Extra
Trio acusado de praticar assaltos na fronteira é presa durante operação conjunta em Epitaciolândia
Os agentes descobriram que o Brasileiro Diego, fugiu do estado vizinho depois que seu irmão foi assassinado por membro de uma facção rival.
Dois bolivianos e um brasileiro foram detidos na tarde desta quinta-feira, dia 2, por uma equipe da Polícia Civil de Epitaciolândia, juntamente com Polícia Penal e Militar quando estavam em atitude suspeita no Bairro da Satel, que estavam em um carro de aplicativo.
O que chamou atenção dos agentes, seria o fato de todos terem se identificado como bolivianos circulando no lado brasileiro em plena pandemia, uma vez que está proibido a entrada e saída de estrangeiros com a fronteira fechada.
A partir dessa abordagem, se descobriu que o trio está muito além de serem meros estrangeiros burlando a lei na fronteira. Os detidos foram identificados; Rubens Dario Rojo Bautista e Klinsmand Moreno Deuzi são bolivianos de Cobija e descobriram inicialmente que existem mandados de prisão, sendo procurados pelas autoridades em seu País.
O terceiro, Diego Reis da Silva, chamou atenção ao dizer que também era boliviano, mas, os agentes da Polícia Civil desconfiaram e resolveram fazer uma busca mais detalhada no sistema do Brasil. Foi quando descobriram este seria na verdade, Diego Silva Santos Luz, natural de Porto Velho (RO) e estava sendo procurado.
Os agentes descobriram que Diego fugiu do estado vizinho depois que seu irmão foi assassinado por membro de uma facção rival. Este teria sido enviado para a fronteira com intuito de ser a ‘ponte’ no contrabando de armas, drogas, além de ajudar em roubos de veículos na fronteira.
Aí que entraria os dois bolivianos, que ajudariam nos crimes. Diego teria conseguido num curto prazo de tempo, documentos que ajudaria a passar por cidadão boliviano e atuar fortemente em várias áreas e cidades da fronteira.
Um dos crimes que vinha sendo investigado e sempre conseguiam escapar, seria os roubos e veículos nas cidades da fronteira e cidades como Xapuri, Rio Branco e outros municípios, uma vez que atuava também como receptador no lado boliviano com ajuda de funcionários e policiais corruptos, que eram agraciados com dinheiro para ajudar a passar veículos para o centro da Bolívia, fazendo ‘vista grossa’.
Outro método que foi descoberto praticado pelo trio, seria o de escolher as vítimas brasileiras nas faculdades de medicina, principalmente mulheres. Uma das formas, era quando os estudantes chegavam de moto ou carro, depois eram seguidos até suas casas e eram marcados no Google Maps, além de investigarem se haviam câmeras pelas redondezas, até o horário para que agissem.
Dois crimes elucidados ano passado, teriam participação direta do trio. Segundo um dos investigadores, descobriu que tinham metas e somente em um dia, chegaram a enviar encima de um caminhão cerca de 35 motos roubadas, cada uma valendo apenas $100 dólares.
“Acreditamos que as autoridades do país vizinho detenham esses criminosos por um bom tempo, uma vez que havia mandados de prisão para eles. Conseguimos identificar o modo de operação deles e toda uma rede de pessoas que deveriam cuidar do cidadão no lado boliviano, mas optaram pelo mundo do crime”, disse o delegado Luís Tonini, titular do município de Epitaciolândia.
Os acusados estariam se preparando para realizar uma grande operação de furtos e assaltos na fronteira, tão logo as aulas começassem e a fronteira fosse aberta. Os bolivianos passaram por exames de corpo delito e entregues na Ponte da Amizade às autoridades bolivianas para que fossem tomados os devidos procedimentos perante a justiça daquele País.
Matérias relacionadas:
Dupla assalta mulher e leva moto em plena luz do dia em Epitaciolândia
Ação conjunta entre polícias localizam e recuperam na Bolívia caminhão roubado em Rondônia
Comentários
Extra
Ex-prefeito de Cobija preso no Acre, Gatty Ribeiro, aguarda extradição para a Bolívia

Gatty Ribeiro se encontra na sede da delegacia da Polícia Federal em Epitaciolândia – Foto: Alexandre Lima/Arquivo
Luis Gatty Ribeiro é investigado por corrupção e crimes contra a saúde pública; prisão foi pedida pela Interpol e autorizada pelo STF
O ex-prefeito de Cobija, capital do departamento de Pando, na Bolívia, Luis Gatty Ribeiro Roca, foi preso pela Polícia Federal na manhã dessa sexta-feira (11), em sua residência no município de Epitaciolândia, interior do Acre. A prisão foi realizada com base em um mandado de prisão preventiva expedido pelo Supremo Tribunal Federal (STF), a pedido da Interpol, que também incluiu o nome de Gatty em sua lista vermelha de procurados desde julho de 2023.
O boliviano, que morava há três anos no Brasil, foi conduzido inicialmente à delegacia da PF em Epitaciolândia e, posteriormente, transferido para Rio Branco. Ele deve passar por audiência de custódia neste sábado (12), enquanto aguarda o desenrolar do processo de extradição, que será analisado pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1).

Sede da Polícia Federal na cidade de Rio Branco – Foto: Alexandre Lima/Arquivo
Gatty Ribeiro é ex-jogador da seleção boliviana de futebol e ganhou projeção política ao ser eleito prefeito de Cobija em 2019, pelo partido de oposição Pando Unido Y Digno (PUD), com 49,1% dos votos. No entanto, sua mudança de legenda em 2021 para o Movimento ao Socialismo (MAS), liderado pelo ex-presidente Evo Morales, causou racha com antigos aliados e acirrou a crise política em torno de sua gestão.
