Um perfil técnico e de escolhas pessoais do governador Gladson Cameli. Assim pode se definir a primeira lista oficial do novo secretariado da gestão do Estado do Acre para o quadriênio 2023-2026, divulgada nesta terça-feira, 27.
Permanecem os secretários da Casa Civil, Jonathan Donadoni; de Governo, Alysson Bestene; de Comunicação, jornalista e mestre Nayara Lessa; de Educação, Cultura e Esporte, Aberson Carvalho; e de Justiça e Segurança Pública, coronel Paulo Cézar dos Santos.
“Não posso mexer num time que está ganhando”, disse o governador. Foto: Diego Gurgel/ Secom
Não haverá mudanças ainda na liderança das forças de Segurança Pública. O coronel Luciano Dias continua comandando a Polícia Miliar; o coronel Charles Santos, o Corpo de Bombeiros; e o delegado Henrique Maciel permanece na Direção-Geral de Polícia Civil. Outro nome mantido é o do coronel Augusto Negreiros, chefe do Gabinete Militar.
A Secretaria de Planejamento e Gestão foi desmembrada. No Planejamento permanece o atual secretário, Ricardo Brandão. Já a nova Secretaria de Administração será gerida por Paulo Roberto Correia, atual secretário de Administração e Gestão da Prefeitura de Cruzeiro do Sul.
Outro nome confirmado pelo governador foi o do ex-chefe da Casa Civil, Rômulo Grandidier, que volta a assumir a Secretaria de Fazenda. A nova Secretaria de Estado de Indústria, da Ciência, do Comércio, do Empreendedorismo e do Turismo ficará com o Assurbanipal Mesquita, que atualmente ocupa o cargo de secretário de Indústria e Tecnologia.
Nas autarquias, Petronio Antunes permanecerá no Deracre, assim como Taynara Martins no Detran, e José Francisco Thum no Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Acre (Idaf), enquanto a empresária Gabriela Câmara assumirá o Instituto de Terras do Acre (Iteracre).
“Como eu tenho dito, a palavra para 2023 é união. Essa primeira lista de secretários, agora confirmada oficialmente por mim, segue esse princípio de unidade. É uma equipe que tem trabalhado muito e com excelentes resultados. Não posso mexer num time que está ganhando. Os novos nomes também são frutos desse mesmo princípio de unidade e de colocar as pessoas em primeiro lugar. Assim, seguimos com nossa visão de futuro, governando para todos, priorizando o desenvolvimento regional”, disse Gladson Cameli, que anuncia até a próxima sexta, 30, o nome dos demais secretários de sua segunda gestão.
Breve currículo dos novos secretários
Jonathan Donadoni (Secretaria da Casa Civil)
Jonathan Donadoni (Secretaria da Casa Civil) – Advogado e ex- defensor público do Estado. Também atuou como procurador-geral do Município de Cruzeiro do Sul durante as administrações dos ex-prefeitos Vagner Sales e Ilderlei Cordeiro. Desde abril deste ano, ocupa o cargo de secretário da Casa Civil do Estado.
Rômulo Grandidier (Secretaria de Fazenda)
Rômulo Grandidier (Secretaria de Fazenda) – Formado em Ciências Contábeis pela Universidade da Amazônia e pós-graduado em Auditoria Interna e Externa, Direito Tributário, Legislações e Contencioso Fiscal e em Auditoria Contábil e Gestão de Tributos. Tem mais de 20 anos de experiência na área econômica, atuando como contador, consultor, auditor e projetista, além de ter sido professor universitário.
Alysson Bestene Lins (Secretaria de Governo)
Alysson Bestene Lins (Secretaria de Governo) – Cirurgião dentista – Especialista em Prótese Dentária, com atuação em implante dentário. Professor do Centro Universitário Uninorte, no curso de Odontologia. Especialização em Didática e Docência do Ensino Superior. Já presidiu o Sindicato dos Odontólogos por dois mandatos, foi membro efetivo do Conselho Estadual e Municipal de Saúde e vereador de Rio Branco (2009 a 2012). Secretário de Saúde do Acre (2019 a 2021). Ainda no governo de Gladson, Alysson foi secretário de Relações Institucionais e de Fazenda.
