Conecte-se conosco

Acre

Unidade e confiança são as marcas da primeira lista de secretários do novo governo

Publicado

em

Um perfil técnico e de escolhas pessoais do governador Gladson Cameli. Assim pode se definir a primeira lista oficial do novo secretariado da gestão do Estado do Acre para o quadriênio 2023-2026, divulgada nesta terça-feira, 27.

Permanecem os secretários da Casa Civil, Jonathan Donadoni; de Governo, Alysson Bestene; de  Comunicação, jornalista e mestre Nayara Lessa; de Educação, Cultura e Esporte, Aberson Carvalho; e de Justiça e Segurança Pública, coronel Paulo Cézar dos Santos.

“Não posso mexer num time que está ganhando”, disse o governador. Foto: Diego Gurgel/ Secom

Não haverá mudanças ainda na liderança das forças de Segurança Pública. O coronel Luciano Dias continua comandando a Polícia Miliar; o coronel Charles Santos, o Corpo de Bombeiros; e o delegado Henrique Maciel permanece na Direção-Geral de Polícia Civil. Outro nome mantido é o do coronel Augusto Negreiros, chefe do Gabinete Militar.

A Secretaria de Planejamento e Gestão foi desmembrada. No Planejamento permanece o atual secretário, Ricardo Brandão. Já a nova Secretaria de Administração será gerida por Paulo Roberto Correia, atual secretário de Administração e Gestão da Prefeitura de Cruzeiro do Sul.

Outro nome confirmado pelo governador foi o do ex-chefe da Casa Civil, Rômulo Grandidier, que volta a assumir a Secretaria de Fazenda. A nova Secretaria de Estado de Indústria, da Ciência, do Comércio, do Empreendedorismo e do Turismo ficará com o Assurbanipal Mesquita, que atualmente ocupa o cargo de secretário de Indústria e Tecnologia.

Nas autarquias, Petronio Antunes permanecerá no Deracre, assim como Taynara Martins no Detran, e José Francisco Thum no Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Acre (Idaf), enquanto a empresária Gabriela Câmara assumirá o  Instituto de Terras do Acre (Iteracre).

“Como eu tenho dito, a palavra para 2023 é união. Essa primeira lista de secretários, agora confirmada oficialmente por mim, segue esse princípio de unidade. É uma equipe que tem trabalhado muito e com excelentes resultados. Não posso mexer num time que está ganhando. Os novos nomes também são frutos desse mesmo princípio de unidade e de colocar as pessoas em primeiro lugar. Assim, seguimos com nossa visão de futuro, governando para todos, priorizando o desenvolvimento regional”, disse Gladson Cameli, que anuncia até a próxima sexta, 30, o nome dos demais secretários de sua segunda gestão.

Breve currículo dos novos secretários

Jonathan Donadoni (Secretaria da Casa Civil)

Jonathan Donadoni (Secretaria da Casa Civil) Advogado e ex- defensor público do Estado. Também atuou como procurador-geral do Município de Cruzeiro do Sul durante as administrações dos ex-prefeitos Vagner Sales e Ilderlei Cordeiro. Desde abril deste ano, ocupa o cargo de secretário da Casa Civil do Estado.

Rômulo Grandidier (Secretaria de Fazenda)

Rômulo Grandidier (Secretaria de Fazenda)  – Formado em Ciências Contábeis pela Universidade da Amazônia e pós-graduado em Auditoria Interna e Externa, Direito Tributário, Legislações e Contencioso Fiscal e em Auditoria Contábil e Gestão de Tributos. Tem mais de 20 anos de experiência na área econômica, atuando como contador, consultor, auditor e projetista, além de ter sido professor universitário.

Alysson Bestene Lins (Secretaria de Governo)

Alysson Bestene Lins (Secretaria de Governo) – Cirurgião dentista –  Especialista em Prótese Dentária, com atuação em implante dentário. Professor do Centro Universitário Uninorte, no curso de Odontologia. Especialização em Didática e Docência do Ensino Superior. Já presidiu o Sindicato dos Odontólogos por dois mandatos, foi membro efetivo do Conselho Estadual e Municipal de Saúde e vereador de Rio Branco (2009 a 2012). Secretário de Saúde do Acre (2019 a 2021). Ainda no governo de Gladson, Alysson foi secretário de Relações Institucionais e de Fazenda.

