Geral
TCE/AC divulga lista nomes de candidatos a prefeitos inelegíveis e impedidos de concorrer a reeleição no Acre

Daniel Zen, Leila Galvão, Lourival Mustafa e Itamar de Sá, estão impedidos de concorrer ao pleito deste ano para prefeito.
Cezar Negreiros - A Tribuna
O nome dos gestores foi enviado ao Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC), para que sejam enquadrados na lei dos fichas sujas na hora do pedido de registro da candidatura, pois tiveram condenações transitadas em julgado nos últimos oito anos.
Estão na lista do Tribunal os seguintes gestores: o Plácido de Castro Gedeon Souza Barros (PSDB), o prefeito de Epitaciolândia João Sebastião Flores da Silva (Progressistas), o prefeito de Senador Guiomard André Maia (PSD), o prefeito de Acrelândia Ederaldo Caetano de Souza (Progressistas), o prefeito de Feijó Kiefen Roberto Cavalcante Lima (Progressistas), a prefeita de Tarauacá Marilete Vitorino Siqueira (PSD), o prefeito de Marechal Thaumaturgo Isaac Piyâko (MDB), o prefeito de Manuel Urbano José Altanízio Taumaturgo Sá (MDB), o prefeito de Porto Walter José Estephan Barbari Filho (MDB), e o prefeito de Cruzeiro do Sul Ilderlei Cordeiro (Progressistas).
A direção do diretório regional do Progressistas precisar substituir as candidaturas majoritárias nos municípios de Epitaciolândia, Acrelândia, Feijó e Cruzeiro do Sul, enquanto a direção do MDB nos municípios de Marechal Thaumaturgo, Manuel Urbano e o PSD em Tarauacá e Senador Guiomard.
A direção do Partido dos Trabalhadores no Acre (PT) precisará substituir a candidatura do deputado Daniel Queiroz de Sant’Ana (Daniel Zen) na Capital acreana, do ex-prefeito de Capixaba, Lourival Mustafa de Andrade (o Serraria), do ex-prefeito de Marechal Thaumaturgo Itamar de Sá e o diretório municipal do MDB de Brasileia buscar outro nome para substituir a ex-prefeita Leila Galvão, porque todos eles figuram na lista dos inelegíveis do TCE-AC. Os atuais prefeitos devem ingressar com um mandado de segurança para concorrer ao pleito, pois precisarão da aprovação das suas contas pelas Câmaras de Vereadores para contestar judicialmente na Justiça Eleitoral a decisão dos conselheiros, mas outros os tribunais superiores para contestar o veredicto.
Confira a lista dos ex-prefeitos que estão impedidos da disputa eleitoral
Francisco Tavares, Vagner de Santana Amorim, Hilário de Holanda Melo, Humberto Gonçalves Filho, Jasone Ferreira da Silva, Joais da Silva dos Santos, João Eduardo Teles de Lima (Padeiro), Jonas Dales da Costa Silva, José Augusto Gomes da Cunha, José Brasil Barbosa da Silva, Juarez Leitão, Aldemir Lopes, Ale Anute Silva, André Hassem, Celso Ribeiro, Cleidison de Jesus Rocha, Clovis Valdir Moretti, Erisvaldo Torquato Fernandes, Francimar Fernandes, Cleudo Rocha da Costa, Roney de Oliveira Firmino, Vagner José Sales, Vanderlei Messias Sales, Vilseu Ferreira da Silva, Wanderley Zaire Lopes, José Maria Rodrigues, José Ronaldo Pessoa Pereira, Rui Coelho, Júlio Barbosa Aquino, Luiz Helosman Anddrade, Manuel da Silva Almeida, Marcinho Miranda, Maria do Socorro da Silva Prado, Maria Eliane Gadelha, Mauri Sérgio de Oliveira, Michel Marques Abrahão, Neuzari Correia Pinheiro, Nilson Areal, Paulo César da Silva, Randson Oliveira ;almeida e Rivelino da Silva Mota.
Dos 339 nomes impedidos de participar das próximas eleições, selecionamos os nome dos atuais gestores, ex-gestores, como também ex-coordenadores, ex-secretários, ex-vereadores, vereadores atuais que foi enviado ao Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC), para que sejam enquadrados na lei dos fichas sujas na hora do pedido de registro da candidatura, pois todos tiveram condenações transitadas em julgado nos últimos oito anos, a redação selecionou todos os nomes e municípios na lista do (TER-ACRE), da regional do alto acre.
Veja a lista abaixo de nomes de políticos da regional do alto acre:
VANDERLEY VIANA DE LIMA – PREFEITURA MUNICIPAL DE XAPURI
RONALDO COSMO FERRAZ – CÂMARA MUNICIPAL DE XAPURI
ROGÉRIO PONTES DE SOUSA – CÂMARA MUNICIPAL DE BRASILÉIA
RAIMUNDO NONATO FREIRE RODRIGUES – CÂMARA MUNICIPAL DE EPITACIOLÂNDIA
RAIMUNDO NONATO DA SILVA GONDIM – CÂMARA MUNICIPAL DE EPITACIOLÂNDIA
NEUDO LOPES DA SILVA – CÂMARA MUNICIPAL DE ASSIS BRASIL
MARIO JORGE GOMES FIESCA – CÂMARA MUNICIPAL DE BRASILÉIA
MARIA ELIANE GADELHA CARIÚS – PREFEITURA MUNICIPAL DE ASSIS BRASIL
MARCO RIBEIRO – CÂMARA MUNICIPAL DE EPITACIOLÂNDIA
MARCIO PEREIRA MIRANDA – PREFEITURA MUNICIPAL DE XAPURI
MANOEL BATISTA DE ARAÚJO – PREFEITURA MUNICIPAL DE ASSIS BRASIL
JÚLIO BARBOSA DE AQUINO – PREFEITURA MUNICIPAL DE XAPURI
JOSUE WILLIAN DE ANDRADE MENDES – PREFEITURA MUNICIPAL DE BRASILEIA
JOSE RONALDO PESSOA PEREIRA – PREFEITURA MUNICIPAL DE EPITACIOLÂNDIA
JOSÉ MENEZES CRUZ – PREFEITURA MUNICIPAL DE EPITACIOLÂNDIA
JOSE LUIZ REVOLLO JUNIOR – PREFEITURA MUNICIPAL DE BRASILEIA
JOÃO SEBASTIÃO FLORES DA SILVA – PREFEITURA MUNICIPAL DE EPITACIOLÂNDIA
JACKS AROLDO BATISTA PESSOA – PREFEITURA MUNICIPAL DE BRASILEIA
IURI RODRIGUES MOREIRA – PREFEITURA MUNICIPAL DE XAPURI
HUMBERTO GONÇALVES FILHO – PREFEITURA MUNICIPAL DE ASSIS BRASIL
GILDA ALMEIDA DA SILVA DAMASCENO – CÂMARA MUNICIPAL DE ASSIS BRASIL
GESSI NASCIMENTO DA SILVA – CÂMARA MUNICIPAL DE XAPURI
FRANCISCO UBIRACY MACHADO DE VASCONCELOS – PREFEITURA MUNICIPAL DE XAPURI
EVERALDO GOMES PEREIRA DA SILVA – PREFEITURA MUNICIPAL DE BRASILEIA
ELI LIMA DE FREITAS – PREFEITURA MUNICIPAL DE BRASILEIA
EBERVAL BATISTA DOS SANTOS – PREFEITURA MUNICIPAL DE EPITACIOLÂNDIA
DIOJINO GUIMARAES DA SILVA – CÂMARA MUNICIPAL DE EPITACIOLÂNDIA
CARLOS ARMANDO DE SOUZA ALVES – CÂMARA MUNICIPAL DE BRASILÉIA
ARNALDO PEREIRA LIMA – CÂMARA MUNICIPAL DE BRASILÉIA
ANTONIO DE ARAUJO PIMENTEL – CÂMARA MUNICIPAL DE BRASILÉIA
ANTONIO BARBOSA DE SOUSA – PREFEITURA MUNICIPAL DE ASSIS BRASIL
ANTONIA ALVES PEREIRA CAVALCANTE – CÂMARA MUNICIPAL DE ASSIS BRASIL
ANDRE LUIZ PEREIRA HASSEM – PREFEITURA MUNICIPAL DE EPITACIOLÂNDIA
ANDERSON PEREIRA HASSEM – PREFEITURA MUNICIPAL DE ASSIS BRASIL
ANA MARIA CUNHA DO NASCIMENTO FIGUEIREDO – FUNDO MUNICIPAL DE SAÚDE DE ASSIS BRASIL
ANA LEILA GALVÃO MAIA MOREIRA – PREFEITURA MUNICIPAL DE BRASILEIA
VEJA A LISTA COMPLETA DE INELEGÍVEIS
Comentários
Geral
Dois jovens são sequestrados, agredidos e esfaqueados em suposta disputa de facções no Segundo Distrito de Rio Branco
Vítimas buscaram recuperar bicicleta roubada e foram levadas a uma mata, onde sofreram tentativa de homicídio; estado de saúde é estável