Nayara Lessa (Secretaria de Comunicação)
Nayara Lessa (Secretaria de Comunicação) – Formada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, Nayara é mestra em Letras pela Ufac. Tem experiência em assessoria de comunicação organizacional e trabalhou, ainda, como professora no curso de Publicidade e Propaganda da Unimeta, e na coordenação de Comunicação da Fecomércio. Desde 2018 dedica-se exclusivamente à gestão do governo de Gladson Cameli.
Assurbanipal Mesquita (Secretaria de Indústria, da Ciência, do Comércio, do Empreendedorismo e do Turismo)
Assurbanipal Barbary de Mesquita (Secretaria de Indústria, da Ciência, do Comércio, do Empreendedorismo e do Turismo) – É funcionário de carreira da antiga Eletroacre. Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Itajubá (MG), com especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade Federal de Juiz de Fora (MG), pós-graduado em MBA Gestão Empresarial e MBA em Marketing pela Função Getúlio Vargas e é ex-gestor da Federação das Indústrias do Estado do Acre (Fieac).
Paulo Cézar Rocha dos Santos – (Secretaria de Justiça e Segurança Pública)
Paulo Cézar Rocha dos Santos – (Secretaria de Justiça e Segurança Pública) -Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Acre, foi assessor jurídico e chefe da assessoria jurídica da Presidência do Tribunal de Justiça do Acre, especialista em Gestão em Segurança Pública, pós-graduado pela Universidade Fluminense, analista de Organização, Sistemas e Métodos, Planejamento Estratégico Situacional, Gerenciamento de Crises, Direitos Humanos e Direito Internacional Humanitário.
Paulo Roberto Correia – (Secretaria de Administração)
Paulo Roberto Correia – (Secretaria de Administração) – Com carreira desenvolvida inicialmente na área da gestão privada de empresas e posteriormente direcionada para a gestão pública, Paulo Roberto possui amplo conhecimento na área financeira e orçamentária. Graduado em Administração de Empresas Públicas e Privadas pela Universidade Federal do Amazonas, possui MBA em Administração de Empresas e Negócios pela Fundação Getúlio Vargas e especialização em Auditorias Fiscal e Tributária pelo Centro Universitário de Ensino Superior do Amazonas (Ciesa).
Aberson Carvalho de Sousa (Secretaria de Educação, Cultura e Esporte)
Aberson Carvalho de Sousa (Secretaria de Educação, Cultura e Esporte) – Professor, formado em Ciências Sociais pela Uninorte. Ex-secretário municipal de Meio Ambiente de Rio Branco, ex-diretor-presidente do Instituto de Administração Penitenciária do Estado do Acre e atual secretário de Educação, cargo que exerce desde abril deste ano.
Ricardo Brandão (Secretaria de Planejamento)
Ricardo Brandão (Secretaria de Planejamento) – Coronel de carreira da Polícia Militar do Acre. Sua primeira função na atual gestão foi a de secretário adjunto da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública. Em 2020 foi nomeado para assumir a Seplag, onde permanece como responsável pelo planejamento e gestão do Estado, além de coordenar toda a área administrativa.
Luciano Dias – (Comandante da Polícia Militar do Estado do Acre)
Luciano Dias – (Comando da Polícia Militar do Estado do Acre) – Entrou na Polícia Militar em 1987, no Curso Preparatório de Formação de Oficiais. Foi declarado aspirante oficial em 1992 e promovido ao posto de coronel em 2019. Antes de tomar posse, em agosto deste ano, no comando da corporação, exercia a função de subcomandante-geral. Luciano é pós-graduado em Segurança Pública e já atuou no comando da PM em Brasileia, além de também já ter respondido pelo Batalhão de Trânsito e ter sido chefe de inteligência da PM e da assessoria jurídica.