Nayara Lessa (Secretaria de Comunicação)

Nayara Lessa (Secretaria de  Comunicação) – Formada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, Nayara é mestra em Letras pela Ufac. Tem experiência em assessoria de comunicação organizacional e trabalhou, ainda, como professora no curso de Publicidade e Propaganda da Unimeta, e na coordenação de Comunicação da Fecomércio. Desde 2018 dedica-se exclusivamente à gestão do governo de Gladson Cameli.

Assurbanipal Mesquita (Secretaria de Indústria, da Ciência, do Comércio, do Empreendedorismo e do Turismo)

Assurbanipal Barbary de Mesquita (Secretaria de Indústria, da Ciência, do Comércio, do Empreendedorismo e do Turismo) –   É funcionário de carreira da antiga Eletroacre. Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Itajubá (MG), com especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade Federal de Juiz de Fora (MG), pós-graduado em MBA Gestão Empresarial e MBA em Marketing pela Função Getúlio Vargas e é ex-gestor da  Federação das Indústrias do Estado do Acre (Fieac).

Paulo Cézar Rocha dos Santos – (Secretaria de Justiça e Segurança Pública)

Paulo Cézar Rocha dos Santos – (Secretaria de Justiça e Segurança Pública) -Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Acre, foi assessor jurídico e chefe da assessoria jurídica da Presidência do Tribunal de Justiça do Acre, especialista em Gestão em Segurança Pública, pós-graduado pela Universidade Fluminense, analista de Organização, Sistemas e Métodos, Planejamento Estratégico Situacional, Gerenciamento de Crises, Direitos Humanos e Direito Internacional Humanitário.

Paulo Roberto Correia – (Secretaria de  Administração)

Paulo Roberto Correia – (Secretaria de  Administração) – Com carreira desenvolvida inicialmente na área da gestão privada de empresas e posteriormente direcionada para a gestão pública, Paulo Roberto possui amplo conhecimento na área financeira e orçamentária. Graduado em Administração de Empresas Públicas e Privadas pela Universidade Federal  do Amazonas, possui MBA em Administração de Empresas e Negócios pela Fundação Getúlio Vargas e especialização em Auditorias Fiscal e Tributária pelo Centro Universitário de Ensino Superior do Amazonas (Ciesa).

Aberson Carvalho de Sousa (Secretaria de Educação, Cultura e Esporte)

Aberson Carvalho de Sousa (Secretaria de Educação, Cultura e Esporte) – Professor, formado em Ciências Sociais pela Uninorte. Ex-secretário municipal de Meio Ambiente de Rio Branco, ex-diretor-presidente do Instituto de Administração Penitenciária do Estado do Acre e atual secretário de Educação, cargo que exerce desde abril deste ano.

Ricardo Brandão (Secretaria de Planejamento)

Ricardo Brandão (Secretaria de Planejamento) – Coronel de carreira da Polícia Militar do Acre. Sua primeira função na atual gestão foi a de secretário adjunto da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública. Em 2020 foi nomeado para assumir a Seplag, onde permanece como responsável pelo planejamento e gestão do Estado, além de coordenar toda a área administrativa.

Luciano Dias – (Comandante da Polícia Militar do Estado do Acre)

Luciano Dias – (Comando da Polícia Militar do Estado do Acre) – Entrou na Polícia Militar em 1987, no Curso Preparatório de Formação de Oficiais. Foi declarado aspirante oficial em 1992 e promovido ao posto de coronel em 2019. Antes de tomar posse, em agosto deste ano, no comando da corporação, exercia a função de subcomandante-geral. Luciano é pós-graduado em Segurança Pública e já atuou no comando da PM em Brasileia, além de também já ter respondido pelo Batalhão de Trânsito e ter sido chefe de inteligência da PM e da assessoria jurídica.

Charles Santos (Comandante do Corpo de Bombeiros)

Charles Santos (Comando do Corpo de Bombeiros) – Acreano de Rio Branco, ingressou nas fileiras do Corpo de Bombeiros Militar  do Acre (CBMAC) em 1994, como aluno oficial, e realizou o Curso de Formação de Oficiais na Academia de Bombeiros Militar do Pará. É formado em  Ciências Contábeis e especialista em Gestão Pública. Em dezembro de 1996 foi declarado aspirante a oficial e é coronel desde 2018. Tem vasta experiência administrativa e operacional, atuou como coordenador do Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp) e, antes de tomar posse, em abril deste ano, exercia a função de subcomandante-geral.