As vítimas relataram que foram confundidos com membros de facção rival, e por esse motivo quase perderam a vida. Foto: captada
Dois jovens, Paulo Henrique Silva Batista, 20 anos, e Alisson Pereira da Silva, 23, foram sequestrados, agredidos e vítimas de uma tentativa de homicídio na tarde desta terça-feira (16) no Residencial Rosa Linda, no Segundo Distrito de Rio Branco. Eles foram levados para uma área de mata, onde Paulo Henrique levou sete facadas nas costas e Alisson também foi agredido. Ambos conseguiram fugir e foram socorridos por moradores.
Segundo a polícia, o crime ocorreu após Paulo Henrique ter sua bicicleta roubada por integrantes do Comando Vermelho pela manhã. À tarde, os dois voltaram ao local na tentativa de recuperar o bem, mas foram rendidos por ao menos cinco homens, que roubaram a motocicleta em que estavam e os sequestraram.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), foi chamado, duas ambulâncias incluindo a de suporte avançado foram enviadas para socorrer as vítimas. Foto: captada
As vítimas, que moram no bairro Belo Jardim – área de influência do Bonde dos 13 – foram atacadas em região dominada pelo CV. A investigação avalia se o crime tem ligação com a disputa entre facções, ainda que não haja indícios de envolvimento dos jovens com o crime organizado. Eles passam bem e o caso será investigado pela Delegacia de Homicídios.


