Conecte-se conosco

Acre

Vice-governadora Mailza acompanhará de perto as ações da Secretaria da Mulher e Direitos Humanos

Publicado

em

A primeira gestão do governador Gladson Cameli tem como prioridade cuidar das pessoas. E não será diferente no segundo mandato. Para fortalecer esse trabalho Cameli irá contar com a vice-governadora Mailza, que auxiliará na condução de pastas fundamentais para o Estado, como a Secretaria de Estado de Assistência Social, da Mulher e dos Direitos Humanos (Seamd) ligadas a área social, incluindo políticas para as mulheres, jovens, adultos, idosos e organizações não governamentais que atuam nas mais diversas áreas sociais.

Vice-governadora Mailza auxiliará na condução de pastas fundamentais para o Estado, como a Secretaria de Estado de Assistência Social, da Mulher e dos Direitos Humanos (Seamd) Foto: Neto Lucena/Secom

Mailza contará com o apoio de Lauro Veiga Santos, que será o secretário da Seamd, que atuará junto com a secretária-adjunta, a delegada Márdhia El Shawwa, que cuidará especialmente das ações relacionadas às mulheres.

“A Mailza é uma mulher de fortes convicções de fé e de amor ao próximo. Ela tem um trabalho extraordinário de bastidores no apoio às instituições que defendem as mulheres, crianças, adolescentes e adultos em situação delicada”, disse Gladson, lembrando que Mailza foi escolhida por cuidar dos menos favorecidos.

A frente da Seamd estarão Lauro Santos (titular) e Márdhia El-Shawwa (adjunta) Foto: Neto Lucena/Secom

Cameli disse ainda que a decisão em trazê-la para cuidar da área social se baseia exatamente nesta perspectiva de zelo e discrição. “Nós precisamos cuidar e melhorar a vida das pessoas e a Mailza será fundamental neste processo na próxima gestão”, disse Gladson, nesta sexta-feira, 30.

A vice-governadora eleita, que tomará posse no final da tarde deste domingo, 1º de janeiro, disse se sentir honrada pela escolha do governador.

“Cuidar das pessoas é uma das áreas mais importantes da gestão e é uma das áreas que mais gosto de atuar. Já realizo esse trabalho bem antes de ser senadora e agora, com essa oportunidade de cuidar de todo o estado, acima de um grande desafio, será uma grande honra”, destaca Mailza, que já vem trabalhando nas políticas de ação social da nova gestão na equipe de transição de governo.

Na equipe de transição Mailza tem ainda dado fortes contribuições na defesa da transparência na gestão e estruturação das secretarias, de modo que o Estado possa cumprir e executar as políticas públicas que o povo do Acre precisa, notadamente em uma das áreas mais sensíveis que é a área social, com apoio às instituições do terceiro setor.

Lauro Santos

Lauro será gestor da Seamd Foto: Neto Lucena/Secom

Lauro Santos é formado em Administração de Empresas pela Universidade Estácio de Sá, pós-graduado em administração de empresas e negócios. Atualmente é diretor do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Acre (Sebrae).

Márdhia El-Shawwa

Márdhia El-Shawwa será adjunta e cuidará das ações relacionadas às Mulheres Foto: Neto Lucena/Secom

Márdhia El-Shawwa é formada em Direito pela Univali. Possui MBA em Gestão Estratégica de Segurança Pública e especializações em Direito Processual Penal e Direito Administrativo. É delegada de polícia aposentada, tendo sido titular na Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher, no Núcleo de Atendimento a Criança e ao Adolescente – Nucria e na Delegacia de Polícia Interestadual. Atualmente é secretária adjunta de Justiça e Segurança Pública e coordenadora do Programa Acre pela Vida.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Homem é acusado de estuprar prima de 14 anos em ramal de difícil acesso em Cruzeiro do Sul

Publicado

em

Suspeito fugiu após o crime; Polícia Militar não realizou buscas devido às condições da via e limitações operacionais

Derivan Vitor da Silva, de 30 anos, é acusado de estuprar a própria prima, uma adolescente de 14 anos, na quinta-feira (25), no Ramal 07, às margens da BR-364, em Cruzeiro do Sul, no Acre. Segundo a Polícia Militar, não foi possível realizar buscas imediatas pelo suspeito devido às más condições da via vicinal e à disponibilidade de apenas um quadriciclo no atendimento da ocorrência.

A equipe da PM foi acionada, mas as fortes chuvas tornaram o ramal intransitável para a viatura. Diante da situação, os policiais retornaram à Base Ambiental e seguiram até o local utilizando um quadriciclo.

