Conecte-se conosco

Flash

Vice-governadora Mailza Assis conhece o projeto Compre de uma Mamãe, que leva empreendedorismo materno a novos mercados e espaços no Acre

Publicado

em

Rede de Empreendimento Materno Compre de Uma Mamãe promove feira com apoio do Estado. Foto: Marcos Vicentti/Secom

Conciliar carreira e maternidade é um desafio para muitas mulheres, levando em consideração a disponibilidade no mercado de trabalho, gestão de um negócio, e o equilíbrio entre a criação dos filhos, as atividades de casa e o tempo para si. Como forma de encarar os desafios e as oportunidades, um grupo de mulheres acreanas tem encontrado no empreendedorismo um meio de conquistar espaço e novos mercados.

Prestes a completar dez anos de fundação em maio, e com 1500 mulheres cadastradas, a Rede de Empreendedorismo Materno do Acre – Compre de Uma Mamãe, criada pela empreendedora Edmirk Herculano, está com programação especial em alusão ao Dia Internacional da Mulher, celebrado neste 8 de março.

Nesta edição da Feira da Mulher Empreendedora intitulada Economia Feminina em Destaque, que iniciou na quinta-feira, 7, segue até sábado, 9, no Via Verde Shopping, dezesseis mulheres participam da exposição com o apoio do governo do Acre e de instituições parceiras. Nesta sexta-feira, 8, Dia Internacional da Mulher, a vice-governadora do Estado, Mailza Assis, visitou o espaço.

“Nossas mulheres acreanas são trabalhadoras, inovadoras e criativas. Essa feira representa muito. São, mães, aquelas que cuidam dos filhos, mas que também precisam trabalhar, e ter renda. Convido as população acreana a comprar de uma mãe. Dessa forma estamos apoiando o fomento de novos negócios, tornando a jornada feminina menos desafiadora. O Estado é parceiro e quer ver as mulheres cada vez mais donas do seu próprio negócio ”, expressou a vice-governadora do Acre, Mailza Assis.

Edmirk Herculano recebeu a vice-governadora do Acre, Mailza Assis, em feira da Rede de Empreendimento Materno Compra de Uma Mamãe. Fotos: Thaís Karoline/Secom

“Estamos muito felizes em estar participando desse evento em uma data tão importante, principalmente para nós mulheres, que estamos na luta diária para a subsistência da nossa família, para nos posicionar no mercado de trabalho. O Dia Internacional da Mulher é uma data muito importante e estamos felizes de estar comemorando com mais uma feira”, disse Edmirk.

Cumprindo compromissos no centro comercial, o casal Cleiane Silva e Yan Cauã Lima encontraram a feira com novidades no local. “Nós viemos ao shopping para comprar um celular, aí paramos aqui, nos interessamos pelos produtos e estamos levando alguns para casa também”, disse Yan. “Estava no trabalho e vim com ele para outro compromisso, então vimos a feira e achei bem interessante, legal”, acrescentou Cleiane.

Casal Yan e Cleiane aproveitaram a agenda de compromissos para conhecer a Feira da Mulher Empreendedora. Foto: Marcos Vicentti/Secom

“Empreender não é fácil, em qualquer área, tem os altos e baixos. Às vezes dá vontade de jogar tudo para o alto, voltar a ter carteira assinada, e não se preocupar mais com nada porque dá um pouquinho de trabalho, mas ao mesmo tempo tem um amor, um carinho, e a oportunidade de fazer o meu tempo, para mim, e para minha família. É muito gratificante e assim a gente vai conseguindo”, disse Teomayra Cristina Lima, empreendedora da Doze Boutique, especializada em cosméticos íntimos.

Empreendedora Teomayra faz parte do projeto Compre de uma Mamãe desde o início. Foto: Marcos Vicentti/Secom

A feira é repleta de empreendedoras com produções locais, entre elas, a Acre in Glasses, uma marca acreana de óculos de sol, com proteção UV400 (UVA e UVB), idealizada pelas sócias Beatriz Silva e Emylaine Fernanda Oliveira. “Estávamos falando sobre empreender e nós enxergamos nos óculos de sol uma novidade e oportunidade aqui no estado. Levamos um tempo para ter o que temos hoje que são produtos de qualidade, mas deu certo e já estamos há cinco meses no mercado”, disse Beatriz.

Beatriz Silva e Emylaine Oliveira criaram a marca de óculos de sol Acre in Glasses. Foto: Marcos Vicentti/Secom

“Os óculos não são apenas acessórios, são meios de proteção dos nossos olhos, da nossa visão; são produtos que estamos conseguindo evoluir em uma empresa nossa, um negócio acreano”, acrescentaram as sócias da Acre in Glasses.

