Acre
Vereadores barram pedido de afastamento e CPI para prefeito de Brasiléia
O prefeito de Brasiléia, cidade localizada na fronteira acreana, conseguiu através dos vereadores da base, se manter no comando depois que teve um pedido feito por um ex-vereador, que se afastasse do cargo por 180 dias para que tivesse sua administração investigada depois de denuncias de desvios de verbas da secretaria da saúde.
Para os vereadores da base, o prefeito já teria feito todo o necessário para que o caso seja investigado pela Justiça, uma vez que exonerou o acusado, abriu sindicância e está realizando uma auditoria interna no setor envolvido para buscar os possíveis envolvidos. Desta forma, descartaram o pedido.
A Sessão que foi bastante tumultuada, contou com uma plenária lotada principalmente por militantes oposicionistas. Em dado momento, o presidente da Casa, Mário Jorge Fiesca (SDD), até pensou em retirar alguns que estavam com seus ânimos exaltados e tentavam desestabilizar os trabalhos. A votação como se havia previsto, seguia do pedido de abertura de CPI para investigar a administração peemedebista.
Com maioria na Casa (5×5), os vereadores da base aliada do prefeito Everaldo Gomes (PMDB), derrubaram o pedido de afastamento do gestor por quatro meses e o pedido de abertura de CPI.
Em tempo, com o resultado final na Câmara, o prefeito Everaldo Gomes passa a ter mais fôlego para poder dar continuidade em seu planejamento estratégico anunciado no último final de semana.
Veja vídeo reportagem com Marcus José e Marquinho Filho abaixo.
Comentários
Acre
Rio Acre sobe quase três metros em 24 horas em Rio Branco após chuvas intensas
Mesmo com elevação expressiva, nível do rio permanece abaixo das cotas de alerta e transbordo, segundo a Defesa Civil

Foto: Sérgio Vale/ac24horas
Comentários
Acre
Ameaça de desbarrancamento leva Defesa Civil a retirar família de residência

Foto: Defesa Civil de Rio Branco/divulgação
Uma família precisou ser retirada de uma residência localizada na avenida Dorva Caminho, no bairro Areal, em Rio Branco, na quarta-feira (17), após o registro de ameaça de desbarrancamento durante a forte chuva que atingiu a capital acreana.
De acordo com as informações repassadas, o risco foi identificado em meio às ocorrências provocadas pelo grande volume de chuva que caiu ao longo do dia, elevando a instabilidade do solo em áreas consideradas vulneráveis. Diante da situação, a Defesa Civil Municipal realizou a retirada preventiva dos moradores para evitar possíveis acidentes.
O órgão, no entanto, não informou para onde a família foi levada, nem o número de pessoas que habitavam a residência. Também não há detalhes sobre danos estruturais no imóvel ou se o local seguirá interditado.
Comentários
Acre
Rio Branco registra mais de 100 mm de chuva em 24 horas e entra em alerta

Foto: Sérgio Vale
Rio Branco registrou um volume de chuva superior a 100 milímetros nas últimas 24 horas, segundo dados da aferição oficial do município. O acumulado foi de 108,4 milímetros, resultado de uma precipitação que se estendeu por cerca de 12 horas ininterruptas.
O volume elevado é considerado significativo para o período e contribuiu para a ocorrência de pontos de alagamento em diferentes áreas da cidade. Diante do cenário, a Defesa Civil Municipal intensificou o monitoramento de igarapés e passou a vistoriar áreas classificadas como de risco.
De acordo com o órgão, as ações têm caráter preventivo e visam acompanhar a elevação do nível dos cursos d’água, além de identificar possíveis situações que possam colocar moradores em risco.
A Defesa Civil segue em alerta e orienta a população, especialmente quem vive em áreas vulneráveis, a ficar atenta às condições climáticas e acionar o órgão em caso de necessidade.


Você precisa fazer login para comentar.