Acre
Vice-governadora Mailza recebe título de Cidadã Senamadureirense

Foto: Neto Lucena/Secom
“Honrada, recebo esse título da Câmara Municipal com dois sentimentos. Primeiro, de reconhecimento ao trabalho que desenvolvi aqui em Sena Madureira quando fui senadora da República. E segundo, de compromisso de seguir trabalhando para essa cidade tão especial, agora no Executivo acreano. Muito obrigada. Nunca me esquecerei deste dia”, declarou emocionada a vice-governadora do Acre, Mailza Assis, na noite desta terça-feira, 24, ao receber o Título de Cidadã Senamadureirense.
A proposta da Mesa Diretora, por meio do presidente, vereador Charmes Diniz, foi em reconhecimento aos relevantes serviços prestados pela chefe de Estado ao município e teve aprovação dos vereadores.
A entrega foi feita na primeira Sessão Solene de 2025 do Legislativo Municipal e foi marcada pela entrega de Moções de Aplauso e títulos a personalidades que contribuem com o município. A sessão foi realizada no auditório da Escola Messias Rodrigues, no bairro Pista.
Após se tornar Cidadã Senamadureirense, a vice-governadora, que também é titular da Secretaria de Estado de Assistência e Direitos Humanos (SEASDH), disse se orgulhar da honraria. “Hoje, esse carinho se transforma em um título que não cabe numa placa. Porque o que recebo é muito mais que uma homenagem: é um laço de pertencimento. É como se eu tivesse nascido de novo, agora com raízes fincadas nessa terra tão amada”, analisou Mailza.
De acordo com Diniz, o reconhecimento é merecido ao trabalho desenvolvido pela vice-governadora ao longo da sua vida pública, “que faz com maestria, comprometimento, dedicação e responsabilidade”.
A vereadora Lays Mayra Marques enfatizou que a sessão reconhece o trabalho das pessoas que trabalham pelo município e adotaram Sena como sua terra natal.

Foto: Neto Lucena/Secom
Faça chuva ou faça sol, frio ou calor, garis e margaridas cuidam de Sena e merecem reconhecimento
Maria de Fátima Barroso, que há 21 anos trabalha como margarida na Praça do Centro e é moradora do bairro Cafezal, recebeu Moção de Aplauso. Aos 60 anos e mãe de três filhos, expressou a emoção do reconhecimento pelo serviço que presta diariamente.
“É um momento de felicidade. Me sinto agraciada pelo reconhecimento, não só por mim, mas por meus outros colegas, por estar representando os garis e margaridas”, afirmou, lembrando que seu trabalho é essencial para as cidades, a saúde, o bem-estar de todos. E deixou um alerta: “Bom seria que ninguém jogasse lixo nas ruas”.
A presidente do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária (Deracre), Sula Ximenes, primeira mulher a comandar o órgão em 60 anos de existência, igualmente recebeu o título de Moção de Aplauso, pelos trabalhos prestados ao município. “As ruas de Sena estão recapeadas graças ao trabalho de uma mulher atuante, que faz as as coisas acontecerem”, disse a vereadora Elissandra Matos.
Entregas de equipamento e parcerias trazem bons resultados à população
Em seu mandado de senadora, Mailza destinou mais de R$ 19 milhões em emendas ao município. No início da gestão de vice-governadora, ao lado do governador Gladson Camelí, entregou a sede própria para o Centro de Referência em Assistência Social (Cras), construído com recurso de emenda.
Além disso, a gestora também entregou um veículo para a Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social (Semcias) computadores, cadeiras, impressoras e materiais permanentes.
Ao ser homenageada, relembrou de uma ação marcante do governador Gladson Camelí: a construção da Ponte Frei Paolino Baldassari, que integra o Primeiro ao Segundo Distrito da cidade, inaugurada em 2023, e a entrega da nova sede da Defensoria Pública do Estado do Acre (DPE/AC) para o município.
Destacou ainda que o governo do Acre está sempre presente com políticas de proteção às mulheres. A Polícia Civil do Acre (PCAC), tem acompanhado o funcionamento do programa Bem-Me-Quer, iniciativa voltada ao atendimento integral de mulheres, crianças e adolescentes vítimas de violência.
A solenidade contou com a presença do vice-prefeito Elvis Dany, do deputado estadual Tio Pablo, vereadores, representantes da sociedade civil e moradores da região, que prestigiaram a entrega da honraria à vice-governadora.
Empresários e empresárias, entidades filantrópicas, lideranças de igrejas evangélicas e católicas, figuras públicas, professores e personalidades também foram homenageados.
Comentários
Acre
Véspera de Natal no Acre será marcada por tempo instável e chuvas intensas
Previsão indica céu encoberto, pancadas fortes e temperaturas mais amenas em várias regiões

