fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Um mês após ataque em baile funk no AC, investigações continuam e ninguém foi preso

Publicado

em

Crime ocorreu no dia 12 de agosto. Parte dos criminosos invadiu estabelecimento pela parte de trás, outros ficaram em frente da festa e atiraram. Giovana dos Santos de Lima, de 20 anos, morreu. Samu levou feridos para o PS.

Festa terminou com vários feridos e uma pessoa morta em Rio Branco — Foto: James Silva/Arquivo pessoal

Pouco mais de um mês após criminosos invadirem um baile funk em ataque a tiros que deixou uma jovem morta e feriu 11 pessoas na Estrada da Floresta, bairro Floresta Sul, em Rio Branco, as investigações da Polícia Civil continuam.

Ao g1, o delegado Alcino Souza, da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), informou, sem entrar em detalhes, que muitas pessoas já foram ouvidas.

O delegado não informou se alguém já foi preso, e disse que não foi descartada a hipótese de que o ataque tenha relação com a guerra entre facções criminosas da região.

“O caso está sendo investigado. Ouvimos muitas pessoas”, resumiu.

Ataque

 

Giovana dos Santos de Lima não resistiu e morreu após ataque em baile funk — Foto: Reprodução

Giovana dos Santos de Lima não resistiu e morreu após ataque em baile funk — Foto: Reprodução

Giovana dos Santos de Lima, de 20 anos, morreu e cerca de 11 pessoas ficaram feridas durante o ataque criminoso na noite do dia 12 de agosto. As vítimas, na maioria jovens, participavam do ‘Baile de Rua Premium’ quando suspeitos chegaram armados e atiraram em várias direções.

O Centro de Operações da Polícia Militar (Copom) informou na época que parte do grupo criminoso pulou o muro do Parque das Acácias, onde a festa era realizada, pela parte de trás e outras duas pessoas ficaram armadas na frente do espaço em motocicletas.

Giovana de Lima foi ferida na entrada da festa e morreu no local. Ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), da Polícia Militar e da perícia foram para o local atender a ocorrência.

A equipe da perícia encontrou sete cápsulas de calibre ponto 40 e 14 cápsulas de calibre nove milímetros no chão do clube.

Mãe pediu para filha não ir

 

“Era uma menina maravilhosa, feliz, que vivia a vida intensamente”. É assim que Amanda Souza descreve a irmã Giovana dos Santos de Lima, de 20 anos, que morreu após ser baleada na noite desse sábado (12) no Parque das Acácias, onde era realizado um baile funk, em Rio Branco. Criminosos invadiram a área e atiraram em várias pessoas.

Giovana foi atingida com dois tiros, um perto do coração e outro na perna, caiu na entrada da festa e morreu no local. Cerca de 11 pessoas ficaram feridas, entre elas uma das amigas de Giovana, que está internada na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) com uma bala na cabeça.

A jovem morta morava com a família na cidade do Bujari, interior do Acre. Antes de sair, Amanda relembra que a mãe chegou a pedir para Giovana não ir à festa por medo da briga entre as facções.

“Minha mãe ainda pediu pra ela não ir pra essa festa. [Ela] foi assim mesmo. Já tinham matado uma pessoa em Rio Branco há pouco tempo. Por causa da guerra entre as facção [sic.] que tava muito perigoso”, confirmou.

 

Giovana saiu de casa com duas amigas para o baile funk na capital. Ela era acostumada a frequentar festas e eventos com os amigos. Uma das amigas dela conseguiu escapar do tiroteio.

Comentários

Continue lendo

Acre

Inscrições para 24º Concurso da Rainha do Rodeio da Expoacre começam em julho

Publicado

em

Por

As inscrições para o 24º certame da Rainha do Rodeio da Expoacre 2024 já tem data marcada para retomar a emoção e a tradição de uma das maiores feiras agropecuárias da Região Norte. As interessadas em participar do concurso devem ser maiores de 18 anos e serão avaliadas em diversas habilidades, como tocar o berrante e estalar do chicote. As inscrições podem ser feitas entre os dias 1º e 20 de julho, no instagram oficial @rainhadorodeioexpoacre.

Edição da Rainha do Rodeio da Expoacre abre inscrições de 1º a 20 de julho. Foto: Cleiton Lopes/Ilustração Sete

Este ano, o concurso, organizado pelos colunistas sociais Roberta Lima e Gigi Hanan, da Associação dos Colunistas do Acre (Acos), é realizado com apoio do governo do Acre, por meio da Secretaria de Turismo e Empreendedorismo (Sete).

Em 2023, Lohana Martins foi eleita Rainha do Rodeio da Expoacre, em frente ao Palácio Rio Branco. Foto: Neto Lucena/Secom

“É muito importante esse momento de valorização de um evento que já virou tradição no estado, como a eleição da Rainha do Rodeio da Expoacre. E a parceria com a Associação dos Colunistas foi extremamente relevante e positiva no ano passado, então nos reunimos novamente para fazer a organização desta festa, que com certeza vai marcar a Expoacre 2024”, ressaltou o secretário de Turismo e Empreendedorismo, Marcelo Messias.

Secretário de Turismo e Empreendedorismo, Marcelo Messias (à direita), ladeado pela colunista e organizadora Roberta Lima; Rainha do Rodeio da Expoacre 2023, Lohana Martins; Princesa Maiane Sobrinho; colunista e organizador Gigi Hanan; e influencer Luiz Vasconcelos. Foto: Neto Lucena/Secom

“Nos reunimos com a Secretaria de Turismo e Empreendedorismo, para organizar a Rainha do Rodeio, um evento que já tem uma história no Acre. E vamos, mais uma vez, produzir com muito carinho e amor, para trazer o mesmo público ou até mais do que ano passado”, enfatizou a colunista Roberta Lima.