De acordo com o relato da vítima, ela havia ido de motocicleta com o primo até a Vila Santa Luzia para fazer compras. No retorno pelo Ramal 07, Derivan teria parado o veículo em uma área isolada e a conduzido até uma região de mata. A adolescente contou que tentou fugir, mas foi agarrada pelo pescoço pelo agressor, que sacou uma faca da cintura.

Ainda segundo a vítima, ela tentou tomar a arma branca, sofrendo um corte no braço. O suspeito apresentava sinais de embriaguez e, sob ameaça e uso de força física, teria consumado o estupro, colocando a faca em seu pescoço e ameaçando cortar sua garganta caso o crime fosse revelado.

A irmã da adolescente relatou à PM que, pouco antes de a vítima chegar em casa, Derivan apareceu na residência extremamente nervoso e sem camisa, pegou uma mochila e fugiu rapidamente do local. Logo depois, a adolescente chegou chorando, com as roupas sujas de lama e sangue, afirmando ter sido estuprada pelo primo.

Como a guarnição era composta por apenas dois policiais e o quadriciclo já estava com a capacidade ocupada pela vítima e sua responsável, não foi possível iniciar buscas pelo suspeito naquele momento. Na Delegacia Geral de Polícia Civil, a adolescente não foi ouvida no mesmo dia por se tratar do feriado de Natal e pela ausência de profissional disponível.

“Por conta da demora do deslocamento, por conta de difícil acesso, ao chegar lá não conseguiram mais localizar o autor. Foram feitos os registros na delegacia e a partir daí vai ter uma apuração dos fatos e com certeza vai ser feita uma tentativa de buscar esse autor”, citou o subtenente Janderson, da Polícia Militar de Cruzeiro do Sul.

Comentários

Continue lendo

Acre

Água invade ruas, casas e deixa praça submersa

Publicado

em

Foto: David Medeiros

A forte chuva que atinge a capital acreana desde a madrugada desta sexta-feira (26) continua causando transtornos em diversos pontos de Rio Branco. A reportagem do ac24horas Play segue acompanhando a situação e esteve no bairro Plácido de Castro, na Travessa Tabosa, onde a água já invadiu residências.

De acordo com o repórter David Medeiros, que entrou na área alagada para registrar a situação, a água tomou as ruas do bairro e invadiu várias casas. Com o avanço da enxurrada, veículos já não conseguem trafegar pelo local, e moradores precisaram retirar carros das garagens às pressas para evitar prejuízos.

Foto: David Medeiros

Ainda segundo os relatos, o sistema de drenagem não suportou o volume da chuva, problema recorrente na região. Imagens registradas pela reportagem mostram a pracinha do bairro completamente submersa.

Morador da área, Roni relatou a preocupação com o aumento constante do nível da água e o risco de transbordamento para dentro da residência. “A água tá aumentando, tá subindo. Já chegou na área da frente e na de trás, agora tá entrando dentro da casa. Toda vez que chove forte acontece isso aqui. Ainda bem que agora estão mexendo nas galerias, senão já estaria tudo debaixo d’água”, afirmou.

Foto: David Medeiros

Com a continuidade das chuvas, moradores do bairro amanheceram tentando salvar o que é possível dentro de casa, enquanto quintais e áreas externas seguem completamente alagados.

Comentários

Continue lendo

Acre

Estrada do Calafate volta a ficar debaixo d’água em Rio Branco

Publicado

em

Foto: Eduardo Gomes e David Medeiros

Mais uma vez, como ocorre sempre que chove, moradores da região do bairro Calafate enfrentam dificuldades para trafegar pela estrada de acesso ao bairro, que ficou alagada em razão das chuvas registradas nesta sexta-feira (26), em Rio Branco.

Imagens captadas pela reportagem mostram a via completamente tomada pela água nas proximidades da Igreja Batista do Bosque (IBB) e da Havan, área que costuma registrar transtornos recorrentes durante períodos de chuva intensa, dificultando a passagem de veículos.

O trecho é uma baixada historicamente afetada por alagamentos, o que gera preocupação entre moradores e condutores. Em meio ao avanço da água, algumas pessoas aguardam em pontos de ônibus, enquanto a mobilidade no local se torna cada vez mais comprometida.

De acordo com o coordenador municipal da Defesa Civil, tenente-coronel Cláudio Falcão, informação divulgada pelo repórter David Medeiros, a previsão é de que as chuvas continuem pelo menos até as 13h desta sexta-feira, mantendo o alerta para novos alagamentos na capital. Nas últimas 24 horas, o volume de chuva já ultrapassou os 70 milímetros em Rio Branco.

 

 

 

Comentários

Continue lendo