Foto: Sérgio Vale
A véspera de Natal no Acre, nesta quarta-feira (24), será de tempo instável, com muitas nuvens e chuvas a qualquer hora do dia, que podem ser intensas em diversas regiões do estado. A previsão é do portal O Tempo Aqui, que alerta para atenção redobrada de quem pretende se deslocar ou realizar confraternizações ao ar livre.
Segundo o levantamento meteorológico, o cenário de instabilidade atmosférica também atinge áreas do sul e sudoeste do Amazonas, Rondônia, Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, além de regiões da Bolívia e do Peru, com possibilidade de volumes elevados de chuva ao longo do dia.
Nas microrregiões do leste e sul do Acre, que incluem Rio Branco, Brasileia e Sena Madureira, o tempo permanece fechado, com chuvas frequentes e chance de precipitações fortes. As temperaturas ficam mais amenas e a umidade relativa do ar varia entre 65% e 75% à tarde, podendo chegar a 100% nas primeiras horas do dia. Os ventos sopram fracos, predominantemente do norte, com variações de noroeste e nordeste.
No centro e oeste do estado, abrangendo Cruzeiro do Sul e Tarauacá, o clima será quente e abafado, com sol entre nuvens e pancadas de chuva isoladas, que também podem ser intensas em alguns pontos. A probabilidade de chuvas fortes é considerada média. A umidade do ar oscila entre 55% e 65% no período da tarde, alcançando até 95% ao amanhecer.
As temperaturas mínimas em todo o Acre devem variar entre 20°C e 23°C, enquanto as máximas ficam entre 25°C e 32°C, dependendo da região. Em Rio Branco e municípios vizinhos, os termômetros não devem ultrapassar os 27°C. Já no Vale do Juruá, incluindo Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves, as máximas podem chegar a 32°C.
Comentários
Acre
Rio Acre recua mais de um metro em 24 horas, apesar do aumento das chuvas em Rio Branco
Nível do manancial caiu 1,34 metro entre terça e quarta-feira, segundo a Defesa Civil

Foto: Sérgio Vale/ac24horas
O nível do Rio Acre, em Rio Branco, apresentou nova redução entre a terça-feira (23) e a quarta-feira (24) de dezembro, conforme boletins divulgados pela Defesa Civil Municipal. Em apenas 24 horas, o manancial recuou 1,34 metro, mesmo com o aumento do volume de chuvas registrado na capital acreana.
Na manhã da terça-feira (23), às 5h12, o rio foi medido em 9,01 metros, com registro de 8,60 milímetros de chuva nas 24 horas anteriores. Já na quarta-feira (24), às 5h16, o nível caiu para 7,67 metros, apesar de uma precipitação maior, que totalizou 14,80 milímetros no mesmo período.
Em ambos os dias, o Rio Acre permaneceu bem abaixo da cota de alerta, fixada em 13,50 metros, e distante da cota de transbordo, que é de 14 metros, afastando, por ora, o risco de alagamentos na capital.
Comentários
Acre
Ministério Público do Acre emite nota sobre morte de ativista Moisés Alencastro
Recebemos com extrema cautela a informação veiculada pela mídia acerca da hipótese de que o homicídio de Moisés Alencastro tenha decorrido de latrocínio, especialmente diante do cenário do crime tal como descrito nas próprias reportagens.
Destacamos, ainda, a plena confiança no rápido e eficiente trabalho desempenhado pela Polícia Civil na elucidação do caso, inclusive, com a devida qualificação a ser dada ao crime. Desde o primeiro momento, a instituição tem empenhado esforços grandiosos para o enfrentamento deste delito, de modo a dar à sociedade a pronta resposta que se espera.


Você precisa fazer login para comentar.