Acre
Vara de Violência Doméstica e Projeto Ser Homem passam a atuar de modo integrado
O Tribunal de Justiça do Acre e a Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) celebraram no dia 17 de dezembro passado, o Termo de Acordo de Cooperação Técnica nº 16/2012, que prevê que homens autores de violência doméstica sejam atendidos pelo Serviço de Educação e Responsabilização para Homens Autores de Violência Doméstica (Ser Homem).

O documento foi assinado pelo desembargador-presidente do TJAC, Adair Longuini, e pelo secretário estadual de Justiça e Direitos Humanos, Nilson Mourão.
Mudança de atitude
O serviço é desenvolvido pela Sejudh, através do Convênio SICONV nº 759430/2011, com o Departamento Penitenciário Nacional (Depen/MJ), e tem como objetivo a educação e responsabilização de homens autores de violência doméstica, com exercício da reflexão e sensibilização, com o propósito de estimular uma posterior mudança de comportamento.
Pelo acordo realizado entre as partes, o TJAC deverá encaminhar, por meio da Vara de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher, homens autores de violência de violência doméstica para atendimento no Ser Homem, além de fornecer, desde que conveniente à prestação jurisdicional, dados necessários para o atendimento.
Por sua vez, a Sejudh deverá receber esses homens autores de violência doméstica para que sejam atendidos pelo Ser Homem, onde participarão de Grupos Reflexivos de Gênero, com vistas a uma possível mudança de atitude, através da responsabilização, reflexão e sensibilização acerca dos malefícios causados pela violência doméstica e familiar contra a mulher.
A Sejudh também deverá intercambiar informações, documentos e apoio técnico-institucional necessários à consecução dos objetivos do serviço, utilizar dados e informações exclusivamente nas atividades judiciais e/ou atendimento psicossocial, além de apresentar relatórios detalhados dos atendimentos e das atividades realizadas.
O Termo de Acordo firmado entre o TJAC e a Sejudh não envolve a transferência de recursos humanos ou materiais entre os entes participantes.
A cooperação técnica terá vigência de sete meses, podendo ser prorrogada automaticamente, salvo em caso de manifestação contrária por qualquer uma das partes.
Comentários
Acre
Hemoacre suspende atendimento para manutenção nesta segunda

Nesta segunda-feira, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Acre (Hemoacre) não terá atendimento ao público. A suspensão ocorre em razão da realização de serviços de dedetização e manutenção elétrica na unidade.
De acordo com o Hemoacre, as intervenções fazem parte do cronograma de manutenção preventiva e têm como objetivo garantir a segurança, as condições sanitárias e a qualidade dos serviços prestados à população.
O atendimento será retomado normalmente na terça-feira, com funcionamento no horário habitual, das 7h às 18h.
Comentários
Acre
TCE-AC estabelece novas regras para execução de emendas parlamentares a partir de 2026
Resolução amplia exigências de transparência, rastreabilidade e controle social sobre o uso de recursos públicos

Comentários
Acre
Feijó decreta recesso administrativo de final de ano

A Prefeitura de Feijó publicou o Decreto nº 257, de 11 de dezembro de 2025, que estabelece o recesso administrativo de final de ano no âmbito da Administração Pública Municipal. A medida tem como objetivo organizar o funcionamento dos órgãos municipais durante o período festivo, garantindo o planejamento interno e a continuidade dos serviços essenciais. O documento foi publicado na edição do Diário Oficial nesta segunda-feira, 15.
De acordo com o decreto, o recesso seguirá o seguinte calendário: 24 de dezembro, ponto facultativo; 25 de dezembro, feriado nacional de Natal; 26 de dezembro (sexta-feira), ponto facultativo; 29 e 30 de dezembro, ponto facultativo; 31 de dezembro, ponto facultativo; 1º de janeiro, feriado nacional de Confraternização Universal; e 2 de janeiro (sexta-feira), ponto facultativo. Nos dias 27 e 28 de dezembro, assim como 3 e 4 de janeiro, por se tratarem de sábado e domingo, não haverá expediente administrativo. O retorno das atividades normais está previsto para o dia 5 de janeiro de 2026.
O decreto ressalta que, durante o período de recesso, não haverá paralisação dos serviços essenciais, que deverão funcionar normalmente conforme escalas definidas pelos respectivos secretários municipais.
Ainda conforme o documento, as secretarias municipais deverão organizar escalas de trabalho para assegurar o atendimento mínimo necessário e evitar prejuízos ao andamento dos processos administrativos.

Você precisa fazer login para comentar.