Conecte-se conosco

Cotidiano

Vice-governadora Mailza abre programação da Assistência Social e Direitos Humanos na Expoacre Juruá com apresentação de crianças e adolescentes

Publicado

em

Mailza também aproveitou para visitar os estandes de órgãos parceiros presentes na Expoacre Juruá, para fortalecer laços institucionais e incentivar o trabalho conjunto entre secretarias e entidades

Vice-governadora Mailza Assis, titular da SEASDH, com os alunos do Centro Social Missão Família. Foto: Marcos Santos/Secom

A primeira noite da Expoacre Juruá, nesta terça-feira, 1º, foi marcada por emoção, arte e cidadania no estande da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), que tem à frente a vice-governadora do Acre, Mailza Assis. Com o tema Criança e Adolescente, a abertura da programação em Cruzeiro do Sul destacou programas sociais do governo: o Criança Feliz e o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), além de uma apresentação musical protagonizada por crianças e adolescentes do Centro Social Missão Família. 

Mailza destacou a atuação da sua pasta durante todos os dias da Expoacre Juruá, com serviços de orientação e acolhimento à população do Vale do Juruá. 

“A SEASDH está presente em todos os dias da feira, com nossos serviços sendo apresentados e desenvolvidos junto à população. Nosso trabalho tem um propósito, garantir proteção e justiça social. Por isso, pedimos também o apoio e a compreensão da população. Que cada um possa olhar ao seu redor e perceber se há alguém em situação de vulnerabilidade, se há uma criança, uma mulher, um idoso ou qualquer pessoa precisando de apoio psicológico, enfrentando violência ou necessitando de ajuda. A Secretaria está aqui para orientar, acolher e estender a mão a quem mais precisa”, orientou.  

Centro Social Missão Família 

Criado em 1997, o Centro atua há 28 anos em Cruzeiro do Sul e atualmente atende 408 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, no contraturno escolar, com oficinas de música, informática, atividades lúdicas e acompanhamento psicossocial. A instituição é mantida graças a um trabalho contínuo de inclusão e acolhimento, de parcerias com a Prefeitura Municipal, governo do Estado e emendas parlamentares.  

Vice-governadora Mailza Assis acompanha apresentação dos alunos do Centro Social Missão Família. Foto: Marcos Santos/Secom

Segundo a coordenadora de projetos da instituição, Marliane Gaspar, a missão do Centro vai muito além da oferta de oficinas. “Nosso trabalho é sobre transformar realidades. Nós acolhemos com amor, acompanhamos de perto as famílias, atuamos com a rede de proteção, para garantir que esses meninos e meninas tenham seus direitos assegurados. A apresentação de hoje é um reflexo disso”, destacou.   

O técnico de enfermagem Ben Affleck da Rocha, de 20 anos, é ex-aluno da instituição e hoje é facilitador de violão do projeto. Ben começou aos 13 em uma oficina de informática, mas foi na música que encontrou sua paixão e profissão. “É gratificante voltar como professor e poder retribuir. A gente vê que essas crianças precisam de afeto, de conhecimento, de alguém que acredite nelas”, disse. 

Crianças e adolescentes do Centro Social Missão Família fizeram apresentação musical. Foto: Geisy Negreiros/SEASDH

Outro exemplo do impacto positivo do Centro é Antônio José Cunha de Oliveira, de 16 anos, que frequenta a instituição desde os 6. “É bom estar aqui. Já aprendi muita coisa, fiz informática, teclado, mas me encontrei mesmo no violão. É melhor do que ficar em casa sem fazer nada”, afirmou. 

A programação do estande da SEASDH segue até o dia 6 de julho, com diferentes temas a cada noite, sempre voltados à promoção dos direitos sociais. Nesta quarta-feira, 2, o foco será Inclusão Social e Garantia de Direitos, com destaque para o CadÚnico e o Programa Bolsa Família. 

Visita a estandes fortalece laços institucionais

 Mailza também aproveitou para visitar os estandes de órgãos parceiros presentes na Expoacre Juruá, para fortalecer laços institucionais e incentivar o trabalho conjunto entre secretarias e entidades que atuam diretamente na promoção de direitos.

Vice-governadora Mailza Assis visitou o estande da Semulher. Foto: Marcos Santos/Secom

Durante a visita, a vice-governadora conversou com a secretária de Estado da Mulher, Márdhia El-Shawwa; com a presidente do Procon, Alana Albuquerque; e o presidente do Instituto Estadual de Educação Profissional e Tecnológica (Ieptec), Alírio Wanderley; além de representantes da Defensoria Pública do Estado (DPE) e outras instituições que também estão oferecendo serviços e orientações ao público durante a feira.   

