Conecte-se conosco

Cotidiano

Vice-governadora Mailza abre programação da Assistência Social e Direitos Humanos na Expoacre Juruá com apresentação de crianças e adolescentes

Publicado

em

Mailza também aproveitou para visitar os estandes de órgãos parceiros presentes na Expoacre Juruá, para fortalecer laços institucionais e incentivar o trabalho conjunto entre secretarias e entidades

Vice-governadora Mailza Assis, titular da SEASDH, com os alunos do Centro Social Missão Família. Foto: Marcos Santos/Secom

A primeira noite da Expoacre Juruá, nesta terça-feira, 1º, foi marcada por emoção, arte e cidadania no estande da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), que tem à frente a vice-governadora do Acre, Mailza Assis. Com o tema Criança e Adolescente, a abertura da programação em Cruzeiro do Sul destacou programas sociais do governo: o Criança Feliz e o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), além de uma apresentação musical protagonizada por crianças e adolescentes do Centro Social Missão Família. 

Mailza destacou a atuação da sua pasta durante todos os dias da Expoacre Juruá, com serviços de orientação e acolhimento à população do Vale do Juruá. 

“A SEASDH está presente em todos os dias da feira, com nossos serviços sendo apresentados e desenvolvidos junto à população. Nosso trabalho tem um propósito, garantir proteção e justiça social. Por isso, pedimos também o apoio e a compreensão da população. Que cada um possa olhar ao seu redor e perceber se há alguém em situação de vulnerabilidade, se há uma criança, uma mulher, um idoso ou qualquer pessoa precisando de apoio psicológico, enfrentando violência ou necessitando de ajuda. A Secretaria está aqui para orientar, acolher e estender a mão a quem mais precisa”, orientou.  

Centro Social Missão Família 

Criado em 1997, o Centro atua há 28 anos em Cruzeiro do Sul e atualmente atende 408 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, no contraturno escolar, com oficinas de música, informática, atividades lúdicas e acompanhamento psicossocial. A instituição é mantida graças a um trabalho contínuo de inclusão e acolhimento, de parcerias com a Prefeitura Municipal, governo do Estado e emendas parlamentares.  

Vice-governadora Mailza Assis acompanha apresentação dos alunos do Centro Social Missão Família. Foto: Marcos Santos/Secom

Segundo a coordenadora de projetos da instituição, Marliane Gaspar, a missão do Centro vai muito além da oferta de oficinas. “Nosso trabalho é sobre transformar realidades. Nós acolhemos com amor, acompanhamos de perto as famílias, atuamos com a rede de proteção, para garantir que esses meninos e meninas tenham seus direitos assegurados. A apresentação de hoje é um reflexo disso”, destacou.   

O técnico de enfermagem Ben Affleck da Rocha, de 20 anos, é ex-aluno da instituição e hoje é facilitador de violão do projeto. Ben começou aos 13 em uma oficina de informática, mas foi na música que encontrou sua paixão e profissão. “É gratificante voltar como professor e poder retribuir. A gente vê que essas crianças precisam de afeto, de conhecimento, de alguém que acredite nelas”, disse. 

Crianças e adolescentes do Centro Social Missão Família fizeram apresentação musical. Foto: Geisy Negreiros/SEASDH

Outro exemplo do impacto positivo do Centro é Antônio José Cunha de Oliveira, de 16 anos, que frequenta a instituição desde os 6. “É bom estar aqui. Já aprendi muita coisa, fiz informática, teclado, mas me encontrei mesmo no violão. É melhor do que ficar em casa sem fazer nada”, afirmou. 

A programação do estande da SEASDH segue até o dia 6 de julho, com diferentes temas a cada noite, sempre voltados à promoção dos direitos sociais. Nesta quarta-feira, 2, o foco será Inclusão Social e Garantia de Direitos, com destaque para o CadÚnico e o Programa Bolsa Família. 

Visita a estandes fortalece laços institucionais

 Mailza também aproveitou para visitar os estandes de órgãos parceiros presentes na Expoacre Juruá, para fortalecer laços institucionais e incentivar o trabalho conjunto entre secretarias e entidades que atuam diretamente na promoção de direitos.