Charles Santos (Comandante do Corpo de Bombeiros)
Charles Santos (Comando do Corpo de Bombeiros) – Acreano de Rio Branco, ingressou nas fileiras do Corpo de Bombeiros Militar do Acre (CBMAC) em 1994, como aluno oficial, e realizou o Curso de Formação de Oficiais na Academia de Bombeiros Militar do Pará. É formado em Ciências Contábeis e especialista em Gestão Pública. Em dezembro de 1996 foi declarado aspirante a oficial e é coronel desde 2018. Tem vasta experiência administrativa e operacional, atuou como coordenador do Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp) e, antes de tomar posse, em abril deste ano, exercia a função de subcomandante-geral.
Carlos Augusto Negreiros – (Chefe da Casa Militar do Acre)
Carlos Augusto Negreiros – (Chefia da Casa Militar) – Coronel da reserva da Polícia Militar do Acre, Negreiros é um dos pioneiros da Coordenadoria Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), onde exerceu diversas funções, inclusive a de coordenador. Negreiros também é comandante-instrutor de voo de helicóptero, bacharel em Segurança Pública e especialista em Segurança e Condução de Autoridades. Entre outras funções na PMAC, foi comandante do Batalhão de Policiamento Ambiental, Batalhão de Policiamento de Trânsito e do 2º Batalhão de Polícia Militar.
Henrique Maciel (Diretor-Geral da Polícia Civil)
José Henrique Maciel Ferreira (Diretoria-Geral da Polícia Civil) – Formado em Direito pela Universidade Federal do Acre, Henrique Maciel é pós-graduado em Segurança Pública. Delegado de carreira, ingressou na Polícia Civil do Acre, aprovado em concurso público, em 1994. Desde então exerceu suas funções em diversas delegacias da capital, além de ser titular de delegacias do interior, entre as quais as de Tarauacá e Cruzeiro do Sul. Foi duas vezes coordenador do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp).
Taynara Martins (Diretora-Geral Detran)
Taynara Martins (Diretoria-Geral do Detran) – Sargento da Polícia Militar do Acre e ex- chefe da Ciretran de Cruzeiro do Sul. Com 11 anos como policial militar, Taynara Martins atuou principalmente na coordenação do policiamento ostensivo no Vale do Juruá. Desde que assumiu o Detran, sua gestão tem sido marcada por ações voltadas para o combate aos crimes de trânsito e ações sociais.
Petronio Antunes (Diretor-Geral do Deracre)
Petronio Antunes (Diretoria-Geral do Deracre) – Engenheiro civil formado pela Universidade de Londrina. Assumiu o Deracre em julho de 2020. Antes, atuou no setor privado e foi também diretor do antigo Departamento de Água e Saneamento do Município de Rio Branco. É conhecido por ser “tocador de obras” e hoje gerencia as principais obras do governo do Acre.
Gabriela Ramos Câmara – Diretoria do Instituto de Terras do Acre (Iteracre)
Gabriela Ramos Câmara – Diretoria do Instituto de Terras do Acre (Iteracre) – É formada em Administração e diretora da Rádio e TV Boas Novas no Acre. Gabriela já exerceu o cargo de diretora do Iteracre no início da gestão de Gladson Cameli.
José Francisco Thum – Diretor-geral do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (IDAF)
José Francisco Thum – Diretoria-geral do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf) – Vem da iniciativa privada e assumiu o cargo em março de 2020. Um dos grandes legados de sua gestão foi garantir que o Acre permanecesse como reconhecimento internacional de área livre de aftosa, status que garantiu a exportação de carne acreana para o mercado peruano.