Em 2023, a Justiça boliviana determinou sua prisão preventiva por suspeitas de corrupção envolvendo recursos públicos e por crimes contra a saúde pública, com base no artigo 216 do Código Penal boliviano — que prevê pena máxima de até 4 anos. A Procuradoria-Geral da República (PGR) no Brasil já havia se manifestado favorável à prisão cautelar para fins de extradição em março deste ano.
O processo agora segue para apreciação da Justiça brasileira, que deverá decidir sobre o envio do ex-prefeito ao país de origem, onde ele deverá responder às acusações.
Comentários
Extra
Epitaciolândia faz adesão ao Sistema Eletrônico de Informações (SEI)
Cumprindo extensa agenda na capital do Estado, o prefeito Sérgio Lopes participou de diversas reuniões e encontros. Após uma reunião com os prefeitos na Sede da Amac para tratar do consórcio de Resíduos Sólidos com o presidente da Associação Tião Bocalom, o gestor participou do ato de assinatura da adesão ao Sistema Eletrônico de Informações (SEI).
Com o objetivo de promover a padronização e digitalização da gestão documental e dos processos administrativos em todo o estado, o governador do Acre, Gladson Camelí, assinou, nesta sexta-feira, 11, um termo de cooperação em que, por meio da Secretaria de Estado de Administração (Sead), o governo vai dar suporte e orientar os 22 municípios na implementação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI).
A iniciativa visa promover a modernização, digitalização e integração da gestão pública, fortalecendo a transformação digital em todo o território acreano. Com a medida, o Acre se torna o primeiro estado do Brasil a ter todos os municípios neste sistema integrado.
O SEI é distribuído gratuitamente para ser utilizado na gestão eletrônica de documentos e processos administrativos e é uma solução definitiva que permite a eliminação do papel como suporte físico para documentos institucionais. Com a tecnologia, a comunicação passa a ser eletrônica e em tempo real.
O Estado aderiu ao sistema em 2020, confirmando os benefícios desta digitalização. Os mais favorecidos devem ser ainda os municípios de difícil acesso, que devem superar as dificuldades logísticas com essa ferramenta.
Para o governador Gladson Camelí, a medida é uma forma de fortalecer a governança integrada entre Município, Estado e órgãos de controle.
“Essa união em torno de um sistema para desburocratizar as gestões vai ajudar os servidores públicos e também melhorar a prestação de serviços à nossa população. Isso vai permitir a celeridade dos processos administrativos, ganho de produtividade, redução de custos, transparência, modernização e segurança”, destacou.
Comentários
Extra
Estado e prefeitura de Brasiléia firmam convênio para regularização fundiária e anunciam construção de casas populares
A Prefeitura de Brasiléia realizou, na última quinta-feira (10), a Conferência Municipal das Cidades, em três eixos diferentes mais com foco principal no planejamento urbano sustentável, mobilidade, habitação, regularização fundiária, saneamento básico, politicas públicas, plano plurianual (PPA), e gestão estratégica e financiamento.
A Conferência teve como tema central construindo a política nacional de desenvolvimento urbano: Caminhos para cidades Inclusivas democráticas, sustentáveis e Justiça social.
O evento reuniu autoridades locais, vereadores, secretários municipais, representantes do governo do estado , técnicos, representantes de movimentos sociais e a comunidade em geral para debater os desafios e soluções para o crescimento ordenado do município.
Durante a conferência, o prefeito Carlinhos do Pelado e o Secretário de Estado de Habitação e Urbanismo ( SEHURB), Egleuso Santiago assinaram um convênio para regularização fundiária e construção de casas populares principalmente para as famílias que moram em áreas atingidas por inundações.
Além das moradias, a iniciativa faz parte de um plano mais amplo de reestruturação urbana, que inclui a melhoria da mobilidade, expansão de áreas seguras e planejamento de infraestrutura básica. A proposta está baseada no crescimento populacional e sustentabilidade, priorizando o bem-estar das famílias atingidas pelas mudanças climáticas e enchentes frequentes.
A assinatura do convênio representa também um marco importante na política habitacional de Brasiléia, e o compromisso das esferas municipal e estadual com a reconstrução e o futuro da cidade.
Prefeito Carlinhos do Pelado destacou a importância da conferência com participação da população e a construção de moradias para as famílias que vivem em áreas urbana de risco.
“Então, após 10 anos estamos realizando essa Conferência das Cidades que é uma oportunidade fundamental para ouvirmos a população e pensarmos juntos o futuro da nossa cidade. É com diálogo e participação que construímos políticas públicas mais justas e eficientes.” E o convênio que assinamos com o governo do estado representa um passo importante também para levar moradias com dignidade a nossa população e tirar essas pessoas das áreas de risco,” afirmou o prefeito.
O Secretário de Habitação e Urbanismo do Governo do Estado reafirmou o compromisso com o município na regularização fundiária e moradias. “Participar da Conferência das Cidades em Brasileia é reafirmar o compromisso do Governo do Estado que está presente em todos os municípios levando o desenvolvimento urbano sustentável e inclusivo. A assinatura deste convênio representa um passo fundamental para garantir segurança jurídica às famílias e promover a dignidade por meio da regularização fundiária,” ressaltou o secretário.
A Secretária Municipal Planejamento Goreth Bibiano destacou os principais objetivos da conferência. “Planejar uma cidade é mais do que organizar espaços — é cuidar das pessoas que vivem neles. A conferência nos permite a perfeiçoar esses sonhos, identificar prioridades e traçar caminhos coletivos para um desenvolvimento sustentável e inclusivo,” destacou a Secretaria.
Você precisa fazer login para comentar.