Conecte-se conosco

Cotidiano

Veja vídeos: Energisa deixa tetraplégico nas escuras na capital do Acre

Publicado

em

Morador de Rio Branco, Enilson Silva de Farias tem vivido momentos de grande transtorno causado pela Energisa.

Por victor Augusto - do site www.oacre.com.br

Enilson tem limitações motoras devido sua condição física, aposentado por ser tetraplégico, ou seja, só consegue mexer do pescoço para cima, depende da ajuda de um sobrinho e do pai que também possui dificuldades em ajudar o filho devido à idade avançada.

Ele já trava uma batalha contra a Energisa há mais de um ano. O problema começou quando um vizinho ao cortar o galho de árvores, derrubou um dos galhos na sua fiação, causando o derretimento do padrão.

Quando trocaram o padrão, passaram a cobrar as faturas alegando ter feito irregularidades no relógio, o famoso “gato”. Enilson levou o caso a justiça e teve a causa ganha, onde o juiz determinou o reestabelecimento da energia ou para cada dia sem luz, a Energisa pagaria uma multa.

“Desde que venci a causa, eles querem alegar que existe irregularidade. Como é que eu preso a uma cama vou mexer em um padrão se dependo do meu pai e do sobrinho pra tudo. Estou há três dias preso nessa cama. Mesmo em um colchão d’água, está fervendo por conta desse calor. Meu elevador e cadeira estão descarregados”, disse Enilson.

Enilson ainda relata que além de ter a luz cortada, trocaram novamente o seu padrão sem comunicar e cortaram a luz sem respeitar a ordem judicial.

Ele pede ajuda as autoridades que possam ajudar a resolver seu caso ou seu estado de saúde poderá se agravar. O sobrinho reforça o pedido de ajuda as autoridades.

A reportagem de O Acre tentou contato com a assessoria da Energisa para falar a respeito do caso, mas ninguém nos atendeu. Fica o espaço aberto.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

CBF amplia Série D para 96 clubes a partir de 2026 e Acre terá três representantes

Publicado

em

Competição passa a oferecer seis acessos à Série C e mantém 24 datas no calendário nacional

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou o novo calendário do futebol nacional com mudanças significativas nas competições organizadas pela entidade. Entre as principais alterações está a ampliação da Série D do Campeonato Brasileiro, que a partir de 2026 passará de 64 para 96 clubes, além do aumento no número de acessos: seis equipes conquistarão vaga na Série C.

A reformulação beneficia diretamente os clubes que avançaram à segunda fase da Série D desta temporada. Como quatro dessas equipes — Barra-SC, Santa Cruz, Maranhão e Inter de Limeira — já garantiram o acesso, a CBF optou por redistribuir as vagas remanescentes, concedendo quatro vagas extras às federações, com base no Ranking Nacional de Federações, que será divulgado ao final do ano.

Outra novidade é a adoção do Ranking Nacional de Clubes (RNC) como um dos critérios para a definição das vagas na competição. Apesar do aumento expressivo no número de participantes, a Série D manterá o mesmo número de datas, totalizando 24 jogos no calendário.

Com as mudanças, o Acre terá três representantes na Série D de 2026. Pelos critérios de desempenho nos campeonatos estaduais e copas regionais, Independência-AC e Galvez já estão garantidos. A vaga via Ranking Nacional de Clubes ficará com o Humaitá, atualmente o clube acreano mais bem posicionado no ranking da CBF.

A Série D do Campeonato Brasileiro de 2026 está prevista para começar no dia 5 de abril e seguirá até 13 de setembro.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Chuvas intensas provocam alagamentos em ruas de Rio Branco e deixam capital em estado de atenção

Publicado

em

Volume de precipitação já ultrapassa 70 mm e afeta vias importantes, como a Avenida Maria José de Oliveira

As fortes chuvas que atingem Rio Branco desde a noite de quinta-feira (25) continuam causando transtornos à população. Além da elevação do nível do Rio Acre e de outros mananciais da bacia, as precipitações já provocam alagamentos em diversas ruas da capital, incluindo a Avenida Maria José de Oliveira, principal via do bairro Universitário.

Imagens divulgadas por internautas nas redes sociais mostram a avenida tomada pela água, o que dificulta a passagem de veículos e o deslocamento de moradores da região.

De acordo com o coordenador municipal da Defesa Civil, Cláudio Falcão, em entrevista concedida na manhã desta sexta-feira (26), o volume de chuva já ultrapassa 70 milímetros em Rio Branco. Segundo ele, a previsão indica a continuidade das chuvas ao longo do dia, mantendo o município em estado de atenção para a possibilidade de novos alagamentos.

A Defesa Civil segue monitorando a situação e orienta a população a evitar áreas de risco e a acionar os órgãos competentes em caso de emergência.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

CBF confirma realização da Copa do Brasil Sub-15 em 2026

Publicado

em

Foto Sueli Rodrigues: Santa Cruz será o representante do Acre no torneio

O departamento técnico da CBF divulgou nesta quinta, 25, o calendário do futebol base masculino para a temporada de 2026. A novidade será a realização da Copa do Brasil Sub-15, competição programada entre os meses de abril e agosto.

“Essa é mais uma competição importante para a base do futebol acreano. A CBF mantém essa política crescente de investimentos nas competições e isso também significa oportunidade para as nossas equipes e atletas”, declarou o presidente da Federação de Futebol do Acre (FFAC), Adem Araújo.

Santa Cruz é o representante

O Santa Cruz, atual tricampeão Estadual Sub-15, será o representante do Acre na Copa do Brasil. A FFAC vai manter o critério e as equipes campeãs seguem como representantes do Estado nos torneios nacionais.

Comentários

Continue lendo