Acre
Vereadores barram pedido de afastamento e CPI para prefeito de Brasiléia
O prefeito de Brasiléia, cidade localizada na fronteira acreana, conseguiu através dos vereadores da base, se manter no comando depois que teve um pedido feito por um ex-vereador, que se afastasse do cargo por 180 dias para que tivesse sua administração investigada depois de denuncias de desvios de verbas da secretaria da saúde.
Para os vereadores da base, o prefeito já teria feito todo o necessário para que o caso seja investigado pela Justiça, uma vez que exonerou o acusado, abriu sindicância e está realizando uma auditoria interna no setor envolvido para buscar os possíveis envolvidos. Desta forma, descartaram o pedido.
A Sessão que foi bastante tumultuada, contou com uma plenária lotada principalmente por militantes oposicionistas. Em dado momento, o presidente da Casa, Mário Jorge Fiesca (SDD), até pensou em retirar alguns que estavam com seus ânimos exaltados e tentavam desestabilizar os trabalhos. A votação como se havia previsto, seguia do pedido de abertura de CPI para investigar a administração peemedebista.
Com maioria na Casa (5×5), os vereadores da base aliada do prefeito Everaldo Gomes (PMDB), derrubaram o pedido de afastamento do gestor por quatro meses e o pedido de abertura de CPI.
Em tempo, com o resultado final na Câmara, o prefeito Everaldo Gomes passa a ter mais fôlego para poder dar continuidade em seu planejamento estratégico anunciado no último final de semana.
Veja vídeo reportagem com Marcus José e Marquinho Filho abaixo.
Comentários
Acre
Hemoacre suspende atendimento para manutenção nesta segunda

Nesta segunda-feira, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Acre (Hemoacre) não terá atendimento ao público. A suspensão ocorre em razão da realização de serviços de dedetização e manutenção elétrica na unidade.
De acordo com o Hemoacre, as intervenções fazem parte do cronograma de manutenção preventiva e têm como objetivo garantir a segurança, as condições sanitárias e a qualidade dos serviços prestados à população.
O atendimento será retomado normalmente na terça-feira, com funcionamento no horário habitual, das 7h às 18h.
Comentários
Acre
TCE-AC estabelece novas regras para execução de emendas parlamentares a partir de 2026
Resolução amplia exigências de transparência, rastreabilidade e controle social sobre o uso de recursos públicos

Comentários
Acre
Feijó decreta recesso administrativo de final de ano

A Prefeitura de Feijó publicou o Decreto nº 257, de 11 de dezembro de 2025, que estabelece o recesso administrativo de final de ano no âmbito da Administração Pública Municipal. A medida tem como objetivo organizar o funcionamento dos órgãos municipais durante o período festivo, garantindo o planejamento interno e a continuidade dos serviços essenciais. O documento foi publicado na edição do Diário Oficial nesta segunda-feira, 15.
De acordo com o decreto, o recesso seguirá o seguinte calendário: 24 de dezembro, ponto facultativo; 25 de dezembro, feriado nacional de Natal; 26 de dezembro (sexta-feira), ponto facultativo; 29 e 30 de dezembro, ponto facultativo; 31 de dezembro, ponto facultativo; 1º de janeiro, feriado nacional de Confraternização Universal; e 2 de janeiro (sexta-feira), ponto facultativo. Nos dias 27 e 28 de dezembro, assim como 3 e 4 de janeiro, por se tratarem de sábado e domingo, não haverá expediente administrativo. O retorno das atividades normais está previsto para o dia 5 de janeiro de 2026.
O decreto ressalta que, durante o período de recesso, não haverá paralisação dos serviços essenciais, que deverão funcionar normalmente conforme escalas definidas pelos respectivos secretários municipais.
Ainda conforme o documento, as secretarias municipais deverão organizar escalas de trabalho para assegurar o atendimento mínimo necessário e evitar prejuízos ao andamento dos processos administrativos.


Você precisa fazer login para comentar.