Projeto representa aumento de 13,63% em relação a 2025 e será apreciado em sessão que encerra o ano legislativo; dezenas de outras matérias também estão na pauta
LOA de 2026 e dezenas de projetos serão votados na reta final de trabalhos na Aleac. Foto: captada
A Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) encerra suas atividades de 2025 nesta quarta-feira (17) com a votação de dezenas de projetos, entre eles a Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2026, estimada em R$ 13,8 bilhões – aumento de 13,63% em relação ao ano anterior. Do total, R$ 9,3 bilhões são de recursos próprios do estado e R$ 4,4 bilhões vêm de outras fontes.
A LOA será analisada exclusivamente pela Comissão de Orçamento e Finanças antes de seguir para o plenário. Os projetos foram encaminhados às comissões conjuntas nesta terça-feira (16) e devem ser votados em sessão única, marcando o fim do ano legislativo na Casa.
Detalhes do orçamento 2026
Total: R$ 13,8 bilhões
Aumento: 13,63% em relação a 2025
Recursos próprios: R$ 9,3 bilhões
Outras fontes: R$ 4,4 bilhões
Tramitação
Encaminhamento: Projetos vão às comissões nesta terça-feira (16)
LOA: Apreciação exclusiva pela Comissão de Orçamento e Finanças (COF)
Votação final: Todos os projetos devem ser votados na quarta-feira (17)
A sessão final do ano é crucial para garantir a continuidade de serviços públicos em 2026, especialmente em ano pré-eleitoral. A aprovação da LOA dentro do prazo é essencial para evitar contingenciamentos e garantir planejamento adequado das ações governamentais no próximo ano.
O deputado Tadeu Hassem, presidente da Comissão de Orçamento e Finanças (COF), conduziu a audiência pública que discutiu a Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2026 na Assembleia Legislativa do Acre. Foto: captada
O espaço oferece consultas nas especialidades de ginecologia e mastologia, com o objetivo de reduzir a fila de espera de pacientes que aguardavam por atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS). Os atendimentos, no entanto, não são abertos ao público em geral
Secretária adjunta de Atenção à Saúde, Ana Cristina Moraes, destacou fortalecimento da saúde da mulher. Foto: Tiago Araújo/Sesacre
Para reduzir o tempo de espera e ampliar o acesso da população ao atendimento especializado, a carreta do programa Agora Tem Especialistas chega a Brasileia por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), em parceria com Ministério da Saúde e os Municípios da Regional do Alto Acre.
A cerimônia de abertura dos atendimentos foi realizada na manhã de segunda-feira, 15, no Hospital Regional do Alto Acre, local onde a carreta realizará atendimentos até sexta-feira, 19, retornando em 6 de janeiro e seguindo até o dia 30 do mesmo mês.
Durante a abertura, a secretária adjunta de Atenção à Saúde, Ana Cristina Moraes, destacou que a ação fortalece o cuidado com a saúde da mulher e garante a presença de especialistas mais próximos da população. “Essa carreta representa um avanço importante, porque leva atendimento especializado em saúde da mulher para Brasileia e também para os municípios de Xapuri, Epitaciolândia e Assis Brasil. É uma iniciativa que reduz a espera por exames e aproxima o serviço de quem mais precisa”, afirmou.
O espaço oferece consultas nas especialidades de ginecologia e mastologia, com o objetivo de reduzir a fila de espera de pacientes que aguardavam por atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS). Os atendimentos, no entanto, não são abertos ao público em geral. Apenas pacientes que já estavam cadastradas e foram pré-agendadas pela Regulação Estadual de Saúde serão atendidas no local.
Cerimônia de abertura dos atendimentos foi realizada na manhã desta segunda-feira, 15, no Hospital Regional do Alto Acre, em Brasileia. Foto: Tiago Araújo/Sesacre
A coordenadora do grupo condutor do Estado e do programa Agora Tem Especialistas, Érika Oliveira, ressaltou que a iniciativa assegura atendimento digno e oportuno às mulheres da região. “Evitando deslocamentos até a capital, levamos a saúde até a população, garantindo acesso no tempo certo e de acordo com o que é preconizado pela política pública do SUS”, destacou.
