fbpx
Conecte-se conosco

Brasil

Vacinação contra covid-19 pode ajudar em tratamentos de câncer

Publicado

em

Imagem: OMS

Fonte: tecmundo

Um estudo conjunto das universidades de Bonn (Alemanha) e Shanxi (China) esclareceu uma dúvida que preocupava muitos oncologistas ao redor do mundo: se a vacinação contra a covid-19 poderia reduzir o sucesso dos tratamentos de câncerao atuar no sistema imunológico dos pacientes – ou mesmo causar efeitos colaterais graves.

Muitas células cancerosas são capazes de desorganizar a resposta imune do organismo, “apertando” uma espécie de botão liga-desliga que existe nas células do sistema imunológico: o receptor PD-1. O que as drogas anticancerígenas fazem é bloquear esses receptores para que a defesa do organismo volte a atuar. Porém, a questão era: qual o efeito das vacinas nas terapias antiPD-1?

Publicada no mês passado na revista Annals of Oncology, a pesquisa mostrou resultados animadores: além de nenhum impacto negativo, os medicamentos contra o câncer funcionaram melhor em pacientes imunizados com a vacina chinesa SinoVac (da mesma empresa que desenvolveu a CoronaVac) do que naqueles não vacinados.

Como os cientistas descobriram que a vacina ajuda o tratamento de câncer?

Tumores nasofaríngeos (em amarelo). (Fonte: Hua et al./Divulgação)Fonte: Hua et al.

Como os imunizantes contra a covid-19 estimulam a resposta imune do organismo – explica ao EurekAlert o dr. Jian Li, do Hospital Universitário de Bonn –, “temia-se que a vacina não fosse compatível com a terapia antiPD-1”. A preocupação era maior no caso do “câncer de nasofaringe, que, como o vírus SARS-Cov-2, afeta o trato respiratório superior”.

Os cientistas usaram parceiros na China para avaliar 1.500 tratados em 23 hospitais daquele país, onde o câncer de nasofaringe é considerado uma das principais causas de morte entre homens jovens. Dessa população, um subconjunto de 373 pacientes foi vacinado com a SinoVac.

Para surpresa dos pesquisadores, esse grupo não só respondeu melhor à terapia antiPD-1, como não experimentou efeitos colaterais graves. Embora não possam afirmar porque isso ocorreu, os cientistas afirmam que a vacina ativa certas células imunes, que passam a atacar os tumores.

ARTIGOAnnals of OncologyDOI: 10.1016/j.annonc.2022.10.002.

Comentários

Continue lendo

Brasil

Dupla é presa após passageiro viajar pelado em teto de carro a 100km/h

Publicado

em

Motorista e passageiro estavam bêbados e foram detidos na BR-153 após passarem em frente um posto da PRF

Passageiro viaja pelado em teto de carro a 100km/h – (crédito: Polícia Rodoviária Federal)

Dois homens foram presos na tarde desta sexta-feira (11/4) pela Polícia Rodoviária Federal após o passageiro viajar pelado no teto de um carro em alta velocidade. Conforme a PRF de Goiás, a dupla passou em frente a um posto da polícia a 100 km/h. Tanto o motorista, quanto o passageiro estavam bêbados e foram levados para a delegacia de Hidrolândia (GO).

Segundo relato dos homens, eles saíram de Trindade (GO) com destino a Caldas Novas (GO). Em certa altura da BR-153, o passageiro tirou a roupa e subiu no teto do carro. O motorista afirmou que pediu que o passageiro descesse, mas ele se recusou. Diante disso, o motorista seguiu viagem com o homem no teto do veículo.

Ao passarem pela praça do pedágio Professor Jamil, que fica em Piracanjuba (GO) a dupla informou não ter dinheiro para pagar o pedágio e regressou rumo à Goiânia. Antes, no entanto, o passageiro fez gestos obscenos para uma funcionária do pedágio.