Etapas do concurso

No dia 27 de julho será realizada a seletiva das inscritas no concurso. As candidatas selecionadas seguirão para a grande final do certame, no dia 24 de agosto, às 19h, em frente ao Palácio Rio Branco, que elegerá a Rainha e a Princesa do Rodeio da maior feira agropecuária do estado.

Lohana Martins e Maiane Sobrinho foram eleitas Rainha e Princesa da Expoacre, em 2023. Foto: Neto Lucena/Secom

No ano passado, centenas de pessoas acompanharam a coroação de Lohana Martins como a Rainha do Rodeio da Expoacre 2023 e Maiane Sobrinho como Princesa. Ao todo, 16 finalistas participaram da disputa, sendo dez candidatas de Rio Branco e seis representantes de Xapuri, Capixaba, Plácido de Castro, Sena Madureira, Rodrigues Alves e Cruzeiro do Sul.

Neste ano, a expectativa é de que a quantidade de inscritas seja ainda maior: “Eu acho que este ano vai superar [o número de candidatas] porque é um evento grandioso, que mostra a beleza acreana, e as candidatas estão se preparando cada vez mais”, ressaltou Gigi Hanan.

Em 2023, 16 finalistas disputaram o título de Rainha do Rodeio da Expoacre, em frente ao Palácio Rio Branco. Foto: Neto Lucena/Secom

A candidata eleita receberá a tradicional faixa da Rainha do Rodeio e participará da Cavalgada de abertura da Expoacre. A vencedora participa ainda do Circuito de Rodeio e agenda de shows e cerimônias da maior feira agropecuária do Acre.

Expoacre 2024

Este ano, a edição da Expoacre Juruá será realizada entre os dias 31 de julho e 4 de agosto, em Cruzeiro do Sul. Já em Rio Branco, de 31 de agosto a 8 de setembro. O evento é marcado pela realização de feiras, exposições, cursos e capacitações e reúne centenas de expositores, produtores rurais, empreendedores e visitantes de diversas regiões do Brasil.

Expectativa é de que Expoacre 2024 supere edição de 2023 em volume de vendas. Foto: Pedro Devani/Secom

A previsão é que este ano o volume de negócios supere o faturamento de 2023, quando a Expoacre gerou R$ 325 milhões, uma elevação de 55% em relação a 2022, que registrou R$ 209 milhões.

Outra importante novidade para o público em geral é a promoção de dois shows gratuitos, patrocinados pelo governo federal ao Estado do Acre, por meio de projeto aprovado pelo Ministério do Turismo. A cantora Marília Tavares se apresenta no dia 1º de setembro e a banda Limão com Mel fecha o rodeio no dia 3 de setembro.

Fonte: Governo AC

Comentários

Continue lendo

Acre

MPAC apoia campanha do CNMP contra o assédio eleitoral

Publicado

em

Por

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) é parceiro do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) na realização da campanha “Assédio Eleitoral: Proteja sua Liberdade de Escolha”.

A iniciativa é uma ação que visa esclarecer e combater o assédio eleitoral, protegendo a liberdade individual de voto e a integridade do processo eleitoral.

Com isso, o CNMP, por meio da Comissão de Defesa da Democracia, pretende orientar as vítimas acerca de como identificar o assédio eleitoral e fornecer passos claros sobre como denunciar essas práticas.

Assédio eleitoral

O assédio eleitoral consiste em coações, pressões e promessas de benefícios em troca de apoio político, o que tem se tornado comum, especialmente, no ambiente de trabalho.

O assedio eleitoral pode ser identificado também dentro do serviço público e em outros espaços institucionais, demandando atuação, para além do campo eleitoral, de todo o Ministério Público brasileiro.

A Recomendação CNMP nº 110/2024 dispõe sobre a integração da atuação do Ministério Público brasileiro para o enfrentamento de práticas que afetem a liberdade de voto durante o período das eleições.

Fonte: CNMP

Fonte: Ministério Publico – AC

Comentários

Continue lendo

Acre

MPAC realiza reunião para discutir gestão orçamentária e Plano de Contratações para 2025

Publicado

em

Por

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) realizou, nesta segunda-feira, 17, uma reunião para apresentação do Plano Anual de Contratações (PAC) referente ao ano de 2025, além da reorganização orçamentário-financeira da instituição.

A reunião foi conduzida pelo procurador-geral de Justiça, Danilo Lovisaro do Nascimento, e contou com a participação do secretário-geral, promotor de Justiça Glaucio Oshiro, da secretária de Planejamento Institucional, promotora de Justiça Marcela Cristina Ozório, além de representantes das Diretorias de Administração, Finanças e Planejamento.

Durante o encontro, foi apresentada a consolidação inicial do PAC, que engloba as compras e contratações que a instituição pretende realizar ou prorrogar para atender às demandas do próximo ano, considerando o crescimento de atividades e projetos em andamento.

Ficou estabelecido que as diretorias, em conjunto com as áreas demandantes, trabalharão nos detalhes para aprimorar o PAC 2025 até o início do próximo mês.

Foi destacado na reunião que, diante dos esforços administrativos para a reorganização orçamentário-financeira, será possível antecipar algumas entregas estratégicas para o ano de 2024, que estavam inicialmente previstas para 2025.

Texto: Hudson Castelo
Fotos: Tiago Teles
Agência de Notícias do MPAC

Fonte: Ministério Publico – AC

Comentários

Continue lendo