Carlos Augusto Negreiros – (Chefe da Casa Militar do Acre)

Carlos Augusto Negreiros – (Chefia da Casa Militar) – Coronel da reserva da Polícia Militar do Acre, Negreiros é um dos pioneiros da Coordenadoria Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), onde exerceu diversas funções, inclusive a de coordenador. Negreiros também é comandante-instrutor de voo de helicóptero, bacharel em Segurança Pública e especialista em Segurança e Condução de Autoridades. Entre outras funções na PMAC, foi comandante do Batalhão de Policiamento Ambiental, Batalhão de Policiamento de Trânsito e do  2º Batalhão de Polícia Militar.

Henrique Maciel (Diretor-Geral da Polícia Civil)

José Henrique Maciel Ferreira (Diretoria-Geral da Polícia Civil) – Formado em Direito pela Universidade Federal do Acre, Henrique Maciel é pós-graduado em Segurança Pública. Delegado de carreira, ingressou na Polícia Civil do Acre, aprovado em concurso público, em 1994. Desde então exerceu suas funções em diversas delegacias da capital, além de ser titular de delegacias do interior, entre as quais as de Tarauacá e Cruzeiro do Sul. Foi duas vezes coordenador do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp).

Taynara Martins (Diretora-Geral Detran)

Taynara Martins (Diretoria-Geral do Detran) – Sargento da Polícia Militar do Acre e ex- chefe da Ciretran de Cruzeiro do Sul. Com 11 anos como policial militar, Taynara Martins atuou principalmente na coordenação do policiamento ostensivo no Vale do Juruá. Desde que assumiu o Detran, sua gestão tem sido marcada por ações voltadas para o combate aos crimes de trânsito e ações sociais.

Petronio Antunes (Diretor-Geral do Deracre)

Petronio Antunes (Diretoria-Geral do Deracre) – Engenheiro civil formado pela Universidade de Londrina. Assumiu o Deracre em julho de 2020. Antes, atuou no setor privado e foi também diretor do antigo Departamento de Água e Saneamento do Município de Rio Branco. É conhecido por ser “tocador de obras” e hoje gerencia as principais obras do governo do Acre.

Gabriela Ramos Câmara – Diretoria do Instituto de Terras do Acre (Iteracre)

Gabriela Ramos Câmara – Diretoria do Instituto de Terras do Acre (Iteracre) – É formada em Administração e diretora da Rádio e TV Boas Novas no Acre. Gabriela já exerceu o cargo de diretora do Iteracre no início da gestão de Gladson Cameli.

José Francisco Thum – Diretor-geral do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (IDAF)

José Francisco Thum – Diretoria-geral do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf) – Vem da iniciativa privada e assumiu o cargo em março de 2020. Um dos grandes legados de sua gestão foi garantir que o Acre permanecesse como reconhecimento internacional de área livre de aftosa, status que garantiu a exportação de carne acreana para o mercado peruano.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Prefeito de Rio Branco anuncia Natal com árvore maior, drone show e iluminação em LED em todas as regionais

Publicado

em

Tião Bocalom apresentou as novidades do “Acender das Luzes do Natal de Vida, Esperança e Dignidade 2025” e garantiu decoração em bairros e programação cultural intensa, com Festival de Drones marcado para 20 de dezembro

Bocalom também adiantou que o município prepara atividades especiais para o Réveillon, mantendo o padrão dos anos anteriores. Foto: captada 

O prefeito Tião Bocalom apresentou, em entrevista coletiva na manhã desta sexta-feira (5) na Praça da Revolução, as principais novidades da decoração e programação natalina de Rio Branco para 2025. Com o tema “Natal de Vida, Esperança e Dignidade”, o evento trará iluminação em LED e uma árvore de Natal 4 metros maior que a do ano passado.

— Agora trabalhando com muito LED. A nossa árvore de Natal esse ano tem 4 metros a mais do que o ano passado. A população vai ver, vai ficar muito bonito — afirmou Bocalom.