A presença da vice-governadora reforça o compromisso do governo do Estado em promover ações integradas de cidadania, acolhimento e proteção social. Para a gestora, a união entre os órgãos é essencial para garantir políticas públicas mais efetivas. 

 “A Expoacre Juruá é uma grande vitrine para mostrar o trabalho que o governo realiza em favor da população. Esses espaços são importantes para levar informação, serviços e principalmente apoio àqueles que mais precisam. Nossa missão é cuidar das pessoas, e isso se faz com parceria e compromisso”, destacou.   

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

Governo do Acre firma termo para apoiar atletas de natação

Publicado

em

A Secretaria Extraordinária de Esporte e Lazer (SEEL) firmou o Termo de Fomento nº 58/2025 com a Federação Aquática do Estado do Acre, destinado a apoiar a participação de atletas acreanos em competições de natação. O decreto foi publicado na edição do Diário Oficial desta sexta-feira, 5.

Conforme o extrato publicado, o Governo do Estado, por meio da SEEL, repassará à entidade o valor de R$ 80.239,68 em parcela única, diretamente na conta da Federação Aquática. O recurso será aplicado de acordo com o Plano de Trabalho aprovado pela secretaria.

O termo está vinculado ao órgão 718 – Secretaria Extraordinária de Esporte e Lazer, Unidade Gestora 001, sob o Programa de Trabalho 2096.0000 e Elemento de Despesa 44 50 42 00 00, com fonte de recursos 1.500.0100.

Vigência e possibilidade de prorrogação
O convênio terá vigência de um ano a partir da assinatura, podendo ser prorrogado mediante solicitação formal da entidade beneficiada, desde que apresentada com pelo menos 30 dias de antecedência e aprovada pela SEEL. Caso haja atraso no repasse dos recursos por parte do Governo, a prorrogação poderá ocorrer de ofício, limitada ao período correspondente ao atraso, sempre por meio de termo aditivo.

O Termo de Fomento foi assinado em 13 de novembro de 2025 pelo secretário extraordinário de Esporte e Lazer, Joziney Alves Amorim, e pelo presidente da Federação Aquática do Acre, Ricardo Sampaio Santos.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Joaquin Assaf bate recorde estadual absoluto nos 100 metros livres

Publicado

em

Foto arquivo pessoal: Joaquin ainda disputará três provas no Brasileiro

Joaquin Assaf(Miragina) bateu nesta quinta, 4, durante a disputa do Campeonato Brasileiro Júnior, no parque aquático do Flamengo, no Rio de Janeiro, o recorde estadual absoluto na prova dos 100 metros livres 54”18. A marca colocou o atleta acreano na 29ª colocação no torneio nacional.

“O Joaquin baixou 16 centésimos da sua marca e isso é um resultado expressivo. Poderia ter sido ainda melhor”, declarou o presidente da Federação Aquática do Estado do Acre (FAEA), professor Ricardo Sampaio.

50 borboleta

Joaquin Assaf disputa nesta sexta, 5, a prova dos 50 metros borboleta e a meta é novamente diminuir o tempo.

“A meta precisa ser baixar o tempo. É necessário realizar uma grande prova e esperar o resultado”, afirmou Ricardo Sampaio.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Equipe da APA termina na última colocação na Copa de Acesso 2025

Publicado

em

Foto leofclemos.foto: Time acreano fechou a competição sem vitória

A equipe da Associação de Paratletas Acreanos(APA) terminou na última colocação na Copa de Acesso, competição promovida pela Confederação Brasileira de Basquetebol em Cadeira de Rodas(CBBC) em Niterói, no Rio de Janeiro.

O time acreano fez quatro jogos na primeira fase do torneio e foi derrotado pelas equipes do Coyotes, do Pará, Manaus, do Amazonas, Vida Ativa, de Rondônia, e Águia, do Amapá.

Atletas da Seleção

A APA fechou o evento nacional em 2024 na última posição e para 2025 contratou as atletas Gabriela Oliveira e Débora Costa, ambas da Seleção Brasileira, e mesmo com os reforços a equipe acreana não conseguiu vencer nenhuma partida.

ADESUL é campeã

A ADESUL, do Ceará, venceu o Coyotes, do Pará, por 58 a 49 e nesta quinta, 4, conquistou o título da Copa de Acesso.

Comentários

Continue lendo