No retorno, os dois passaram em frente um posto da PRF em alta velocidade — e com o passageiro ainda no teto do carro. Os policiais perseguiram a dupla e em determinada altura, o motorista começou a fazer ziguezague para derrubar o passageiro do teto do carro e dificultar a abordagem.

Os agentes interceptaram o veículo e encaminharam os dois para a delegacia de Hidrolândia. Eles podem responder por direção perigosa e ato obsceno.

Fonte:

Comentários

Continue lendo

Brasil

Bolsonaro diz que deve passar por cirurgia

Publicado

em

Bolsonaro diz que deve passar por cirurgia

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou nas redes sociais de que, provavelmente, precisará de uma nova cirurgia, em consequência da facada que levou em 2018.

“Em Brasília ou em São Paulo, após minha transferência, provavelmente passarei por uma nova cirurgia”, escreveu.

O político do PL foi atendido às pressas na sexta-feira (11) após sentir fortes dores abdominais e, neste sábado (12), será transferido para Brasília a fim de receber atendimento especializado.

No X (antigo Twitter), Bolsonaro disse: “Passamos a vida prontos pra qualquer batalha: política, jurídica, eleitoral, física até… Mas às vezes o que nos derruba não é o inimigo de fora, é o nosso próprio corpo”.

Segundo o ex-presidente, o quadro de saúde surpreendeu até os médicos. “Ontem fui internado às pressas com dores intensas e uma forte distensão abdominal, talvez sem me dar conta da gravidade da situação”.

Um dos médicos, então, explicou a Bolsonaro “que este foi o quadro mais grave desde o atentado que quase me tirou a vida em 2018″. O político do PL já foi submetido a cinco cirurgias e diversas internações por conta da facada.

No post, o ex-presidente disse estar “estável, em recuperação, e mais uma vez cercado por profissionais competentes”.

Ele também falou que “a missão continua, mas talvez com um pouco mais de atenção ao que me sustenta nela: a saúde, minha esposa, meus filhos e a fé em Jesus Cristo”.

Transferência

O senador Rogério Marinho (PL-RN) e o Hospital Rio Grande, em Natal (RN), afirmaram que Bolsonaro deve ser transferido para Brasília ainda neste sábado. A expectativa de chegada é de noite.

O ex-presidente está acompanhado pela equipe do Hospital Rio Grande e pelo seu médico pessoal, Cláudio Birolini, que veio de São Paulo para isso. Birolini é especialista em parede abdominal.

 

Comentários

Continue lendo

Brasil

WhatsApp apresenta instabilidade e usuários não conseguem usar grupos

Publicado

em

Foto: Reprodução

Você tentou mandar uma mensagem em um grupo de WhatsApp, mas foi surpreendido com um ponto de interrogação vermelho? Saiba que você não é o único a ser atingido por essa instabilidade do aplicativo.

Embora consigam enviar mensagens no privado dos contatos, usuários da rede social não tem conseguido se manifestar em grupos. Muitos deles usaram o X, antigo Twitter, para reporter o problema e buscar soluções.

A procura por informações foi tanta que o nome do WhatsApp foi parar entre os assuntos mais comentados do Brasil. “Estão tentando me calar. Oi, gente. Meu Deus”, diz um print publicado por uma pessoa. “Que ódio”, completou. “Foi só o meu WhatsApp que morreu?”, quis saber mais uma.

E, ao que tudo indica, o problema não é só no Brasil. Diversas pessoas de outros países estão reportando a mesma situação. “Se Cayó WhatsApp (Caiu o WhatsApp?)”, questionou uma mulher em espanhol. “WhatsApp down… can’t send to chat group of more than 3 members (WhatsApp caiu… não consigo enviar mensagens para grupos com mais de 3 membros”)”, disse outro, em inglês.

No Down Detector, portal que analisa os problemas reportados nas últimas 24h, mostra que, após as 11h, houveram mais de 1.420 notificações sobre o aplicativo. De acordo com o site, as primeiras reclamações se iniciaram pouco depois das 8h.

Fonte: Metrópoles

Comentários

Continue lendo