Vice-governadora Mailza Assis visitou o estande da Semulher. Foto: Marcos Santos/Secom

Durante a visita, a vice-governadora conversou com a secretária de Estado da Mulher, Márdhia El-Shawwa; com a presidente do Procon, Alana Albuquerque; e o presidente do Instituto Estadual de Educação Profissional e Tecnológica (Ieptec), Alírio Wanderley; além de representantes da Defensoria Pública do Estado (DPE) e outras instituições que também estão oferecendo serviços e orientações ao público durante a feira.   

A presença da vice-governadora reforça o compromisso do governo do Estado em promover ações integradas de cidadania, acolhimento e proteção social. Para a gestora, a união entre os órgãos é essencial para garantir políticas públicas mais efetivas. 

 “A Expoacre Juruá é uma grande vitrine para mostrar o trabalho que o governo realiza em favor da população. Esses espaços são importantes para levar informação, serviços e principalmente apoio àqueles que mais precisam. Nossa missão é cuidar das pessoas, e isso se faz com parceria e compromisso”, destacou.   

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

Federação Acreana de Futebol cai para 23ª posição em ranking nacional da CBF

Publicado

em

FFAC perde uma posição para a federação do Tocantins, que superou a vantagem de pontos do Acre na última temporada

Sede da Federação de Futebol do Acre (FFAC), anexa ao estádio Florestão, em Rio Branco. Foto: internet

A Federação de Futebol do Acre (FFAC) caiu uma posição no Ranking Nacional das Federações 2026, divulgado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), e agora ocupa a 23ª colocação entre as 27 entidades estaduais. Com 2.306 pontos, a FFAC foi ultrapassada pela Federação Tocantinense de Futebol, que somou 2.435 pontos.

A queda está relacionada ao desempenho do time tocantinense Tocantinópolis-TO, que superou a vantagem de 136 pontos que o Acre mantinha na temporada anterior. A melhor colocação histórica da FFAC ocorreu em 2018, quando chegou ao 18º lugar, impulsionada pela campanha do Atlético Acreano, que quase alcançou o acesso à Série B.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Eriano Santos avalia amistosos e espera evolução na Copinha

Publicado

em

Foto arquivo pessoal: Eriano Santos acredita em uma grande campanha do Galvez

O técnico Eriano Santos avaliou de maneira positiva os amistosos do Galvez visando à disputa da Copa São Paulo de 2026. O Imperador foi derrotado pelo Tanabi, América e Mirassol, todos de São Paulo, e pelo Nacional, do Amazonas.

“Se formos olhar pelos resultados, não foi bom. Precisamos avaliar os amistosos pelo condicionamento físico, entrosamento, evolução e por esses aspectos foi muito bom. Essa iniciativa da nossa diretoria é inédita e os resultados podem ser satisfatórios”, comentou Eriano Santos.

Reta final

Com um treino regenerativo nesta quarta, 24, em São José de Rio Preto, São Paulo, o elenco do Galvez começou a reta final de treinamentos para a Copinha. O Imperador estreia no torneio no dia 2 de janeiro contra o Votuporanguense, de São Paulo.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Diretoria da Adesg antecipa 1º pagamento do elenco e quer grande campanha

Publicado

em

Foto Manoel Façanha: Paulinho do Cras quer garantir todas as condições para os atletas

O presidente da Adesg, Paulinho do Cras, confirmou nesta quarta, 24, o pagamento, de maneira antecipada, dos dias trabalhados de dezembro do elenco profissional.

“Resolvemos antecipar o pagamento por causa do Natal. Essa é uma data importante para todas as famílias e o nosso objetivo é garantir as condições ideais dos atletas”, declarou Paulinho do Cras.

Ganha folga

Os jogadores da Adesg realizaram um treinamento nesta quarta e ganham uma folga nesta quinta, 25.

“Estamos trabalhando forte desde o início da preparação e por isso a comissão técnica resolveu garantir um descanso no dia 25. Voltamos ao trabalho na sexta(26)”, disse o diretor de futebol, Erismeu Silva.

Estreia no dia 15

A Adesg enfrenta o Humaitá no dia 15 de janeiro, na Arena da Floresta, no jogo de estreia no Campeonato Estadual. O leão terá mais 21 dias de treinamentos.

Comentários

Continue lendo