Empreendedora Isabele Barbosa costura e cria peças únicas na Jaguatirica, empresa que criou para a produção de roupas infantis. Foto: Marcos Vicentti/Secom

Na Jaguatirica, as peças para bebês são produzidas pela mamãe Isabele Barbosa: “Comecei costurando roupas para a minha filha Antonella [2 anos] e me deram a ideia de fazer para outras crianças. A minha experiência empreendendo é maravilhosa. Eu trago minha bebê e a gente [Rede de Empreendedorismo Materno] se junta, uma ajuda a outra, porque às vezes não tem com quem deixar para vir, e nos tornamos uma família”, comentou.

Feira Empreendedora, um laboratório de experiências e crescimento

As feiras empreendedoras são um laboratório de experiências e possibilidade de ampliação de mercado e crescimento de marca, segundo a idealizadora do projeto, Edmirk Herculano. Para a empreendedora, com a oportunidade de conhecer diferentes públicos durante as edições, as empreendedoras definem novos públicos e possibilidades. “Algumas delas já estiveram em feiras com a gente e hoje têm uma loja colaborativa aqui no shopping”, explicou Edmirk.

Exemplo de sucesso de uma rede de colaboração, a Loja Colaborativa Empório e Arte inaugurou no Via Verde Shopping nesta quinta-feira, 7, com a exposição de grandes marcas locais, entre elas, a Mãe da Mata, especializada em produtos infantis, femininos e sustentáveis.

Empreendedora Iwlly Cavalcante criou a marca Mãe da Mata, participou de feiras da rede e, nesta quinta-feira, 7, inaugurou loja colaborativa no shopping com outras colegas de negócios. Foto: Marcos Vicentti/Secom

“Os produtos da Mãe da Mata são novos no mercado, são coletores, absorventes e fraldas [entre outros]. Então, uma forma que a gente tinha de alcançar mais pessoas era participando de diversos eventos e sempre eram lugares estratégicos. E eu sempre participava das feiras, neste ciclo, conhecendo novas pessoas. Para nós que somos empreendedoras, que estamos nesse processo de construir uma marca, de consolidar, quando temos a oportunidade de estar nesse espaço e podemos apresentar o produto, isso é incrível”, revelou a idealizadora da marca, Iwlly Cavalcante.

Empreendimento materno, um meio de oportunidades

Empreender é um desafio e, quando há colaboração entre as pessoas que estão passando por situações semelhantes, a união faz a força, conta a criadora da rede Compre de Uma Mamãe, Edmirk Herculano:

“A gente começou em 2014 de forma bem tímida mesmo. Abri minha empresa naquele ano [Loja Mamãe Coruja – roupas infantis personalizadas], e deixei o Funcionalismo Público para empreender. As meninas vinham me perguntar ‘como você abriu sua empresa?’ E então criamos um grupo no WhatsApp que se chamava Mama Business. E esse grupo, posteriormente, se tornou a Compre de uma Mamãe”, explicou Edmirk.

Edmirk Herculano é fundadora da Rede de Empreendimento Materno – Compre de Uma Mamãe. Foto: Marcos Vicentti/Secom

Segundo a empreendedora, há três caminhos que levam uma mulher a empreender após se tornar mãe. “O primeiro deles, infelizmente o maior, é quando elas começam a empreender porque foram expelidas no mercado de trabalho em até um ano após a gestação. Então elas enxergam no empreendedorismo a única saída”, explica.

Edmirk enxergou oportunidade de negócios e, agora, ajuda outras mulheres a empreender. Foto: Marcos Vicentti/Secom

O segundo viés, segundo Herculano, é quando as mulheres nem pensam em empreender, mas no momento da gravidez ou nos primeiros meses de vida do bebê, a oportunidade aparece. “Comigo foi assim, eu queria uma roupa especializada para o meu filho e naquela época não tinha tanto. Então vi nisso uma oportunidade”.

Vice-governadora Mailza Assis prestigiou a feira da Rede de Empreendedorismo Materno Compre de Uma Mamãe. Fotos: Thaís Karoline/Secom

O terceiro viés é aquela mamãe que se apaixonou tanto pela criança e quer ter flexibilidade de tempo. A partir de então, a mãe passa a enxergar oportunidades em diversas frentes. Em todas elas, a Rede de Empreendedorismo Materno – Compre de Uma Mamãe, acolhe e dá apoio às mulheres empreendedoras. “Aqui conhecemos novas pessoas, nos ajudamos e crescemos juntas, além de fazer nosso dinheiro girar, dar visibilidade ao nosso negócio e trazer esse renovo de a gente estar ali, se fazer existir”, concluiu Edmirk.