A iluminação não se restringirá ao Centro: todas as dez regionais da cidade receberão itens decorativos reutilizados de anos anteriores, e avenidas importantes serão embelezadas com novos equipamentos. O prefeito relacionou o investimento ao espírito natalino e ao compromisso da gestão com a população.

A programação cultural prevê cantatas, corais locais, artistas regionais e, como ponto alto, o Festival de Drones, marcado para o dia 20 de dezembro.

— Eu prefiro gastar o dinheiro com o Festival de Drones, que tem o quê? 3, 4 anos que o mundo conheceu esse trabalho, do que gastar com um artista só que sempre está vindo aqui para o Acre levando o nosso dinheiro embora — declarou Bocalom.

As luzes natalinas permanecerão acesas até 10 de janeiro, e o município prepara também atividades especiais para o Réveillon. Sobre o transporte público durante o período festivo, o prefeito adiantou que a gestão divulgará em breve os detalhes para garantir mobilidade e segurança.

Veja vídio assessoria:

Comentários

Continue lendo

Acre

Assembleia Legislativa do Acre recebe prêmio nacional por excelência na transparência públi

Publicado

em

A gestão da mesa diretora da Assembleia Legislativa do Acre tem motivos de sobra para comemorar o trabalho realizado ao longo de 2025

A ALEAC foi premiada com o selo ouro de transparência pública em gestão pelo Programa Nacional de Transparência Publica( PNTP), durante o IV Congresso Internacional dos Tribunais de Contas (CITC), realizado em Florianópolis, SC.

A premiação aconteceu na tarde da última 5• feira. A ALEAC alcançou 93,02% de transparência, ficando entre os 1.082 órgãos públicos que alcançaram a mesma premiação, dentre mais de 10 mil portais de órgãos publicos avaliados.

Presente ao evento, representado a mesa diretora, o deputado Luiz Gonzaga, primeiro secretário da Casa, externou toda alegria por ver o trabalho coordenado pelo presidente Nicolau Júnior, sendo reconhecido nacionalmente.

“Ver a ALEAC reconhecida entre as instituições com os mais altos níveis de transparência, reforça o trabalho sério que estamos construindo sob a presidência do deputado Nicolau Júnior, que tem conduzido a casa com responsabilidade, diálogo e compromisso”, disse Gonzaga após a premiação.

O trabalho de análise dos portais envolveu mais de 10 mil pessoas, entre eles mais de 500 técnicos dos 33 Tribunais de Contas do País. Neste período, foi percebido que 49% dos portais foram aprimorados desde a última edição, em 2024.

De Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, onde participa da 28• Conferência da UNALE, o presidente Nicolau Júnior compartilhou com os demais deputados do Acre o feito alcançado e disse que o reconhecimento público atestado pelo Programa Nacional de Transparência Pública( PNTP), ratifica um trabalho de austeridade, cortes de gastos e seriedade no trato com a coisa pública.

“Compartilho esse reconhecimento nacional que alcançamos com todos os parlamentares e servidores da nossa casa. Estou particularmente feliz e diria que até realizado por estarmos sendo aprovados pelos órgãos de controle. Vamos continuar trabalho, todos unidos, para que o legislativo acreano continue avançando, sendo exemplo para outras casas de leis no país”, disse.

A entrega da certificação foi feita pelo presidente da Atricon, Edilson Silva; pelo presidente do Instituto Rui Barbosa (IRB), Edilberto Pontes; pelo presidente do Tribunal de Contas de Santa Catarina, Herneus De Nadal; pelo presidente do Conselho Nacional dos Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC), Luiz Antônio Guaraná; e pelo coordenador-geral do PNTP, Antônio Joaquim.

Sobre o PNTP

O Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP), liderado pela Atricon, é uma iniciativa voltada para promover e avaliar a transparência das informações públicas em Estados e municípios brasileiros. Ele se baseia em mais de 130 critérios de avaliação, que ajudam a medir o grau de transparência das entidades públicas, permitindo comparações e gerando indicadores de melhoria.

O Radar da Transparência Pública é uma ferramenta eletrônica que divulga os índices de transparência ativa de órgãos públicos de todo o País, apurados no levantamento realizado no PNTP desde 2022, executado pelos Tribunais de Contas, com o apoio dos controladores internos.
Além disso, ele evidencia o resultado da análise realizada nos órgãos públicos dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, no âmbito federal, estadual e municipal.

