os impactos”, afirmou o governador.
Ele também fez um alerta à população sobre os riscos de acidentes às margens do rio. “Muita gente vem pescar ou observar a enchente, mas é fundamental ter cuidado e consciência. Há casas alagadas e situações que exigem sensibilidade e responsabilidade. Nossa prioridade é a prevenção”, disse.

Governador garantiu que o Estado seguirá atuando em todos os municípios atingidos. Foto: Diego Gurgel/Secom
O governador garantiu que o Estado seguirá atuando em todos os municípios atingidos. “Não apenas em Rio Branco, mas em qualquer cidade que esteja sofrendo com a elevação das águas, estaremos juntos para amenizar a dor das famílias. Já determinei às equipes que não deixem para amanhã o que precisa ser feito hoje”, concluiu.
O major Roger Santos, comandante da operação de desastre hidrológico em Rio Branco, informou que já está em funcionamento o posto de comando integrado, reunindo Defesa Civil municipal e estadual, Corpo de Bombeiros e demais secretarias.

Rio Acre chegou a 14,40 metros na tarde deste sábado, 17. Foto: Diego Gurgel/Secom
Segundo ele, o atendimento às famílias atingidas ocorre de forma coordenada. “O Rio Acre apresenta elevação lenta e progressiva, o que até agora afetou poucas pessoas. Com a cota de 14,40 metros, já atendemos 13 famílias, cerca de 30 pessoas, que foram alojadas no Parque de Exposições. Além disso, sete famílias indígenas foram direcionadas para a Escola Leôncio de Carvalho, em respeito às suas tradições”, explicou
O comandante destacou que a expectativa é de estabilização do nível do rio nos próximos dias. “Imaginamos que amanhã o ritmo de subida diminua e, se tudo der certo, na segunda-feira [19] o rio comece a estabilizar e depois a baixar. Permaneceremos de prontidão durante todo o período para garantir o melhor atendimento à população”, afirmou.
Atualmente, dois locais de abrigo estão em funcionamento: o Parque de Exposições, com capacidade para 70 famílias, oito já ocupadas, e a Escola Leôncio de Carvalho, destinada ao grupo indígena.
Santos também ressaltou o papel da tecnologia no enfrentamento da cheia. “O aplicativo Família Segura e a plataforma Climate têm sido fundamentais para agilizar a comunicação e o planejamento das ações. Essas ferramentas permitem acompanhar em tempo real o número de famílias atingidas e facilitam a tomada de decisões”, finalizou.

O major Roger Santos, comandante da operação de desastre hidrológico em Rio Branco, apresentou ao governador as medidas adotadas para atender a população atingida. Foto: Diego Gurgel/Secom
Comentários
Acre
Vestibular de Medicina da Ufac tem 2º e decisivo dia neste domingo com mudanças na logística
Provas de Ciências da Natureza e Matemática serão aplicadas; portões abrem às 11h para evitar transtornos em Cruzeiro do Sul, como também em Rio Branco

Os candidatos inscritos testarão seus conhecimentos em Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias (P3 e P4). Foto: captada
O segundo e último dia do vestibular de Medicina da Universidade Federal do Acre (Ufac) acontece neste domingo (18), com as provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias. Após problemas de logística no primeiro dia, a universidade antecipou a abertura dos portões para as 11h, garantindo quase duas horas de intervalo antes do fechamento, para facilitar o acesso e evitar congestionamentos.
A expectativa é de maior fluidez na organização, depois de transtornos ocorridos no domingo passado, quando candidatos enfrentaram dificuldades para chegar a tempo aos locais de prova. Mais de 5,4 mil inscritos concorrem às 80 vagas oferecidas, sendo a primeira edição do processo seletivo próprio da Ufac para o curso, após a saída do Sisu.
As provas começam às 13h, após o fechamento dos portões às 12h30. A recomendação é que os candidatos cheguem com antecedência, levando documento de identidade original, caneta preta transparente e comprovante de inscrição.
Segundo dia
Diferente da primeira fase, que focou em Linguagens e Humanas, este domingo exige fôlego para cálculos e raciocínio científico.
-
Conteúdo: Provas de Biologia, Química, Física e Matemática.
-
Horário de Abertura: 11h (Horário local).
-
Fechamento dos Portões:12h45 (Impreterivelmente).
-
Início dos Exames: 13h.
A organização reforça que o candidato deve portar apenas caneta esferográfica de tinta preta e corpo transparente, além do documento de identidade original com foto. O uso de aparelhos eletrônicos é estritamente proibido e pode causar a eliminação imediata.







Você precisa fazer login para comentar.