Paulo Henrique teria chamado um amigo identificado por, Alisson Pereira da Silva, de 23 anos, para tentar recuperar a bicicleta. Foto: captada
Comentários
Geral
Polícia Civil prende homem por violência doméstica em Xapuri
A mulher procurou a delegacia e registrou um boletim de ocorrência relatando ter sido interceptada pelo agressor, que a teria agredido fisicamente com socos e tentado estrangulá-la, além de proferir ameaças de morte

Crime ocorreu em Rio Branco, mas o agressor fugiu para Xapuri para tentar escapar da Justiça. Foto: cedida
A Polícia Civil do Acre (PCAC), por meio da equipe de oficiais investigadores da Delegacia-Geral de Xapuri, prendeu na tarde desta terça-feira, 16, R.P.J. em cumprimento de mandado de prisão preventiva pelo crime de violência doméstica praticado contra sua ex-companheira.
A prisão ocorreu em via pública, nas proximidades da delegacia, quando o acusado transitava pela região. De acordo com a Polícia Civil, os investigadores estavam há cerca de dois dias realizando diligências contínuas para localizar o homem, que havia se escondido no município de Xapuri após cometer o crime em Rio Branco.
Conforme apurado, a vítima havia solicitado medidas protetivas de urgência contra R.P.J., que foram deferidas pela Justiça no dia 8 de dezembro de 2025. No entanto, mesmo ciente da decisão judicial, o acusado voltou a se aproximar da ex-companheira.
No dia 11 de dezembro, a mulher procurou a delegacia e registrou um boletim de ocorrência relatando ter sido interceptada pelo agressor, que a teria agredido fisicamente com socos e tentado estrangulá-la, além de proferir ameaças de morte.
Diante da gravidade dos fatos e do descumprimento das medidas protetivas, a Justiça decretou a prisão preventiva do acusado, que foi prontamente cumprida pela equipe da Polícia Civil de Xapuri.
Após a prisão, R.P.J. foi encaminhado à unidade policial para os procedimentos legais e, em seguida, ficará à disposição do Poder Judiciário. A Polícia Civil do Acre reforça seu compromisso no enfrentamento à violência doméstica e destaca a importância de que vítimas denunciem agressões, garantindo a rápida atuação das forças de segurança.
Comentários
Geral
MP investiga suposto loteamento irregular em Sena Madureira

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) instaurou Procedimento Preparatório para apurar a existência de um loteamento irregular no bairro Eugênio Augusto Areal, em Sena Madureira. A medida foi formalizada por meio da Portaria nº 0018/2025/PJCv/SENA/PJCível, assinada pelo promotor de Justiça Júlio César de Medeiros Silva.
De acordo com o MPAC, o procedimento tem como objetivo acompanhar a situação de um loteamento onde residem cerca de 10 famílias, que atualmente vivem sem pavimentação, iluminação pública e saneamento básico. A iniciativa busca coletar subsídios para eventual adoção de medidas judiciais ou extrajudiciais voltadas à regularização fundiária da área.
Na portaria, o Ministério Público destaca que a regularização fundiária é essencial para garantir o direito social à moradia e a dignidade da pessoa humana, além de assegurar o respeito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, conforme previsto no artigo 225 da Constituição Federal. O órgão também cita os avanços trazidos pela Lei nº 13.465/2017, que aprimorou os instrumentos jurídicos e urbanísticos voltados à regularização de áreas ocupadas de forma irregular.
O promotor ressalta ainda que ofícios anteriores encaminhados para obtenção de informações sobre a situação do loteamento, bem como sobre a manutenção da rua, iluminação pública e saneamento, não foram respondidos, mesmo após reiteradas tentativas. Diante disso, o MPAC determinou a reiteração do ofício nº 253/2025, alertando que a omissão ou o atraso injustificado no atendimento das requisições pode resultar em sanções previstas na Lei da Ação Civil Pública, ou no crime de desobediência.
Como parte das diligências, o proprietário do loteamento, identificado como Sr. Bebé, será notificado a comparecer à Promotoria de Justiça Cível de Sena Madureira para prestar esclarecimentos sobre a regularização do empreendimento localizado na Estrada Xiburema, no bairro Eugênio Augusto Areal.

Você precisa fazer login para comentar.