Nesta edição da Feira participam os empreendimentos Doze Boutique Cosméticos Íntimos, 8 Colors, Vitória Folheados e Acessórios, Serena Semijoias, Jaguatirica Costura Infantil, Donna Camurca Perfumaria, Artplantas, Ateliê Arts Decor, Donna Terra Joias, Ozo Óleos Terapêuticos, Boutique Luvi, Rabiscos de Sonhos, Rosa Menina Artigos Religiosos, A Virtuosa Store, Acre in Glasses, e Easy Beauty Cosméticos.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Flash

Caveira do Bope-RJ, coronel André Batista faz palestra sobre liderança em Brasileia

Publicado

em

O Acre recebe, nesta sexta-feira, 5, o coronel da Polícia Militar do Rio de Janeiro, André Batista, para ministrar a palestra Liderança – Ações sob Pressão, Construindo Tropas de Elite. Integrante do Batalhão de Operações Policias Especiais (Bope) e coautor dos livro Elite da Tropa I e II, que deram origem ao filme Tropa de Elite, o oficial veio ao estado a convite do governo do Acre para participar da edição do programa Desperte a Liderança que Existe em Você, em Brasileia.

Ao desembarcar no aeroporto de Rio Branco, coronel André Batista é recepcionado pelo secretário de governo, Luiz Calixto e o assessor da Sejusp, tenente Nil. Foto: Ascom/Segov

Ao desembarcar no Aeroporto Plácido de Castro, em Rio Branco, André Batista foi recepcionado pelo secretário de Governo, Luiz Calixto, o tenente Nil, assessor do gabinete do Secretário de Estado de Segurança Pública, e por um pelotão do Bope do Acre, que prestou continência e deu as boas-vindas ao oficial, símbolo nacional das operações especiais.

Na ocasião, Batista mencionou suas expectativas em participar do programa. “Será uma palestra sobre liderança, estratégia e tomada de decisão em momentos de alta pressão, temas que marcaram minha trajetória no Bope e que hoje aplico em desenvolvimento de equipes de alto rendimento em todo o país. Vamos falar sobre coragem propósito, disciplina e os pilares que constroem times fortes, preparados e alinhados. Será um encontro intenso, transformador e com espaço para interação”, afirmou.

Pelotão do Bope do Acre prestigia chegada do caveira do Rio de Janeiro em Rio Branco. Foto: Ascom/Segov

Para o secretário Luiz Calixto, a presença do coronel no estado ressalta a importância que o governo dá ao programa que tem como objetivo fortalecer lideranças nos mais diversos segmentos, além de estimular o surgimento de novos líderes. “Receber o coronel André Batista é uma oportunidade única. Ele traz uma bagagem extraordinária sobre liderança, tomada de decisão e preparo emocional. Esse conhecimento agrega muito às nossas equipes e ao público acreano”, destacou.

A palestra com André Batista integra a agenda de capacitações realizadas pelos Estado, por meio da Secretaria de Governo (Segov), com recursos de emendas parlamentares, que nesta edição será realizada nesta sexta-feira em Brasileia, no Centro Cultural Sebastião Dantas, a partir das 18 horas, com entrada gratuita e aberta à população em geral.

Comentários

Continue lendo

Flash

Prefeitura de Rio Branco anuncia parceria com o Governo do Estado para recuperação de Ruas de Rio Branco

Publicado

em

O objetivo é realizar obras de recapeamento asfáltico em diversas ruas de Rio Branco, com investimentos que ultrapassam os R$ 40 milhões, provenientes de emenda parlamentar

O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, e o senador Márcio Bittar participaram na manhã desta quinta-feira (4), de uma reunião no Departamento de Estradas de Rodagem do Acre (Deracre), onde anunciaram uma importante parceria entre a gestão municipal e o governo estadual. O objetivo é realizar obras de recapeamento asfáltico em diversas ruas da capital, com investimentos que ultrapassam os R$ 40 milhões, provenientes de emenda parlamentar.

O objetivo é realizar obras de recapeamento asfáltico em diversas ruas da capital, com investimentos que ultrapassam os R$ 40 milhões, provenientes de emenda parlamentar. (Foto: Val Fernandes/Secom)

A parceria foi detalhada pelo senador Márcio Bittar, que destacou a importância da colaboração entre as esferas estadual e municipal. Segundo ele, cerca de 40 quilômetros de asfalto serão recuperados dentro de Rio Branco, o que melhorará significativamente a mobilidade urbana da cidade.

“O prefeito vai poder, junto com a Sula, recapear uns 40 quilômetros de asfalto dentro de Rio Branco. A vantagem é que eu sei que a emenda vem pra cá e, nessa parceria, ela será executada. E é isso que me satisfaz”, afirmou Bittar, destacando a eficiência do projeto.

O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom aproveitou a ocasião para agradecer ao senador Márcio Bittar pelo apoio contínuo à cidade e evidenciou a necessidade urgente de melhorar a infraestrutura urbana. Segundo Bocalom, grande parte do asfalto da capital está em condições precárias, seja por ser antigo ou por ter sido mal executado no passado, o que exige uma intervenção especializada.