Comentários

Continue lendo

Acre

Brasil cai no Grupo C da Copa do Mundo de 2026 com Marrocos, Haiti e Escócia

Publicado

em

Seleção brasileira estreia contra os marroquinos em 13 de junho; dois primeiros de cada grupo avançam, e oito melhores terceiros colocados também seguem na competição

Passando da primeira fase, a seleção terá como rival um integrante do Grupo F, que tem Holanda, Japão, Tunísia e o vencedor da repescagem B da Europa (Ucrânia, Suécia, Polônia, Albânia ou Suécia). Foto: captada 

A seleção brasileira conheceu seus adversários na Copa do Mundo de 2026 no sorteio realizado pela Fifa nesta sexta-feira (5), em Washington, nos Estados Unidos. O Brasil foi inserido no Grupo C, onde enfrentará Marrocos, Haiti e Escócia na primeira fase.

A estreia da equipe canarinho será contra Marrocos no dia 13 de junho, um sábado. Na sequência, o time brasileiro joga contra o Haiti em 19 de junho, uma sexta-feira, e encerra a fase de grupos diante da Escócia em 24 de junho, uma quarta-feira.

A edição de 2026, que será realizada nos Estados Unidos, México e Canadá, contará com 48 seleções, divididas em 12 grupos de quatro times. Os dois primeiros colocados de cada grupo avançam automaticamente para as oitavas de final. Além deles, os oito melhores terceiros colocados também seguem na competição, totalizando 32 equipes na fase mata-mata.

A defininação dos grupos marca o início da contagem regressiva para o torneio, que promete ser o maior e mais longo da história das Copas.

Rumo ao hexa

Passando da primeira fase, a seleção terá como rival um integrante do Grupo F, que tem Holanda, Japão, Tunísia e o vencedor da repescagem B da Europa (Ucrânia, Suécia, Polônia, Albânia ou Suécia). Em caso de classificação como primeiro do grupo, o Brasil enfrentará o segundo colocado do Grupo F em Houston, nos EUA. Se terminar em segundo, vai encarar o líder, em Monterrey, no México. Nos dois casos, o jogo está marcado para o dia 29 de junho, uma segunda-feira.

Nas oitavas, o adversário será o segundo colocado do Grupo E (Alemanha, Curacao, Costa do Marfim e Equador) ou o segundo colocado do Grupo I (França, Senegal, Noruega e o vencedor repescagem intercontinental 2).

Nas quartas, o rival será o primeiro do Grupo A (México, África do Sul, Coreia do Sul e vencedor repescagem D) ou o líder do Grupo L (Inglaterra, Gana, Croácia e Panamá).

Na semifinal, Argentina, Canadá e Portugal despontam como favoritos a ser oponente da seleção brasileira, caso o time comandado por Carlo Ancelotti chegue até lá, visto que é possível que tenha pelo caminho algum integrante dos Grupo B, J ou K.

A final pode opor qualquer seleção posicionada do outro lado da chave, onde estão Alemanha, Espanha e França, por exemplo.

Há 495 combinações para as seleções que avançarem nessa condição. A Fifa definirá os horários e locais das partidas da Copa do Mundo no sábado. A Copa do Mundo tem início em 11 de junho, com o México em campo no lendário Estádio Azteca. O torneio tem o término previsto para 19 de julho, data da final, agendada para o MetLife Stadium

Saiba como ficaram os grupos da Copa

Grupo A: México, África do Sul, Coreia do Sul e Uefa D*

Grupo B: Canadá, Uefa A*, Catar e Suíça

Grupo C: Brasil, Marrocos, Haiti e Escócia

Grupo D: EUA, Paraguai, Austrália e Uefa C*

Grupo E: Alemanha, Curaçao, Costa do Marfim e Equador

Grupo F: Holanda, Japão, Uefa B* e Tunísia

Grupo G: Bélgica, Egito, Irã e Nova Zelândia

Grupo H: Espanha, Cabo Verde, Arábia Saudita e Uruguai

Grupo I: França, Senegal, Fifa 2* e Noruega

Grupo J: Argentina, Argélia, Áustria e Jordânia

Grupo K: Portugal, Fifa 1*, Uzbequistão e Colômbia

Grupo L: Inglaterra, Croácia, Gana e Panamá

Comentários

Continue lendo