Com uma equipe multiprofissional, a carreta oferece consultas, realiza exames e encaminha, quando necessário, casos mais complexos para o Hospital de Amor, em Rio Branco, instituição parceira do projeto, para que o tratamento tenha início de forma rápida e segura.
Para o secretário municipal de Saúde de Xapuri, Daniel Lima, a iniciativa representa um ganho concreto para os municípios mais distantes da capital. “Xapuri está a cerca de 200 quilômetros de Rio Branco, e esse deslocamento gera custos e desgaste, principalmente para os pacientes. Quando o atendimento especializado passa a ser ofertado na própria regional, o acesso se torna mais fácil e mais humano. Essa ação garante mais comodidade, reduz barreiras e fortalece a assistência em saúde para a população do interior”, afirmou.
Moradora da zona rural de Brasileia e uma das pacientes atendidas pela carreta, Águeda Augusta Alves relatou a experiência de realizar os exames sem precisar se deslocar até a capital, destacando a facilidade do acesso e a importância da iniciativa para quem vive longe dos grandes centros.
“Antes, para fazer esses exames, eu precisava ir até Rio Branco, o que é cansativo e exige tempo, além da espera pelo resultado. Com a carreta aqui, tudo fica mais perto e mais viável para quem mora na zona rural. Fui orientada pela agente de saúde, fiz o agendamento e consegui realizar os exames com mais facilidade. Esse projeto ajuda principalmente quem mais precisa e permite que, se for identificado algum problema, o encaminhamento para o tratamento aconteça de forma mais rápida”, relatou.
Com uma equipe multiprofissional, a carreta oferece consultas, realiza exames e encaminha, quando necessário, casos mais complexos para o Hospital de Amor, em Rio Branco. Foto: Tiago Araújo/Sesacre
Durante a sessão ordinária desta terça-feira (16), na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), o deputado Pedro Longo (PDT) usou a tribuna para registrar votos de pesar, cobrar maior celeridade no pagamento de verbas rescisórias a servidores provisórios e reforçar um apelo à população e aos órgãos públicos para que as festas de fim de ano sejam realizadas sem o uso de fogos com estampido.
No início do pronunciamento, o parlamentar manifestou solidariedade pelo falecimento do ex-deputado estadual e ex-prefeito de Sena Madureira, Nilson Areal, destacando a relevância política e o respeito que ele construiu ao longo da vida pública. “Nilson foi uma pessoa extremamente marcante na vida política de Sena Madureira, muito respeitado e admirado pela população, algo que ficou evidente no momento do velório e do sepultamento”, afirmou, ao estender condolências à família do ex-parlamentar.
Em seguida, Pedro Longo voltou a tratar da situação dos servidores provisórios que aguardam o pagamento das verbas rescisórias vinculadas ao Instituto de Administração Penitenciária (Iapen). O deputado reconheceu o compromisso do governo com a quitação dos valores, mas alertou para a necessidade de mais agilidade no processo. “O pagamento está garantido, mas não está ocorrendo com a rapidez que gostaríamos. Essas famílias enfrentam um momento difícil e precisam desses recursos, especialmente neste período que antecede o Natal”, ressaltou, agradecendo o acompanhamento feito pelo secretário Luiz Calixto e pelo secretário adjunto Guilherme Duarte.
Encerrando sua fala, o parlamentar também fez um apelo à sociedade acreana e às administrações públicas para que evitem o uso de fogos com barulho durante as festividades de fim de ano. Segundo ele, a prática causa sofrimento a pessoas com transtorno do espectro autista, crianças, idosos, pessoas enfermas e animais. “Reitero o pedido para que o poder público não utilize e fiscalize a utilização desses fogos. É uma questão de respeito e sensibilidade com quem mais sofre nesse período”, concluiu.
Você precisa fazer login para comentar.