“A nossa cidade está se preparando cada dia mais, com viadutos e outras obras e precisamos recapear essas ruas”, declarou o prefeito. (Foto: Val Fernandes/Secom)

“Eu sempre tenho dito que os nossos asfaltos são velhos e os que não são velhos, foram muito mal feitos. Então, precisa de um tratamento especial, ou seja, tem que recapear, como já fizemos com a Rio de Janeiro e a Minas Gerais. A nossa cidade está se preparando cada dia mais, com viadutos e outras obras, e precisamos recapear essas ruas para que possamos liberar a Emurb para ir para os bairros, tapar buracos e realizar melhorias nas ruas do bairro”, declarou o prefeito.

Sula Ximenes, diretora-presidente do Deracre, confirmou que a parceria já está consolidada, com o governo estadual pronto para iniciar as obras. (Foto: Val Fernandes/Secom)

Sula Ximenes, diretora-presidente do Deracre, confirmou que a parceria já está consolidada, com o governo estadual pronto para iniciar as obras assim que os processos forem concluídos. Ela destacou a confiança no trabalho realizado pelo governo estadual e pela equipe do Deracre.

“Sim, é uma parceria consolidada. O governo do estado agradece ao senador Márcio Bittar pela confiança que tem no governo, no Deracre, e nós estamos aqui prontos para executar”, frisou Ximenes.

Cid Ferreira reforçou que o projeto é uma excelente oportunidade para melhorar a mobilidade urbana na cidade, especialmente em áreas que mais precisam de atenção. (Foto: Val Fernandes/Secom)

O secretário de Infraestrutura de Rio Branco, Cid Ferreira, também esteve presente e afirmou que a prefeitura já realizou o levantamento das ruas que receberão o recapeamento.

Ele reforçou que o projeto é uma excelente oportunidade para melhorar a mobilidade urbana na cidade, especialmente em áreas que mais precisam de atenção. “Com toda certeza, é mais uma emenda que vem para potencializar a mobilidade urbana na nossa cidade”, assegurou Cid Ferreira.

As obras de recapeamento devem começar no início do próximo ano e são esperadas para trazer um grande impacto na melhoria das condições de tráfego nas principais vias de Rio Branco, proporcionando mais conforto e segurança aos motoristas e pedestres.

Comentários

Continue lendo

Flash

Sebrae promove evento para conectar artesãos acreanos à lojistas do Sudeste e Nordeste

Publicado

em

Evento integra o Projeto Comprador e conta com apoio de parceiros

Nos dias 3 e 4 de novembro, o Sebrae realiza o encontro de negócios do Projeto Comprador, com foco em conectar talentos do Acre a novas oportunidades de mercado. O evento acontece no formato B2B (Business to Business) e conecta 14 lojistas do Sudeste e Nordeste diretamente aos artesãos acreanos.

O Projeto Comprador contou com uma fase anterior, de capacitação com duração de quatro meses, beneficiando mais de 100 artesãos de dez municípios acreanos, incluindo representantes das etnias indígenas Puyanawa, Shanenawa, Apuriã, Huni Kuin e Marubo.

De acordo com o analista do Sebrae no Acre, Aldemar Maciel, o projeto contou com uma metodologia específica desenvolvida para os artesãos. “As capacitações consistem na modelagem de negócios, gestão da produção, precificação e comercialização, preparando o artesão para fazer negócios com esses compradores”, explicou.

A líder indígena Eni Shanenawa destacou sua satisfação em participar da iniciativa para que as pessoas conheçam a ancestralidade do Povo Shanenawa. “Agradeço ao Sebrae por esse momento tão importante em que nós estamos aqui, como indígenas, para mostrar os nossos artesanatos. É de grande importância para nós que as pessoas levem nossos produtos para fora do estado, porque a sociedade vai ter esse conhecimento da importância do artesanato indígena e do artesanato acreano”, disse.

Pela primeira vez no Acre, a representante da Loja do Museu de Arte de São Paulo (MASP), Adélia Borges, destacou as belezas da produção acreana. “Essa bioeconomia que a gente vê aqui é uma produção muito linda, cheia de significados culturais. Cada peça que vemos aqui é um trabalho enorme que o artesão faz. Nós somos uma loja em um museu importante e os produtos acreanos fazem um sucesso enorme, principalmente com os estrangeiros”, destacou.

O encontro conta com a parceria da Prefeitura Municipal de Rio Branco, Secretaria de Estado de Turismo e Empreendedorismo (SETE), Secretaria de Estado da Fazenda (SEFAZ), Universidade Federal do Acre (Ufac), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e a GolLog.

Comentários

Continue lendo